quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Som de Joinville : Vida Inteligente

Iniciarei esta postagem lhe propondo algo : que tal um bom DESAFIO ? Caso você seja aquele tipo de pessoa movida por desafios ( ABAIXO ) e que os adora , já vou logo avisando : trata-se de uma tarefa árdua e até complicada !
 
Bom , vamos lá : diga-me o nome de uma BOA MÚSICA .Não , não vale música antiga tem de ser alguma  MÚSICA ATUAL e que esteja fazendo sucesso no momento .......Caramba , acho que peguei pesado ! Já que estou falando de RUINDADE , agora "pegarei um gancho " nisso e lhe farei outra pergunta : Qual foi o PIOR cantor , ou cantora , de todos os tempos ? Se você pensou em algum funkeiro ( ABAIXO , O CULTO E REFINADO FUNKEIRO MC GUIMÉ ) ou cantor sertanejo , desses que atualmente  empesteiam a música brasileira , errou feio :
 
 por incrível que pareça essa façanha nada honrosa coube a uma , pasmem , SOPRANO norte-americana chamada FLORENCE FOSTER JENKINS ( ABAIXO )  . Na noite de 25 de outubro de 1944 ele interpretou a música CLAVELITOS , que é recheada de LIEDER ( a palavra LIEDER significa "CANÇÕES " , em alemão : trata-se de um tipo de arranjo feito especialmente para alguma apresentação de piano ou canto solo geralmente de alguma canção em alemão ) e ALTAS COLATURAS ( dá-se o nome de COLATURA a várias notas musicais cantadas em uma única sílaba e geralmente são as sopranos de voz aguda que interpretam esse tipo de canção ) , ou em outras palavras , um tipo de canção dificílima de ser interpretada .
 
 Para azar e judiação dos coitados dos espectadores que lotaram o famosíssimo CARNEGIE HALL ( ABAIXO )  , em Nova Iorque , o auge da ruindade foi quando a soprano cantou uma nota em LÁ MAIOR de maneira mega estridente . Mas há uma explicação para isso : um acidente de táxi ocorrido um ano antes havia afetado a sua voz ......
 
Coincidência ou não , a soprano veio a falecer alguns dias depois daquela vexatória apresentação , aos 76 anos de idade ( nascera em 1868 ) . Caso a gloriosa soprano americana ( ABAIXO ) vivesse hoje , ele certamente teria um sentimento que seria um misto de alívio - afinal de contas , existem pessoas que contam muito pior do que ela - com vergonha alheia , pelo que seus pobres , delicados e refinados ouvidos teriam de ouvir :
 
 " O OUVIDO DOS OUTROS É PENICO ! " , esse provavelmente deve ser o pensamento de cantores ( ? )  atuais , compositores ( ? ) , empresários , produtores , arranjadores , executivos de gravadoras e todo um considerável e verdadeiro batalhão que trabalha na indústria fonográfica , ou como disse certa vez em uma entrevista o roqueiro baiano MARCELO NOVA ( ABAIXO )
 
( para quem não sabe ele foi líder e vocalista de uma das mais marcantes bandas do rock brasileiro no anos 80 - CAMISA DE VÊNUS - e também o último parceiro musical do eterno "Maluco Beleza " RAUL SEIXAS : em 1989 a dupla de roqueiros baianos gravou o ótimo disco "PANELA DO DIABO " - ABAIXO - , que infeliz e lamentavelmente veio a ser o último trabalho de Raul ,  que veio a falecer em 21 de agosto daquele ano ou  apenas 2 dias após o lançamento do disco ) , com aquele seu típico humor ácido e agressivo , " OS EXECUTIVOS DAS GRAVADORAS DESPEJAM DEPOIS DO ALMOÇO DESPEJAM NA PRIVADA A MESMA COISA QUE TÊM NA CABEÇA " ( KKKK !!!! )......
 
Algum leitor de memória avantajada , capaz de despertar inveja até em um elefante , dirá que em outras épocas também existiram cantores ruins e lembrará de nomes que despareceram de maneira repentina quanto surgiram , como DIANA ( um dos destaques  da brega music dos anos 70 ) , MISS LENE ( cantora cearense , também dos anos 70 ,  que em virtude de uma certa semelhança física chegou a ser comparada por muitas pessoa sem noção com TINA CHARLES , ótima cantora inglesa que alcançou destaque durante a era da disco music )
 
e outros tantos que tomaram o Brasil de assalto durante a febre de rock ´n roll tupiniquim para logo em seguida desaparecer , como as bandas ABSYNTHO e AFRODITE SE QUISER e o cantor ( ? ) SILVINHO BLAU BLAU ( KKKK !!!! ) . Ah , é claro : não poderia ficar fora dessa lista a cantora ( ? ) sul-mato grossense TETÊ ESPÍNDOLA ( ABAIXO )  , que deu um show de desafino no festival de música promovido pela Globo em 1985 com a música  " ESCRITO NAS ESTRELAS " e que , sabe-se lá por quais motivos e surpresa até provavelmente da própria Tetê , acabou vencendo esse festival .
 
 E olhe que só estou comentando a respeito da música brasileira , apesar dos pesares , tida por muitos especialistas como uma das melhores e mais criativas do mundo e não comentando a respeito das aberrações musicais mundo afora , como CRISTINA AGUILLERA , BRITNEY SPEARS , BEYONCÉ ( Com certeza os fãs delas  que por ventura estão se aventurando a ler estas mal escritas linhas devem estar gastando todo o seu repertório de palavrões em cima da pessoa desse pobre e  limitado escriba ! ) e daquele cara ( não lembro o nome do indivíduo - ABAIXO , AO CENTRO , ENTRE O GUITARRISTA BRYAN MAY E O BATERISTA RO GER TAYLOR  ) que em 2015 teve a ousadia de cantar no lugar do genial e saudoso FREDDIE MERCURY ( 1946-1991 ) na apresentação do QUEEN durante a última edição do Rock ´n Rio .......
 
       Ah , então quer dizer que para este chato e ranzinza escriba , musicalmente o mundo está perdido ? ( Uma pergunta que já há alguns anos venho fazendo a amigos e conhecidos e que nenhum deles me respondeu : POR QUE A MÚSICA ATUAL É UMA " CACA "? ; Por acaso você saberia responder esta pergunta ? ) Não , de maneira alguma ! Felizmente e sem a devida atenção da mídia , existem aqueles que ainda sonham e trabalham para ETERNIZAR SEUS NOMES fazendo música da melhor qualidade ; aqueles , que como dizia a igualmente saudosa e genial ELIS REGINA ( 1945-1982 - ABAIXO ) , encaram a música como um SACERDÓCIO e aqueles que já se sentem felizes e completamente realizados só ao cantor antigos sucessos de seus ídolos , dando-lhes , no entanto , um toque às suas interpretações bem especial e pessoal .
 
 Felizmente a banda joinvilense D80 fez parte desse grupo especialíssimo de pessoas iluminadas , musicalmente falando ......Em 10 de janeiro de 1996 - por sinal , uma época em que a música brasileira já era maltratada e avacalhada - um grupo de já experientes músicos joinvilenses ( ABAIXO ) decidiu criar uma banda que a princípio teve o nome de DOMÍNIO ( como já existia uma banda em São Paulo com esse nome e para evitar aporrinhações , principalmente judiciais , em fins de 2010 o nome acabou sendo alterado para D80 ) e que seguiria um ideal : cantar , tocar e reviver saudosos e especialíssimos sucessos dos anos 80 e daquela mesma década de 90 , fazendo as pessoas viajar no tempo sem sair do lugar . Influências ? A lista é gigantesca e inclui nomes , como ENGENHEIROS DO HAVAÍ , IRA ! , PLEBE RUDE , MIDNIGHT OIL , PARALAMAS DO SUCESSO , LEGIÃO URBANA , ULTRAJE A RIGOR e MEN AT WORK .
 
E o plano dos então rapazes acabou dando mais do que certo : além dos estreitos limites formados por Pirabeiraba , a Serra do Mar , a baía da Babitonga e o Itinga , ou seja , Joinville ( é provável que praticamente todas as casas de shows , noturnas e bares aqui de terras de Dona Francisca já tenham sido abrilhantados pela presença da D80 - ABAIXO - : eles já se apresentarem em locais , como CAIS 90 , RUTANA , EXPRESSO CHOPERIA , JAMMIN ´CLUB , TULIPAS CHOPERIA , entre muitos outros ) , também se apresentaram em cidades vizinhas , como São Francisco do Sul , Barra do Sul e Jaraguá do Sul e em cidades , como Itapema , Porto Belo , Mafra , Piçarras , Mafra e até mesmo a litorânea cidade paulista de Iguape .
 
Os hoje vovôs-garotos da D80 ( quase todos têm no mínimo 20 anos de carreira ) também tiveram a honra de participar de acontecimentos importantes , como a apresentação em uma das edições do tradicionalíssimo Festival de Dança e do show de lançamento , em fins de 2005 , do primeiro CD da hoje extinta e saudosa banda joinvilense CANELA BRASIL ( ABAIXO ) .
 
Como não são bobos nem nada , mantém contas no Orkut e no Facebook , onde mantém seus fiéis fãs atualizados em relação a seus shows , notícias e novidades , e ainda comercializam 12 tipos de produtos com a marca D80 ( isso inclui camisetas , óculos e até mesmo o jurássico videogame ATARI ) via site oficial da banda ( www.d80.com.br ) . Presença constante na mídia desde 2001 ( já chegaram a se apresentar ao vivo na rádio 99 FM , de Balneário Camboriú ; a serem entrevistados pela rádio UDESC JOINVILLE e a se apresentarem por diversas vezes na TV Cidade ) , a D80 ( ABAIXO )  faz parte de uma tendência que vem tomando conta do cenário roqueiro joinvilense já há algum tempo :
 
 a do ROCK SAUDOSISTA , que inclui nomes como as da banda MÁFIA BARDINI e da veteraníssima ATRITO , em seus esporádicos retornos ( essa tendência mereceu até mesmo uma matéria no hoje falecido jornal "NOTÍCIAS DO DIA " , em sua edição de 6 de agosto de 2011 ) . "AH , ENTÃO QUER DIZER QUE OS CARAS SÓ CANTAM MÚSICA DAS ANTIGAS ? " , se essa pergunta passou aí pela vossa cabeça , saiba que eles ( ABAIXO )  também fazem um trabalho autoral : seu único CD traz 10 faixas , com destaque justamente para a música que o abre , a ótima "ME LIGAR " . E é justamente o clipe dessa música , gravado na vizinha e histórica São Chico , que você terá o prazer de conferir em instantes .....PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO :  https://www.youtube.com/watch?v=N1sKB0PF140
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário