quarta-feira, 10 de maio de 2017

Meu Cafofo

A última noite de sono que tive - se é que isso pode ser chamado de sono - eu não desejaria nem a um inimigo : agitação , insônia ( ABAIXO ) , sede , idas frequentes ao banheiro , preocupação , angústia......E qual foi o motivo de tudo isso ? Por causa de uma pergunta : COMO INICIAR MAIS UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DE JOINVILLE ?  ......
 
Ah , se não fossem os amigos ! E foi aí mais uma vez que minha velha amiga-colega me salvou : " Seu bobinho ! Por que você não deixa que eu diga a eles no início do texto  o que significam as palavras MÚSICA ( ABAIXO ) e SAUDADE ? Talvez isso ajude a clarear as suas ideias . " , disse ela toda carinhosa , meiga e prestativa ( Quero esclarecer que o meu relacionamento com a ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL - na minha imaginação , obviamente - é puramente profissional e de amizade , ou você pensou outra coisa ? Também declarar outra coisa : EU NÃO SOU LOUCO ! ) .
 
 Sábias palavras , minha amiga ! Já que a sua sugestão é uma ordem , então diga o que é MÚSICA ( Quem acha que essa palavra tem origem em MUSA não só acertou em cheio como , POR FAVOR , pode dizer a este escriba um número para acertar a próxima Mega Sena : essa palavra tem origem na expressão  MOUSIKE TEKHNE , que significa " ARTE DAS MUSAS " , ou seja , divindades femininas da antiga mitologia grega - ABAIXO - e que eram tidas como protetores das atividades artísticas ) :
 
 " 1 - Arte que utiliza os sons combinados entre si como linguagem e como elementos de comunicação ; conjunto de símbolos musicais ( ABAIXO -  gráficos ) que servem para transmitir ao executante a ideia do compositor ; execução de uma peça musical ;
 
conjunto de músicos e das composições ( exemplos : Música Popular Brasileira , Música Medieval , etc....)  ; composição musical ; modo de executar uma composição musical com a voz ou com um instrumento ; 2 - Um conjunto qualquer de sons ( exemplos : a música da cidade moderna , a música da floresta , etc... ) ;
 
3 - O mesmo que dinheiro ; 4 - Galinha , carteira de dinheiro ( E aí , leitor e leitora : você sabia disso ? ) ; 5 - MULHER GRÁVIDA ( Caraaaaaca , véio !!!! ) e 6 - Musiqueta ( sentido depreciativo ) " ......
 
Algo que você provavelmente já deve ter ouvido falar inúmeras vezes : a língua portuguesa é a ÚNICA em que existe a palavra SAUDADE ( a hipótese mais provável entre os especialistas , pesquisadores e estudiosos da língua portuguesa é que essa palavra tenha se originado a partir de um antigo termo do latim : SOLITATE , que significa "SOLIDÃO " ) . E o que a minha amiga teria a dizer a respeito desse luxo - se é que a palavra SAUDADE pode ser considerada um luxo linguístico - que só a nossa tão complicada , labiríntica , incompreendida e muitas vezes ESTUPRADA língua portuguesa tem ? Antes disso e como diria um famoso humorista ( ? )  e apresentador ( ? ) que atende pelo nome de JOÃO KLEBER : PARA ! PARA ! PARA ! .....Eu agora lhe pergunto : qual é a DEFINIÇÃO que você dá para a palavra SAUDADE ? ..........Hum , interessante essa sua definição !.......
 
Pois saiba que a palavra SAUDADE também significa que muito provavelmente você nem sabe que existe ! Diz aí , minha amiga : " Recordação , suave e triste , que traz alegria pela lembrança do tempo vivido com pessoa querida e tristeza por não poder se repetir ; ausência do ente querido ; nostalgia ; melancolia ; 2 - Denominação comum atribuída a um vegetal da família das Asciepiedáceas e a diversas espécies da família das Dinsáceas ( Ahn ?????? ) e 3 - Lembranças afetuosas , cumprimentos . " ......A minha que me desculpe mas MÚSICA e SAUDADE são coisas que estão muuuuuito acima de qualquer definição exata e gramática : você simples e tão somente as sente e as vive !
 
Aliás , " pegando um gancho " nisso , com uma certeza tão absoluta quanto o fato de o nosso querido presidente MICHEL TEMER ser HONESTO ( KKKK !!!! ) ou de que o resultado da soma de mais dois é quatro , a musiquinha a seguir - uma das geniais composições do eterno "poetinha " VINÍCIUS DE MORAES ( 1913-1980 - ABAIXO  ) - foi uma daquelas que embalaram a sua infância e isso , é claro , se você tiver mais de 30 anos ( Ô , "seu " escriba : tá me chamando de velho ? ) :
 
" Era uma casa muito engraçada / Não tinha teto , não tinha nada / Ninguém podia entrar nela ,  não / Porque na casa não tinha chão / Ninguém podia dormir na rede / Porque na casa não tinha parede / Ninguém podia fazer pipi / Porque pinico não tinha ali / Mas era feita com muito esmero / na rua dos bobos ( ABAIXO ) número zero . " .......
 
Bom , confesso que os meus conhecimentos de língua e canções folclóricas alemãs são iguais a ZERO e , partindo dos fatos de que já em 1856 existia uma sociedade de anto aqui em terras de Dona Francisca ( ao contrário do que muitos devem pensar , essa sociedade não foi criada por "alemães " - a Alemanha só surgiu em 1871 - mas sim por suíços ,  que então eram a maioria dos imigrantes radicados por aqui ) e de que a grande maioria dos imigrantes e de classes humildes onde  , portanto , as velhas canções e costumes folclóricos ( FALANDO NISSO , ABAIXO , EIS O GRUPO VOIGT , PIRABEIRABA E M FOTO DE DATA INDEFINIDA ) estavam mais presentes , presumo que não existia apenas uma mas sim várias canções tendo a CASA como o seu tema .
 
 É de se imaginar a alegria com que entoavam essas canções  aquelas cerca de 11.000 pessoas que chegaram em Joinville entre 1851 e 1902 quando finalmente terminavam de construir o seu tão sagrado lar , mesmo que quase sempre as tais CASAS na verdade não passassem a princípio de rústicas construções de pau-a-pique ou de simples choupanas no meio do mato , algo não muito distante da tal "casa engraçada " da música do "poetinha " , que reproduzi ainda há pouco ( ABAIXO , EIS UMA FAMÍLIA DE IMIGRANTES - OS ARNDT - , RESIDENTES NA ESTRADA DOS MORROS - ÁREA RURAL DO VILA NOVA - EM FOTO DA DÉCADA DE 20 )
 
( Já comentei isso diversas vezes e não custa lembrar de novo : muitas dessas habitações foram construídas com a ajuda dos conhecimentos - e algumas vezes até com mão-de-obra escrava - dos moradores que já viviam na região muito antes de 1851 e se não fosse essa providencial ajuda é até provável que a colônia Dona Francisca tivesse o mesmo melancólico fim da vizinha colônia francesa do Saí - ABAIXO , CARTÃO-POSTAL TRAZENDO UMA VISÃO DA ANTIGA REGIÃO PORTUÁRIA DE JOINVILLE : A LEITE LUSO-BRASILEIRA DA CIDADE VIVIA NESSA REGIÃO  ) .
 
          " É TEMPO DE MURICI , CADA UM CUIDA DE SI " , esse ditado  folclórico , rimado e que , infelizmente , tem cada vez mais virado uma regra nos últimos tempos ( Só a título de curiosidade : essa frase é de autoria do coronel PEDRO NUNES TAMARINDO e foi uma ordem de DEBANDAR dada após a tropa comandada por ele ter sido derrotada em uma das batalhas da GUERRA DE CANUDOS , conflito que ocorreu entre 1896 e 1897 no sertão da Bahia entre o Exército brasileiro e uma comunidade rebelde e religiosa de sertanejos chamada Canudos - ABAIXO -  , terminando com  o massacre dos sertanejos ; em resumo : em meio a desgraça o glorioso militar ainda achou tempo para fazer graça e provar ser um péssimo humorista ! )
 
era completamente desconhecido nos primórdios de Joinville e um lugar praticamente isolado , onde praticamente tudo estava ainda por se fazer , terrivelmente quente e úmido e literalmente no meio do nada , não existiam outras alternativas senão as de dar as mãos , se unir , ajudar o próximo e trabalhar duro . ( ABAIXO , A MAIS ANTIGA ESCOLA DE JOINVILLE E QUE TAMBÉM CHEGOU A SER UMA IGREJA PROTESTANTE : A ATUAL ESCOLA MUNICIPAL ANABURGO - TAMBÉM NA ÁREA RURAL DO VILA NOVA - , EM FUNCIONAMENTO DESDE 1858 . INFEIZMENTE A FOTO É DE DATA INCERTA )
 
 Vendo com os olhos e a mentalidade de hoje e em um país com uma mentalidade tão escravocrata , onde o TRABALHO ainda de certa maneira é visto com algo degradante  e um fardo e onde há mais de 5 séculos o absurdo e infame " VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO ? " é a regra , fica até complicado imaginar um cidadão com a posição social e as  formações intelectual e profissional de OTTOKAR DOERFFEL ( 1818-1906 ) "passando um perrengue " como qualquer outro pobre e mero mortal . ( FALANDO EMMEROS MORTAIS , EIS OUTRO REGISTRO FOTOGRÁFICO DA ESCOLA DA ANABURGO , DESSA VEZ DA DÉCADA DE 20 )
 
Falando nisso , eis o que próprio Ottokar Doerffel tem a nos dizer : " .....Como todos os nossos utensílios ainda se achassem a bordo , tivemos de nos arranjar da melhor maneira possível . Para felicidade nossa , os vizinhos se mostraram extremamente atenciosos , ajudando-nos e emprestando-nos louças e outros utensílios . Nem mesmo fechadura havia na porta de nosso estábulo e teríamos de deixar aberto , se não fosse um vizinho , que nos emprestou uma fechadura com gonzos e corrente . Durante a noite , fincávamos um pau contra a porta ....." ( esse é um trechos daquela quilométrica carta datada de 12 de março de 1855 , endereçada a sua mãe e cujos vários trechos reproduzi nas semanas anteriores - ABAIXO , UMA MORADIA DE IMIGRANTES RECÉM CHEGADOS : A FOTO FOITIRADA NO ENTÃO DISTRITO DE HANSA HUMBOLT , HOJE CORUPÁ E QUE ENT~~AO PERTENCIA AO JOINVILLE ) .
 
Porém , mesmo com as colossais precariedades e dificuldades dos complicadíssimos primórdios de Joinville EXISTIAM ALGUNS MAIS IGUAIS DO QUE OS OUTROS .......A chegada do veleiro "GLORIOSA " em São Francisco , depois de mais de dois meses de viagem ( partiu de Hamburgo em 19 de julho de 1851 e chegou em 27 de setembro ) , não representou apenas a chegada da terceira leva de imigrantes a então colônia Dona Francisca ( vieram a bordo do "Gloriosa "  75 pessoas - ABAIXO , ALGO VALIOSÍSSIMO : UM ANTIGO MAPA DE JOINVILLE E  REGIÃO , AINDA NO TEMPO DA COLÔNIA DONA FRANCISCA ) :
 
 se até então quase todos os imigrantes eram humílimos agricultores e operários , a bordo desse navio estavam profissionais , como professores , militares , comerciantes , empresários , teólogos e naturalistas e futuros "figurões " da colônia Dona Francisca , como JULIUS CHRISTIAN GUSTAV BRUEGMANN ( acionista da Sociedade Hamburguesa , empresa que , como você está mais careca que o Espiridião Amin de saber , loteou e colonizou o que viria a ser Joinville e cidades próximas , como São Bento do Sul , Campo Alegre e Rio Negrinho - ABAIXO , UMA ESCOLA NO QUILÔMETRO 6 DA ANTIGA ESTRADA DONA FRANCISCA EM FOTO DE 1906 ) ,
 
JOHAN ADOLF HALTENHOFF ( também acionista da empresa de Hamburgo , era advogado e seria futuramente JUIZ DE PAZ - um cargo mais político que jurídico - e PRIMEIRO PREFEITO DE JOINVILLE , entre 1869 e 1873 ) , FRIEDRICH HEEREN ( agrimensor , acionista da Sociedade Hamburguesa e patriarca de grande e tradicional família em Joinville- FALANDO EM FAMÍLIA , EIS O SCHULZ , EM FOTO PROVAVELMENTE TIRADA NA DÉCADA DE 30 E QUE RESIDIAM NA ATUAL RUA BRIGADA LOPES , NO GLÓRIA  )
 
e , principalmente , BERNHARD POSCHAAN JUNIOR ( primeiro empresário e latifundiário de Joinville , adquiriu uma vastíssima propriedade no que é hoje a rua XV de Novembro e consta que seus empregados - vários deles vindos a bordo do "Gloriosa " - trabalhavam sob CONTRATOS DRACONIANOS , sendo na prática seus escravos e  curiosamente , constava na lista oficial de imigrantes que a profissão de Poschaan era a de .......AGRICULTOR ! Com certeza esse cara apoiaria a REFORMA DA PREVIDÊNCIA ! - ABAIXO , EIS A SUA  HUMILDE RESIDÊNCIA , LOCALIZADA NA ENTÃO MITTELWEG  ) .
 
Totalmente diferente dos demais pobres e mortais imigrantes , não foi difícil para o glorioso Ottokar Doerffel entrar para esse seletíssimo grupo : enquanto os demais imigrantes tinham de se contentar recebendo reduzidos lotes de terras  e muitas vezes penavam e sofriam com a pouca fertilidade dessas terras , Ottokar Doerffel ( ABAIXO , ALGO QUE CERTAMENTE ELE CHEGOU A CONHECER : O HOTEL BECKMANN , INAUGURADO EM 1896 E QUE ESTAVA LOCALIZADO ONDE HOJE É O BANCO SAFRA )  adquiriu um vastíssimo e generoso lote - o de número 124 - na então MITTELWEG ( Estrada do Meio , antiga SCHVEIZERSTRASSE - Estrada dos Suíços - e hoje rua XV de Novembro ) que só terminava a alguns metros do que hoje é a rua Max Colin ou mais precisamente no local da atual Sociedade Palmeiras
 
 ( nunca é demais lembrar que ele foi durante muito tempo funcionário da empresa hamburguesa em Joinville , chegando a ser diretor da colônia Dona Francisca durante um breve período ) , e , obviamente , um homem da sua posição e com um terreno tão grande planejaria construir não uma casa mas sim A CASA ......( FALANDO EM CASA , EIS A RESIDÊNCIA DO SAPATEIRO SUÍÇO JACOB RICHILIN , NA ENTÃO ZIEGLEISTRASSE - RUA DA OLARIA - , A ATUAL RUA DO PRÍNCIPE ) . Eu pretendia descrevê-la para você hoje mas , COMO SOU MALVADO e quero fazer mistério , deixarei esse assunto para a semana que vem ......
 
Ainda falando na antiga casa de Ottokar Doerffel , aproveito para mais uma vez lhe fazer uma pergunta : VOCÊ JÁ FOI AO MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE ? ( ABAIXO ) Se você nunca botou os pés por lá e , portanto , não faz a mínima de como é aquela antiquíssima construção por dentro , eu irei lhe dar uma força : o vídeo do dia explica justamente o funcionamento do museu . Desde já eu lhe peço um trilhão de desculpas : o áudio do vídeo está em volume  baixo ......PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=drrKbt3mRVU
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário