sexta-feira, 10 de julho de 2015

Vindo De Uma Gelada

A cena tornara-se comum no porto de São Francisco já há quase 20 anos : levas de imigrantes europeus , que após meses de uma longa e arriscada viagem pela imensidão do oceano Atlântico , chegavam  cheios de esperança e ansiedade e que buscavam iniciar uma vida completamente diferente do outro lado da baía da Babitonga , mais precisamente na então modesta mas já promissora COLÔNIA DONA FRANCISCA . Naquele dia 3 de dezembro de 1869 o roteiro foi o mesmo : após quase 2 meses de viagem ( o navio partiu em 11 de outubro , do porto de Hamburgo - ABAIXO  )

 e em que milagrosamente ninguém morreu , o navio RALEIGH finalmente havia chegado e os primeiros de seus 172 passageiros começavam a desembarcar . Assim como quase todos os que estavam ali , ele e seu irmão eram luteranos , porém tratava-se da única semelhança deles com a maioria daquelas pessoas e já começava pelo seu país : os irmãos eram russos , mais precisamente da cidade de Gorky . Enquanto quase todos os que vieram com eles eram modestos agricultores e operários , sendo quase todos procedentes do reino da Prússia ( um dos países que se uniram para formar a Alemanha , em 1871 ) , EUGEN JOHANN SCHMIDT , de apenas 23 anos de idade , era formado em Química e Agronomia e já havia sido professor de Agronomia em sua cidade natal . Descendente de alemães estabelecidos na Rússia , no já distante século 17 e parente do famoso escritor russo LEON TOLSTOI ( 1828-1910 ) , Eugen teve que imigrar por questões políticas . Enquanto o seu irmão EMIL , quase 4 anos mais novo do que ele , algum tempo depois preferiu se estabelecer em São Paulo , onde se formou em Odontologia , Eugen preferiu apostar na então pequena Joinville , ( ABAIXO )

 e deu certo : vivendo durante muitos anos na então RUA ALEMÃ , hoje Visconde de Taunay ( exceto por um breve período em que chegou a voltar a viver na Rússia , entre 1887 e 1888 ) , estabeleceu na hoje rua Nove de Março uma farmácia de grande clientela e criou eficientes  remédios contra picada de cobra e a lepra , então chamada de MAL DE LÁZARO . Mas não foi só como farmacêutico que Eugen se destacou......
    Ele era uma figura de grande importância política : foi procurador da Câmara dos Vereadores , procurador público provisório , agente dos Correios em Joinville , major-cirurgião da GUARDA NACIONAL ( corporação militar que existiu entre 1831 e 1918 ) e seria o décimo segundo prefeito da história de Joinville , seria.......Tendo sido eleitor em 30 de agosto de 1891 ( na época o cargo de prefeito , então chamado de SUPERINTENDENTE  MUNICIPAL , era exercido pela presidente da Câmara dos Vereadores ) e chegando até a fazer juramento e a tomar posse em 1 de janeiro do ano seguinte  quando duas horas após a cerimônia chegou a bomba : em virtude da renúncia do então governador LAURO MUELLER ( 1863-1926 ) , as eleições municipais do ano anterior foram canceladas e novas eleições tiveram que acontecer.......Nove meses após sua chegada , Eugen casou-se com a imigrante alemã ANA HOFFMANN ( 1853-1907 )  , faleceu em 21 de janeiro de 1914 e deixou uma numerosa descendência e que inclui os fundadores da FUNDIÇÃO TUPY ,( ABAIXO , ALBANO SCHMIDT , UM DE SEUS FUNDADORES )

 METALÚRGICA WETZEL e IMPRESSORA YPIRANGA . Após Eugen e seu irmão , por sinal os primeiros imigrantes  russos estabelecidos em Joinville , apenas 45 imigrantes russos vieram  Joinville . Assim como Eugen e o irmão , todos eles eram descendentes de alemães , porém não se adaptaram a Joinville e ficaram aqui pouquíssimo tempo . Considerando que a atual Polônia já há quase um século pertencia à Rússia , esse número aumenta para 54 e inclui as famílias KAMINSKI ( formada por 4 pessoas e vinda no  navio FRIEDEBURG , em 1874 ) e  KRZESCICK ( vinda no navio RIO DE JANEIRO , em 1877 ) . Após 1877 não existem registros de imigrantes russos estabelecidos em Joinville . é muito provável que ele jamais tenham ouvido falar em Eugen Schmidt e em qualquer outro de seus compatriotas que para cá vieram no século 19 mas assim como tantos imigrantes ele ajudou e ajuda a construir a história da cidade .......Um dos vídeos do dia traz um depoimento do russo PAVEL KAZARIAN ( ABAIXO ) , um dos diretores da filial brasileira do famoso BALLET BOLSHOI . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário