segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Intuição e Genialidade

Como não existem quaisquer segredos entre este escriba e as corajosas pessoas que têm a ousadia de se aventurar a acessar este muy modesto blog , já comentei em inúmeras ocasiões que estou longe de ser um especialista em CINEMA ( ABAIXO ) e , sabe-se lá por qual motivo , nunca tive muito interesse pela dita SÉTIMA ARTE
 
mas se de repente eu tivesse um surto de LOUCURA - a boa loucura , é claro - e resolvesse fazer um filme a respeito desse indivíduo - tendo , é claro , dinheiro , equipamentos ( ABAIXO ) e apoio necessários para isso - com absoluta certeza a canção-tema dele teria os seguintes versos :
 
 "Enquanto você se esforça pra ser / Um sujeito normal / e fazer tudo igual   Eu do meu lado , aprendendo a ser louco / um maluco total / Na loucura real   Controlando a minha ' maluques ' / Misturando com minha lucidez   Vou ficar / Ficar com certeza / Maluco Beleza   E este caminho que eu mesmo escolhi / É tão fácil seguir / Por não ter onde ir "......
 
Nem é preciso ser um profundo conhecedor da hoje tão maltratada música brasileira ou um raulseixista ferrenho e inveterado como este escriba , para saber que se trata de uma das mais icônicas , emblemáticas e autobiográficas canções tanto do rock ´ n roll quanto da própria música tupiniquim : "MALUCO BELEZA " ( o outro autor da música é CLÁUDIO ROBERTO ANDRADE DE AZEVEDO , amigo de Raul já desde longa data e também coautor de muitas outras canções )  , uma das faixas do disco " O DIA EM QUE A TERRA PAROU " - ABAIXO -  , lançado em outubro de 1977 .
 
 O próximo personagem destas mal escritas linhas não era LOUCO apenas no sentido figurado da palavra : ele era um LOUCO REAL E TOTAL ! Embora ele tivesse sido um menino sério , quieto , de raríssimas palavras ,  um tanto enigmático ( ABAIXO )  e mais tarde tivesse tido "UMA JUVENTUDE SOMBRIA " - como ele mesmo chegou a dizer certa vez - , a condição social de sua família e sua rígida formação moral-familiar davam a entender que ele "SE ESFORÇARIA PARA SER UM SUJEITO NORMAL " :
 
 membro de uma família que não chegava a ser rica mas que tinha um considerável poder aquisitivo e sendo filho e neto de pastores protestantes , aos 15 anos parou de estudar , afinal de contas já era hora de começar a trabalhar ou como dizia o grande instrumento de trabalho ( ABAIXO ) de seu pai e de seu avô , " GANHAR O PÃO COM SUOR DE SEU ROSTO " . Mudou-se da minúscula aldeia onde nascera e fora criado - Zundert - para Haia , uma das capitais de seu país - a Holanda - onde trabalhou como negociante de obras de arte .
 
Dono de um surpreendente tino comercial e de uma sensibilidade em relação aos quadros comercializava , acabou tornando-se auxiliar e homem de confiança de seu patrão - um certo Goupil - , que sendo dono de várias galerias de arte , não só na Holanda mas também na Inglaterra ,  acabou o enviando a Londres ( ABAIXO , A RESIDÊNCIA EM QUE VIVEU EM LONDRES )  . Inteligente e talentoso , conquistou sucessivas promoções e ainda reforçou seus vencimentos , abrindo uma escola particular de Francês na capital britânica .
 
 Repassar conhecimentos para um grupo de pupilos .....não , definitivamente ser mestre não era a sua "praia " e a escola acabou durante pouquíssimo tempo . Havia algo que o inquietava : o MERCANTILISMO dos donos de galerias de arte , mais preocupados com cifrões do que com aquilo que deveria ser o essencial , o valor artístico das obras ( ABAIXO , UM DE SEUS MUITOS AURRETRATOS ) .....Decepcionado e desiludido , voltou para a Holanda e viveu durante um breve período de novo com seus pais , chegando a trabalhar em uma modesta livraria .
 
SER E LEVAR UMA VIDA  NORMAL ? Não , definitivamente isso era outra coisa que também não era a sua "praia " : mal comparando , isso era para ele algo praticamente impossível ,  mais ou menos como conseguir chegar até o topo dos 8.848 metros do Himalaia ( conjunto de montanhas localizadas entre a China e o Nepal ) ou ao centro da gelada e inóspita Antártida ( ABAIXO ) ......
 
Religioso , tanto por formação familiar quanto por convicção , de repente o MISTICISMO começou a reger a sua já tão conturbada vida : seja lá o que tenha acontecido - se isso foi mais demonstração de seu já avançado estado de loucura ou se foi resultado de alguma suposta mensagem divina ( ABAIXO ) - ele pôs na cabeça que era UM ENVIADO DE DEUS ( !!!!! ) e decidiu tornar-se um pastor protestante .
 
       "IDE E LEVAI A MINHA PALAVRA " ,  assim diz a Bíblia e assim foi feito : em 1879 , após mais um de seus infelizmente costumeiros desentedimentos com seus pais , partiu rumo a vizinha Bélgica ou mais especificamente rumo a uma pequena comunidade de mineiros para realizar a sua suposta missão . Não chegou a ficar um ano naquele verdadeiro fim de mundo : outro bate-boca , dessa com seus superiores , abreviou sua suposta missão e o fez voltar o lar de seus pais , dessa vez bastante doente .....( ABAIXO , UM DE SEUS RAROS RETRATOS )
 
TALENTO não é algo que você aprende na escola , é algo que já nasce com você e que com o passar do tempo acaba sendo lapidado e aperfeiçoado e , apesar de louco - literalmente - isso já era algo que estava muitíssimo claro em sua tão conturbado cabeça : ele sempre tirou ótimas notas e recebeu calorosos elogios em seus tempos de escola e sentia um grande e inexplicável prazer a partir do momento em que fazia desenhos e esboços ( consta que teria feito esboços de boa parte dos moradores daquele modestíssima vila de mineiros belgas ) , porém faltava alguém que acreditasse nessa especialíssima potencialidade que ele tinha ( ABAIXO , UM DE SEUS MARAVILHOSOS QUADROS )  , que o compreendesse , o incentivasse e o abraçasse , ignorando o seu já claríssimo estado de loucura .
 
 Felizmente , não só para o bem dele mas também e futuramente para os apreciadores da arte - a boa e GENIAL arte - existia essa pessoa : era o seu irmão , THEO ( ABAIXO )  , certamente também o único ,  grande e verdadeiro amigo que teve ao longo de curta , infeliz e desgraçada existência ......Theo - em cuja casa , aliás , ele também passou a viver - começou a dar-lhe pincéis , quadros e a incentivar-lhe a seguir e a se dedicar  aquilo que seu coração já há muito tempo havia revelado e ele , enfim , tornou-se artista . 
 
 Bem que ele tentou novamente ser normal ,chegando a pedir em casamento uma viúva chamada KEE VOS-STRICKER ( ABAIXO )  , mas infelizmente , quando parecia que ele tinha encontrada um rumo para sua vida e talvez pela recusa e pelo amor não correspondido pela tal viúva , as coisas novamente voltaram a desandar : morou e se entendeu com um parente seu - o também pintor ANTON MAUVE - , chegou a viver com uma prostituta e depois de um ano e meio de desgraças , decepções , brigas , loucuras e dissabores , acabou retornando ao velho e aconchegante lar paterno sem ter um mísero tostão .
 
 E foi aí , mais uma vez , que apareceu de novo em sua vida a iluminada e salvadora figura de seu irmão : assim como aconteceu com ele um dia , em 1886 Theo ganhava a vida negociando obras de arte e acabou mudando -se para a França junto com ele . Diz uma velha e folclórica lenda que em vida apenas um de seus quadros foi vendido mas a verdade é que Theo conseguiu vender vários deles : o lucro das vendas deles era uma ninharia , é verdade , mas já era o suficiente para que ele pagasse aluguel , comesse e continuasse a se dedicar à pintura . ( ABAIXO , OUTRO AUTORRETRATO )
 
Após viver mais algum tempo com seu irmão , que logo acabou casando-se , mudou-se para as cidades de Asniéres e Arles , ambas localizadas no sul da França . Indisciplinado , incontrolável , impulsivo , autodidata e intuitivo , fazia experiências de efeitos de luz e sombras em seus quadros ( ABAIXO ) e deu-lhes uma " cara " : pinceladas com cores fortes , vivas , intensas e até mesmo berrantes e , como um autêntico louco , passava horas debaixo de sol forte ( pense - se é que com esse calor isso é possível - no verão senegalesco que vem fazendo : era mais ou menos nessas condições que ele fez muitas de suas pinturas )  reproduzindo em seus quadros as paisagens que via .
 
 Talvez pela genialidade e pelas pinceladas fortes em comum e muito provavelmente por ser quase tão louco quanto ele , o francês PAUL GAUGIN ( 1848-1903 - ABAIXO  ) veio a se tornar seu grande amigo ( chegaram a morar na mesma casa , em Arles ) . Mas o que era uma amizade bonita e na qual ele chegava a  nutrir uma admiração mórbida pelo amigo , infelizmente passou a ser regida PELA PAZ DE BAGDÁ : na noite de 23 de dezembro de 1888 os dois tiveram uma áspera discussão . Resultado : ele cortou o lóbulo de sua própria orelha com uma navalha e o deu a uma prostituta que era muita sua amiga ( Aaaaaiiii !!! ) ......
 
Isso foi suficiente para que a amizade com Gaugin chegasse ao fim e para que 5 meses mais tarde ele fosse internado em um hospital para doenças mentais na cidade de Saint Rémy : infelizmente a sua loucura não foi curada mas felizmente , mesmo internado , continuou a pintar , vindo a conquistar a amizade e a  admiração de outros dois gênios franceses , os também pintores TOULOSE -LAUTREC e MONET ( ABAIXO )  . Infelizmente essa dupla de gênios não pôde usufruir dessa amizade durante muito tempo :
 
em um final digno da mais legítima e clássica tragédia grega e após cerca de um ano e dois meses vivendo na minúscula cidade de Auvers-Sur-Oise sob os cuidados de um médico particular , em 27 de julho de 1890 VINCENT Willelm VAN GOGH - o protagonista  dessa história triste - atirou contra seu próprio peito , vindo a falecer dois dias mais tarde e tendo precoces 37 anos de idade ( nascera em 30 de março de 1853 ) ........( ABAIXO , Á ESQUERDA , O SEU TÚMULO QUE ESTÁ AO LADO DO DE SEU IRMÃO THEO )
 
      Não existe um número exato mas estima-se que em cerca de 10 anos de carreira artística Van Gogh tenha produzido o expressivo número de aproximadamente 2.160 obras , sendo 860 telas feitas à óleo ; 1.300 aquarelas , desenhos , esboços e gravuras ( sobressaem-se os retratos , autorretratos e desenhos de paisagens ) e verdadeiros tesouros , como os quadros " O CARTEIRO " ( ABAIXO ) , " O SOL DO MEIO DIA " , "AUTORRETRATO COM CHAPÉU DE PALHA " , " A TRIGAL " , ' A ESCADARIA " e " JARDIM DE ARIES " .
 
Esse sujeito , que ao longo de sua curta existência viveu às voltas com a loucura , a incompreensão , a depressão e a pobreza , hoje tem boa parte de sua obras expostas na maioria dos grandes museus de arte do mundo e outra parte disputada à tapas e por cifras milionárias por colecionadores e milionários excêntricos ( consta que em um leilão ocorrido em 15 de maio de 1990 na galeria CHRISTIE ´S , em Nova Iorque  e que durou apenas 3 minutos , o quadro "RETRATO DO DOUTOR GACHET " - ABAIXO - pintado apenas algumas semanas antes de seu suicídio - acabou sendo arrematado por estratosféricos e justíssimos 82, 5 milhões de dólares ) .
 
Mas , afinal , por que  um sujeito a princípio esquisito mas ainda  normal de repente enlouqueceu ? A família de Van Gogh tentou de todas as maneiras "varrer a sujeira por debaixo do tapete "  , ou seja , encobrir essa loucura omitindo os pareceres médicos e existem diversas hipóteses para isso : esquizofrenia , transtorno bipolar , envenenamento provocado por chumbo ( Van Gogh tinha o costume de lamber seus pincéis ......Fuuuiiii !!!! Que nojo ! ) , sífilis , tumor no cérebro e até um possível alcoolismo ( sua bebida preferida era o fortíssimo ABSINTO - ABAIXO ) .......
 
E como o próprio Van Gogh ( ABAIXO )  , apesar de sua loucura , definiria sua arte ? " DE MINHA PARTE NÃO SEI NADA COM CERTEZA , MAS A VISÃO DAS ESTRELAS ME FAZ SONHAR " ......LOUCURA ? Não , felizmente isso passa a bilhões de anos-luz de distância daquela octogenária , simpática e respeitável senhora joinvilense que incrivelmente só veio a demonstrar e a se dedicar às artes plásticas na maturidade numa daquelas fantásticas demonstrações de que não só talento não tem idade nem data  como também que esse negócio de idade é algo bastante relativo e depende do espírito e estado de ânimo de cada pessoa .
 
Mas , por incrível que pareça , ILCA BEHNKE ( ABAIXO )  e Van Gogh têm sim pontos em comum , embora Ilca costuma definir a sua vida como " SOFRIDA "  :  a formação religiosa , a genialidade , o auto didatismo , a intuição e a maravilhosa capacidade de reproduzir uma paisagem , embora Ilca seja , digamos , mais conservadora e não use o recursa das pinceladas e cores fortes como louco e genial pintor holandês ( este escriba já teve a oportunidade e o prazer de vários quadros de autoria de Ilca expostos na Biblioteca Pública ) .
 
Filha de alemão e tendo vivido a complicada e traumática época da perseguição aos alemães , seus filhos e descendentes durante o período da estúpida Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945 - ABAIXO , PRISIONEIRO ACOMPANHADO DE 3 GUARDAS EM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO QUE FUNCIONOU NO ANTIGO HOSPÍCIO OSCAR SCHENIDER , DEMOLIDO EM 1959 E LOCALIZADO NA RUA BORBA GATO , AO LADO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL ) , Ilca aparece no vídeo do dia , produzido em 2015 por ocasião da celebração dos 20 anos do shopping Mueller em Joinville : mais do que um depoimento dessa , que é uma das expressivas e legendárias figuras do setor das artes plásticas em Joinville , trata-se de uma verdadeira lição de vida e exemplo para muitas ditas pessoas jovens ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=6eTxKEqSRd4
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário