quinta-feira, 11 de junho de 2015

Filme Joinvilense ?

Em um mesmo local várias pessoas , das mais diferentes faixas etárias , estão conversando sobre um mesmo assunto : CINEMA EM JOINVILLE . Logo , inevitavelmente , todas as pessoas presentes se lembram daquele velho e outrora imponente prédio que fica do outro lado da Praça da Bandeira e que desde 1995 funciona como um dos tantos templos da IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS , espalhados pelo Brasil e pelo mundo : aquela velha edificação , inaugurada em 23 de dezembro de 1917  com o nome de THEATRO NICODEMUS , foi durante quase 80 anos teve uma grande importância na história sócio-cultural , sendo um de seus poucos locais de diversão e não se resumia a ser apenas uma casa de cinema , sendo também um centro cultural com apresentações artísticas , como espetáculos de música , dança e teatro . O velho CINE PALÁCIO ( ABAIXO , AO FUNDO DA FOTO )  acabou sucumbindo , vítima da popularização da televisão e dos surgimentos do videocassete , das videolocadoras e dos shoppings com suas bem equipadas salas de cinema .



 Falou em Cine Palácio , falou em CINE COLON : logo alguém acabou se lembrando de todo o requinte e glamour da casa de cinema inaugurada em 1956 e que localizava-se em frente à Biblioteca Pública Municipal . Até mesmo um presidente da república chegou a visitá-lo : o general-ditador-presidente CASTELO BRANCO ( 1897-1967 ) em 1966 . Após um período de fechamento , entre 1973 e 1976 , reabriu suas portas para ter um final trágico alguns anos mais tarde : um incêndio , em 14 de novembro de 1983 , acabou colocando um ponto final em sua história . Aumentando a carga de saudosismo da conversa , as pessoas mais idosas começam a se lembrar dos extintos Cines FLORESTA , PARAMONT e REX , que existiram entre as décadas de 10 e 50 . Uma pessoa de meia-idade e que chegou em Joinville no início da década de 80 , lembrou do CINE CHAPLIN , que tinha capacidade para 180 pessoas e funcionou entre 1984 e 1991 .

      A mais curiosa de todas as pessoas presentes acabou fazendo 2 perguntas ao mesmo tempo : QUAL FOI O PRIMEIRO FILME FEITO EM JOINVILLE ? ALGUÉM JÁ ASSISTIU ALGUM FILME JOINVILENSE ?  Silêncio absoluto........Uma contradição : embora a existência de casas de cinema em Joinville seja algo até bastante documentado , tendo sido também tema de pesquisas e trabalhos acadêmicos , a PRODUÇÃO DE FILMES EM JOINVILLE é um tema praticamente inexplorado e torna-se até difícil responder as perguntas feitas na fictícia conversa que acabamos de descrever ......A mais remota produção de um filme em Joinville data de 1926 , porém não foi uma obra de ficção : o mascate italiano , radicado em Blumenau , GIUSEPPE JULIANELLI  fez várias filmagens da cidade , inclusive de parte dos festejos pelos seus 75 anos de fundação . Muito tempo depois , já em 1968 , parte das filmagens do filme AGNALDO , PERIGO À  VISTA - protagonizado pelo ator e cantor AGNALDO RAYOL - aconteceram em Joinville e 40 anos mais tarde , em agosto de 2008 , foi lançado aquele seria o primeiro longa-metragem produzido em Joinville : AS ESTRELAS ME MOSTRAM VOCÊ ( ABAIXO ) . Um misto de comédia romântica com filme gospel , foi produzido pelo cineasta FÁBIO FARIA . Na ocasião ele foi entrevistado pelo apresentador CARLOS BRUST  , da TV Brasil Esperança , e você poderá conferir essa conversa em um dos vídeos do dia . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário