sexta-feira, 17 de abril de 2015

Viagem Musical : Poeta Do Leblon

As notícias sobre aquela bela região são antigas : já em 1558 os invasores franceses fizeram um mapa em que ela aparece , incluindo uma tribo de índios tamoios . Já em 1603 os tamoios , legítimos donos  do lugar haviam dado lugar aos colonizadores portugueses e naquele ano , pela primeira vez , aparece o  registro de uma propriedade rural , ou SESMARIA , no lugar . A propriedade teve vários donos através do tempo , até que em 1844 foi adquirida por um francês chamado CHARLES LEBLON , que criou na região uma armação de baleias , o que na época era um negocião : seu  óleo era utilizado tanto na construção civil quanto na iluminação pública . Anos mais tarde , quando o velho óleo de baleia começou a ser substituído pela eletricidade , o tal francês foi embora mas seu nome ficou.......Após longo período de decadência ( lá também chegou a existir um quilombo ) finalmente , em 26 de julho de 1919 , a EMPRESA CONSTRUTORA IPANEMA  começou a vender os primeiros lotes de terrenos e a dar início ao moderno BAIRRO DO LEBLON . Típico bairro de elite , embora existem também moradores de classe média e mais humildes ( a Cruzada São Sebastião ) , também agitada vida noturna , é um dos mais badalados e caros bairros do Brasil e um região do bairro - entre as ruas Ataulfo de Paiva  , Dias Ferreira e Aristides Espínola - é conhecida como BAIXO LEBLON e é um dos pontos da boemia da cidade e de encontro de artistas . Agora voltaremos de novo no tempo ......No  bairro de Ipanema , um jovem casal de classe média , tinha em 4 de abril de 1958 aquele que viria a ser seu primeiro e único filho . Pouco tempo depois mudaram-se para o Leblon , onde o garoto foi criado e cresceu ; filho de pernambucanos e por insistência de sua mãe , ele escolheu para o garoto o nome de Agenor , nome do avô do garoto , falecido 2 anos antes . Antes mesmo do seu nascimento já lhe deu um apelido , bastante comum no Nordeste e que é sinônimo de moleque : CAZUZA . O apelido pegou e durante muito tempo o garoto esqueceu o seu verdadeiro nome de batismo : Agenor de Miranda Araújo Neto . Seu pai era produtor musical e descobridor de talentos e isso mudaria a vida do garoto ........



       Responsável pela descoberta de nomes como CAETANO VELLOSO , GAL COSTA e JORGE BEN JOR  , sua casa tornou-se um ninho de artistas e o garoto cresceu na companhia do melhor da música brasileira . O garoto logo tornou-se fã de RITA LEE e surpreendentemente de grandes nomes da chamada música de dor -de-cotovelo , com suas canções de letras dramáticas , tristes e melancólicas , gente como DOLORES DURAN , LUPICÍNIO RODRIGUES , MAYSA , CARTOLA.......Ainda adolescente viajou a Londres e lá conheceu de perto a banda de rock que era a sensação daquele momento : LED ZEPPELIN . Também receberia influências de nomes como JANIS JOPLIN , JIMI HENDRIX e ROD STEWART . Rebelde , chegou a ser expulso de 2 colégios e até os 22 anos de idade ainda não havia decidido o que queria fazer na vida : não chegou a concluir os cursos de Comunicação e Fotografia e chegou a trabalhar na triagem de fitas demo de artistas novatos e na assessoria de imprensa da gravadora SOM LIVRE  . Já escrevia poesias desde os 7 anos de idade e sempre cantava nas rodas de amigos , sendo incentivado por esses a seguir a carreira de cantor , mas mesmo assim nada indicava que seguiria essa carreira ......Até que a sua participação em um musical da companhia de teatro cômica ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE começou a mudar sua história ......pela primeira vez ele cantava em público . Em 1981 o rock começava a tomar de assalto o Brasil e no bairro de Rio Comprido , uma das tantas bandas de garagem que surgiam e com nome de personagem de histórias em quadrinhos , BARÃO VERMELHO , precisava de um vocalista . Chamaram o ainda desconhecido LÉO JAIME , que por sua vez indicou aquele tal de Cazuza......A maneira gritada de cantar  dele logo chamou a atenção  e agradou a banda . A banda não apenas ganhava um vocalista  como inciava ali uma linga e duradoura amizade e uma das maiores parcerias da música brasileira : CAZUZA-ROBERTO FREJAT . Após 2 discos , pródigos em elogios e em boas músicas e pobres em vendas e em reconhecimento do grande público , a virada : o sucesso de BETH BALANÇO , música-tema do filme de mesmo nome e protagonizado por DÉBORA BLOCH , e do disco MAIOR ABANDONADO ( lançado em outubro de 1984 ) promoveu a banda para o primeiro time do rock brasileiro .



        O ano de 1985 começou a mil : a eleição de Tancredo Neves , em 15 de janeiro , decretou o fim da nada saudosa ditadura militar e na mesma época acontecia no bairro carioca de Jacarepaguá o ROCK IN RIO , evento que colocou o Brasil definitivamente no mapa dos grandes eventos musicais internacionais . Tocando quase que todo o repertório  do disco Maior Abandonado , a banda acabou sendo um dos grandes destaques do evento . Em julho daquele ano , quando a banda preparava-se para gravar mais um disco , a surpresa : Cazuza deixava a banda ......Nem foi tão surpreendente assim : Cazuza era ciumento , como quase todos os filhos únicos ; tinha  um ego do tamanho do mundo  e queria ter mais liberdade para compor e cantar . O clima na banda também já não era mais o mesmo e as letras da última música coma participação de Cazuza , EU QUERIA TER UMA BOMBA , retrata bem isso . mesmo sozinho Cazuza continuou a trilhar o sucesso : fez 2 ótimos discos ( CAZUZA , de 1985 , e SÓ SE FOR A DOIS , de 1987 ) e emplacou sucessos como EXAGERADO , CODINOME BEIJA-FLOR , SÓ SE FOR A DOIS , O NOSSO AMOR A GENTE INVENTA e SOLIDÃO QUE NADA . Ainda em julho de 1985 , mesma época em que deixou sua antiga banda , o primeiro indício de que algo grave estava para acontecer : após seguidos dias de febre , ele foi internado na clínica São Lucas , no Rio de Janeiro . por precaução foi realizado um exame de AIDS e nada foi constatado ......Boêmio , bissexual assumido em um país machista e conservador , polêmico , rebelde , inconsequente , talentoso .......Tantos anos de imprudências e excessos  infelizmente acabariam cobrando o seu preço : em um novo exame , realizado em março de 1987 , a trágica notícia : era era mesmo portador do vírus da AIDS . Cada vez mais magro , irreconhecível e abatido , não restou outra alternativa senão a de assumir publicamente a doença , durante uma entrevista para a jornalista MARÍLIA GABRIELA , em fevereiro de 1989 . Mesmo cada vez mais debilitado , Cazuza procurou ser mais forte do que a assassina doença e em seus últimos 3 anos de vida produziu intensamente  ,ou como chegou a dizer em uma de suas últimas canções , " Cantar é o que me mantém vivo " . Entre março e junho de 1989 , já em uma cadeira de rodas e com sérios problemas de visão , gravou aquele que seria o seu último disco : o álbum duplo BURGUESIA . Antes disso havia gravado os discos IDEOLOGIA ( 1988 ) , O TEMPO NÃO PÁRA ( 1989 , ao vivo ) .



       Em 7 de julho de 1990 , após longa agonia  e como numa melancólica canção de Lupicínio Rodrigues ou Cartola , o poeta calou-se para sempre........Em quase dez anos de carreira ele gravou 126 músicas , deixou 78 canções inéditas e compôs 34 músicas para outros cantores . Fez maravilhosos duetos com nomes como BEBEL GILBERTO , SIMONE , SANDRA DE SÁ e CELSO BLUES BOY e produtivas parcerias com velhos amigos , como LOBÃO , EZEQUIEL NEVES e LEONI . De todas as inúmeras homenagens prestadas à Cazuza até hoje talvez a mais emocionante tenha sido a de RENATO RUSSO : em outubro de 1990 , na PRAÇA DA APOTEOSE e apenas 3 meses após a morte de Cazuza , com o seu vozeirão inconfundível e acompanhado apenas de um violão cantou uma das últimas canções de Cazuza : QUANDO EU ESTIVER CANTANDO . Talvez a grande herdeira musical de Cazuza tenha sido uma cantora carioca ,  radicada em Brasília , e até 1997 pouco conhecida : CÁSSIA ELLER . Naquele ano ela gravou o disco VENENO ANTIMONOTONIA , apenas com músicas compostas pelo poeta , incluindo a até então inédita MALANDRAGEM  . Consagrou-se  a partir dali e assim como Cazuza , morreu jovem , em dezembro de 2001 . Um dos vídeos de hoje é uma apresentação de Cazuza no extinto programa musical CLIP CLIP  , da TV Globo , em 1986 e cantando a belíssima CODINOME BEIJA-FLOR . OUÇA TODO O LIRISMO DO POETA DO LEBLON !


Nenhum comentário:

Postar um comentário