sexta-feira, 31 de julho de 2015

Viagem Musical : Chuva de Novembro

Era uma vez um astro de rock chamado MANE e que tinha uma avassaladora paixão , correspondida , por uma garota chamada ELIZABETH . Mane a convida para uma apresentação de sua banda e ela alega não poder ir . Magoado com a desfeita , o roqueiro vai para a farra com algumas groupies ( garotas , geralmente menores de idade , que têm relações sexuais com  roqueiros ) mas não esperava o que estaria por vir.......Elizabeth vai ao apartamento onde ele está hospedado , com a intenção de fazer uma surpresa a ele mas acaba flagrando Mane com uma dessas groupies ......Elizabeth desaparece e nunca mais dá sinal de vida e Mane tenta , em vão , entrar em contato com ela . Resta apenas uma alternativa : ir à cada dela . Chegando lá , ele ouve um tiro e acontece aquilo que temia que acontecesse : ela se suicida .Em sua casa , arrasado e cheio de remorsos , Mane  compõe  uma música para ela , com a esperança de que ela possa ouvi-la do céu ......Ele deixa cair o cinzeiro com o cigarro e o tapete pega fogo mas Mane não arreda o pé : quer terminar de tocar a música , ao piano , que acabara de compor e acaba morrendo , indo fazer companhia a sua amada.......Não , o que você acabou de ler não é a sinopse de um filme ou o resumo de um dramalhão mexicano e sim o resumo de um conto escrito pelo norte-americano DEL JAMES ( ABAIXO )  , chamado WITHOUT YOU e que faz parte do livro THE LANGUAGE OF FEAR ( A Linguagem do Medo ) . Jornalista por profissão e escritor por vocação , Del acabou ganhando notoriedade no mundo literário , sendo que muitas de suas histórias acabaram sendo publicados na revista norte-americana ROLLING STONE  . Apaixonado por filmes de terror , seus livros e histórias costumam explorar o lado sombrio e macabro da existência humana e também velhos tabus mantidos através dos tempos pela sociedade . Muito amigo de um famoso roqueiro que iremos comentar em instantes , exagerou no uso e abuso de bebidas e tóxicos e passou a ter um comportamento mais regrado após o nascimento de suas filhas . A história que abriu este texto não partiu apenas da fértil imaginação de Del mas foi também baseada em um caso real e chega a ser  bastante suave perto dos fatos que aconteceram na vida real......



    Era uma vez um cantor , líder e vocalista de uma então obscura e desconhecida banda de hard rock de Los Angeles e recém surgida da união de duas  bandas . Sem  contrato e ainda tendo inúmeras outras bandas do mesmo gênero como concorrentes , Resta a ele trabalhar como gerente de uma locadora de vídeos e fazer esporádicos shows com sua banda . Impontual e sem nenhum senso de responsabilidade , é demitido por dormir em serviço .......Trata-se também  de uma pessoa complicada , um tanto enigmático , abandonado pelo pai quando tinha apenas 2 anos de idade , vindo de uma infância complicadíssima , com agressões físicas , morais e abusos por parte de seu padrasto : é a típica bomba-relógio ambulante , sempre pronta para explodir , mas parece que algo diferente irá acontecer em sua vida........No fim de 1985 ele conhece uma bela garota , uma modelo chamada ERIN EVERLY ( ABAIXO ) , filha de uma atriz inglesa , VENETIA STEVENSON ,  e de DON EVERLY , um dos integrantes da dupla THE EVERLY BROTHERS , um dos destaques dos primórdios do rock ´n roll . No início do ano seguinte eles começam a viver juntos mas as já constantes brigas e casos de infidelidade os separam e os fazem viver em casas separadas e , mesmo assim , o relacionamento continua . Anos mais tarde , em depoimento para o documentário BEHIND THE MUSIC , um casal amigo deles fez as seguinte declaração : " Quando era bom era excelente , mas quando era ruim , era simplesmente terrível " . O amor é lindo : eles compôs a música SWEET CHILD O ´MINEe , alegando que seria impossível tê-la composto sem sua amada , propôs dividir o dinheiro proveniente dos direitos autorais da música com ela . Sabe-se lá porque razão , ela não aceitou , mas provavelmente deve ter se arrependido : a música  fez parte do primeiro disco da banda dele e foi justamente o grande sucesso daquele disco , lançado em julho de 1987 e que vendeu cerca de 19 milhões de cópias !



    Em 1990 o outrora obscuro cantor  oriundo de Lafaiette , uma pequena cidade do estado norte-americano de Indiana , já um astro do rock mundial e em um dia de abril daquele ano o já rock star bateu à porta da casa de sua amada : ameaçou se matar com um revolver que estava em seu carro caso ela não aceitasse se casar com ele ........E em 28 de abril eles se casaram , em uma discreta cerimônia realizada em Las Vegas . Final feliz ? Nada disso......Um mês depois ele se arrependeu do casamento mas voltou atrás e eles acabaram reatando mas mesmo assim o  casamento tornou-se um verdadeiro inferno , agravado  pela atitude obsessiva dela em relação a ele , com constantes agressões físicas e morais e escândalos . Algo parecia que iria mudar aquele verdadeiro inferno : ela descobre estar grávida , mas a alegria durou pouco : em novembro daquele ano de 1990 ele perdeu , em um aborto natural , aquele que seria o único filho do rock star ......Acabou sendo a gota d´água : ela saiu de casa e o abandonou definitivamente , sendo que o casamento só seria desfeito oficialmente em janeiro do ano seguinte . Ela ainda tentaria reatar mais uma vez o relacionamento , enviando para ela durante cerca um ano , flores , cartas e pássaros engaiolados ( ! ) . Eles voltaram a se encontrar em 1994 , só que em um tribunal : ela o acusou de agressões físicas  ......Ufa ! Uma história daquelas , não ? A tal banda que comentamos no parágrafo anterior é simplesmente o GUNS N ´ROSES , presença obrigatória em qualquer lista que se faça de grandes bandas da história do rock , especialmente do gênero hard rock , e o rock star é o talentoso e explosivo AXL ROSE ( ABAIXO )  . Além da já citada Sweet Child O ´ Mine  , as músicas PATIENCE , DON ´T YOU CRY , NOVEMBER RAIN  ESTRANGE , BAD OBSESSION , LOCOMOTIVE , BREAKDOWN e várias outras foram baseadas no tumultuado relacionado do cantor com Erin Everly , mas sem dúvida a mais marcante foi NOVEMBER RAIN .



   Trata-se de uma balada longa ( tem cerca de 9 minutos de duração ) , cheia de fúria , drama e paixão , sendo uma canção épica , quase uma opereta , e que obviamente mereceu á altura de sua grandiosidade . Em relação à música , além da banda , um coral participou  dela e embora faça parte do disco USE YOUR ILUSION I , lançado em 17 de setembro de 1991 , foi lançada oficialmente , como um single , em fevereiro de 1992 , no Reino Unido . Esteve entre as 10 músicas mais tocadas durante os anos de 1992 e 1993 em 12 países , recebeu à banda o Disco de Ouro, na Alemanha , Reino Unido e Estados Unidos e é uma das 30 músicas mais ouvidas em todo os tempos na Alemanha . Nela também o guitarrista SLASH rouba a cena , tocando um solo de cerca de 1 minuto e que foi considerado um dos melhores de todos os tempos pela revista GUITAR WORLD , em uma edição publicada em 2006  . O videoclipe da música foi lançado em 2 de junho de 1992 , teve a direção de ANDY MORAHAN e é um dos 13 videoclipes mais caros de todos os tempos : custou cerca de 1,5 milhão de dólares , sendo que só o vestido de noiva da modelo STEPHANIE SEYMOUR , então namorada de Axl , custou 8.000 dólares ! Curiosamente o roteiro do clipe é diferente da história original de Del James . O clipe hollywoodiano como esse só poderia ser premiado enna festa de premiação da MTV , Axl pôde realizar um antigo sonho : tocar com um de seus ídolos , o pop star ELTON JOHN . COM VOCÊS , TODA A FÚRIA , PAIXÃO E DRAMA DE AXL ROSE E SUA TRUPE ! ( ABAIXO , O GUNS N ´ROSES , EM UMA DE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS )



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário