quarta-feira, 3 de maio de 2017

Queridos , Cheguei !

O cardápio era apimentado , "muy caliente " e foi prazerosamente degustado em vários países do mundo , desde a fria e chuvosa Inglaterra , pelas geladas Holanda e Suécia , pelas de nossos patrícios portugueses - ora , pois ! - , pelas paradisíacas ilhas gregas , pela igualmente "caliente" ilha de Cuba ( ABAIXO , PARECE SALVADOR , MAS É HAVANA , A CAPITAL DE CUBA  )  e chegando até nossos "hermanos y muy latinos " latino-americanos . Mas que manjar tão apreciado foi esse ?
 
Vamos ao prato : aborto , pílulas anticoncepcionais , violência doméstica - física e moral - , fim traumático de um relacionamento , divórcio , uma arrasada e traumatizada menina recém entrada na adolescência e que tem a infelicidade de ficar no meio desse verdadeiro tiroteio conjugal , mulheres trabalhando , direitos das mulheres , etc...etc....Este seria um breve e superficial resumo do que foi uma das polêmicas , controversas e revolucionárias produções da sexagenária TV tupiniquim : o seriado "MALU MULHER " ( ABAIXO ) , que foi ao ar pela Globo entre as jurássicas datas de 24 de maio de 1979 e 22 de dezembro de 1980 . Se temas como os que eu acabei de citar ainda em pleno século 21 são delicados , espinhosos e ao serem abordados equivalem mais ou menos a se mexer com um ninho de vespa ( Este escriba teve essa experiência na infância e não a recomenda ! ) , imagine então naquela época !
 
 Em um tempo em que os "milicos " eram os donos da mais poderosa e cobiçada cadeira do Brasil , falar mal ou insinuar alguma coisa a respeito das "otoridades " era o mesmo que pedir , ou melhor , implorar parar ter uma baita dor de cabeça : em um dos episódios do seriado a personagem vivida pela atriz REGINA DUARTE ( ABAIXO ) e que era socióloga ( o nome da personagem era Maria Lúcia da Fonseca ) é contratada para realizar uma pesquisa a respeito das prostitutas que viviam na famosa , boêmia e marginal região paulistana da BOCA DO LIXO e acaba se disfarçando de prostituta ; presa junto com as prostitutas de verdade e em virtude de seu altíssimo nível intelectual , o delegado a solta , afinal ela poderia ser uma jornalista . Só que havia um "pequeno " problema : na época em que o seriado foi ao ar estourou um escândalo de um delegado que espancava prostitutas ! Resultado : o tal episódio acabou sendo "tesourado " e posteriormente liberado pela burra CENSURA da nada saudosa ditadura , só que já era demais pois o seriado já sido encerrado.......
 
Esse seriado foi tão bom mas tão bom ( ABAIXO , UMA DAS CENAS "ARRANCA-RABO " VERBAL ENTRE A PERSONAGEM MARIA LÚCIA FONSECA E O SEU MARIDO )  que até mesmo os rigorosos membros da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTE ( APCA ) tiveram o seu momento de tietes : em 1981 , portanto , já depois do encerramento do seriado , a APCA deu um prêmio ( Sim , foi um prêmio e não uma nota ! ) de PESAR pelo encerramento de "Malu Mulher " ......Enfim , se eu decidisse escrever um texto a respeito de "Malu Mulher " , acabaria escrevendo um livro e essa não é a minha intenção , visto que também NÃO GOSTO DE NOVELAS ( OK , "Malu Mulher " e abordou temas muitíssimos reais mas não deixou de ser uma espécie de  novela ! ) .
 
 Aliás , quero chamar a atenção para que algo que foi tão ou mais marcante que as brilhantes atuações - como sempre - da pequena notável Regina Duarte ( quem teve a oportunidade de acompanhar esse seriado também deve tirar seu chapéu para a atriz paulistana NAJARA TURETTA , que viveu a filha da personagem de Regina e que na ocasião tinha apenas 13 anos de idade ; hoje ela é uma respeitável senhora de 51 anos de idade - ABAIXO , ELA E REGINA ) ou os fortíssimos cenas e temas que foram ao ar ao longo de um ano e praticamente sete meses de seriado : a sua belíssima MÚSICA-TEMA ......
 
Fruto daquele que certamente foi um dos maiores momentos de inspiração do cantor-compositor-pianista carioca IVAN LINS , em parceria com VITOR MARTINS , curiosamente foi oferecida a princípio para que MARIA BETHÂNIA a interpretasse e que acabou solenemente ignorando esse convite . Ah , se arrependimento matasse ! A irmã de Caetano teve de assistir - provavelmente envergonhada pela desfeita que fizera - uma jovem vinda de Salvador , radicada em São Caetano do Sul , que poucos anos antes fora jogadora de basquete ( Pelo tamanhão dela logo se percebe isso ! ) e que atendia pelo nome de SIMONE Bittencourt de Oliveira ( ABAIXO ) não só interpretar a tal música  - provavelmente naquela que é uma das melhores performances da carreira da cantora baiana - como ainda estourar nas paradas de sucesso Brasilzão afora . E teve mais : entre os muitos cantores e cantoras que interpretaram a tal música está ninguém menos que a grande diva americana BARBARA STREISAND !......
 
Como eu havia comentado na semana passada , se repentinamente eu tivesse um surto de LOUCURA ( Ô , seu escriba : por acaso você já não é louco ? ) e me "desse na telha " transformar a HISTÓRIA DE JOINVILLE em um filme , teria escolhido a belíssima e melancólica " PEDAÇO DE MIM " , de autoria do polivalente , carioca , torcedor do Fluminense e petista inveterado CHICO BUARQUE ( Bom , até os gênios têm mal gosto ! ) como canção-tema do momento da partida da Europa e da viagem daquelas milhares de pessoas que elegeram a então colônia Dona Francisca como novo cenário dos enredos de suas vidas . E O MOMENTO DA CHEGADA EM JOINVILLE ? ( ABAIXO , EIS UM IMIGRANTE , ALIÁS , O AUTOR DAS MARAVILHOSAS FOTOS QUE VOCÊS TEM ULTIMAMENTE CONFERIDO EM NOSSAS VIAGENS PELA HISTÓRIA DE JOINVILLE : O FOTÓGRAFO ALEMÃO FRITZ HOFMANN , AOS 31 ANOS DE IDADE )
 
 Ah , só poderia ser " COMEÇAR DE NOVO " : " Começar de novo e contar comigo / Vai valer a pena ter amanhecido / Ter me rebelado , ter me debatido / Ter me machucado , ter sobrevivido / Ter virado a mesa , ter me conhecido / Ter virado o barco , ter me socorrido     Começar de novo e contar comigo / Vai valer a pena ter amanhecido / Sem as tuas garras sempre tão seguras / Sem o teu fantasma , sem tua moldura / Sem tuas escoras , sem o teu domínio / Sem tuas esporas , sem o teu fascínio / Começar de novo e contar comigo / Vai valer a pena já ter te esquecido / Começar de novo " .......( EM MEIOA TANTOS SACRIFÍCIOS E SOFRIMENTOS É CLARO QUE TAMBÉM HAVIA MUITA ALEGRIA : A MOÇA QUE APARECE SENTADA NA FOTO ABAIXO É HILDEGARD , UMA DAS FILHAS DE FRITZ HOFMANN E ANTES DE SEUS CASAMENTO )
 
Poesia , lirismo e "love story " à parte , o tal FANTASMA e a tal MOLDURA podem ser entendidos a antiga pátria e as amargas lembranças da fome , da miséria ( Consta que na Suíça as pessoas mais pobres , mendigos e marginais - tidos como verdadeiros párias da sociedade - tiveram as suas passagens pagas pelos governos de suas cidades : uma pessoa pobre , mesmo que trabalhadora , era vista como "vagabunda " e a pobreza era consequência de sua suposta preguiça ......) , da falta de emprego e de oportunidades , da opressão de seus antigos patrões .....( ABAIXO , EIS OUTRA FAMÍLIA DE IMIGRANTES ALEMÃES : OS HAUFE , RESIDENTES NA ENTÃO RURAL LOCALIDADE DO ITAUM E EM REGISTRO DE FRITZ HOFMANN )
 
          Desde o último dia 29 de março , quando publiquei neste muy humilde blog o texto " O PELEGO " ( O quêêê ????? Você ainda não leu esse texto ? O que você está esperando ? Para não perder a viagem , leia também todos os textos "ADEUS , MINHA AMADA " , de 5 de abril ;  " OTTO E SEUS BROTHERS " , de 12 de abril ; '"OS DUNGAS " , de 19 de abril e " ADEUS , QUERIDOS ! " , de 26 de abril ) , venho contando um pouco da vida e da viagem que trouxe um dos mais ilustres desses imigrantes - OTTOKAR DOERFFEL ( 1818-1906 ) - bem como também um pouco da história das outras 212 pessoas que vieram junto com ele a bordo do navio veleiro " Florentin " : depois de longos 51 dias de viagem ( o navio partiu de Hamburgo em 30 de setembro de 1854 e chegou em São Francisco em 20 de novembro ) e de muitos sofrimentos e sacrifícios ( dessas 213 pessoas , infelizmente 35 - dez homens , seis mulheres e dezenove crianças - vieram a falecer ) , nem é preciso ter um grande poder de imaginação para pensar na reação dessas pessoas - um misto de alívio , alegria e êxtase - ao vislumbrarem os primeiros sinais de terra firme após tanto tempo em alto mar . ( EIS OUTRA FOTO DE FRITZ , DESTA VEZ , PROVAVELENTE , TIRADA NA REGIÃO DO RIO PIRÁI )
 
Excelente observador e detalhista , Ottokar Doerffel não só descreveu esse momento especialíssimo como anotou fatos curiosos - inusitados até , especialmente aos olhos de hoje - a respeito da vizinha e eternamente bela e bucólica São Chico ; portanto , FALA "SEU " OTTO : " ....Você poderá ter uma ideia da satisfação geral a bordo quando , a 19 de novembro , apareceram algumas aves terrestres , anunciando as proximidades da costa brasileira .Na madrugada do dia 20 vimos a terra como uma faixa azulada diante de nós . O tempo e o vento se mostraram à feição e a cada quarto de hora um novo panorama surgia ante nossos olhos , cada vez mais lindo , pois as montanhas grotescamente formadas e cobertas de verde das florestas oferecem um belíssimo e romântico aspecto .Foi uma satisfação observar como o nosso comandante soube manobrar o navio na entrada da barra de São Francisco - entrada esta um tanto difícil de ser vencida . ( ABAIXO , EIS  UMA VISÃO DE SÃO FRANCISCO DO SUL PELO OLHAR DE ÁGUIA DE FRITZ HOFMANN )
 
 E , após curta viagem ao longo da costa verdejante , retinia a amarra da âncora no porto . No dia seguinte visitamos São Francisco . Por mais fascinante que seja a situação da cidade , estendida à beira-mar , o seu interior se apresenta antipático e desolador aos olhos europeus . As casas , em sua grande maioria não possuem janelas , lembrando órbitas de esqueleto ao estrangeiro que chega . As ruas estreitas são cobertas de grama , as casas , em parte , jazem como ruínas e os rostos negros que espiam de muitas casas habitadas não parecem muito convidativos .Soubemos que as muitas ruínas existentes não são propriamente casas já derrocadas , mas sim construções iniciadas e não terminadas . ( E FRITZ ESTAVA INSPIRADO : EIS OUTRA VISÃO DE SÃO CHICO )
 
Todo aquele que desejar estabelecer-se em São Francisco recebe um lote gratuitamente , sob condição de levantar uma construção dentro de determinado prazo . Tal condição , no entanto , já se acha cumprida , se forem levantadas 4 paredes ou até mesmo um só pilar no terreno . A nossa embarcação continuou ancorada de frente a São Francisco ( ABAIXO )  , enquanto os passageiros e suas bagagens foram transportados para a colônia . Na manhã de 23 de novembro partimos para Dona Francisca , com tempo esplêndido , em companhia do comandante Wichmann ( E.J.B. WICHMANN , o comandante do " Florentin " ) , chegando às 2 horas da tarde ......"
 
 Em uma época em que se dependia das cabeças , mãos , pés e braços escravos para praticamente tudo , até mesmo para recolher vasos abarrotados de FEZES ( Fuuuuuiiiii !!!!! Que Nooooojo ! ) , e em que "TRABALHO ERA COISA DE NEGRO " , eu fico imaginando a seguinte cena : um dito "caboclo " - expressão pejorativa pelo qual os moradores luso-brasileiros da região eram chamados - estando presente ( ABAIXO , O ANTIGO PORTO DO MERCADO PÚBLICO EM FOTO PROVAVELMENTE DE 1920 : EM SEU ENTORNO CONCENTRAVA-SE A ELITE LUSO-BRASILEIRA DE JOINVILLE )
 
naquele vastíssimo terreno ( E bota grande nisso : o terreno começa na atual rua XV de Novembro e terminava a alguns poucos metros do que é hoje a rua Max Colin ou mais precisamente onde hoje funciona a Sociedade Palmeiras ) localizado no então MITTLEWEG ( Caminho do Meio , atual rua XV de Novembro : foi ali que os imigrantes suíços que fundaram Joinville se concentraram ) e vendo , com um misto de surpresa e horror , aquele sujeito branquela - "um galego de fala arrevesada " - ; de condição social , cultural e profissional completamente diferente dos demais moradores daquela então acanhada e praticamente isolada colônia estrangeira e que chegara até a ser prefeito em sua pátria de origem , trabalhando pesado como qualquer outro imigrante morador daquele lugar ......( ABAIXO , FOTO DE FRITZ HOFMANN TIRADA PROVAVELMENTE NA REGIÃO DO VILA NOVA , REGIÃO QUE COMEÇOUA SER COLONIZADA A PARTIR DE 1852 )
 
Diz aí , "seu " Otto : " ......Em seguida tratei de melhorar o aspecto um tanto relaxado do terreno em volta da moradia ( Ottokar Doerffel tomou posse do terreno em 4 de dezembro de 1854 ou 14 dias após a sua chegada )  . Um montão de cana-de-açúcar já em decomposição , foi removido , depois comecei a cavar um poço em regra , em vez da cova feita por antecessor Ehlers e, já encontrando terra rochosa a 3 pés de profundidade , mandei murar o poço e consegui uma água que todos os nossos visitantes não se cansam de elogiar ,porque na cidade a água deixa muito a desejar . A 21 de dezembro comecei a semear arroz numa clareira da mata , preparada por Ehlers , a qual eu tinha mandado limpar . ( ABAIXO , OS ALEMÃES GUENTHER KRETZCHMAR - À DIREITA -  E WALTRAUD HUETTENHOFF , PARENTES DE OTTOKAR DOERFFEL E EM VISITA A SUA ANTIGA RESISDÊNCIA EM JUNHO DE 2015 )
 
 Ao começar o meu trabalho , entre os inúmeros toros e tocos , não me senti muito à vontade , mas a coisa foi indo melhor do que esperava e agora o arroz já está se desenvolvendo otimamente bem . No segundo dia de festa de Natal plantei umas mudas de bananeiras em volta do poço , agora já bastante crescidas . No início do ano mandarei abrir um bom caminho provido de valetas , em direção à roçados fundos - com isso causando surpresa a colonos mais antigos , por que nunca ninguém tinha feito semelhante coisa . Também custou um bom dinheiro - cerca de 68 mil-réis , correspondentes a pouco mais de 56 táleres ( moeda corrente em vários dos países que futuramente , em 1871 , formariam a moderna Alemanha ) . Agora estou tratando de montar uma olaria ( a tal olaria existiu durante cerca de 100 anos e pelo local hoje passa a rua Timbó - ABAIXO - , no América ) ....."
 
             Ottokar Doerffel encerra a  quilométrica e detalhista carta datada de 12 de março de 1855 e endereçada a sua adorável mãe revelando o seu estado de espírito naquele momento e seus planos e também descrevendo mais algumas coisas que havia feito em sua gigantesca propriedade . Diga , "seu " Otto : " ..... A banheira de zinco , trazida daí , nos presta excelentes serviços . Está colocada no quarto de dormir e , dia sim , dia não , a enchemos de água fresca . À noite , antes de dormir , de manhã , de pois de levantar e , às vezes , durante a noite ou quando eu me acho totalmente molhado de suor , eu pulo para dentro da água e me sinto como renascido . Considero o clima aqui excelente . ( NÃO , A FOTO ABAIXO NÃO É O REGISTRO DE UMA FESTA MAS SIM DE UMA ETERNAS ENCHENTES QUE ASSOLAM JOINVILLE : A FOTO FOI TIRADA PROVAVELMENTE EM 1929 , POR FRITZ HOFMANN )
 
 Além de chapéu e sapatos , agora só há a necessidade de camisa e calça .E como eu ando o dia todo e fico sentado diante da porta até às 10 horas da noite . As noites são maravilhosas . Para você , minha mãe , a vida seria suportável , por certo , mas a travessia do Atlântico não é fácil como muita gente imagina . ( ABAIXO , MAIS UMA FOTO DE FRITZ HOFMANN NA REGIÃO DO RIO PIRAÍ , REGISTRANDO UMA FAMÍLIA MORADORA DA REGIÃO )
 
Para dar-lhes uma ideia da situação , eu lhe envio anexo um desenho , rapidamente traçado , mas bem explícito . À direita se encontra o pomar com bananeiras e cafeeiros e , margeando o caminho , há pés de abacaxis . À esquerda se eleva o Morro da Carlota , que se estende até os fundos . Quanto à edificações , à direita está a casa de moradia , á esquerda o galpão com o engenho de farinha de mandioca . Atrás do galpão está o caminho que , passando ao lado da árvore alta , leva à roça que eu denominei 'várzea ' . Nas proximidades da referida árvore , será instalada a olaria  e no local , á esquerda , onde se vê a palmeira , será construída uma nova residência ......" ( ABAIXO , FOTO DE 1866 TRAZENDO UMA VISÃO DO QUE HOJE É A  RUA XV DE NOVEMBRO E DA ANTIGA RESIDÊNCIA DE OTTOKAR DEOERFFEL )
 
 Está certo que , além dos hercúleos trabalhos em sua propriedade e que ele mesmo acabou nos contar , o "hômi " ajudou a fundar um quase incontável de entidades recreativas , esportivas , culturais , sociais e comunitárias ; teve ativas atuações social e política ; escreveu 3 livros a respeito de Joinville ( ABAIXO , UM DOS POUCOS MOMENTOS DE DIVERSÃO DA JOINVILLE DE ANTIGAMENTE E EM FOTO TIRADA PROVAVELMENTE EM 1914 POR FRITZ HOFMANN DE UM PIQUENIQUE NO RIO PIRÁI ) ; fundou o jornal "Kolonie Zeitung " , que durou 8 longas e intermináveis décadas ( circulou entre 20 de dezembro de 1862 e 21 de maio de 1942 ) e infelizmente morreu sem deixar filhos ( Ih , será que este escriba esqueceu mais algum detalhe do vastíssimo currículo de Ottokar Doerffel ? ) mas ele acabou deixando um legado que , FELIZMENTE , chegou aos nossos dias , só que esse é um papo para a semana que vem ! ......
 
Aliás , não é só de história , arte , diversão , passeios e ocasionais apresentações musicais é feita a antiga casa de Ottokar Doerffel ( ABAIXO , UMA JOINVILLE QUE "SEU " OTTO NÃO CHEGOUA CONHECER : EIS UMA VISÃO DA RUA DO RPÍNCIPE NOS ANOS 30 POR FRITZ HOFMANN ) : ela também pode ser cenário de um VÍDEOCLIPE MUSICAL ! É o que você poderá conferir no ótimo e criativo vídeo do dia , em que a música de fundo é "TOTALMENTE VERMELHO " da banda recifense MONBOJÓ ( Ahn ???? Quem ???? ) . PARA ISSO ,CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=xBGAtIV-C0o
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário