quinta-feira, 2 de abril de 2015

O Bêbado E O Batráquio

Era uma vez um aprincesa mimada , filha de um poderoso rei , e que tinha como um de seus caros e valiosíssimos presentes uma bola de ouro . Certa vez , passando próxima a uma lago , ela deixou sua valiosa cair e a perdeu . Mas eis que acontece o inesperado :surge uma  uma rã e que se dispõe a encontrar a bola  , mas com a condição de que a princesa a levasse ao seu palácio . A rã encontra e devolve a bola  mas a princesa mimada , porém , descumpre o acordo e volta sozinha para o seu majestoso palácio . A rã vai até ele e exige da princesa o cumprimento do acordo , o poderoso rei fica sabendo e obriga a sua mimada filha a cumpri-lo . A princesa , em um momento de fúria , pega a indefesa e pobre rã e a joga contra parede , mas eis que de repente acontece o inesperado : a rã vira um belo príncipe . A rã , ou melhor , o príncipe , não fica com a mimada princesa que o desprezara mas sim acaba voltando ao seu reino ,  buscado pelo seu mordomo Henrique cujos ansiosos  súditos o aguardavam há muito tempo........É , como você pôde ler , a versão original do popular conto do sapo , ou melhor , da rã que virou príncipe é completamente diferente daquela história que crescemos ouvindo .....A versão original foi escrita pelos irmãos alemães GRIMM no século 19 e entre as várias outras versões para a história , uma a de que o sapo , em vez de uma rã , teria virado príncipe ao passar uma noite  na cama da princesa . Como todo conto infantil ele também traz lições de moral , no caso a aparência exterior valendo mais do que o caráter , a honestidade , a futilidade de uma pessoa ,....O famoso conto-fábula dos irmãos GRIMM também serviu de inspiração para um conto-fábula-crônica-comédia  de HILTON GORRESEN ........Certeza de divertimento e boas gargalhadas ! CONFIRA :

"    Sem saber como , foi para em no chão enlameado ( mas nós sabemos : saiu do bar , deu alguns passos trôpegos , deslizou na lama e foi de nádegas no chão ) .



 De olhos entreabertos , avistou um pequeno ser esverdeado , parado em sua frente e que o olhava com curiosidade .



      Era o tal do batráquio do título , mais especificamente um sapo , daqueles enormes e viscosos . Há que se ter cuidado ao lidar com sapos , dizem que alguns deles podem virar príncipes . Mas é preciso lhes dar um beijo .



      Não sei se o fulano pensou nessa possibilidade , mas se aproximou do bichinho e iniciou com ele um diálogo , aliás um monólogo , pois o sapo ainda não podia exercer a faculdade da fala , como acontece nos contos e nas fábulas .

- Veja você , companheiro : a coisa tá feia .

      A voz saía pastosa , parecia que os lábios estavam grudados dificultando a saída da voz .

      O Sapo deu uma mexida no papo , concordando . Pra ele , talvez as coisas não estivessem boas também . Ou talvez  só estivesse deglutindo a última mosca .



- Com o preço da gasolina , é melhor vender o meu velho Monza .



 Que adianta  ter veículo para ficar parado na garagem ? O dinheiro não tá dando nem pro ' leitinho ' aqui do ' véio ' ( e imaginamos de que leitinho se trata ) .



 Só ligamos a TV pra 'véia ' assistir sua novela , disso ela não abre mão . Até no banheiro tamo indo de vela acessa pra não gastar energia . isso é vida ? Diga companheiro , fale a verdade .

      O sapo parece que deu uma arrotada .

- Tô vendo que o companheiro é educado , gente fina ; não fica , como a minha 'véia ' me chamando de bêbado sem-vergonha .



 É o único que me compreende . Posso contar um segredo ?

      O homem colocou comicamente um dedo nos lábios  : ' Chiu ! Caluda ! Fica só entre nós , hein ? Tô parando de beber ! Faz uns três anos . Agora é pra valer . Essa foi a última . Chiu ! Boca fechada ! Quero fazer surpresa pra 'véia '  ' .

      Em seguida fez um gesto de desânimo : ' Mas o negócio não é fácil , não , companheiro . Tem as manobras da oposição , as as dissidências , as conjuminâncias , as controvérsias , as bisofâncias , os interec .....inters.....tícios . Se não beber um pouco , a pessoa acaba de miolo mole .



     E chegou mais perto do animalzinho , quase tocando na bocarra :

- Entendeu , companheiro ? Você tá entendendo ?

     O sapo parece que teve um frenesi , se arrepiou todo . Seriam os eflúvios da bebida ? Depois dessa cena , o sujeito simplesmente se apagou . Cerrou os olhos e finalmente desabou todo o corpo na lama .



     E o sapo , isto é ,  , o outrora belo príncipe , há séculos á espera do beijo salvador , pensou , desanimado : desa vez foi quase ! "


Nenhum comentário:

Postar um comentário