sexta-feira, 24 de abril de 2015

Viagem Musical : Rock Erudito

Embora muito diferentes , ROCK e MÚSICA ERUDITA já fizeram belas "tabelinhas" ......um exemplo clássico é a opereta BOEMIAN RAPHSODY , da banda inglesa QUEEN e cujas letras abordam o drama existencial vivido naquele momento por FREDDIE MERCURY : assumir ou não a sua homossexualidade ? Outro exemplo é a trágica NOVEMBER RAIN , da banda de hard rock norte-americana GUNS N ´ ROSES e que foi baseada em um livro chamado WITHOUT YOU . Considerada por muitos a melhor banda de rock de todos os tempos , os BEATLES também tiveram forte influência da música clássica . Banda de heavy metal norte-americana , surgida em 1980 , a MANOWAR ( FOTO ABAIXO )



fez em 2002 um trabalho um tanto diferente daqueles que fez até então : trata-se do disco WARRIORS OF THE WORLD e logo a terceira música do disco chama a atenção ......De tão especial , quase fez com que o vocalista e líder da banda ERIC ADAMS quase chorasse e gritasse ao final da música para abafar esse possível choro .......Mas que música tão especial é essa ? O cenário é a distante e milenar China e a protagonista é uma egoísta e cruel princesa que odiava homens , em função do estupro e assassinato da princesa LO -U - LING durante uma invasão estrangeira . Por ordem de seu pai , o imperador ALTUM , ela é obrigada a escolher um par tanto por uma questão de preservar as tradicionais como de sucessão dinástica . Mas mesmo assim ela não deixa de ser cruel : três candidatos se candidataram e só seria o escolhido aquele que vencesse 3 duríssimas provas . Um dos candidatos - seu nome é CALÁF - é filho de um rei destronado , se apaixona pela cruel princesa e é também a única pessoa a compreendê-la . E , como toda história tem um final feliz , ele acaba sendo o escolhido pela princesa .

    O que você acabou de ler é um resumo do enredo da ópera TURANDOT , de autoria do italiano GIACOMO PUCCINI ( 1858-1924 - FOTO ABAIXO  )



 e baseada em um livro do também italiano CARLO GROSSI ( 1720-1806 ) e adaptada para o teatro em 1801 , pelo filósofo , historiador e dramaturgo FRIEDRICH SCHILLER ( 1759-1805 ) . Infelizmente Puccini não pôde vê-la : a ópera estreou no afamado teatro SCALA , de Milão , em 25 de abril de 1926 , quase dois anos após sua morte ( a ópera acabou sendo finalizada por FRANCO ALFANO ) . Curiosamente uma canção presente na ópera acabou chamando mais a atenção do que a própria ópera : trata-se da ária ( tipo de canção presente em uma obra maior , geralmente espetáculos operísticos ) NESSUN DORMA ( que significa NÃO DURMA ) , a tal música especial e que quase fez um roqueiro durão chorar  . Um dos vídeos do dia traz um especialíssimo encontro , ocorrido em 2003 , entre um ícone da música erudita , LUCIANO PAVAROTTI ( 1935-2007 ) , e uma das grandes legendas do rock ´n roll : a banda de rock inglesa DEEP PURPLE ( FOTOS ABAIXO ) . CONFIRA ESSE MOMENTO HISTÓRICO !




Nenhum comentário:

Postar um comentário