sexta-feira, 10 de julho de 2015

Viagem Musical : Quando Eu Estiver Cantando.....

Parece que foi ontem : na última terça-feira ( 7 de julho ) completaram-se 25 anos , mas vamos voltar um pouco no tempo .......CAZUZA começou o ano de 1989 a mil : logo no primeiro dia daquele ano foi ao ar , na TV Globo , um especial gravado pelo cantor e compositor no teatro FÊNIX , no Rio de Janeiro , e que teve as participações especialíssimas de velhos amigos do cantor-poeta : ROBERTO FREJAT  , SIMONE , SANDRA DE SÁ e GAL COSTA . Em fevereiro recebeu dois PRÊMIO SHARP - espécie de Oscar da música brasileira - pela música BRASIL e pelo disco do ano anterior , IDEOLOGIA e em uma reveladora entrevista para uma das melhores jornalistas do país , MARÍLIA GABRIELA , revelou algo que muitos já desconfiavam : era portador do vírus do AIDS . Ainda naquele mesmo mês Cazuza fez o seu último show , em Recife .  Compondo em ritmo frenético , como nunca havia feito em seus 8 anos de carreira , Cazuza continuava a sua luta inglória contra a doença e iniciava um novo tratamento , dessa vez em São Paulo e que duraria 4 meses ; era hora também de gravar um novo disco......Em uma demonstração  de força fora do comum na lura contra a AIDS e de superação ( naquele altura Cazuza além da perda de peso , já andava de cadeira de rodas e já tinha a visão e a voz seriamente comprometidos ) , entre março e junho de 1989 Cazuza gravou não um simples disco , mas um disco duplo , com 20 músicas ( as 10 músicas que sobraram e ainda ANDROIDE SEM PAR , gravada durante as seções de SÓ SE FOR A DOIS , disco lançado em 1987 , foram lançadas em 1991 , no disco POR AÍ ) e contando músicos , técnicos e produtores , 54 pessoas participaram do disco .



     Tão grande quando a quantidade de músicas gravadas é qualidade do disco . Nele há de tudo um pouco : polêmica , protesto e deboche  ( BURGUESIA , GAROTA DE BAURU , EU AGRADEÇO e MANHATÃ ) , um olhar para o passado ( NABUCODONOSSOR , música feita em homenagem a seu avô paterno , que faleceu 2 anos antes de seu nascimento ) , um pouco de filosofia ( TUDO É AMOR , COMO JÁ DIZIA DJAVAN , PERTO DO FOGO e CARTÃO POSTAL ) , alegria e irreverência em meio a um momento delicado ( EU QUERO ALGUÉM , BABY LONEST  e BRUMA ) , paixão ( MULHER SEM RAZÃO e PRECONCEITO ) , novas e especiais leituras para antigos sucessos de outros artistas ( POR QUASE UM SEGUNDO , do PARALAMAS DO SUCESSO e ESSE CARA , de CAETANO VELOSO ) e relatos da luta inglória contra a AIDS e de seu estado de espírito ( COBAIAS DE DEUS , FILHO ÚNICO , AZUL E AMARELO e QUANDO EU ESTIVER CANTANDO ) . Entre os músicos que ajudaram Cazuza a compor as músicas estão gente do nível de LOBÃO , PAULO COELHO ,  RITA LEE e LEONI .......Com o estágio cada vez mais avançado da doença de Cazuza , sabia-se que aquele disco , que foi lançado em agosto de 1989 , seria também o seu último ......

    Após um último tratamento , feito em Boston ( Estados Unidos ) no início de 1990 , o cantor acabou falecendo na manhã de 7 de julho de 1990 , tendo apenas 32 anos de idade e vítima de um ataque séptico provocado pela doença . Seu enterro foi no cemitério SÃO JOÃO BATISTA , no Rio de Janeiro , contou coma presença de mais de 1.000 pessoas e couber aos integrantes de sua antiga banda , o BARÃO VERMELHO , carregar o seu caixão . Pouco tempo depois os pais do cantor criaram a FUNDAÇÃO VIVA CAZUZA , de amparo aos portadores do vírus da AIDS e em outubro daquele ano  a PRAÇA DA APOTEOSE , a casa do samba , virou a casa do rock : sob a direção de ANA ARANTES , foi realizado o show VIVA CAZUZA e que contou com as participações , entre outros , do BARÃO VERMELHO , BEBEU GILBERTO , KID ABELHA e PAULO RICARDO . Mas o momento mais comovente do show foi proporcionado por RENATO RUSSO ( ABAIXO ) : ele tocou a última música do disco BURGUESIA , QUANDO EU ESTIVER CANTANDO , com direito a um trecho de ENDLESS LOVE , um dos clássicos da música romântica e que foi originalmente gravada pelos cantores norte-americanos DIANA ROSS e LIONEL RITCHIE  para um filme de mesmo nome lançado em agosto de 1981 , esse também é o vídeo musical da semana . Ironicamente , na mesma época , Renato Russo descobriu ser portador do vírus da AIDS e acabaria falecendo aos 36 anos , em 11 de outubro de 1996 . Acompanhado só de violão , relembrou a sua época de TROVADOR SOLITÁRIO , pouco antes do surgimento da LEGIÃO URBANA , quando se apresentava em vários locais  de Brasília munido de apenas um violão . CONFIRA ESSE MOMENTO TÃO ESPECIAL E COMOVENTE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário