quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Som de Joinville : Minha ? É Dele !

Certa vez estava conversando com um conhecido meu ( você também o conhece : trata-se de DENÍLSON AGOSTINI - ABAIXO -  , proprietário do SEBO UNIBERVERSO CULTURAL , entrevistado do ALAMEDA CULTURAL em agosto de 2014 e que , DESCONFIO , seja parente do famoso cantor norte-americano PAUL SIMON , tamanha a semelhança física )
 
e comentei , admirado , sobre a incrível capacidade que um cidadão chamado ERIC CLAPTON ( ABAIXO ) tem de fazer algo tão difícil - TOCAR GUITARRA ( TOCAR GUITARRA qualquer um consegue mas tocá-la com alma , paixão e perfeição é coisa reservada à poucos ! ) - parecer ser tão fácil .
 
 Fãzaço do genial guitar man inglês , outro dia estava assistindo a uma entrevista com ele e fiquei impressionado com sua modéstia : nessa entrevista Eric comentou que pela maneira bem pessoal com que tocou e gravou dois de seus maiores sucessos - " AFTER MIDNIGHT " e " COCAINE " - as pessoas pensam que as músicas são suas quando na verdade são de autoria de J.J CALE e - palavras de Eric ( ABAIXO ) - as versões originais dessas músicas são muito melhores que as dele ......
 
Huuummm , aqui começa mais sessão que já está se tornando uma  tradição  no ALAMEDA CULTURAL : " QUEM É ESSE CARA ? " . De começo vou logo avisando ,  NÃO SE TRATA DE QUALQUER UM : JOHN WELDON CALE ( ABAIXO ) - esse o seu verdadeiro e completo nome - nasceu em Tulsa , uma cidade do Estado norte-americano de Oklahoma , em 5 de dezembro de 1938 e , além de ter sido compositor ( outras composições de sua autoria que chegaram a alcançar grande sucesso foram " CALL ME BREEZE " e " I GOT THE SAME OLD BLUES " , ambas gravadas pela banda norte-americana LYNYRD SKYNYRD ) , foi um multi instrumentista de "mão cheia " , tocando guitarra , piano , baixo e bateria .
 
Curiosamente , o mesmo brilhantismo que J.J. Cale ( ABAIXO ) teve como compositor e instrumentista não se repetiu como cantor : em mais de 50 anos de carreira - entre 1958 e 2013 - ele gravou um número relativamente pequeno discos - 23 , para ser mais exato ( esse número inclui 3 SINGLES , ou seja , discos com duas ou no máximo 4 músicas ) - e não emplacou nenhum mega sucesso comparável àquelas duas músicas já citadas e gravadas por Eric Clapton .
 
Esse figura ( ABAIXO ) , desconhecida de praticamente 10 em cada 10 fãs de rock e que criou um gênero musical próprio - o TULSA SOUND ( tratava-se de uma mistura de blues , rockabilly - aquele rock típico dos anos 50 - , country e jazz ) - , acabou tendo a vida abreviada aos 74 anos de idade , em 26 de julho de 2013 , quando se encontrava na cidade de San Diego ( Califórnia ) e vítima de um ataque cardíaco ......
 
Saindo da terra do Tio Sam e voltando para terras tupiniquins , algo muito parecido aconteceu por aqui : especialmente ao longo das décadas de 40 e 50 , só ao se pronunciar o nome BRASIL imediatamente vinha à mente da maioria das pessoas a icônica imagem da atriz-cantora CARMEN MIRANDA ( 1909-1955 - ABAIXO  ) - a mais brasileira das portuguesas ( ela nasceu em VÁRZEA DA OVELHA E ALIVIADA ........não , não se trata de mais uma das "abobrinhas " paridas na cabeça deste escriba mas sim de um vilarejo que faz parte do minúsculo município de MARCO DE CANAVEZES , localizado ao norte de Portugal e próximo à cidade do Porto ) - e consequentemente aquela que talvez tenha sido a sua música de maior sucesso , o frenético choro " TICO-TICO NO FUBÁ " .
 
Tão icônica quanto a própria figura da atriz-cantora , essa música foi gravada 38 vezes ( entre os artistas que a gravaram figuram pesos-pesados , tanto da música brasileira quanto internacional  , como ZIZI POSSI , PIXINGUINHA , WALDIR AZEVEDO , NEY MATOGROSSO , a organista ETHEL SMITH , o pianista HENRY MANCINI e as orquestras TABAJARA e do saudoso maestro RAY CONNIFF ) , esteve presente em 7 filmes e ,
 
 embora tenha sido gravada em 1945 , só veio a começar a ser um mega sucesso dois anos mais tarde  quando Carmem contracenou com GROUCHO MARX ( ABAIXO - norte-americano de origem judia e considerado por muitos como um dos maiores mestres do humor de todos os tempos ) na memorável comédia "COPACABANA " ( nos Estados Unidos a música acabou ganhando outra versão ) .
 
 Só que , incrivelmente , Carmem  não foi a primeira pessoa música a gravá-la .......
     Na época em que essa canção surgiu , Carmen ( ABAIXO )  ainda era uma menina de apenas 8 anos de idade e nem em seus melhores e mais lúdicos e doces sonhos infantis ela imaginava que seria a figura que acabou se tornando.
 
Aqui entra outro fato pra lá de curioso : se dependesse da vontade da mãe do autor da música - JUSTINA - , ao invés de alegrar multidões de pessoas , regendo orquestras , compondo e mexendo com notas musicais , partituras e sons , o seu ofício seria pastorear e dar conforto espiritual ao numeroso rebanho de fiéis católicos , sendo PADRE !
 
Muito provavelmente para agradar à sua devota mãe , aos 14 anos de idade ele até chegou a ingressar em um seminário mas , provavelmente para desespero de sua mãe, não para ser um mensageiro divino e sim para ampliar seus já enciclopédicos conhecimentos musicais : ali aprendeu HARMONIA . O mais velho dos 8 filhos de um boticário - que queria que ele fosse médico - José Gomes de Abreu , ou tão somente ZEQUINHA ABREU ( 1880-1935 - ABAIXO ) , já aos 6 anos de idade deixava a todos de queixo caído : tocava , DIVINAMENTE BEM , flauta e aos 10 anos já tocava com perfeição e ao mesmo tempo requinta , flauta , clarineta e , ainda por cima , regia uma banda formada por seus coleguinhas e amiguinhos de escola .....
 
Já aos 17 anos de idade , o pequeno grande gênio formou e passou a reger a sua própria orquestra , que se apresentava nos mais diversos tipos de eventos e também datam dessa época as suas primeiras composições de sua autoria de que se têm registro - " FLOR DA ESTRADA " e " BAFO DE ONÇA " - , embora saiba-se que já aos 10 anos de idade ele compunha .Típica pessoa irrequieta e cheia de ideias e mesmo tendo  vivido praticamente quase todos os seus  54 anos de vida em sua cidade , Zequinha ( ABAIXO , AINDA JOVEM E COM SUA ESPOSA , DURVALINA ) sempre procurava formar e reger orquestras e bandas pelo vasto interior paulista e é tido por muitos especialistas como um dos maiores compositores da história do Choro , tendo criado verdadeiras pérolas , como as valsas " BRANCA " e " AMANDO SOBRE O MAR " e o choro " SURURU NA CIDADE " .
 
 Como em terras tupiniquins viver exclusivamente da e para a arte é um misto de privilégio com luxo , ele - que chegou até a administrar uma farmácia em um remoto e esquecido distrito de sua cidade natal ( ABAIXO )  - durante boa parte de sua vida reforçou seus limitados rendimentos sendo um BARNABÉ : trabalhou como secretário da Câmara de Vereadores de sua cidade e ainda foi escrevente da Coletoria do Estado de São Paulo .
 
 Resumo da ópera : Zequinha de Abreu  ( ABAIXO ) é um daqueles típicos casos de genialidade injustiçada e não reconhecida e que a História , ainda mais em um país que a despreza , lamentavelmente tratou de jogar no limbo do esquecimento .......
 
Uma pequena e modorrenta cidade no interior paulista , localizada a distantes 253 quilômetros de São Paulo e na quentíssima região de Ribeirão Preto e predominantemente colonizada e habitada por italianos e descendentes : a princípio uma cidade com o perfil de SANTA RITA DO PASSA QUATRO ( atualmente tendo cerca de 30.000 habitantes , a cidade - ABAIXO - é uma das 12 estâncias climáticas daquele Estado , um dos centros nacionais da Astronomia amadora
 
e tem como seu filho mais ilustre o ator JOSÉ DE ABREU - ABAIXO - , aquele mesmo que no ano passado e em uma cena que poderia fazer parte do documentário " O  MUNDO ANIMAL " , CUSPIU  em um casal durante uma discussão a respeito do amado , santo e respeitado partido do qual é militante : o PETRALHA , ops ! , PT )
 
e por sinal , é a cidade natal de Zequinha Abreu , está bilhões de anos -luz de ter alguma relação com um gênero musical tão brasileiro e identificado com a cidade do Rio de Janeiro , como o Choro . Só que surpreendentemente  foi justamente nessa cidade de nome longo e esquisito ( ABAIXO , MURAL EXISTENTE NAQUELA CIDADE E QUE HOMENAGEIA ZEQUINHA DE ABREU ) , ou mais precisamente em um despretensioso baile ocorrido no pré-histórico ano de  1917 , que " TICO-TICO NO FUBÁ " , ou melhor , " TICO-TICO NO FARELO " , foi pela primeira vez tocada ......Curiosa e inexplicavelmente , a música só veio a ter o nome atual em 1931 ( já existia outra música com seu antigo  nome ) e a ser gravada pela primeira de suas  38 vezes nesse mesmo ano ou mais especificamente pela obscura orquestra COLBAZ .
 
Por último , mais um fato curioso e surpreendente a respeito dessa icônica canção : em 1970 a irmã caçula de Carmem - AURORA MIRANDA ( 1915-2005 - ABAIXO  ) - gravou , PASMEM , uma versão em ESPERANTO da música ! A música , por sua vez , era uma das faixas do disco , todo gravado em esperanto , " BRAZILIA KANTAS POR PLI BONA MONDO " ( o significado desse "palavrão " é simples e até poético : " O BRASIL CANTA POR UM MUNDO MELHOR " ) .
 
A versão em esperanto , bem como das demais canções do disco , era de autoria do jornalista , professor , poeta e escritor gaúcho - radicado no Rio de Janeiro - SYLLA CHAVES ( 1929-2009 - ABAIXO  ) e que foi o grande conhecedor e mestre dessa língua - criada em 1887 com o objetivo de ser a língua universal do planeta -  no Brasil ......
 
Não ser um músico ou musicista profissional e ainda ter a responsabilidade de tocar uma canção-ícone brasileira diante de um Juarez Machado lotado : que gelada , hein ! Sem se intimidar com tamanha "responsa " e ainda tendo o luxuoso auxílio de um grupo de Choro formado por professores ( ABAIXO , UM DELES : FIO JOSÉ ) da ESCOLA DE MÚSICA VILLA LOBOS , da Casa da Cultura , um grupo de estudiosas e aplicadas alunas de flauta daquela instituição mostra todo o seu conhecimento e o seu talento no vídeo do dia .....PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=sAsZcGlVaR0
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário