quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

" Foi Ingraçado , Compadre "

Como já cheguei a comentar em outras ocasiões , isso é tão SAGRADO para mim quanto a Bíblia para os cristãos , o Torá para os judeus , o Alcorão para os muçulmanos ou o Banghvad-Gita para os seguidores do Hinduísmo : todo SANTO DIA  ( isso não é um trocadilho ) eu faço questão de acompanhar o que se passa no FACEBOOK . ( ABAIXO , O RESPONSÁVEL POR ESSA "ENCRENCA " : MARK ZUCKERBERG )
 
Foi por meia dessa mídia social , por exemplo , que eu soube da morte do PEÇO HUMILDEMENTE O SEU VOTO , ops ! , ex-prefeito , ex-governador e então senador LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA ( 1940-2015 - ABAIXO ) e do fechamento do jornal "NOTÍCIAS DO DIA " e foi a partir de postagens inteligentíssimas e muito bem colocadas que encontrei ali que acabaram surgindo as fontes de inspiração e pontos de partida para muitos dos textos que você , que ousa aventurar a acessar este humilde blog ,  pôde ler .
 
Outra coisa sagrada para este escriba e que já vem desde por volta do ano de 2010 : antes mesmo de entrar no Facebook , costumo acessar o blog "FEUDALISMO ATUAL " , de um ex-colega de faculdade e amigo que atende pelo nome de JULIANO CARVALHO BUENO ( ABAIXO -  Ficou com curiosidade ? O endereço desse blog é www.feudalismoatual.blogspot.com.br ) .
 
Dias atrás este meu amigo , que tem o estranho gosto futebolístico de torcer para o BANGU ( Isso é que é gostar de ser masoquista ! ) , postou uma frase que , como historiador , achei interessantíssima e é de autoria de um inglês chamado PETER BURKE ( ABAIXO ) : " A FUNÇÃO DO HISTORIADOR É LEMBRAR A SOCIEDADE DAQUILO QUE ELA QUER ESQUECER " .....Confesso que jamais havia ouvido falar nesse cidadão e foi aí que surgiu a inevitável pergunta : QUEM É ESSE CARA ?
 
Bom , ele ( ABAIXO ) é doutor em História pela antiquíssima e afamadíssima Universidade de Oxford e após lecionar em mais 3 outras universidades inglesas - Essex , Sussex e Princeton - desde 1979 ele é professor emérito da Universidade de Cambrige e até já deu o seu ar da graça aqui em terras tupiniquins : foi professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados ( IEA ) - uma instituição que faz parte da Universidade de São Paulo ( USP )- entre setembro de 1994 e setembro do ano seguinte  .
 
 Já tendo escrito mais de 30 livros , é provavelmente o maior fã da Wikipédia , e não só por provavelmente fazer uso dela ( Aproveito a oportunidade para fazer uma declaração : WIKIPEDIA , EU TE AMO ! )  : segundo o intelectual inglês , os responsáveis pela gigantesca enciclopédia virtual fazem questão de informar que as informações podem estar incorretas , ao contrário da enciclopédias tradicionais e impressas . Em resumo : o currículo desse cidadão ( ABAIXO )  é invejável !
 
 Ah , sim ! Até já estava esquecendo um detalhe : o nobre e conceituado colega é talvez o maior estudioso da vida e obra de GILBERTO FREYRE ( ABAIXO -  historiador e sociólogo pernambucano que viveu entre 1900 e 1987 e deu , digamos , um tom cor-de-rosa para a escravidão no Brasil ) , já tendo escrito um livro e uma incontável quantidade de artigos , até para jornais , a respeito dele .....Espere aí : um inglês interessado na vida e obra de um pernambucano ? O principal motivo para esse súbito e inusitado interesse é mulher , brasileira , também é historiadora e atende pelo nome MARIA LÚCIA GARCIA PALHARES , ou seja , é a SUA ESPOSA ! .....
 
      Mesmo não sendo peão de boiadeiro de Barretos , por que então estou dando todo este rodeio antes de mais uma vez contar sobre o INÍCIO DA TELEFONIA EM JOINVILLE ? Como todo historiador é um ser curioso por natureza , algo acabou chamando a minha atenção : salvo uma ou outra nota publicada nos jornais da época , a imprensa de Joinville ( ABAIXO , FOTO DE DATA INCERTA RETRATANDO O TRECHO DA RUA XV DE NOVEMBRO PRÓXIMO À ESQUINA COM A ATUAL RUA JOÃO COLIN ) praticamente ignorou a CHEGADA DO TELEFONE À CIDADE ( Alô , historiadores de Joinville : eis mais um trabalho "cabeludo " para vocês ! )
 
e o estranhamento aumenta ainda mais sabendo-se que o TELEFONE é algo muito mais importante do que outras novidades que mexeram com as então poucas dezenas de milhares de pacatos joinvilenses de então ( ABAIXO , FOTO DE 1911 RETRATANDO UMA DAS COSTUMEIRAS ENCHENTES QUE ASSOLAM JOINVILLE : TRATA-SE DA ESQUINA ENTRE AS RUAS DO PRÍNCIPE E XV DE NOVEMBRO E A CONSTRUÇÃO EM PRIMEIRO PLANO À ESQUERDA É O HOTEL BECKMANN EM LOCAL ONDE HOJE ESTÁ O BANCO SAFRA )  , como o CINEMA e o AUTOMÓVEL ( Tomara que os  cinéfilos inveterados e amantes de carros não estejam lendo isto ! ) . Indo mais longe :
 
a chegada do telefone ajudava a integrar definitivamente uma comunidade praticamente isolada e cujas principais ligações com o restante o do mundo eram o TELEGRÁFO e o RIO CACHOEIRA ( ABAIXO ) , que então muito mais utilizado mais utilizado até do que o ramal ferroviário que chegava á cidade e que fora inaugurado em 1906 .
 
Em resumo : um capítulo importante da história joinvilense acabou sendo inexplicavelmente ESQUECIDO , só que houve UM PORÉM......Salvo algum possível engano deste escriba e depois do jornal "KOLONIE ZEITUNG " , em certa época , ou mais especificamente entre 1906 e 1912 , o principal jornal da cidade foi o "COMMERCIO DE JOINVILLE "  ( ABAIXO , AVISO DA EMPRESA FERROCARRIL JOINVILENSE - CONCESSIONÁRIO DO SERVIÇO DE BONDES NA CIDADE - EM EDIÇÃO DE 28 DE OUTUBRO DE 1911 ) e seria justamente ele quem quebraria esse surpreendente e inexplicável silêncio , ou melhor , seria a CARTA ESCRITA POR UM ANÔNIMO MORADOR DA CIDADE ......
 
Talvez você ou alguma outra pessoa aí do outro lado esteja pensando : " PROVAVELMENTE ESSE TAL MORADOR ERA MEMBRO DE UM ANTIGA E TRADICIONAL FAMÍLIA GERMÂNICA DA CIDADE " ( ABAIXO , CASA DA FAMÍLIA COLIN , QUE ESTAVA LOCALIZADA NA RUA ENGENHEIRO NIMEYER , NO CENTRO ) . Muito pelo contrário , sabe-se apenas que o tal indivíduo era aquilo que os alemães e descendentes chamavam pejorativamente de "CABOCLO " , ou seja , um luso-brasileiro , possivelmente morador de alguma região mais afastada da cidade ou de alguma localidade vizinha , como Palmital ( hoje Garuva ) , Paraty ( Araquari ) ou quem  , São Francisco .
 
 A tal carta não foi destinada ao jornal mas sim ao seu redator -INÁCIO BASTOS ( ABAIXO - o hoje nome de rua também era natural de Desterro - hoje , Florianópolis - , foi telegrafista e chefe da estação telegráfica da cidade , escritor , dramaturgo , diretor de teatro , poeta e um dos fundadores do CLUBE JOINVILLE , a hoje Casa Sofia e durante muito tempo o principal ponto de encontro da elite luso-brasileira , ou "cabocla " , da cidade ) - e infelizmente não revela ao certo em que lugar o fato ocorreu .
 
Até para não cansar ainda mais os leitores , não costumo reproduzir na íntegra os textos históricos que encontro ( agora lembrei de outro amigo , que sempre diz o seguinte : " Encurta os textos ! Divide em parágrafos ! " )  mas em função do tom bem humorado da tal carta , do linguagem da época ( incluindo os erros de Português ) , de fatos curiosos , das impressões de seu autor , do impacto que o aparelho telefônico ( ABAIXO ) causou nas pessoas e , acima de tudo , pela sua IMPORTÂNCIA HISTÓRICA , abrirei uma exceção . Portanto , aqui vai ela :
 
"   Amigo e Snr . Compadre
   Estimo que esta lhe vá encontrar de perfeita saude e a comadre do compadre aqui vae boa e o afilhado também , os outros também , e a família por tudo está indo bem .
  No domingo passado estivemos lá em casa do telephone ( ABAIXO ) eu c´ minha velha . Tinha lá fio e fio e arames que era um causo de admiração .
 
 
  O homem do telephone ( ABAIXO )  me amostrou tudo . Ao despois o mestre da caixa enconvidou a comadre para fazer uma pregunta pelo telephone . Foi ingraçado , compadre .
  O mestre da cais déu a ella a coisa mão e ella então deu 3 voltas - Rrr- Rrr- Rrr - ! De repente , compadre arrebenta coisa lá da caixa - Blem - Blem - ! e logo ao depois quase me desmaia a minha velha . E ella então não capaz de me contar o que foi , e disse que tinha vergonha de dizer pra mim .
 
  Então peguei eu na coisa e dei 3 voltas - tas-bem-zás ! - arrebenta outro ' Blem ' da caixa e um sujeito grita pra mim uma palavra muito feia , palavra tão feia que não posso dizer ao compadre .
  Mas depois poz-se o mestre da caixa a ter com o sujeito que telephonado , e então ele me disse que o bicho tinha falado em allemão e tinha perguntado : ' Quem está lá ? ' e que isto nas língua dos allemães chamam : ' Wer da ? ' e que era de um malentendimento de minha parte , e da comadre também . ( ABAIXO , OUTRA FOTO DE DATA INCERTA RETRATANDO A RUA DO PRÍNCIPE LOGO APÓS SEU CRUZAMENTO COMA RUA PRINCESA ISABEL : A PRIMEIRA CASA QUE APARECE É COMÉRCIO PERTENCENTE A PAULO SHOOF , A SEGUNDA CASA É A OFICINA DE COUROS DA FAMÍLIA SCHWARZ E A TERCEIRA CASA É A RESIDÊNCIA DA DAMÍLIA WIESE )
 
 Eu estava muito azangado primeiramente , compadre , mas depois , quando me acalmei , fiquei mais satisfeito com esta nova invenção que fizeram , ainda mais quando o mestre da caixa me tinha contado que aquillo era uma prova de progressividade da cidade . ( ABAIXO , FOTO TIRADA EM 1937 PELO GENIAL E ONIPRESENTE FOTÓGRAFO ALEMÃO FRITZ HOFMANN : O PRÉDIO QUE APARECE EM PRIMEIRO PLANO É O MESMO FUNCIONOU SUCESSIVAMENTE - ENTRE 1882 E 1974 - A ESCOLA DO PADRE CARLOS A ESCOLA ESTADUAL CONSELIERO MAFRA  E A SEDE DA PREFEITURA )
 
   Ficamos então mais um pouco , eu c ´a minha velha e formos fazendo uma conversa com o mestre da caixa . De repente outro 'Blem ' na caixa ! O mestre arrumou a gravata e fincou uma coisa semelhante a sacarrolhas n´um daqueles buraquinhos da caixa e deu uma volta . Ao despois virou-se e apontou para a Mariquinha com o dedo indicador assim com um movimento como se estivesse querendo caçar tatu , e enconvidou-nos para nós ouvir a conversa .
 
 Esteve muito ingraçada também , compadre . Ao jeito que fallou andava um tanto manco na embocadura e perguntou muita coisa em allemão . Depois o mestre da caixa troceu o trinque da caixa e disse : ' Schluss ! ' . Não sei porque , a conversa era tão boa .
   Ao despois dispedimo-nos do mestre da caixa e elle muito amável e cheio de histórias nos foi acompanhar a escada para baixo até a rua . E fomos indo . O resto contarei ao compadre ao compadre em outra ocasião .
      Até logo !     Compadre " ( ABAIXO , ADOLF BECKMANN , PROPRIETÁRIO DO HOTEL DE MESMO NOME E POSSIVELMENTE UM DOS PRIMEIROS E PRIVILEGIADOS MORADORES DA CIDADE A TEREM UM APARELHO TELEFÔNICO )
 
  Bem , da pacata e romântica Joinville de 1908 ( ABAIXO , UMA FOTO DE DATA INCERTA  RETRATANDO A ESQUINA ENTRE AS RUAS PRINCESA E DONA FRANCISCA ) para a Joinville de 2017 : se em fins de 1907 os primeiros postes de telefonia instalados na cidade certamente despertaram a curiosidade e a atenção de todos e em épocas mais românticas eles eram os locais onde os bêbados e cães , digamos , paravam para se aliviar , hoje a situação é completamente diferente .....
 
Na próxima vez em que você passar por um poste ( ABAIXO )  , olhe-o bem : VOCÊ PODE ESTAR CORRENDO PERIGO DE VIDA ! É o que você irá conferir no vídeo ou mais especificamente nessa matéria que foi recentemente ao ar pela TV RIC-RECORD Joinville .....PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=WeqSW38b1Bg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário