sexta-feira, 26 de junho de 2015

Viagem Musical : Cantoras da TV

Algo que é motivo de queixa há muito tempo : a fraca , para não dizer medíocre , qualidade de boa parte dos programas exibidos pela TV brasileira . Ao generalizar corre-se o grave risco de  estar sendo cometida uma injustiça e felizmente há sempre vida inteligente na televisão . São programas , seriados e novelas que não apenas marcam época e mudam a própria maneira de se fazer televisão como também expõem velhas cicatrizes , questionam velhos hábitos e tradições da sociedade , denunciam muitas coisas erradas e ainda fazem as pessoas pensarem e refletirem . Um desses casos de vida inteligente na televisão foi ao ar pela primeira vez em 24 de maio de 1979 : trata-se do seriado MALU MULHER . Na trama a personagem Maria Lúcia Fonseca , brilhantemente interpretada por REGINA DUARTE , termina um longo e infeliz casamento com Pedro Henrique , interpretado por DENIS CARVALHO . Em meio a intensa violência física e moral e acaloradas discussões e trocas de farpas , está a filha do casal , Elisa , interpretada pela quase novata NARJARA TURETTA ( na verdade ela já trabalhava em televisão desde os 3 anos de idade ) , então com apenas 12 anos de idade . Devido a um ambiente tumultuado e um clima fortemente pesado , ela cresce cheia de traumas e medos . Se em seu primeiro ano , o seriado mostrou o traumático fim de um casamento tendo uma criança em meio ao fogo cruzado , em seu segundo e último ano mostrou uma mulher forte e decidida , que recomeça a sua vida e cria sozinha a sua filha . Em uma época em que a participação feminina no mercado de trabalho era ainda muito restrita , em que eram mais raras ainda as mulheres com formação superior e em que mulheres separadas eram quase vistas como párias da sociedade , a personagem de Regina Duarte era formada em Sociologia e acaba conseguindo trabalhar em um instituto de pesquisa . A chamada LEI DO DIVÓRCIO , aprovada em 1977 e que gerou muita polêmica e acaloradas discussões antes de ser aprovada , ainda era lago muito recente e por tratar de um tema extremamente delicado e polêmico , temia-se que a nada saudosa , moralista e hipócrita ditadura então vigente  censurasse o seriado . Demorou mas acabou acontecendo : quase ao final do seriado , já no fim de 1980 , foi gravado o episódio A RAINHA DA BOCA DO LIXO e que fazia clara alusão a um então famoso delegado de polícia . Ele se tornou famoso não pelos bandidos perigosos que prendeu mas sim por violentar prostitutas .......O episódio , obviamente , acabou sendo censurado e embora mais tarde tenha sido liberado jamis acabou indo ao ar .

     O sucesso do seriado acabou sendo estrondoso ( além dos atores citados , também faziam parte do elenco fixo do seriado os atores ANTÔNIO PETRIN e SÔNIA GUEDES e seu último episódio acabou indo ao ar em 22 de dezembro de 1980 ) e , vendido pela TV Globo para 50 outras emissoras de televisão do mundo inteiro , fazendo sucesso em praticamente todos os países onde foi exibido . O seriado recebeu premiações em Portugal , na Espanha , nos Estados Unidos , na Grécia e na extinta Tchecoslováquia e na Suécia foi exibido em horário nobre , chegando até a superar em audiência vários programas da tradicional e conceituada BBC britânica ! A  música-tema , COMEÇAR DE NOVO , brilhantemente cantada pela cantora SIMONE , deu um toque um toque bastante especial ao seriado e o seu sucesso , aliado a uma de suas sempre brilhantes atuações , apagou um pouco aquela imagem doce , meiga e inofensiva de NAMORADINHA DO BRASIL , que a acompanhava desde o sucesso da novela  IRMÃOS CORAGEM ( exibida entre junho de 1970 e julho de 1971 ) e que incomodava a própria Regina Duarte . Como consequência do próprio sucesso do seriado , em 19 de outubro de 1979 foi ao ar o espacial MULHER 80 , apresentado pela própria Regina Duarte , que , sabe-se lá por que motivo , a princípio relutou em apresentá-lo . Era um programa que abordava a situação na mulher na sociedade  mas ao invés de ser uma daquelas mesa-redondas chatas e teóricas  foi um programa musica  , e que programa ! Foram convidadas as cantoras de maior sucesso naquele momento e que gravaram músicas para a trilha sonora do seriado ; cada uma delas deu um depoimento e , obviamente , cantou . A intenção , na verdade , era alavancar as vendas do disco com a trilha sonora do seriado mas acabou tornando -se um acontecimento ímpar na história da televisão brasileira .

    Houve de tudo um pouco : a música romântica da politizada SIMONE e que a partir daquele momento começava a viver o início do período mais glorioso de sua carreira e que se estenderia por toda a década seguinte  ; o talento e a sensualidade de GAL COSTA e FAFÁ DE BELÉM ;  toda a baianidade de MARIA BETHÂNIA ; o comovente depoimento da atriz e cantora ZEZÉ MOTTA , que se tornara famosa por interpretar CHICA DA SILVA três anos antes , que fora vítima de racismo e que ao final chora ao lembrar do grande incentivador de sua carreira : seu pai , que já havia falecido ; a sinceridade e a voz poderosa da "Pimentinha " ELIS REGINA , falecida menos de 3 anos mais tarde e que em seu depoimento meio que antevê na filha MARIA RITA  a sua sucessora artística ; a irreverência de sempre da rainha do rock nacional RITA LEE e que naquele momento iniciava uma nova fase em sua já vitoriosa carreira e a revelação nos depoimentos e nas vozes de duas cantoras jovens e então pouco conhecidas : JOANA e MARINA LIMA . Também houve espaço para as participações especialíssimas do grupo feminino QUARTETO EM CY , da polêmica e temperamental cantora ÂNGELA RÔ-RÔ e da violonista ROSINHA DE VALENÇA . Houve ainda a surpresa : a então atriz mirim Narjara Turetta , acompanhada pelo Quarteto Em Cy , cantou , e muito bem , a música FEMININA . Como o Brasil é o país da piada pronta e se faz piada de tudo , pouco depois os saudosos e impagáveis TRAPALHÕES fizeram uma paródia chamada HOMEM 80.......Uma reunião com tantas feras da música brasileira deveria ter um desfecho à altura e a música escolhida simboliza a chamada ERA DE OURO DO RÁDIO BRASILEIRO , ocorrida entre as décadas de 30 e 50 , mas isso é uma história à parte ......

     Em 1936 , embora o rádio ainda fosse um artigo de luxo no Brasil , já eram inegáveis a sua importância e popularidade . Uma das poucas formas de diversão existentes na época , além de ser acessível e barato , o CINEMA seria a melhor forma de apresentar ao grande público aqueles astros que faziam sucesso no rádio . Dirigido por ADHEMAR GONZAGA , a comédia musical ALÔ , ALÔ CARNAVAL teve como roteiristas , além do próprio Adhemar , RUY COSTA , ALBERTO RIBEIRO e JOÃO DE BARRO e a sua trama é centrada na produção de uma peça de teatro chamada BANANA DA TERRA . Entre os grande elenco do filme estão nomes como os do impagável comediante OSCARITO ( 1906-1970 ) , da vedete ELVIRA PAGÃ , do compositor LAMARTINE BABO ( 1904-1963 ) e das cantoras e irmãs AURORA e CARMEM MIRANDA . A trilha sonora do filme é composta de 21 músicas , entre elas um dos clássicos de NOEL ROSA : PIERRÔ APAIXONADO ( composta em parceria com HEITOR DOS PRAZERES ) . Mas foram as irmãs Miranda ( ABAIXO ) que roubaram a cena : em uma das cenas mais memoráveis da história do cinema nacional , elas cantaram CANTORES DO RÁDIO , música de autoria de LAMARTINE BABO , JOÃO DE BARRO e ALBERTO RIBEIRO . E foi justamente essa música a escolhida para fechar o memorável programa de 1979 ......CONFIRA ESSE MOMENTO ÍMPAR TANTO DA MÚSICA QUANTO DA TV BRASILEIRA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário