segunda-feira, 22 de maio de 2017

Super Menina

E aí , amigo leitor , e amiga leitora : como foi o seu fim de semana ? Você aproveitou  o friozinho que fez durante esse verdadeiro dilúvio ( ABAIXO )  que caiu desde a última quinta-feira ( 18 de maio ) ao lado de seu amado , ou amada , mandando ver nos carinhos e em "otras cositas muy calientes " ? ( Eita , escriba enxerido e tarado ! ) .
 
 Está tudo em ordem aí do outro lado ? Aproveitando a última pergunta , eu gostaria que você agora dê uma olhada no que está aí em volta ( Huuuummm......tem algo comprometedor aí por perto ! Se for alguma cueca - ABAIXO - ou calcinha , lave-a : aqui do outro lado dá até para sentir o cheiro do bodum ! ) ......Olhou bem ? Então agora eu faço outra pergunta :
 
 se por acaso você quisesse VENDER isso que está aí próximo , o que faria ? Xiiiiii , você não consegue vender nem uma simples caneta ? Bom , se por um desses e incríveis e inexplicáveis  acasos você não quisesse ou não confiasse em um desses incontáveis jornais e sites de compra , venda e troca de produtos ( Caramba ! Você está que nem FUNCIONÁRIO PÚBLICO : adora complicar as coisas ! ) , aí  teria de precisar dos serviços de um profissional , ou uma profissional , ou seja , alguém que trabalhe com PUBLICIDADE :
 
 esse profissional primeiramente pesquisaria , examinaria e estudaria  esse produto que você tem ( a composição desse produto , sua função ou suas funções , sua  qualidade , sua durabilidade ) , veria se esse produto tem potencial ou não de venda , analisaria que tipo de público aceitaria comprar esse produto ( as possíveis faixa etária , classe social , hábitos de consumo e quem sabe até nacionalidade a que pertence o futuro comprador do produtor ) e a seguir elaboraria toda uma complexa estratégia de marketing , divulgação e massificação desse produto . ( ABAIXO , O PAPA DA PUBLICIDADE TUPINIQUIM : O PUBLICITÁRIO PAULISTANO WASHINGTON OLIVETTO )
 
 Partindo do princípio de que 99, 9 % dos meros , reles e pobres mortais não dá muita importância para anúncios comerciais ( Cheguei a esse percentual pelo consagrado , seguro e científico método do CHUTÔMETRO ) , esse profissional - ou essa profissional -  teria de apelar para ingredientes como a emoção , a credibilidade do produto , a ÉTICA , a HONESTIDADE ( pelo menos , na teoria , essas duas coisas devem obrigatoriamente fazer parte do trabalho de um profissional de publicidade ) , o inusitado e , acima de tudo , a CRIATIVIDADE ( ABAIXO , ALGO TÃO COMUM NOS CENTROS URBANOS : UM OUTDOOR , ANUNCIANDO UM SERVIÇO , DIGAMOS , ÍNTIMO ) para poder conquistar e prender a atenção das pessoas e , consequentemente , poder vender o tal produto ( "Pegando um gancho nisso "- a influência da PUBLICIDADE na sociedade e nas vidas das pessoas - e caso você ainda não tenha lido , sugiro que acesse o texto " VAI , BRASIL ! ", postado no último dia 4 de maio ) .
 
 Aliás , muitas vezes quando se fala em ANÚNCIO PUBLICITÁRIO a ideia que muitos têm é de algo extremamente caro , com valores estratosféricos , mas,  na verdade , nem sempre um anúncio precisa ter valores e produção hollywoodianos  .....Você já ouviu falar , por exemplo , em uma marca de bombons dos Estados Unidos chamada BON MARCHE´S FRANGO ? É muito provável que naquele já longínquo ano de 1993 nem mesmo os próprios americanos ou , mais especificamente , os moradores da cidade de SEATTLE ( ABAIXO - o mais ilustre filho da terra é  que provavelmente o ser humano que melhor tocou um negócio chamado GUITARRA : Johny Allen Hendrix , ou melhor , JIMI HENDRIX ) tivessem ouvido falar na tal marca de bombons :
 
 em 29 de novembro daquele ano e durante o programa " EVENING MAGAZINE " - apresentado pela emissora KING TV - foi ao ar um anuncia dessa marca de bombons durante escassíssimos 4 quadros ou , pasmem , MENOS DE UM SEGUNDO ( cada segundo tem 30 quadros ) e que custou a bagatela de 3.780 dólares , ou algo hoje equivalente  entre 10.500 e 11.000 desvalorizados reais , um verdadeiro " dinheiro de pinga " em se tratando do multi milionário mundo da publicidade . Se os tais bombons são bons -sem trocadilho - este gordo e guloso escriba não faz a mínima ideia , mas só o fato de um comercial tão breve e inusitado ter gerado a curiosidade e , consequentemente , o interesse das pessoas pelo produto , muito provavelmente deve ter impulsionado as suas vendas ( ABAIXO , CÉDULAS DE DÓLAR AMERICANO ) .......
 
OK , sei que essa não é a sua área e que nem vender uma mísera caneta você consegue , mas como todo bom e legítimo leitor do ALAMEDA CULTURAL é curioso , inteligente , esperto e chegado a desafios , agora peço que você se ponha na seguinte situação : você é um publicitário , ou publicitária , e tem como tarefa divulgar uma REDE DE SUPERMERCADOS .....Para facilitar essa tarefa , agora reproduzirei uma descrição dessa mesma rede de supermercados , feita pelo jornalista , historiador , advogado e escritor joinvilense APOPÔ , popularmente conhecido como Apolinário Ternes ( ABAIXO ) :
 
" A organização RIACHUELO , fundada pelo empresário PEDRO BENCZ , pioneiro na instalação de supermercados em Santa Catarina , hoje opera com 24 lojas , sendo a MAIOR REDE DO ESTADO . Com supermercados em Joinville , Itajaí , São Francisco , Jaraguá , Barra Velha , Piçarras , Florianópolis e Palhoça , além de um central de compras em São Paulo , a organização Riachuelo modernizou o comércio de alimentos e hoje emprega 900 pessoas . É dirigida por PEDRO BENCZ , Samuel Schubert e Roberto Bencz ".......( ABAIXO , FOTO TIRADA NA DÉCADA DE 60 DA UIDADE QUE FUNCIONAVA NA RUA  JERÔNIMO COELHO , EM FRENTE À TRAVESSA NORBERTO BACHMANN )
 
É , daquele outrora império do setor supermercadista catarinense infelizmente  hoje tudo o que  resta são  algumas fotos velhas e amareladas , lembranças de antigos clientes , os prédios - felizmente ainda de pé - de suas antigas unidades e a honrosa citação que acabei de reproduzir e que está no livro " HISTÓRIA ECONÔMICA DE JOINVILLE " , publicado no longínquo ano de 1986 e que fez parte das celebrações dos 75 anos de fundação da toda-poderosa ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Joinville ) .....Quanto a tarefa de divulgar essa rede de supermercados ( ABAIXO , UNIDADE QUE FUNCIONAVA PRÓXIMA AO QUARTEL DO 62 BATALHÃO DE INFANTARIA ) e também de vender aquilo que está aí do seu lado , a joinvilense VANESSA BENCZ - por sinal , neta do velho e saudoso Pedro - tiraria de letra !
 
           Formada em Jornalismo ( Sim , quem tem formação acadêmica em Jornalismo também está habilitado para trabalhar com Publicidade ) e Comunicação Social pelo Bom Jesus-IELUSC em 2008 , Vanessa - ABAIXO - tem o seguinte currículo : repórter do jornal " A Notícia " ( entre abril de 2008 e novembro de 2010 ; suas matérias enfocavam cultura , arte , comportamento , moda e tendências ) e da RBS TV ( entre os anos de 2012 e 2013 ) , pauteira da rádio MAIS FM ( entre de janeiro de 2011 e junho de 2012 ; era a redatora do noticiário da rádio e também do programa " AUDIOBLOG " ) ;
 
redatora da agência A2C ( era responsável pela redação de um vastíssimo material para divulgações em mídias sociais , blogs e sites de clientes ; é também quase certo que você tenha visto algum anúncio comercial que teve o dedo mágico - no bem sentido , é claro ! - de Vanessa - ABAIXO - : entre esses clientes estavam a multinacional holandesa de alimentos BUNGE , a rede de atacados COMPREFORTE e a joinvilíssima TIGRE ) ; apresentadora e locutora da rádio ITAPEMA FM durante um brevíssimo período ( entre janeiro e fevereiro de 2013 ) ;
 
redatora , assessora de imprensa e repórter da UNIVILLE ( entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014 fez redações para folders , flyers , cartazes e mídias sociais e ainda fez reportagens para a revista e o jornal daquela instituição ) e desde setembro de 2016 é curadora do site de financiamentos para projetos culturais CATARSE ( Vanessa - ABAIXO - , que teve dois de seus 4 livros financiados pelo Catarse é a única curadora do site em terras barriga-verdes e , com isso , é uma das responsáveis pela seleção dos projetos a serem financiados ) .
 
Vanessa ainda é especialista em mídias sociais , oratória , liderança , planejamento estratégico , pesquisa , planejamento de eventos , engajamento de jovens e  blogs e ainda encontra tempo , UFA ! , para ser escritora : é autora dos livros " RELATOS DO SOL " ( publicado em 2012 , trata-se de uma coletânea de contos ) , " MEMÓRIAS DE UMA JORNALISTA DISTRAÍDA " ( 2013 ) , " A MENINA DISTRAÍDA " ( 2014 , trata-se de uma história em quadrinhos  - ABAIXO , VANESSA COM O LIVRO ) e " LEIA QUANDO CHEGAR EM CASA " ( 2016 , uma coletânea de relatos e experiências pessoais  )  ......
 
UAU ! Que currículo , não ? Só que quem hoje vê a trajetória dessa profissional competente , criativa e experiente nem sequer imagina que um dia ela já sofreu , e muito ! Aquela então menina de cabelos castanhos ( agora , ruivos ) , um belo par de olhos azuis ( Estou falando isso com o MAIOR RESPEITO : a moça - ABAIXO - está comprometida ! ) ,segunda de três irmãos e que veio ao mundo em 17 de agosto de 1984 , tinha uma incrível dificuldade de se concentrar nas aulas , sendo que na pratica apenas o seu corpo estava presente ali enquanto  a sua mente estava em outro lugar .
 
Em razão dessa falta de concentração e das baixíssimas notas que tirava , seus colegas a evitavam e não só eles como também vários professores a humilhavam ( " AVOADA " era o adjetivo mais light que ouvia de colegas e professores : em uma das incontáveis e trágicas provas do quanto a EDUCAÇÃO BRASILEIRA (  ABAIXO )  - tanto a formal quanto a familiar - é uma LÁSTIMA , certa vez UM FULANO que se dizia professor de Matemática chegou ao cúmulo de mostrar um dos desenhos de Vanessa  para o restante da turma e dizer que com "aquilo " ela seria no máximo uma cartazista de supermercado ( A respeito do tal "professor " , uma outra informação : ele era formado pela Faculdade Adolf Bolsonaro de Malvadezas ) .......
 
Em resumo , Vanessa foi uma típica vítima de um dos maiores males da sociedade moderna e que infelizmente segue sendo ignorado na maioria das vezes : o BULLYNG ( ABAIXO ) . Com as providenciais ajuda e atenção de seus pais e a decisiva ajuda de uma psicóloga , aos 15 anos Vanessa veio a descobrir o nome da doença que atingia : a TDAH ( Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ) . Além de começar a doença e seus traumas , Vanessa começou a partir a descobrir outra vocação , além de  seus desenhos : a dificílima arte de escrever , o que fez optar pela faculdade de Jornalismo ( na Faculdade Vanessa era tida como uma aluna exemplar e suas redações eram tidas como modelos para seus colegas ) .
 
Com os velhos fantasmas já exorcizados , a partir de 2012 Vanessa começou a percorrer este Brasilzão de meu Deus realizando palestras em empresas  e , principalmente , escolas ( ABAIXO )  não só contando todos os seus dramas como também resgatando a a auto estima de milhares de crianças e adolescentes , sendo muitas vezes testemunha e confidente de casos tão ou até mais traumáticos que o seu ......
 
Esse nobilíssimo trabalho de Vanessa ( quando uma escola não tem condições de leva-la é a própria Vanessa quem tira do próprio bolso e é ajudada por professores e até mesmo por alunos ) a transformou em uma figura nacional ( Vanessa participou do programa apresentado pela ex-senhora William Bonner - FÁTIMA BERNARDES - na Globo , de programas nos canais fechados de TV  G1 e FUTURA , chegou a ser personagem de uma matéria publicada na revista "ÉPOCA " , além de ter aparecido em inúmeras ocasiões em outros veículos da mídia ) e foi responsável por aquele que provavelmente foi o acontecimento mais gratificante e especial da vida desta SUPER MENINA de 32 anos de idade ( ABAIXO ) :
 
o lançamento , no Instituto Juarez Machado e em 12 de dezembro de 2014 , do livro de história em quadrinhos " A MENINA DISTRAÍDA " ( ABAIXO )  , que acabou impulsionando o trabalho-luta de Vanessa . Para que você tenha uma ideia , esse livro cuja protagonista é uma menina vítima de bullyng salva por uma heroína e cujos personagens e fatos foram baseados em acontecimentos muitíssimos reais , precisaria de 16.000 reais para ser publicado : em 45 dias e pelo site Catarse , foram arrecadados  20.000 REAIS e com pessoas do Brasil inteiro contribuindo !
 
Atualmente Vanessa está em uma nova empreitada , o projeto " EM NOME DA PAZ " , no qual ela vem percorrendo escolas de 7 Estados ( Rio Grande do Sul , São Paulo , Rio de Janeiro , Minas Gerais , Espírito Santo , Distrito Federal e Rio Grande do Norte ) e que vem sendo registrado através de filmagens feitas pela própria Vanessa . Ela ( ABAIXO ) resume tanto a sua vida quanto o seu trabalho na seguinte frase , por sinal de sua própria autoria - " FORTES RAZÕES RESULTAM EM FORTES EMOÇÕES " -
 
e aponta a EMPATIA ( essa palavra vem do grego EMPATHEIA , ou seja , "PAIXÃO " ) , ou seja , a apreciação e a compreensão que ela tem dos sentimentos alheios , como o principal ingrediente dessa maravilhoso trabalho de resgate de auto  estima que desenvolve . No vídeo do dia , Vanessa conta a também jornalista KAROLINE MEYER ( ABAIXO ) detalhes de seu último livro : é algo , sem dúvida , para ser visto e a ser REFLETIDO  ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=Ee_zE6YEmFQ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário