sexta-feira, 24 de abril de 2015

Entrevista : MARLETE CARDOSO

O que é preciso para realizar os nossos sonhos ?  Ser teimoso , persistente e ter força de vontade ? Passar por cima de todos os preconceitos existentes , inclusive os relacionados a cor da pele ? Ignorar mentalidades antigas e caquéticas ? Ela não tem super poderes  mas é uma verdadeira heroína e passou pelos mais diferentes obstáculos , muitos deles até  absurdos ........Nascida na portuária cidade de Itajaí em 12 de dezembro de um ano do início da década de 60 ( não fica bem revelar a idade de uma dama .....) , MARLETE CARDOSO ( FOTO ABAIXO )


 é joinvilense de criação , alma e coração . Seu pai era um operário bastante severo e conservador e que achava que ter estudo era fundamental.....mas para os homens ! Mulher tinha apenas saber ler e escrever , cuidar da casa e dos filhos , e ser uma esposa dedicada e fiel . Estudando até apenas a quarta série do ensino fundamental , lia velhos livros e revistas que escapavam a vigilância de seu severo pai e aos 15 anos começou a trabalhar e numa .....livraria ! Simpática e atenciosa , logo conquistou os clientes e após o término de seu expediente , às 18 horas , corria rumo a BIBLIOTECA PÚBLICA DE JOINVILLE , que ficava ali pertinho . Independente e com personalidade , virou moça e voltou a estudar e começou a realizar um sonho de infância : SER PROFESSORA . Acabou estudando Magistério nos colégios Santos Anjos e Celso Ramos e em 1996 formou-se em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino ( ACE ) . Havia ainda um outro grande obstáculo : ele apaixonou-se por um rapaz mulato , o que era uma afronta ao seu rigoroso e conservador pai . Como uma pessoa guerreira não desiste nunca , ela superou mais esse obstáculo e se casou com o rapaz , tendo com ele 3 filhos . Os assíduos frequentadores da biblioteca pública com certeza devem ter saudade daquela simpática e prestativa funcionária , que ao mesmo tempo ajudava a dar asas a imaginação dos pequenos leitores , junto com outras funcionárias como ELIANA e ALCIONE . E é com com essa mulher guerreira a nossa conversa do mês . CONFIRA :

1- VOCÊ TAMBÉM ESCREVE . COMO SURGIU O SEU INTERESSE PELA LITERATURA ?
  • MARLETE - Sempre gostei de ensinar, de ler e de escrever. E elaborando planos de aula já me sentia um pouco escritora. Quando fui trabalhar na Biblioteca ( FOTO ABAIXO ) sobrou mais tempo pra leituras diferentes e a escrita brotou mais forte.
    2 - COMO É A SENSAÇÃO DE ESTAR ESCREVENDO ?





  • MARLETE - O momento em que escrevo é um turbilhão de ideias

  • que as vezes vêm todas juntas e as vezes somem juntas também. Prefiro escrever pela manhã bem cedo, sem interrupções.




  • 3 - COMO FOI TER TRABALHADO NA BIBLIOTECA PÚBLICA ? QUAL FOI O SEU MOMENTO MAIS GRATIFICANTE ?  
    MARLETE - O que fiz de mais gratificante como profissional foram os projetos que idealizei e ajudei a realizar, como os "Encontros dos Mediadores de Leitura", o "Encantadores de Histórias", o "Troca-troca de livros de gibis", e o "Biblioterapia". Além do "Confraria do Escritor" que estive junto com Rita e a Alcione desde o início. Enfim, fico grata por ter pensado e podido realizar tanta coisa bacana ! ( ABAIXO , REUNIÃO DA CONFRARIA DO ESCRITOR )

  •  Ter trabalhado na Biblioteca foi algo algo marcante porque conheci muita gente que ajudou a crescer ( ABAIXO , MARLETE COM UM DOS FÃS DE SEU TRABALHO )


  • 4 -  COMO VOCÊ VÊ A CULTURA EM JOINVILLE ? O QUE PRECISA SER FEITO FEITO ?
  •  MARLETE - A Cultura em Joinville está deficitária como outras áreas do poder público, mas há tanta gente empenhada em fazer o seu melhor. Creio que o problema esteja em nomeações de pessoas que nada têm a acrescentar e ainda apagam o que foi realizado com sucesso anteriormente. O que precisa ser feito pela classe está sendo feito: mostrar o trabalho, convidar para discussão. O governo é que tem que fazer a parte dele: cumprir o Plano Municipal de Cultura. Temos um livro com todas as metas que foi publicado no início desta gestão e está engavetado.


  • 5- POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM  GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ? 
    MARLETE - Queridos, leiam mais e não se deixem enredar pela televisão. Saiam de casa e participem dos movimentos culturais que a cidade oferece. Nem todos precisam subir ao palco. Ser plateia é uma forma linda de participar. Abraço e até !

Um comentário:

  1. Gosto de fotografar e divulgar fotos com escritores porque eu é que sou fã dos que fazem arte.
    Obrigada ao Alameda Cultural pela oportunidade de falar de literatura.

    ResponderExcluir