quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Som de Joinville : Maestro do Mercado

Há dois dias atrás ( 31 de janeiro ) estava eu dando as minhas costumeiras "navegadas" neste fantástico oceano chamado INTERNET e resolvi conferir as novidades do Facebook . Eis que , de repente , deparo-me com uma postagem de um velho amigo deste escriba lamentando a ausência de EDUCAÇÃO MUSICAL nas escolas públicas brasileiras , se é que ainda existe algo chamado EDUCAÇÃO em terras tupiniquins .....
 
Naquele mesmo instante lembrei-me de uma conversa que tive há uns 5 anos atrás com um senhor chamado LUÍS ( todos o chamavam carinhosamente de "Luisinho " )  , então funcionário da Biblioteca Pública de Joinville , e que , para a grande surpresa deste escriba , revelou que em seus tempos de escola - isso lá pelo pré-histórico ano de 1954 - existiam aulas de CANTO ORFEÔNICO ( ABAIXO )  não só na escola em que estudava mas também em todas as escolas públicas !
 
 Agora vem a sessão "VIAGEM NA MAIONESE ": imagino - e nos sonhos e imaginações tudo é possível -  uma conversa entre esse meu amigo tanto da vida real  quanto do Facebook , seu Luís e um ancião que , se estivesse vivo , daqui a exatamente 64 dias completaria intermináveis 130 anos de vida ( Ah , já ia me esquecendo : o cenário dessa conversa é o carioquíssimo bairro de Copacabana - ABAIXO ) .
 
 Bastante debilitado mas ainda tendo uma certa lucidez e  estando calado durante boa parte dessa conversa a três - o que não fazia parte de sua personalidade quando mais jovem - , após as polêmicas e declarações fortes de meu super sincero amigo ( ABAIXO , DE CAMISA PRETA )  e da fala mansa de seu "Luisinho" , ele diria , do alto de suas colossais sabedoria e genialidade , o seguinte :
 
" É PRECISO MUSICALIZAR O POVO .TODOS GOSTAM DE UMA PARTIDA DE FUTEBOL OU DE UM CONVESCOTE . ENTÃO DEVEMOS SUSCITAR O MESMO ENTUSIASMO PELA MÚSICA . " Após mais algumas pouquíssimas  intervenções durante a conversa , seria justamente esse senhor ( ABAIXO ) praticamente calado quem encerraria essa imaginária prosa , em tom de desabafo , o que nunca foi muito de seu feitio :
 
" O BRASIL RECONHECE  MINHA GLÓRIA , ME INCENSA , ME ACHA FORMIDÁVEL , MAS IGNORA O PRINCIPAL DE MINHA OBRA . GOSTARIA DE SABER O MOTIVO EXATO DESSA IGNORÂNCIA , MAS NÃO POSSO PERDER TEMPO EM DESCOBRIR .....CONSIDERO MINHAS OBRAS COMO CARTAS QUE ESCREVI À POSTERIDADE SEM ESPERAR RESPOSTA . " ......Grandes e sábias palavras ! Filho para criar , contas para pagar : para ganhar o pão nosso cotidiano de cada dia , ou pelo menos ir sobrevivendo e pagando as contas , aquele jovem carioca chamado RAUL trabalhava como funcionário da então Biblioteca Imperial , hoje Biblioteca Nacional ( ABAIXO ) , porém , a sua real vocação era música , fazendo parte de um grupo de músicos amadores .
 
 SER PAI DE UM GÊNIO ( ABAIXO ) e , mais do que isso , um ÍCONE DA MÚSICA BRASILEIRA : nem em seus mais fantásticos sonhos aquele modesto e desconhecido "barnabé " ( funcionário público ) poderia imaginar que o destino reservava isso à ele e àquele menino que acabava de chegar ao mundo naquele 5 de março de 1887.
 
Esse ser iluminado , e inspirado , receberia o nome de Heitor , HEITOR VILLA-LOBOS ( ABAIXO ) , o MATUSALÉM , ops ! , o senhor da imaginária conversa parida na limitadíssima  imaginação deste escriba......Infelizmente Raul acabou não tendo a oportunidade de ver esse glorioso destino se concretizar ( faleceu quando Heitor tinha 12 anos de idade ) mas ainda teve tempo de ensinar o be-a-bá musical para o garoto : ensinou a ele noções de teoria musical e a tocar violoncelo e clarinete .
 
 Pouco depois do precoce falecimento de seu esposa , aquela sofrida mulher chamada NOÊMIA mais uma vez caiu em desespero e não  que o garoto tivesse sido atingido por alguma grave doença .....ou melhor , foi : a saudável doença da música ! ( ABAIXO , VILLA-LOBOS AO PIANO )
 
Contrariando a sua mãe , que sonhava em vê-lo sendo um "doutor " , ou melhor , um médico , ainda com 12 anos de idade Heitor começou a tocar profissionalmente : apresentava-se em bailes , cafés e teatros tocando violoncelo , aprendeu a tocar violão e passou a ser um profundo admirador de CHORÃO , embora jamais tivesse feito parte de algum grupo que tocasse desse gênero musical ( ABAIXO ) .
 
      Muitos jovens têm o pretensioso e utópico sonho de QUERER MUDAR O MUNDO , já Heitor pensava de maneira diferente : como pretender fazer algo novo, diferente e revolucionário sem antes conhecer seu país , sua natureza e , principalmente , os costumes , as danças , os folclores , as linguagens e a alma de seu povo ?
 
 Irrequieto , falante e com a cabeça repleta de ideias  , durante quase 10 anos - entre 1905 e 1913 - e munido de mala , cuia , coragem e ousadia , acabou botando o pé na estrada : percorreu praticamente todo o Brasil , experiência que seria de valiosíssima e decisiva importância para as obras que faria em um  futuro não muito distante ( dois de seus maiores trabalhos - as canções " AMAZONAS " e "UIRAPURU " - foram compostas nessa época - ABAIXO , TRECHO DO LONGO E SINUOSO RIO AMAZONAS  ) .
 
 Naquele histórico e remoto fevereiro de 1922 Heitor , apesar de já ter praticamente 35 anos de idade e longos e viajados 23 anos de carreira , ainda era desconhecido para esmagadora das pessoas , fato esse que mudaria radicalmente na revolucionária SEMANA DE ARTE MODERNA ( muitos consideram esse evento , ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo, como o verdadeiro nascimento de um tipo de arte verdadeiramente brasileiro  ) : ao reger 3 espetáculos musicais , Heitor saboreou pela primeira em sua carreira o doce e especialíssimo sabor do sucesso .
 
 Porém , ele era jovem demais para se iludir e se acomodar com o sucesso e ambicioso e genial para se contentar com isso : viveria na Europa e percorreria o chamado " Velho Mundo " em duas oportunidades ( morou em Paris entre 1923 e 1925 e percorreu a Europa entre 1927 e 1930 , tendo se apresentado em 66 cidades ) e em terras europeias conheceria e se tornaria amigo e parceiro de uma verdadeira trindade de monstros sagrados da música erudita : os músicos-compositores-maestros ÍGOR STRAVINSKY ( ABAIXO )  , SERGUEI PROKÓFIEV e VARÉSE . Resultado : voltou ao Brasil ainda melhor e mais inspirado .
 
Um músico erudito arrastando multidões nos locais em que se apresenta e sendo um verdadeiro pop star em um país como Brasil ? Chega a ser algo absurdo , até surreal , ou como diria o folclórico técnico de futebol JOEL SANTANA ( ABAIXO - aquele mesmo que há alguns anos atrás  treinou a seleção da África do Sul e se tornou famoso pelo inglês "perfeito " ) : " TÁ DE BRINCATION WITH ME ! " .
 
 Mas não existe nenhum feito extraordinário que um gênio não possa conseguir : para se ter uma ideia , em 7 de setembro de 1939 e em um estádio de SÃO JANUÁRIO ( ABAIXO ) LOTADO ( pertencente ao Vasco e inaugurado em 1927  , o estádio era à época o maior do país ) , Heitor regeu um coral formado por 30.000 crianças !
 
E é justamente dessa época a parte negra e nada nobre , tanto de sua vida quanto de sua carreira : NACIONALISTA AO EXTREMO , Heitor chegou a participar diretamente do golpe de Estado que recebeu o nome de "REVOLUÇÃO " DE 1930 e que levou ao poder GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 - ABAIXO ) . Ele tornou-se o músico oficial e uma espécie de porta-voz musical do já ditador gaúcho : como não era bobo nem nada , Getúlio procurou usar e capitalizar ao máximo o ultra nacionalismo de Heitor
 
( em um livro publicado em 1941 - " A MÚSICA NACIONALISTA NO GOVERNO VARGAS " - Heitor considera a PÁTRIA como uma ENTIDADE SAGRADA e os símbolos nacionais , especialmente a bandeira do Brasil - ABAIXO -  , como invioláveis ) e o seu intenso e estrondoso sucesso no período entre 1939 e 1943 ( data dessa época a maioria de suas obras de caráter nacionalista , como o ballet " DANÇA DA TERRA " e o hino " INVOCAÇÃO EM DEFESA DA PÁTRIA " ) . Isso acabou gerando ácidas críticas por parte de vários críticos musicais e detratores - especialmente um colunista carioca conhecido como "GUANABARINO "- e até mesmo a fama de "DEMAGOGO "......
 
Polêmicas , invejas , ditaduras e despeitos à parte , ainda há pouco não comentei sobre aquele senhor que teve aulas de CANTO ORFEÔNICO ? Pois ele e outras gerações de privilegiados devem agradecer à Villa-Lobos : essa foi uma ideia dele e uma de suas maiores preocupações foi justamente o ensino de música nas escolas públicas Brasil afora ( em 1945 ele fundou a Academia Brasileira de Música - ABAIXO , O PRÓPRIO VILLA-LOBOS DANDO AULA DE TEORIA MÚSICAL ) .
 
     Ao longo de 6 décadas de carreira , ele regeu 82 orquestras em 24 países ( ABAIXO , REGENDO UMA ORQUESTRA AN CIDADE ISRAELENSE DE TELAVIV ) , recebeu 66 títulos e condecorações pelo extraordinário conjunto de suas obras e ironicamente , esse cidadão que tanto se preocupou com a educação musical das crianças acabou falecendo em 17 de novembro de 1959 na ainda capital federal Rio de Janeiro sem ter tido filhos ( casou-se duas vezes e ainda teve um quase terceiro casamento ) mas deixou uma vasta herança .
 
Aliás , que herança : o conjunto de  sua obra - que diga-se , de passagem , não está totalmente catalogada ( ABAIXO , PARTITURA ORIGINAL DE UMA DE SUAS COMPOSIÇÕES ) - inclui 7 óperas , 5 ballets , 5 concertos para piano e orquestra , 12 sinfonias , 13 poemas sinfônicos e verdadeiros diamantes musicais , como as obras " CÂNTICOS SERTANEJOS " , " BRINQUEDO DE RODA " , " SONATA FANTASIA NÚMERO 1 " , " 14 CHOROS " , as óperas " AGLAIA " e " ELISA "e , é claro , a monumental '"BACHINAS BRASILEIRAS " .......
 
Obviamente , guardadas as devidas proporções , Joinville também tem o privilégio de ter o seu VILLA-LOBOS e os assíduos frequentadores do tão popular e histórico MERCADO PÚBLICO hão de concordar com este escriba : ele atende pelo nome de JOSÉ DE MELLO ( ABAIXO ) , é gaúcho natural da histórica e portuária cidade de Rio Grande , está radicado em Joinville desde 1979 ,começou sua carreira aos ......
 
Bom , deixarei que ele mesmo conte o restante dessa história , PARA ISSO , CLIQUE NOS SEGUINTES ENDEREÇOS :   https://www.youtube.com/watch?v=G6a_lPj24eg    e    https://www.youtube.com/watch?v=TQv1Op_rmKo                           . Tocar ou cantar o chato , praticamente incompreensível e longo HINO NACIONAL BRASILEIRO ( A cantora VANUSA que o diga ! ) sem "cansar " as pessoas e de maneira sublime .....Ah , essa é uma tarefa reservada aos GÊNIOS e é isso que você terá o prazer de conferir no terceiro vídeo do dia , no qual O MAESTRO DO MERCADO , tem os luxuosos auxílios da maestrina FABRÍCIA PIVA ( ABAIXO ) e de mais dois talentosos músicos locais . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=464QNsS03q4
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário