terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Telona Mágica

"ESSE É O CARA !" , " O CARA É FERA ! " , " BICHO QUENTE ! " , " O CABRA É PORRETA ! " , " ELE É O MÁXIMO ! " ......antes que você pense que as frases que acabei de escrever são  uma demonstração de um possível surto de loucura deste escriba , lhe farei uma pergunta : VOCÊ GOSTA DE CINEMA ? Caso você seja um simples admirador e apreciador daquilo que alguns chamam de a SÉTIMA ARTE   e se , principalmente , for uma daqueles cinéfilos inveterados , então você tem todos os motivos do mundo para agradecer , usar todo o repertório de elogios que existe na tão complicada língua portuguesa e dizer as frases com as quais dei início a estas mal escritas linhas em relação a um sujeito que atendia pelo nome de WILLIAM KENNEDY LAURIE DICKSON ( 1860-1935 ; só não vale elogiar o cara soltando um sonoro PALAVRÃO : o ALAMEDA CULTURAL é um blog de respeito e da família brasileira ! ) ......Certamente você aí do outro lado deve estar perguntando : " MAS ENTÃO FOI ESSE CARA QUEM INVENTOU O CINEMA ? " . Está certo que  a paternidade do cinema é um tanto incerta e que não foi ele quem o "pariu " ( além dos seus famosos e supostos inventores - os irmãos franceses LUMIÉRE - e do multi inventor norte-americano THOMAS EDISON - que em 1893 patenteou um estranho aparelho projetor de imagens chamado CINETOSCÓPIO - mais 8 pessoas , durante um longo período que começou em 1820 e terminou em 1891 , podem ser consideradas as pioneiras do cinema , porém é bem provável que essa honra caiba a apenas uma delas , o francês LOUIS AIMÉ AUGUSTIN LE PRINCE : no início de outubro de 1888 ele conseguiu captar imagens no jardim da casa de seu sogro - JOSEPH WHITLEY , que vivia na cidade inglesa de West Yorkshire - utilizando uma câmera feita por ele mesmo e um rolo de papel fotossensível medindo 53,9 milímetros ; embora a sua criação tenha sido patenteada um mês mais acabou não vingando em virtude da qualidade do tipo de papel utilizado ) mas ele foi a primeira pessoa a perceber que aquele estranho , surpreendente e fascinante aparelho poderia vir a ser uma grande forma de entretenimento e , principalmente , poderia render um generoso combustível ( $ ) . Quem morasse ou estivesse apenas de passagem por Nova Iorque a partir daquela longínqua data de 14 de abril de 1894 e resolvesse ir na famosa região da Broadway - na época , ainda longe de ser famosa - e mais especificamente em um local chamado HOLLAND BROS ´ KINESTOSCOPE PARLOR para assistir às fabulosas imagens geradas por aquele  estranho e esquisito aparelho , teria de desembolsar apenas 25 centavos de dólar para assistir a 5 filmes ( Rapaz esperto o tal do William , hein ! ) e se quisesse assistir a 10 filmes , tiraria de seu bolso 50 centavos .
 
      Apesar de tanta esperteza  - no bom sentido - , de seu tino comercial , do seu pioneirismo e de seu espírito visionário e empreendedor ( a PRIMEIRA SALA PERMANENTE DE CINEMA só surgiria em 1905 , na cidade norte-americana de Pittsburgh ) , pelo que se sabe ele não enriqueceu com isso , não chegou a ter mesma fama e notoriedade  de seu ex-patrão ( entre 1889 e 1891 ele trabalhou como auxiliar de laboratório para  Thomas Edison e infelizmente a História tratou de jogá-lo no esquecimento ( Por acaso , antes destas mal escritas linhas que você está lendo , já tinha ouvido falar no nome de William Kennedy Laurie Dickson ? )  mas , de qualquer maneira , ele acabou descobrindo "o caminho das pedras " .....Imagine que na mesma cidade de Nova Iorque um daqueles típicos cinéfilos inveterados adentre aquele colossal recinto e , num misto de surpresa , admiração , fascínio , incredulidade e alegria suprema , solte um sonoro "ÉÉÉÉGUA !!! " ......Além de , é claro , esse personagem imaginário ser apaixonado por cinema e ser JOINVILENSE ( diga o nome de alguma outra região do Brasil onde se diga "ÉÉÉÉGUA !!!! " .....) , tal reação é mais do que normal : trata-se do RADIO CITY MUSIC HALL , inaugurado em 27 de dezembro de1932 e que durante muito foi maior cinema do mundo , tendo a princípio uma capacidade para 5.495 expectadores ( mais tarde essa capacidade foi reduzida para 5.874 expectadores ) . Mudando um pouco de assunto , o que você sabe a respeito da BÉLGICA ? Caso você goste de cinema então é bom ir conhecendo essa pequena monarquia europeia ( seu território é de aproximadamente 30.000 quilômetros quadrados , ou pouco mais do que o tamanho do Estado de Alagoas , que é de cerca de 27.000 quilômetros quadrados ) , famosa pelas cervejas e chocolates de altíssimas qualidades ( Huuummm....até já fiquei com fome ! ) e que na Copa de 2002 teve o azar de enfrentar o Brasil : em sua capital , BRUXELAS , está um dos maiores complexos de salas de cinema do mundo - o KINEPOLIS - com capacidade total para 7.000 expectadores e que é formado por 24 salas ( suas primeiras 8 salas foram inauguradas em 1988 ) .......E não só de Jornalismo e de contar histórias que entende ROBERTO SZABUNIA : o "hômi " também manja de cinema ! Na crônica de hoje ele relembra um aparelho que já virou peça de museu - o VIDEOCASSETE - , outro que está para virar - o DVD PRAYER - e as heroicas salas de cinema e videolocadoras , que , mesmo com o avanço da modernidade e da tecnologia , ainda insistem em sobreviver . Ah , é claro : com toda crônica do Forrest Gump de Joinville que se preze , ele relembra algumas histórias ......CONFIRA :
 
"Por estes dias de início de fevereiro tomei um susto ao passar na esquina das ruas Pedro Lobo e Senador Felipe Schmidt, no Centro de Joinville, ao não ver os cartazes tomando as paredes da locadora Magic Home Vídeo.
 
 
 
 
 
Será que o Jorge fechou as portas ? Se fechasse, seria mais um ícone do passado se apagando. Mas não. Mal postei uma nota no Face, já esclareceram que era uma simples troca de cartazes antigos. ( ABAIXO , PARTE DO ACERVO DA TRADICIONAL VIDEOLOCADORA JOINVILENSE )
 
 
 
Aliviou-me, mas ainda assim fiquei encafifado, remoendo o tema. Até quando as locadoras de vídeo ( ABAIXO )  vão resistir ? Quantas ainda existem – e resistem – na cidade ? Com tantas opções ao alcance do controle remoto, é inevitável que as locadoras se tornem obsoletas.
 
 Aliás, nem sei por onde anda meu DVD player ( ABAIXO ) ; penso que curte a aposentadoria num armário por aqui. Prestou bons serviços, mas acho que ainda tinha muito gás pra gastar.
 
Saiu cedo da ativa meu bom LG ( comprado em 2004, junto com um televisor de 29 polegadas tela plana,- ABAIXO -  da mesma marca ; mal sabia eu que aquela conquista seria efêmera, pois os aparelhos de plasma logo aposentariam o velho tubo de imagem ).
 
A velocidade da inovação na arte de ver filmes ( sim, considero assistir cinema tão arte quanto criá-lo ), lenta no século 20, disparou no 21. Assisti ao primeiro filme da minha vida lá pelos 7 anos de idade, uma das antigas películas de Tarzan, com o campeão olímpico Johnny Weissmüller ( ABAIXO ) na tanga do heroi.
 
Foi no Cine Rio Negrinho ( ABAIXO , PRÉDIO MAIOR ) , ainda novo com suas poltronas Cimo que lá permaneceram até o fim. Preto e branco, tela meio quadrada, som enlatado... Mas lá estava eu, piá abobado diante de um Tarzan em movimento ( já o conhecia do gibi ), soltando seu grito tribal e esfaqueando um crocodilo.
 Nos anos que se seguiram, todo filme com censura livre era garantia de estar toda a família no cinema. Lembro-me bem de uma matinê em que minha Babka ( ABAIXO - " AVÓ " , em polonês )  me levou, num domingo à tarde. No meio do caminho, lá pela altura da estação ferroviária, Baba percebeu que se esquecera de calçar as ' marias-moles ' , um calçado feminino superconfortável que ela adorava. Como não daria tempo de voltar, foi de chinelos mesmo.
 
O filme, não me recordo o título, era um drama francês musicado. Não entendemos lhufas; ela, por não saber ler em português; eu, por mal conhecer o a-e-i-o-u e não conseguir ler as rápidas legendas. Mesmo assim, divertimo-nos com as belíssimas canções interpretadas pelos franceses com seus acordeões.
 
Lá por 1968 entrou em nossa casa a televisão. Foi a segunda da rua, garantindo sala cheia todas as noites. No único canal disponível, as sessões de cinema limitavam-se ao fim da noite. Do que me vem rapidamente ao abrir as gavetas da memória, surge o filme ' Acorrentados ' , de 1958 ( ABAIXO ) , com Sidney Poitier e Tony Curtis. Passou num sábado à noite, na estreia da sessão Cine Samrig, na TV Paraná canal 6.
 
A vantagem de ver cinema em casa : nada de censura ( ainda que antes de todo programa surgisse na tela o velho certificado do departamento de Censura da Polícia Federal, com o alerta de idade ; ignorado, claro ). Desvantagem : tudo preto-e-branco e dublado ( se bem que as dublagens, naquele tempo, eram muito bem feitas - ABAIXO , CENA DO FILME "ACORRENTADOS " ).
 
Depois vieram a TV em cores com a ' Coruja Colorida ' , a profusão de canais, filmes com som original e legendas etc. Mas nunca deixei de ir ao cinema, seja no Cine Rio Negrinho, nas salas de Curitiba no pouco tempo que passei lá, na miríade de cinemas de São Paulo e, finalmente, cá em Joinville dos tempos do Colon ( ABAIXO , FOTOS DO PRÉDIO ONDE FUNCIONAVA O HOJE SAUDOSO CINE COLON E DOS OPERÁRIOS QUE O CONSTRUÍRAM ) , do Palácio, do Chaplin e das salas de shoppings.
 
 
 
 
 
 
Na tela pequena, a novidade entrou em minha casa há exatos trinta anos, quando adquiri meu primeiro videocassete ( ABAIXO ) . Era um verdadeiro trambolho, enorme, um Panasonic daqueles com tampa em cima, comandos mecânicos e que vivia enguiçando. Antes de comprar o monstrengo, eu já me tornara cliente da locadora Hobby Tape.
 
O velho Panasonic deu lugar a um mais moderno ( ABAIXO ) , da mesma marca mas também usado, e depois a outro zero bala. Aí sim, estava como eu queria : escolher o filme na prateleira da locadora, assistir na hora que quisesse e sempre com som original e legendas. Sexta-feira era dia de pegar seis ou sete títulos pra se esbaldar. Ressalvo :  nunca deixando de ir ao cinema.
 
Em 1997 assinei a NET, em princípio o pacote básico, com Fox, TNT, Warner... Algum tempo depois estendi o pacote para a rede Telecine. E um dia a operadora me presenteou com o HBO. Bem, não me lembro quando fui ao cinema  ( ABAIXO ) pela última vez.
 
Em 2004 adquiri o DVD player, junto com o televisor 29 tela plana. Há uns dois anos, entrou aqui uma TV LCD 32 polegadas ( ABAIXO ) .
 
O mais recente avanço na arte de ver cinema fica por conta dos serviços de streaming, simbolizados pelo Netflix ( ABAIXO ) . Foram os responsáveis pela precoce aposentadoria do meu DVD. Na internet assisto no momento a três séries :
 
 a fresquinha ' Santa Clarita Diet '  e a não tão nova ' American Horror Story ', ambas na Netflix ; e, pra relembrar a já distante TV a tubo, revejo ' Perdidos no Espaço '  ( ABAIXO - sempre às sextas, como antigamente ).
 
Filmes... Bah, guri ! Neste mês os temas que elegi são ' melhores filmes do Oscar ( ABAIXO ) desde a primeira edição '  e  ' Primeira Guerra Mundial ' . Pode ser no próprio televisor, na grade da NET, ou no computador, em streaming.
 

Mas admito: tenho saudade das salas de cinema e da locadora..."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário