terça-feira, 14 de julho de 2015

A Nobreza Feminina

Para grupos e movimentos feministas e o comércio , só há um dia : 8 de março . Mas para as outras pessoas , todos os 365 dias do ano são delas : esse ser sublime chamado MULHER . Desde as mais remotas épocas elas têm sido objeto de devoção e inspiração por parte de escultores , pintores , desenhistas , poetas , cantores , músicos , escritores ......mas em nossa modestíssima opinião quem melhor definiu o que é SER MULHER foi VÍTOR HUGO ( 1802-1885 - ABAIXO  ) ,



um dos maiores nomes da história da literatura mundial , autor de clássicos , como OS MISERÁVEIS e NOTRE DAME . poeta , dramaturgo , ensaísta e ativista político , o escritor francês escreveu em 1827 o ensaio O HOMEM E A MULHER que , se não consta na lista de clássicos de sua vasta obra , entra certamente na lista de suas melhores obras . Embora longo , merece ser lido , por isso , eis o texto : " O homem é a mais elevada das criaturas ; a mulher é a mais sublime dos ideais ; Deus fez para um homem um trono e para a mulher , um altar ; o trono exalta e o altar santifica ; o homem é o cérebro ; a mulher o coração .



 O cérebro produz a luz , o coração produz o amor . A luz fecunda , o amor ressuscita ; o homem é o gênio ; a mulher é o anjo ;



 o gênio é imensurável , o anjo é indefinível ; A aspiração do homem é a suprema glória ; a aspiração da mulher é a virtude extrema . A glória promove a grandeza ; a virtude a divindade . O homem tema supremacia ; a mulher a preferência . A supremacia significa a força ; a preferência representa o direito . O homem é forte pela razão ; a mulher é invencível pelas lágrimas . A razão convence ; as lágrimas comovem .



 O homem é capaz de todos os heroísmos ; a mulher  de todos os martírios . O heroísmo nobilita ; o martírio purifica .



 O homem é código ; a mulher , um evangelho . O código corrige ; o evangelho aperfeiçoa . O homem é um templo ; a mulher é um sacrário . Diante do templo se descobre ; diante do sacrário se ajoelha . O homem pensa ; a mulher sonha . Pensar é ter uma larva no cérebro ; sonhar é ter na fronte uma auréola .



 O homem é o oceano ; a mulher é o lago . O oceano tem a pérola que o adorna ; o lago a poesia que o vislumbra . O home é a águia que voa ; a mulher é o rouxinol que canta . Voar é dominar o espaço ; cantar é conquistar a alma .



 O homem tem um fanal : a consequência ; a mulher , uma estrela : a esperança . O fanal guia ; a esperança salva .



 Enfim , o homem está colocado onde termina a Terra ; a mulher onde começa o Céu . "



........Com estas sábias e belas palavras que você acabou de ler poderíamos ficar por aqui , mas temos algo a mais a trazer......... na semana de mulher , em março de 2014 , o shopping MUELLER , de Joinville , resolveu homenagear as mulheres de outra maneira : COM MUITA ARTE , e é o que você irá conferir em um dos vídeos do dia . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário