quarta-feira, 17 de maio de 2017

No Cafofo do Otto

Iniciarei mais uma das tradicionais viagens históricas de quarta-feira sendo bem xereta , isso se você se importa com esse detalhe : QUANTOS ANOS VOCÊ TEM ? Dependendo , é claro , de sua idade agora vem outra pergunta : que lembranças você tem do já distante ano de 1991 ? ( Cacilda , " seu " escriba ! Eu mal lembro o que aconteceu ontem ! ) .....
 
Bom , como já se vao 26 anos e naquela oportunidade este escriba era um pirralho com 11 anos de idade , as lembranças não vao muito além de fatos célebres e conhecidos dessa data , como o fim da outrora mega poderosa e nada saudosa Uniao Soviética ( Isso não é um erro de digitação : como o velho computador deste escriba de vez em quando fica rebelde , a tecla do TIL não está funcionando e algumas palavras estão recebendo TIL por causa do corretor ortográfico , portanto vá se acostumando com isso ao longo deste texto ) , a conquista do campeonato de Fórmula 1 daquele ano pelo hoje saudoso AYRTON SENNA ( 1960-1994 - ABAIXO ) ,
 
 a lamentável morte do eterno show man do rock ´n roll FREDDIE MERCURY ( 1946-1991 ) pelo assino vírus da AIDS  e a conquista - igualmente lamentável , pelo menos para os jequeanos - da Copa do Brasil pelo CRIVICE , ops ! , Criciúma em final contra o enfraquecido e recém rebaixado Grêmio de Porto Alegre ( Os criciumenses que me perdoem - Só não vale me xingar ! - mas êta joguinho ruim , cara ! - APESAR DOS APESAR ABAIXO A FOTO DOS CARAS : A EQUIPE CAMPEA DA COPA DO BRASIL DE 1991 )  .
 
 Só que houve um fato que jamais  sairá da minha memória e que recordo como se tivesse acontecido ontem : em um determinado domingo estava eu com meus pais na casa de um tia assistindo a um programa apresentado pelo "homem do baú " - Silvio Santos , popularmente conhecido como SENOR ABRAVANEL ( ABAIXO - mais uma vez o computador se recusou a me obedecer : em cima do N do nome SENOR tem TIL ) - , quando , não me recordo por qual motivo e nem qual programa era esse , uma série de anúncios comerciais antiquíssimos dos anos 60 e 70 foram exibidos .
 
Só que apenas um deles acabou ficando mais ou menos gravado em minha memória ( não lembro exata e detalhadamente dele ) : era um comovente comercial do hoje jurássico ano de 1976 da marca de cigarros CONTINENTAL ( ABAIXO - Sim , já houve um tempo em que fumar era , como diria aquele personagem , digamos , sensível do programa humorístico " A Praça É Nossa " "CHIQUE NÚRTIMO "e em que seus anúncios comerciais eram verdadeiras produções hollywoodianas ) e que tinha como música de fundo aquela que por sua vez é provavelmente a mais comovente canção do
 
cantor-compositor capixaba MALA CARLOS , ops ! , Roberto Carlos ( ABAIXO - Sim , por incrível que pareça Roberto Carlos NAO NASCEU IDOSO : aquele hoje senhor ranzinza , chato , recluso , apegado a manias e superstições esquisitas e que é um verdadeiro CONTAINER AMBULANTE - " mala sem alça " chega a ser um elogio - compôs e gravou ao longo das décadas de 60 , 70 e 80 memoráveis canções quase sempre em parceria com o seu velho e eterno amigo TREMENDAO , popularmente conhecido como Erasmo Carlos ) , " O PORTAO " ......
 
Eu pretendia reproduzir as letras dessa música na íntegra ( " O Portao " é uma das faixas de um disco sem título lançado em 1974 - ABAIXO - e no qual está aquela que é uma das melhores e mais famosas músicas de Roberto Carlos : " É PRECISO SABER VIVER " , que veio a ser regravada em 1998 - uma versão bem fraquinha , por sinal - pela banda paulistana TITAS ) mas como ela é meio longa e hoje estou sofrendo de preguicite aguda , então aqui vai o seu refrão e que também  resume muito bem a mensagem dessa música :
 
" Eu voltei agora pra ficar / Porque aqui , aqui é meu lugar / Eu voltei pras coisas que ei deixei / Eu voltei / Eu voltei agora pra ficar / Porque aqui , aqui é meu lugar / Eu voltei pras coisas que eu deixei / Eu voltei / Eu parei em frente ao portao / Meu cachorro ME SORRIU LATINDO  " ( Portanto , da próxima vez que você estiver caminhando em frente a uma residência e , de repente , o AU AU - ABAIXO - dessa casa lhe assustar com seus latidos , saiba que na verdade ele está sorrindo para você ! ) ......
 
Bom , OTTOKAR DOERFFEL ( 1818-1906 - AQUILO QUE PARECE `A ESQUERDA DA FOTO ABAIXO NAO É UM BONECO OU O PAPAI NOEL VISITANDO JOINVILLE MAS SIM O PRÓPRIO OTTOKAR DOERFFEL , EM SUA HUMILDE RESIDÊNCIA ) não estava voltando : desde dezembro de 1854 ele estava radicado na colônia Dona Francisca e nunca mais voltou , sequer para uma vista , para a sua Alemanha , ops ! , SAXÔNIA amada ( A Alemanha é de 1871 ! ) . A sua muy humilde residência não tinha portao e - caso este escriba não esteja enganado - , ali também não havia um AU AU " para lhe sorrir latindo " e fazer companhia a ele a sua companheira , fiel , prendada , dedicada e adoentada esposa - IDA - mas não é difícil de se imaginar a sua reação , que era um misto de satisfação , orgulho e alegria - algo muito próximo aos sentimentos e reaçoes tidos pelo personagem da memorável cançao de Roberto Carlos - , ao finalmente e depois de longos e intermináveis anos ver aquilo que viria o seu legado e que tao metodicamente , minuciosamente e brilhantemente planejara enfim estar pronto . Não uma residência mas sim A RESIDÊNCIA ! ......
 
Como eu já cheguei a comentar há um certo tempo atrás , sinceramente nao vou muito com as "fuças " da figura de Ottokar Doerffel ( Ahá ! Quer saber por que este escriba biruta não gosta muito de "seu " Otto ? Entao faça o seguinte : leia o texto " O PELEGO " , postado no último dia 29 de março ) mas por mais antipatias que se tenha por ele é simplesmente impossível negar suas virtudes e , principalmente , a longa de serviços que ele acabou prestando a Joinville em seus complicadíssimos e precaríssimos primórdios . ( FALANDO EM JOINVILLE , EIS UMA FOTO DA DÉCADA DE 30 DE UM TRECHO DA RUA XV DE NOVEMBRO  : `A ESQUERDA DA FOTO ESTÁ A ENTAO FARMÁCIA DELITSH E `A SUA FRENTE ESTÁ O ENTAO PALÁCIO HOTEL , HOJE BANCO SAFRA )
 
Ottokar Doerffel tinha a mania - SAUDÁVEL , por sinal - de escrever quilométricas cartas , tanto para familiares quanto para amigos : excelente observador e detalhista o extremo , descrevia não só as situações que ele e sua esposa viviam mas também o cotidiano e os acontecimentos da própria comunidade ( ABAIXO , UM FOTO DO PALÁCIO HOTEL , NA DÉCADA DE 20 )
 
e , FELIZMENTE , muito do que hoje se sabe a respeito do que aconteceu nas primeiras décadas de Joinville devemos , principalmente quem é biruta como este escriba - leia-se : HISTORIADORES LOCAIS - justamente a essas cartas . ( ABAIXO , EIS UM REGISTRO - INFELIZMENTE DE DATA INCERTO - DE UMA FESTA DE MORADORES DA LOCALIDADE DE ANBURGO , NO VILA NOVA )
 
     Pois bem , em uma dessas quilométricas cartas , datada de 10 de janeiro de 1866 e endereçada a sua irma - TEKLA - ,  Ottokar Doerffel descreve como era a sua muy humilde residência e a seguir reproduziu trechos dessa mesma carta . Agora veja como era a casa em que o "hômi " vivia , em suas próprias palavras : " A casa forma um canto , cujas duas frentes , cada uma com cerca de 26 varas de comprimento são voltadas para o Sul e para o Leste . O posicionamento dela foi escolhido de tal forma que os aposentos não recebem o sol do meio-dia ou da tarde " , ( ABAIXO , PLANTA DA CASA FEITA PELO PRÓPRIO OTTOKAR DOERFFEL )
 
 " .....O terreno tem um desnível que vai de Oeste para Leste , de forma que a asa Oeste ( o quarto dos armários e o meu quarto ) forme um só nível a rés do chão , enquanto os demais quartos têm um keller extenso que , por agora , é uma adega de vinhos " , " .....Do terreno , ao longo da rua que passa em frente ,  há dois tanques , cada um com uma ilha ( ABAIXO ) . Entre os dois há um longo caminho que leva até a casa . Dos dois lados há uma cerca de rosas . " ( completando a informação de "seu " Otto , havia uma escadaria de 6 degraus que dava acesso `a casa e na varanda de sua residência , durante o eternamente insuportável e saariano verão joinvilense aconteciam o almoço , o jantar e a tropicalíssima sesta após o almoço ) ,
 
" ....Aqui desfruta-se , por mais quente que esteja , de um agradável frescor proporcionado pela brisa do mar , vindo do Leste para Sudoeste .....a partir da varanda há uma porta que leva ao salao com 12 varas de comprimento e oito de largura e que é igualmente fresco no verão " ( Mais algumas informações adicionais : durante o inverno era instalado um aquecedor nesse cômodo e a partir dele era possível chegar aos demais cômodos da casa , existindo ainda uma escada que levava ao sótão e ao keller e uma entrada especial para a rua a partir do quarto da esposa de Ottokar Doerffel ......Ah , eu já estava me esquecendo : como bom que era e que se preze , nas decorações da parte externa da casa existem vários símbolos da Maçonaria - ABAIXO , UM DELES - e uma das pedras da casa a seguinte inscrição : " NA CASA E NOS CORAÇOES  DE TODOS OS TEMPOS MORAM A LIBERDADE , A PAZ E A DEVOÇAO " )  ,
 
 " .....A cozinha é mais baixa que os quartos e junto a ela está uma despensa . Sobre o telhado há uma pequena construção sobreposta que possuiu um sino que é tocado quando o almoço está pronto . A cozinha é clara e ampla , com um fogão de ferro e , ao lado dele , uma caçarola de água . " ( por uma porta que ficava na parte de trás de casa chegava-se a uma varanda que unia a casa `a cozinha, que era cercada por colunas e a partir podia-se subir para um outro refúgio  ) , " .....Chegava-se a um lugar agradável , cercado por laranjeiras que dao uma sombra densa , De lá tem-se uma bela vista da rua . Mas agora , desde que temos a varanda passávamos as tardes e as noites ali " ,
 
 " .....Assim como o pátio de trás , o jardim interno tem o seu próprio poço , do qual bombeia-se a água diretamente para o banheiro .....A Leste , cerca de sete varas além da casa , existe uma construção lateral , com 35 varas de comprimento , para os cavalos , a madeira e a carroça " ( no pátio dos fundos da casa ficavam a lavanderia e um viveiro de galinhas e patos ) ........A casa de Ottokar Doerffel ( ABAIXO ) só veio a ficar a pronta em 1864 e depois de quase 10 intermináveis anos de construção !
 
Na época Joinville não passava de um vilarejo cuja população mal chegava aos 4.500 habitantes , com uma ou outra fabriqueta familiar e de fundo quintal , cujo principal produto de exportação era a abundante madeira existente na região ( ABAIXO , EIS UMA FOTO DA RUA DO PRÍNCIPE EM 1910 )
 
( por sinal , no quilômetro 17 da antiga ESTRADA DONA FRANCISCA e mais especificamente onde hoje está uma adutora da Companhia Águas de Joinville , existia uma serralheria - ABAIXO , EM FOTO DE 1866 - pertencente a ninguém menos que o PRÍNCIPE DE JOINVILLE  e cuja escoamento acontecia através de um pequeno porto nos fundos da sua entao vastíssima propriedade onde hoje está o atual Museu Nacional de Imigraçao e Colonização e que naquele tempo terminava em uma das margens do rio Cachoeira ) ,
 
 com várias propriedades rurais - ate mesmo em sua área central - e cujas moradias não passavam de simplícimas construções- algumas até com certas características arquitetônicas europeias como tipos de tijolos , varandas e telhados -  e , em alguns casos , até de rústicas choupanas . ( ABAIXO , UMA ANTIGA RESIDÊNCIA LOCALIZADA NO BAIRRO ANITA GARIBALDI E QUE NAO É MUITO DIFERENTE DAQUELAS CONSTRUÇOES DE 1864 )
 
 Em razão disso tudo e também da beleza e da imponência da casa de Ottokar Doerffel  ( ABAIXO ) durante muito tempo os moradores de Joinville a chamaram de " Castelinho " e não é para menos : essa é a primeira grande construção aqui em terras de Dona Francisca ( o que hoje é o Museu Nacional só veio a começar a ser construído em 1866 , ficando pronto em 1870 ) e também o primeiro registro visível - escandaloso até - de DIFERENCIAÇAO SOCIAL em Joinville embora Ottokar Doerffel fosse um homem simples e de hábitos comuns e sem quaisquer luxos
 
( Algo que já repeti por diversas vezes e que jamais será demais relembrar : ele fazia parte da seleta elite da colônia Dona Francisca e era funcionário da Sociedade Hamburguesa , sendo na verdade mais um defensor dos interesses da empresa para a qual trabalhava do que propriamente um ferrenho defensor dos interesses da comunidade , como quase todos os livros a respeito da história de Joinville afirmam , até romanticamente ; o tipo de construção da sua casa , de certa maneira também , foi uma forma de deixar claro para os demais moradores QUEM vivia ali - ABAIXO , EIS ALGO QUE ATAZANA A VIDA DOS JOINVILENSES DESDE SEMPRE : UMA ENCHENTE , PROVAVELMENTE NA RUA DO PRÍNCIPE EM 1929  ) .
 
No entanto algum hipotético visitante da cidade de Hamburgo que passasse por ali não se deslumbraria tanto assim com aquela construção : o tipo de tijolo - cozido e refratário - utilizado para se construir essa casa e seu próprio estilo arquitetônico eram muito comuns na região  de Hamburgo ( provavelmente os tijolos chegaram a Joinville como LASTRO dos navios que traziam imigrantes : os LASTROS eram objetos utilizados para dar peso e equilíbrio `as embarcações ) . Agora surge uma pergunta inevitável : se naquele tempo não existia CIMENTO então como a casa de "seu " Otto foi construída ? Bom , com as exceções  de alguns iluminados e raríssimos pesquisadores e eruditos naquele tempo ninguém tinha a mínima ideia do que era um SAMBAQUI ( ABAIXO ) : deles foram conchas que foram transformadas em cal e utilizadas como reboco ......
 
Mudando um pouco o rumo da prosa , quem passa pelo hoje Museu de Arte de Joinville ( ABAIXO ) presencia ali jovens namorando , tocando música e cantando , conversando , famílias inteiras , esporádicas apresentações musicais , pessoas solitárias pensativas e certamente refletindo sobre a vida , etc....etc......Pois se não fosse por uma família vinda do provável lugar onde "Judas perdeu as botas " muito provavelmente essas cenas não aconteceriam mas isso já é um assunto para semana que vem , quando - Aleluia ! - contarei a você a última parte da história daquilo que um dia foi uma casa , ou você IRÁ PERDER ESSA ?
 
 Enquanto isso dê uma olhada no vídeo do dia : trata-se de um vídeo que foi ao em 2006 pela TV Brasil Esperança e que conta um pouco da história da centenária e bela construção . Antes um esclarecimento : ao contrário do que se afirma no vídeo , não houve emprego de mao-de-obra ESCRAVA na obra por uma questão legal ( uma lei imperial de 15 de maio de 1850 , a pedido da própria Sociedade Hamburguesa , proibia a utilização  desse tipo de mao-de-obra na futura colônia Dona Francisca por imigrantes - FALANDO EM IMIGRANTES EIS DOIS FLAGRANTES : O PRIMEIRO É UMA REUNIIAO DA FAMÍLIA SEILER  , DE ORIGEM SUÍÇA EM DATA INCERTA E A OUTRA FOTO É A FESTA DE CASAMENTO  DOS SCHOLZ NA PIRABEIRABA DE 1912 ) e também pelo fato de o próprio Ottokar Doerffel ser contrário `a ela . PARA ISSO CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=FufWZ_L3hDg
 
 

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