sexta-feira, 17 de julho de 2015

Viagem Musical : Som das Montanhas

Há cerca de 3 anos havia um comercial televisivo , para um novo modelo de carro , bastante interessante : de um lado o poderoso exército romano e do outro um exército muito mais modesto .......eram os CELTAS ! É muito comum encontrar referências a eles em histórias em quadrinhos , filmes , livros , músicas e até mesmo contos infantis e tradicionalmente se tem a imagem de que seus guerreiros , por exemplo , usavam capacetes com chifres , o que não se encaixa com os fatos reais......Na verdade não existia um único povo e sim 20 povos celtas : especula-se que os primeiros povos celtas teriam chegado à Europa no segundo milênio antes de Cristo e as civilizações celtas teriam existido até o primeiro século da era cristã e espelhando-se pela parte ocidental da Europa , sendo o grego HECATEU DE MILETO , no século 6 antes de Cristo , foi o primeiro a fazer um registro escrito desses povos . Um desses povos celtas , OS LUSOS  , liderados por VIRIATO , impuseram uma tenaz resistência aos romanos e só foram conquistado no ano 146 antes de Cristo . Mesmo tendo sido dominados pelos romanos , cristianizados e desaparecido como civilizações , antigos povos celtas acabaram dando nome a províncias romanas e , mais tarde , a países e regiões europeus : o nome ESCÓCIA , por exemplo vem do antigo povo ESCOTO e a província espanhola de GALÍCIA tem origem no antigo povo GAULÊS ( ABAIXO , GRAVURA DE GAULESES )  . Entre as características em comum que existiam entre esses povos , estavam a utilizavam de calças , como parte da indumentária masculina , a divisão da sociedade em clãs e uma metalurgia desenvolvida , com intenso uso de ferro e , em menor garua , de ouro , prata e bronze  . Até mesmo por sua posição geográfica e pelo fato de os romanos terem conquistado apenas parte da região ,  o arquipélago da ilhas britânicas foi a única região européia em que a cultura celta se manteve quase que intacta : o GAÉLICO , uma antiga língua celta ainda é falado no principado de Gales  , na Escócia e nas duas Irlandas . A partir do século 17 essas antigas tradições celtas passaram a ser levadas , junto com os imigrantes britânicos , para as 13 colônias que mais tarde se juntariam para formar os Estados Unidos .



     Uma extensa cadeia de montanhas , entre a península canadense de TERRA NOVA  e o Estado norte-americano de ALABAMA , chamada de MONTES APALACHES , impediu durante muito tempo que as antigas 13 colônias se expandissem rumo ao oeste e foi responsável também por um certo isolamento desses imigrantes , surgindo com isso um tipo de cultura diferente daquela do Reino Unido e , é claro , um outro tipo de música . Mais tarde , coma ampliação do território dos Estados Unidos , houve uma fusão dessa música característica da região dos montes Apalaches com ritmos musicais de origem negra , como o blues e o jazz e ainda o country , a música do homem do campo dos Estados Unidos e que também teve origem na música folclórica . Com isso surgiu no sul dos Estados Unidos , especialmente em Estados como ALABAMA e MISSISSIPI , o BLUEGRASS , uma espécie de primo pouco conhecido do BLUES e do JAZZ . Nele são utilizados instrumentos acústicos - banjo , guitarra acústica , violão , baixo acústico , dobro e violino - e à semelhança do jazz nele também são comuns os improvisos e a as apresentações solo de cada instrumento . Nas primeiras décadas do século 20 um maciço número de migrantes negros do Estados do sul dirigiu-se para o Estado de Illinois , que fica na fronteira com o Canadá e onde está a industrial e conhecida cidade de Chicago , e consequentemente também levaram suas tradições e músicas , inclusive o bluegrass . Fazendo valer uma velha máxima - " TODO ARTISTA É ESPELHO DA SOCIEDADE EM QUE VIVE " - ela começou tocando violino clássico , ainda muito pequena , mas a partir dos 8 anos de idade passou a se interessar e a tocar violino de bluegrass .....Nascida em 23 de julho de 1971 , na cidade de Decatur , ALISON KRAUSS ( ABAIXO )  logo começou a participar de festivais e a tocar em festas e o seu primeiro disco foi gravado em idade precoce : tinha apenas 14 anos !



    O nome do disco era DIFFERENT  STROKES , foi lançado em 1985 e participaram dele o seu irmão VIKTOR  e os amigos BRUCE WEISS e JIM HOLIES . Dos quatro apenas Alison continuou na estrada : além de ser uma exímia violinista também  tem voz de soprano e logo chamou a atenção da gravadora ROUNDER RECORDS , especializada em música folclórica . O ano de 1989 foi uma espécie de divisor de águas na então curta carreira de Alison : naquele ano gravou seu terceiro disco , TWO HIGHWAYS , não apenas com bluegrass  mas também com gospel , country e até rock , e regravou um velho sucesso , MIDNIGHT RIDER , originalmente gravada pela banda THE ALMAN BROTHERS e que fez muito sucesso na década de 60 . Também em 1989 Alison ganhou uma companhia muito especial , algo parecido com feijão e arroz , Roberto Carlos e Erasmo Carlos e Batman e Robin : a banda de bluegrass UNION STATION , formada por MIKE HARMAN ( banjo ) , JEFF WHITE ( guitarra ) e JOHN PENNEL ( banjo ) e que desde então acompanha a cantora ( já gravaram 10 discos juntos ) . Embora faça um tipo de música não comercial e seja pouco conhecida no resto do mundo , Alison é uma cantora de sucesso em seu país , tendo gravado até hoje 14 discos e ganho o impressionante número de 26 prêmios GRAMMY , espécie de Oscar da música mundial . Alison também é produtora de discos e chegou a tocar , em uma apresentação acústica em março de 2004 e sempre acompanhada da Union Station , com a canadense SHANIA TWAIN , a rainha da música country .



    Também chegou a gravar um disco com o grupo THE COX FAMILY , em 1994 , e a fazer memoráveis duetos com JOHN WAIT , ocasião em que regravaram um antigo sucesso do cantor , MISSING YOU , originalmente gravada em 1985 , e principalmente com ROBERT PLANT , simplesmente o ex-vocalista de uma das bandas-ícone do rock ´n roll : LED ZEPPELIN . Gravaram o disco RAISING SAND , lançado em 2007 , e que foi aclamado tanto pelo público quanto pela crítica , mas não foi fácil : entre negociações e conversas , levaram-se cerca de 2 anos até que a tão esperada parceria acontecesse . Além de ter sido talvez o grande momento da carreira de Alison , foi também o melhor momento do veterano cantor inglês após o trágico fim do Led Zeppelin , em 1980 . Também foi uma espécie de retorno do cantor a sua origens : ele teve muita influência da música folk no início de sua carreira e nasceu na cidade de West Bromwich , que fica próxima ao principado de Gales e está em uma região de forte influência da cultura celta . O clipe da semana é da música BABY , NOW THAT I´VE FOUND YOU , de 1995 . CONFIRA O SOM VINDO DAS MONTANHAS !


Nenhum comentário:

Postar um comentário