terça-feira, 30 de junho de 2015

Um Pouco de Polêmica : O Companheiro

A sua trajetória de vida é semelhante a de milhões de brasileiros , especialmente os tantos nordestinos que foram buscar uma vida melhor no chamado " Sul Maravilha " : nasceu em 27 de outubro de 1945 , na pequena localidade , então um distrito do município pernambucano de Garanhuns , em uma paupérrima casa de pau-a-pique e com apenas 7 anos de idade mudou-se coma família para Santos . Membro de uma numerosa família , teve que parar de estudar e começar a trabalhar cedo para ajudar no orçamento doméstico e após trabalhar como vendedor ambulante , tornou-se aos 15 anos de idade torneiro mecânico , mudando-se para São Bernardo do Campo . Avesso à política e apaixonado por futebol , especialmente pelo Corinthians ( gosto é gosto , embora nesse caso , discutível .......) , um acidente de trabalho começou a mudar sua vida e influenciado por um de seus irmãos , um frei , aos poucos começou a participar do movimento sindical , começando como secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema . Em 1975 , inexperiente , inibido e sem jamais falar a um microfone , foi eleito presidente do mesmo sindicato ; ninguém poderia imaginar que aquele jovem sindicalista que outrora teve nojo de política um dia poderia ser um dos líderes de um movimento que desafiou a nada saudosa ditadura ainda vigente : uma série de greves que sacudiram o ABC paulista , coração da indústria brasileira , entre 1978 e 1980 e que tiveram repercussão internacional . Pagou caro pela ousadia : foi preso em abril de 1980 , fichado pelo DOPS ( Departamento de Ordem Política e Social , um dos órgãos de repressão da ditadura ) , teve o registro de sindicalista cassado e foi enquadrado na chamada LEI DE SEGURANÇA NACIONAL .......Três anos mais tarde , em 1983 , foi um dos articuladores e fundadores da CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES ( CUT ) , porém, aos poucos a atividade sindical passou a dar lugar a atividade política : fez parte parte do numeroso grupo de lideranças sindicais , artistas e intelectuais que fundou na histórica reunião no COLÉGIO SION , em São Paulo , de 10 de fevereiro de 1980 e que fundou ( ABAIXO ) o PARTIDO DOS TRABALHADORES ( PT ) , tornando-se logo o seu grande líder e ícone .

    Após tentar , sem sucesso , ser eleito governador de São Paulo em 1982 , ele e mais um grupo de líderes políticos de todos os partidos de oposição firmaram uma aliança exigindo a volta das eleições diretas para presidente da república e foi um dos líderes do movimento chamado de DIRETAS JÁ e que levou cerca de 4 milhões de pessoas às ruas das principais cidades brasileiras entre 1983 e 1984 , sem sucesso . Em 1986 foi eleito deputado federal , sendo o mais bem votado de todo o país , porém um objetivo ele tinha desde que foi preso : ser presidente da república . Tentou , sem sucesso , nas eleições de 1989 , 1994 e 1998 . Admirador do líder político e pacifista indiano MAHATMA GANDHI( 1869-1948 ) e do guerrilheiro argentino ERNESTO CHE GUEVARA ( 1928-1967 ) , jamais foi comunista , como muitos ainda pensam a respeito dele . Aliás , sobre isso , durante a campanha presidencial de 1989 ,  MÁRIO AMATO ( ABAIXO )  , então presidente da poderosa FIESP ( Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ) chegou a declarar que todos os empresários brasileiros deixariam o país caso ele fosse eleito......Finalmente , em outubro de 2002 e com uma postura digamos mais light , ele foi eleito presidente da república .....O seu passado como líder sindical e a imagem de partido sério , honesto e transparente construída durante mais de 20 anos pelo PT , aliada a algumas boas administrações de prefeitos e governadores do partido , fizeram com que muitas pessoas acreditassem que finalmente o Brasil entraria nos eixos........Gigantesco erro ......

      Uma série de atitudes e práticas condenáveis enlameou não só sua imagem como a do próprio partido . Deu prosseguimento a recessiva política econômica de seu antecessor , a pseudo projetos sociais ( na verdade uma maneira de conquistar , para não dizer comprar , os votos das famílias de baixa renda ) e principalmente ao MENSALÃO , ou seja a compra de votos de parlamentares para aprovarem projetos de interesse do governo e que veio à tona em maio de 2005 por meio de núncia de um de seus articuladores , deputado federal ROBERTO JEFFERSON ( também criador do termo Mensalão ) . Também tornou-se notória e folclórica a sua falta de interesse pela cultura , especialmente a leitura .....o orgulho de sua própria ignorância ainda é um mal muito menor perto dos criminosos e complexos esquemas de corrupção que praticamente destruíram duas estatais eficientes , rentáveis e que outrora foram motivo de orgulho nacional : CORREIOS e PETROBRÁS . Revelando sua tendência autoritária , ainda tentou ressucitar  a infame CENSURA E narcisista, vangloriou-se de um filme , em tons épicos , sobre a sua vida e que certamente teve generoso financiamento do governo.......É claro que ele também teve pontos positivos , como a melhora nos indicadores sociais e o fortalecimento do Ministério Público e da Polícia Federal . Dono de um impressionante carisma e sendo um hábil político , conseguiu se reeleger , em 2006 , e ainda eleger  e reeleger sua sucessora , DILMA ROUSSEFF , limitada , sem carisma e mais uma militante política do que uma gestora . o que também prepara uma possível volta sua à presidência da república .......Não é preciso ser um profundo conhecedor da história do Brasil ou um adivinho para saber que estamos nos referindo ao folclórico e polêmico LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA ......Em um dos vídeos do dia MARCO ANTÔNIO VILLA , o historiador sem papas na língua , fala justamente sobre ele . PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário