segunda-feira, 22 de junho de 2015

Som de Joinville : Voz do Oriente

Aquela cena que aconteceria naquela tarde de 18 de junho de 1908 no porto de Santos parecia ser uma das tantas que se tornaram comuns nos últimos 20 anos : imigrantes desembarcando no porto . Mas havia algo de diferente naquilo ,a começar pelo nome daquele navio : KASSATO MARU ( ABAIXO )  . Em vez de pessoas , em sua maioria altas e de pele, cabelos e olhos claros provenientes da Europa , como já se tornara comum  ; as pessoas que desembarcavam ali naquele momento eram baixas , franzinas , de olhos puxados , um tanto tímidas e desconfiadas e provenientes de um longínquo e milenar país da Ásia ......Eram os primeiros imigrantes japoneses a desembarcar no Brasil e oriundos de 10 regiões daquele país e que tinham como destino  6 fazendas no interior paulista . a viagem tivera início em 28 de abril , partindo do porto da cidade de Kobe mas na verdade a saga daquelas 781 pessoas tivera início em 1906 : naquele ano o representante diplomático RYU MIZUNO estivera no Brasil , visitando e observando as condições de trabalho em várias fazendas e ele mesmo estava presente no Kassato Maru , fazendo um amplo relatório dos 52 dias de viagem . Infelizmente o desfecho daquela cena não foi feliz , a começar pelo próprio navio que os trouxe : fabricado na Rússia e conquistado pelos japoneses durante a guerra contra aquele país ocorrida entre 1904 e 1905 , o navio mais tarde acabaria sendo incluído na frota de guerra da Marinha japonesa , bombardeado e afundado no Mar de Bering - localizado entre Rússia e Alasca - em 9 de agosto de 1945 , a menos de um mês do fim da Segunda Guerra Mundial . Em 1909 ,  diante das más condições de trabalho e baixíssimos salários , boa parte daqueles pioneiros imigrantes acabou reimigrando para outros países , principalmente a Argentina .

     Se o desfecho daquela cena de 18 de junho de 1908 não foi o desejado , o fim dessa história foi mais do que feliz : até 1973 , data em que o último navio trazendo imigrantes japoneses desembarcou no porto de Santos , desembarcaram no Brasil exatos 249.152 imigrantes japoneses . Embora a esmagadora maioria desses imigrantes tenha se estabelecido no Estado de São Paulo e  em número muito reduzido  em outras regiões do país , como as regiões de Belém do Pará , Curitibanos ( SC ) e norte do Paraná , o Brasil tem a maior colônia japonesa do mundo e a sua importância no processo de construção do país é inegável . Em sua maioria exercem profissões liberais , como a advocacia ,a medicina , a odontologia e a engenharia e têm destaque nos mais variados setores da sociedade brasileira . Na arte não poderia ser diferente e podemos citar nomes , como as da cinenasta TIZUKA YAMAZAKI , a da cantora FERNANDA TAKAI , a da humorista SABRINA SATO e da atriz e apresentadora DANIELE SUZUKI .......Ela nasceu em Joinville , logo no terceiro dia do ano de 1982 e é SANSEI , ou seja , neta de japoneses e seu talento é hereditário : seu avô cantava . Com apenas 14 anos de idade iniciou sua carreira , participando justamente de festivais de música japonesa  ; foormou-se em teoria musical , música popular e práticas pedagógicas pela ESCOLA DE MÚSICA VILLA LOBOS da Casa da Cultura de Joinville e aperfeiçoou-se em cursos realizados em Curitiba . Sem dúvida alguma PATRÍCIA SAYURE DE MELLO é uma das grandes vozes femininas de Joinville .

    Ela foi vocalista das bandas DROP ´Z e POEMA SONORO . Como o próprio nome já indica , nesse último grupo , cantava versões musicadas de poemas de poetas tanto joinvilenses quanto catarinenses , como MALÚ BARNI , CACO DE OLIVEIRA , NORBERTO WELL ( falecido no fim de 2011 ) e LINDOLF BELL ( 1938-1998 ) . Também nesse grupo , no qual entrou em 2008 , gravou 2 CDs e chegou a compor 2 músicas : NADA É POR ACASO e HOJE PODE SER . Os privilegiados que tiveram a oportunidade de acompanhar alguma apresentação do grupo jamais esquecerão daquelas belas canções que davam sensação de paz e tranquilidade e daquela vocalista de traços orientais .......Era hora de alçar voo próprio e em 2012 a cantora deu início a sua carreira solo . Após  passar longos 7 meses afastada da música , a cantora retornou em 11 de setembro de 2014 e atualmente dedica-se a dois projetos : um  dueto com o guitarrista JÚNIOR GONÇALVES e um quarteto , que além do citado guitarrista , tem o pianista FÁBIO OLIVEIRA e o baterista ANDERSON ZABOTE e cujo primeiro disco será lançado provavelmente no segundo semestre deste ano . Canta , em sua maior parte , músicas de sua própria autoria e ritmos brasileiros , como samba , bossa-nova e MPB . No vídeo de hoje ela canta um dos grandes sucessos do CANTAUTOR  - como ele próprio gosta de se autodefinir  - pernambucano LENINE . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário