quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tá Todo Mundo Louco , Oba !

E aí , amigo leitor , e amiga leitora : tudo beleza ? Agora pedirei para que pense em uma imagem agradável , ou melhor , eu lhe darei uma força e facilitarei esta tarefa : PENSE NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS ( Por favor , deixe os seus sentimentos bairristas de lado e esqueça a FARRA DO BOI e , principalmente , a dupla AVAÍ-FIGUEIRENSE ! ) ......
 
Construções e prédios seculares ( ABAIXO , O FORTE SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA ) , a praça XV com a sua secular e  exuberante figueira , praias paradisíacas , dunas , lagoas , generosos trechos ainda intocados de mata virgem , as velhas rendeiras , pequenas comunidades de pescadores saídas de algum lugar do passado ou de algum canto do arquipélago português dos Açores , o simpático e bem humorado "manezinho " com o seu tão típico , rápido , cantado e engraçado sotaque
 
 ( se bem que a espécie Homus manezinhos está em vias de extinção : na última vez em que este escriba esteve por lá devo ter trocado palavras com no máximo uns 4 nativos da ilha e o sotaque que mais ouvi , por incrível que pareça , foi o PARANAICO , ops ! , paranaense ) , enfim , a lista de atrações é gigantesca e não é á toa que esse lugar tão especial é chamado de " A ILHA DA MAGIA " . ( ABAIXO , A PRAIA DA LAGOINHA )
 
Como bom historiador que sou e como tenho a estranha atração por coisas antigas , em minha última visita à ilha fui ao HOSPITAL DA IRMANDADE SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS ( ABAIXO )  , que tem intermináveis 252 anos de existência ( surgiu em 1765 ) : atingido por um terrível incêndio em abril de 1994 e construído no alto de um morro  a apenas alguns metros da praça Tancredo Neves e da Assembleia Legislativa do Estado , de lá é possível ter uma boa e privilegiado visão de parte da maravilhosa paisagem da capital barriga verde .
 
Nessa mesma ocasião acabei entrando na capela do hospital : além dos impressionantes imagens , altares e esculturas sacras - capazes de fazer até o mais convicto dos ateus ficar de queixo caído - há ali também um pequeno museu e a moça que toma conta daquele local - na verdade nem tão moça assim - , uma simpática e atenciosa uruguaia que vive em Florianópolis desde 1988 , mostrou-me , entre as várias preciosidades que ali estão , uma colher de pedreiro com as iniciais do imperador DOM PEDRO II ( 1825-1891 - ABAIXO ) .
 
 Explica-se : em 1845 , por ocasião de sua primeira visita a então vila de Desterro e acompanhado de sua esposa , a imperatriz TERESA CRISTINA ( 1822-1889 - ABAIXO , DOM PEDRO II E TERESA CRISTINA EM FOTO TIRADA EM 1888 ) , ele deu o início simbolicamente da obra de ampliação daquele hospital .
 
A uruguaia-manezinha aproveitou a oportunidade para me fazer uma daquelas típicas "perguntas cabeludas " : QUAL É A ORIGEM DA PALAVRA HOSPITAL ? .....E você , cara pálida aí do outro lado , saberia responder a essa pergunta ? Bom , se você chegou a desconfiar que era isso , então acabou acertando em cheio : a origem da palavra HOSPITAL está em uma antiga palavra do latim , HOSPES , ou seja , HÓSPEDE . Os antigos romanos faziam a seguinte diferenciação : chamavam de HOSPITIUM aquele local onde eram alojados ao mesmo tempo visitantes , peregrinos e pessoas enfermas e de HOSPITIUM para aquele local onde eram alojados , ou melhor , AMONTOADOS , os ditos "indesejáveis " , ou seja , pessoas com doenças incuráveis , miseráveis e doentes mentais . ( a palavra HOSPÍCIO vem justamente de HOSPITIUM - ABAIXO , HOSPICIO DE BARBACENA , EM MINAS GERAIS )
 
Na passagem do século 19 para o século 20 a situação não havia mudado muito : só ficavam em hospitais - então chamados de "LOCAIS DE AMPARO À DOR " - pessoas que não tinham dinheiro para um tratamento particular , aqueles que sofriam de algum tipo de doença muitíssimo grave ou contagiosa , doentes mentais , militares e , pasmem , visitantes ou pessoas que estavam apenas de passagem pela cidade . ( ABAIXO , A QUASE ESCONDIDA ALA ANTIGA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ )
 
Falando nisso , como diria um famoso comentarista esportivo da Globo , " a regra era clara " , ou melhor , O CONTRATO ERA CLARO : o artigo 4 do quinto parágrafo daquele famoso contrato assinado na manhã de 5 de maio de 1849 em Londres entre o represente oficial do príncipe de Joinville ( ABAIXO ) - LEONCE AUBÉ ( 1816-1877 ) - e o todo -poderoso senador e empresário CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER ( 1778-1860 ) - o principal acionista da COMPANHIA HAMBURGUESA , empresa que viria a colonizar e lotear Joinville - DETERMINAVA , entre outras coisas , A CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL .
 
Com vários meses de atraso , foi só em 1852 que o hospital enfim surgiu , funcionando a princípio junto aquele famoso e improvisado barracão que alojou aquela leva de imigrantes de 9 de março de 1851 ( no local hoje existe a Biblioteca Municipal Rolf Colin - ABAIXO , CARTÃO-POSTAL DO ANTIGO JARDIM "LAURO MUELLER" , QUE EXITIU NESSE MESMO LOCAL ENTRE 1898 E A DÉCADA DE 50 ) : os doentes mentais , que ficavam internados junto com os demais pacientes e por um período máximo de 3 dias só vieram a ter uma casa própria em 1858 , se é que se pode chamar aquilo de casa ......
 
     Fazendo valer aquela frase - " VARRER PARA DEBAIXO DO TAPETE " - ou " ISSO NÃO É COMIGO " , achar algum documento ou registro oficial a respeito desse estabelecimento - que era chamado de "QUARTEL" - , que , presume-se tenha funcionado em um local isolado da cidade , é mais ou menos como tentar achar algum político honesto em Brasília : trata-se de uma tarefa árdua , existindo raríssimos e esparsos registros da existência desse local e não se sabendo nem mesmo o seu endereço !
 
 Foi só depois de quase 50 anos que os loucos da cidade voltaram a mudar  de endereço : exceto um breve período em que os hospício chegou a funcionar em uma das alas do então recém inaugurado hospital São José , a partir de 1906 o hospício de Joinville começou a funcionar no antigo hospital da colônia Dona Francisca , que estava localizado na então RUA ALEMÃ , hoje Rua Visconde de Taunay 9 ABAIXO , RESIDÊNCIA NESSA RUA , EM FOTO TIRADA NA DÉCADA DE 30 ) . Felizmente essa construção ainda existe e está localizada bem na esquina entre as ruas Henrique Meyer e Visconde de Taunay , e se este escriba não estiver enganado , ali hoje funciona uma clínica veterinária ......
 
Para que você tenha uma ideia mais clara de como os ditos "INDIGENTES MENTAIS " eram tratados , agora irei reproduzir um pronunciamento feito pelo todo-poderoso ABDON BATISTA ( 1851-1922 ) em 1917 e que nessa ocasião era o prefeito de Joinville ( ABAIXO , CARTÃO-POSTAL EM FRANCÊS RETRATANDO A ENTÃO MITTELWEG - OU RUA DO MEIO -, HOJE XV DE NOVEMBRO )  :
 
 "Tenho a informar ao Conselho que o serviço de assistência prestado nesta cidade 9 ABAIXO , OUTRO ANTIGO CARTÃO-POSTAL DE JOINVILLE ESCRITO EM FRANCÊS )  aos loucos é o mais incompleto e o mais lastimável que se possa imaginar . São recolhidos entre 16 e 20 pessoas em um edifício pequeno e sem condições hygienicas de natureza alguma . Não há ali a menor prática dos preceitos scientificos em bem do conforto e encaminhamento de cura , assim como falta segurança em diversos compartimentos destinados a loucos furiosos . Nem se pode , apezar de todos os esforços d ´esta Superintendencia e do espírito caridoso da população , fazer coisa melhor . O problema de assistência aos loucos tem de ser resolvido no Estado por forma diferente .
 
 É indispensável creação de um hospício obedecendo as regras da sciencia , bastante vasto para recolher o grande número de alienados que existe em quase todos os municípios , dirigido pelo Estado ás expensas dos seus cofres com auxílio das municipalidades , extinguindo-se d ´uma vez esses tristes cárceres privados , que existem em algumas localidades onde são enclausurados taes doentes , sem assistência alguma , e pesando sobre os cofres estadoaes e alguns municipaes para pagamento exclusivamente de subsistência aos reclusos . ( ABAIXO , FOTO POSSIVELMENTE TIRADA EM 1906 DO HOSPITAL SÃO JOSÉ , LOCAL ONDE FUNCONOU PROVISORIAMENTE O HOSPÍCIO )
 
Impõe se por amor á Caridade e à Sciencia a solução imediata d ´este assumpto , para o que certamente não faltarão atenção e desvelo por parte dos poderes públicos . Até então teremos de testemunhar , com os esforços inutilizados , o que se passa por aqui e por outros pontos do Estado em sacrifício dos privados da razão . ".......( ABAIXO , OUTRA ANTIGA FOTO DO SÃO JOSÉ , INFELIZMENTE SEM DATA )
 
Como eu cheguei a comentar na semana passada , e também em outra ocasião anterior , certamente a pessoa que mais lutou para que absurdos como os que você de ler não mais acontecessem e para que essas pessoas tivessem um tratamento digno foi o político , amigo de Abdon Batista e magnata da erva-mate OSCAR ANTÔNIO SCHNEIDER ( 1864-1916 - ABAIXO ) e após a sua morte a pessoa que provavelmente mais lutou por esse ideal e uma das que tornaram possível a realização desse SONHO , se é que isso possa ser chamado de SONHO , foi justamente a sua viúva , FRANCISCA CORNELSEN SCHNEIDER .
 
 Infelizmente ela viveu em uma época em que o papel da mulher na sociedade era praticamente nulo e em que uma dita "moça de boa família "não ia muito além de casar cedo , ter filhos , ser um esposa fiel e dedicada , uma mãe zelosa e uma guardiã do lar ( POR FALAR EM MULHERES , EIS UMA TÍPICA MULHER JOINVILENSE : LINA HOFMANN , NORA DO GENIAL E ONIPRESENTE FOTÓGRAFO ALEMÃO FRITZ HOFMANN EM FOTO PROVAVALEMENTE BATIDA NA DÉCADA DE 20 ) : lamentavelmente e a exemplo do tal "quartel " que comentei há pouco , existem raríssimos documentos em que o seu nome é citado e ainda assim apenas como "VIÚVA SCHNEIDER " ( só recentemente foi encontrada uma referência à ela em um relatório oficial a respeito da criação do hospício Oscar Schneider e ainda a foto da casa em que viveu com seu esposo em cujo verso parece o seu nome ) .....
 
Por falar nisso , veja o que o então prefeito MARINHO DE SOUZA LOBO - prefeito da cidade entre 1922 e 1926 e membro de uma das mais tradicionais e influentes famílias luso-brasileiras de Joinville - disse em um pronunciamento datado de 1922 : " Depende da instalação de água e de algumas pequenas obras imprescindíveis ao seu bom funcionamento a inauguração do novo hospício de alienados ( ABAIXO )  , MANDADO CONSTRUIR E  OFERECIDO AO MUNICÍPIO PELA EXMA. SNRA . DA. FRANCISCA SCHNEIDER , em cumprimento a última vontade de seu finado marido , o saudoso conterrâneo Snr. Oscar Antônio Schneider . "
 
 
       Curiosamente , foi só em 1923 que o hospício ( ABAIXO ) veio a ser inaugurado : na área central do edifício os cômodos reservados aos funcionários , 8 quartos destinados aos pacientes menos agitados e as salas da diretoria e da secretaria ; em uma das alas laterais ficavam os homens , existindo 7 celas , um terraço , um banheiro e o quarto do enfermeiro e na outra ala lateral - que tinha a mesma estrutura da ala masculina - ficavam as mulheres .
 
 Caso , obviamente , você tenha tempo e muuuito dinheiro e resolva ter a , digamos , excêntrica ideia de visitar algum HOSPÍCIO de alguma bucólica cidade do interior da requintada França ( Cuidado para não botarem uma CAMISA DE FORÇA - ABAIXO - em você ! ) , perceberá que tanto a sua arquitetura quanto a sua estrutura provavelmente serão semelhantes ao doa antigo hospício joinvilense . Boa dos hospícios em várias partes do mundo seguiam o modelo francês ou mais especificamente a REGULAMENTAÇÃO DE 1839 e o TRATADO DE ARQUITETURA DE 1900 ( esse último de autoria de LOUIS CLOQUET ) , pelo quais um hospício ideal deveria ter :
 
 salubridade ( tanto dentro quanto fora da edificação ) ; afastamento de qualquer vizinhança ; uma separação mínima para dividir entre adultos e crianças , entre gêneros e para permitir o isolamento de convalescentes e furiosos ; a construção e o terreno deviam garantir a vigilância sobre os pacientes ; os locais para construção deveriam "agradar à vista "e a geometria do edifício deveria ser retangular dispersiva , sendo favorável à classificação dos pacientes ......A pessoas que foram internadas no Oscar Schneider eram de que cidades ? Quem as deixou ali ? O que faziam ali dentro ? Essas e outras respostas na SEMNA QUE VEM ! Mudando um pouco de assunto : o que você acha da ideia de RIR UM POUCO ? A figuraça que aparece no vídeo do dia é uma das mais folclóricas figuras de Joinville : o MALUCO DO ZARCO ! ( APROVEITANDO A OPORTUNIDADE , EIS AQUILO QUE O IDIOMA "JOINVILÊS" CHAMA DE "ZARCO " : UM ÔNIBUS , EM FOTO DA DÉCADA DE 70 ) Seria um caso para internação no Oscar Schneider ? PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=7MhFm8iYVJE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário