quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Peixe Morre Pela Boca

Sexta língua mais falada no mundo , por cerca de 273 milhões de pessoas ; uma das raras línguas presentes em todos os continentes ; a língua nativa de gênios da literatura , como CAMÕES , EÇA DE QUEIROZ , MACHADO DE ASSIS e CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE e de best sellers , como PAULO COELHO , JOSÉ SARAMAGO e JORGE AMADO ;  um dos maiores terrores de estudantes e vestibulandos.......a LÍNGUA PORTUGUESA é provavelmente uma das mais difíceis do mundo com o seu verdadeiro labirinto de regras gramaticais  mas também é uma das mais ricas e vivas , sempre absorvendo palavras de origem estrangeira e gírias e expressões populares . Para se ter uma ideia de sua riqueza , só em Portugal - a pátria-mãe - existem 10 dialetos , ou seja 10 maneiras diferentes de se escrever e falar a língua portuguesa ( ao norte daquele país , mais especificamente na região de MIRANDA fala-se uma espécie de mistura de Português com Espanhol ) . Você sabia que , por exemplo , no português de Portugal a PERUCA é chamada de CAPUCHINHO , o DENTISTA de ESTOMATOLOGISTA e a CAMISINHA de DUREX ? E olha que estamos nos referindo apenas às diferenças linguísticas entre Brasil e Portugal , sem levar em conta outros países em que a língua portuguesa é a oficial - Cabo Verde , Guiné-Bissau , Guiné Equatorial , São Tomé e Príncipe , Angola , Moçambique e Timor - Leste - ; antigas possessões portuguesas , como a cidade indiana de GOA e a cidade chinesa de MACAU ; países em que a presença de imigrantes portugueses é muito grande , como Luxemburgo , Suíça , França , Alemanha , Canadá , Estados Unidos e Venezuela e ainda as regiões espanholas da Galícia e de Extremadura........Ele é formado em Letras e , portanto , tem autoridade para comentar sobre o tema : HILTON GORRESEN . Na crônica de hoje , com aquele jeito bem característico de escrever , ele traz um verdadeiro desfile de expressões populares relacionadas a uma certa parte de nosso corpo . CONFIRA :

"Dizem que a política é a arte de engolir sapos .



De fato , como poderia alguém disposto a não ingerir batráquios dormir tranquilo com insinuações e acusações diversas que normalmente , com ou sem fundamento , incidem sobre sua pessoa ? Como poderia alguém estar descansando sabendo  que , ao lado de partidários e aliados  que o aplaudem sem restrições ,



 existem os que gemem de ódio e decepção ? Sabendo que podem enganar a muitos com mentiras  que se tornam verdades ,



 menos ao seu travesseiro . Ou será que os políticos não usam travesseiro ? Engolir sapo é ser atualmente aliado por conveniência daqueles que o demonizaram no passado .

    Dito isso , a minha pergunta é a seguinte : Como é que o pobre batráquio foi entrar nessa história ? A insigne classe política não poderia optar por engolir borboletas , que são uns bichinhos mais alegres e coloridos ?



 Ou mesmo , para oferecer-lhes algo mais indigesto  , engolir porcos-espinhos ?



    O pobre sapo vem sofrendo discriminação através dos séculos . Lembre-se daquela história dos contos de fadas  de que estaria encantado por uma bruxa . Se lhe dessem um beijo viraria um belo príncipe . Mas quem em sã consciência , iria beijar um sapo ?



 Virou sinônimo de feiúra ou antônimo de beleza .

    Com essa história de engolir sapos , nos vem outra constatação : somente o que é negativo  nos entra ou sai da boca , linguisticamente falando , é lógico . Se o sujeito se encontrar distraído , apalermado , está comendo mosca ;



 se foi passado para trás por alguém , ficou comendo poeira . Se costuma manifestar-se por meio de palavrões , tem a boca suja ,



expele palavrões como quem expele vermes do intestino . Não se ouve dizer que uma pessoa educada  tem a boca limpa . Quando estamos indignados com alguém , dizemos dele cobras e lagartos . Quando proferimos besteiras , estamos dizendo m.....( ABAIXO, GALVÃO BUENO )



Não é só  o peixe que morre pela boca .

     O mau goleiro costuma engolir frangos .



 O político corrupto come bola . Uma pessoa ingênua engole qualquer mentira . Por que não dizemos que alguém engoliu uma verdade ? Os arrogantes comem mamão e arrotam papaia  com canis . Chique , não ?

     No sentido antropofágico , nosso oponente irado



nos diz : Te como o fígado  ! E não podemos ignorar o sentido pornográfico , agressivo , do verbo comer .

     E assim , como os peixes , nos vamos perdendo pela boca , comendo o pão que o diabo amassou , até o dia em que a terra nos engula e fiquemos deitados eternamente , coma boca cheia de formigas . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário