quarta-feira, 14 de junho de 2017

Até Que Enfim !

Agora farei uma pergunta óbvia , de tão ridículo que é : você anda desanimado , e desanimada , com esse verdadeiro MAR DE LAMA  ( ABAIXO ) que anda transbordando aqui em terras tupiniquins ? Acalme-se : felizmente ainda existem pessoas que amam esta verdadeira e gigantesca piada de português chamada Brasil !
 
 A seguir , irei reproduzir alguns pensamentos filosófico-socrático-nacionalistas de uma pessoa que tem verdadeira adoração pelo Brasil ( Para essa pessoa , é Deus no céu e Brasil na Terra ! ) e que irão levantar a sua autoestima , que anda tão caída quanto o time do JEC .....
 
Bom , vamos lá : " –  Se eu encontrasse minha mãe vendendo sanduíche na praia, eu não viraria a cara para ela. Eu enterraria a cara inteira na areia. Minha mãe era uma jeca, mas não vendia sanduíche na praia.”  ( ABAIXO , O EX-GALÃ GLOBAL MÁRIO GOMES VENDENDO "SANDUBA " NA PRAIA )
 
– “ Eu gosto do Brasil. Acho lindo, uma beleza ( ABAIXO ) . Mas de longe, no cartão postal. Essa terra aqui não tem jeito. Esse povo daqui não vai pra frente, é preguiçoso. Só se fala em crise e ninguém trabalha ? ” 
 
 – “ Nunca vi gostar tanto de fazer hora extra como trabalhador brasileiro.” ( Até parece , mas não é : o autor dessa filosófica frase não é CONDE DRÁCULA , ops ! , Michel Temer ! - ABAIXO )
 
 – “ Chinelo, chinelo ( ABAIXO ) … Que palavra horrível ! Português é uma língua tão chinfrim.” 
 
– “ E eu que pensei que alguma coisa tinha mudado nesse país. Foi só botar o pé aqui que você começa a sentir esse calor horroroso, uma gente horrível no caminho, gente feia esperando ônibus caquéticos no ponto. " ( ABAIXO )
 
 – “ O Brasil é um país de jecas ( ABAIXO ) . Ninguém aqui sabe usar talher de peixe. ”
 
  – “ Você reserva pra mim um desses hotéis limpinhos que tem aí ? De preferência um que não tenha um bando de mendigos ( ABAIXO ) na porta tentando agarrar a gente. Avisa também na recepção do hotel que eu detesto ver um monte de brasileiros na porta do meu apartamento falando português. Quanto menos eu ouvi falando português, melhor. ”.......
 
Bom , os mais antigos e ,  principalmente , quem possui uma memória avantajada , talvez até tenham se lembrado da autora de frases tão profundas , inspiradas e cheias de amor e ternura : trata-se de ODETE ROITMAN ( ABAIXO ) , aquela CASCAVÉLICA vilã - uma multi milionária esnobe ( quase sempre só falava francês ) e proprietária de uma empresa de aviação - que acabou roubando a cena e tornando-se o grande destaque da telenovela global " VALE TUDO " ( embora ela tenha sido exibida há quase 3 décadas , entre 16 de maio de 1988 e 6 de janeiro do ano seguinte , sua temática é atualíssima e o seu enredo e situações focam e abordam o tão famoso , infame , nocivo e destrutivo JEITINHO BRASILEIRO )
 
 e que foi magistralmente vivida pela eternamente brilhante e veteraníssima atriz carioca BEATRIZ SEGALL ( ABAIXO - refrescando rapidamente a vossa memória , trata-se daquela atriz que durante a campanha presidencial de 2002 , mais precisamente em um dos programas televisivos do então candidato VAMPIRO SERRA , ops ! , José Serra , acabou dando uma  de Mãe Diná e afirmando que um possível governo LULA seria UMA MER......CADORIA , obviamente não com essas palavras , pois ela é uma senhora elegante ! ) .
 
Mesmo já tendo se passado praticamente 30 anos , muitos ainda se lembram : aquela que era um verdadeiro TINHOSO DE SAIAS ( Ou Capeta , ou Belzebu , ou Diabo , ou Cramulhão , ou CapetUDO , enfim como você quiser chama-lo ! ) acabou sendo alvejada com 3 tiros pela CORNÉLIA , ops ! , traída esposa ( vivida pela atriz paulista , de São Caetano do Sul , CÁSSIA KISS - ABAIXO )
 
do ex-genro de Odete Roitman e corruptíssimo MARCO AURÉLIO ( Imagine um cara asqueroso , mas muuuuiiiito asqueroso : pois é , sabe -se em quem ele tenha se inspirado , esse personagem foi brilhantemente vivido pelo ator fluminense , de Nova Friburgo , REGINALDO FARIA - ABAIXO ) ,
 
 que pensou que aquele vulto no banheiro fosse a amante do seu maridão ( a tal amante era MARIA DE FÁTIMA , a mega ambiciosa e desonesta personagem vivida pela atriz carioca GLÓRIA PIRES - ABAIXO -  , que , como sabe , na transmissão da Globo de 2016 da cerimônia de entrega dos Oscar , provou que sabe tudo - e mais um pouco - a respeito do glamouroso e multi milionário mundo de Hollywood ) ......
 
Entre 24 de dezembro de 1988 - quando a tal cena foi ao ar ( Que belíssima imagem  para passar na TV às um Natal , hein ! ) - e 6 de janeiro de 1989 - quando finalmente foi revelada a identidade de quem mandou Odete Roitman ( ABAIXO ) para "as cucuias " - ,
 
ou seja , durante 13 dias , em bares , restaurantes , reuniões familiares , campinhos de futebol , enfim , onde houvesse no mínimo dois nativos tupiniquins conversando ( Corrupção ? Crise Econômica ? Péssimos serviços públicos ? Educação lastimável ? Não , isso é tudo intriga da oposição : no Brasil , pelo que se percebe , não existe nada disso ! ) , fez-se a pergunta que martelou as pobres cabeças de milhões de aflitos brasileiros : QUEM MATOU ODETE ROITMAN ? ( ABAIXO )
 
Obviamente , mal e porcamente comparando , há exatamente uma semana uma pergunta com grau de "cabeludice " quase tão grande quanto aquela feito na já longínqua década de 80 , vem atormentando os corajosos , heroicos , inteligentes e fiéis leitores do ALAMEDA CULTURAL : O QUE ACONTECEU COM AQUELA FAMÍLIA QUE EM 1906 HERDOU A ENTÃO VATÍSSIMA PROPRIEDADE DE "SEU " OTTO , OS BARTHOL ? ( CLICANDO NA FOTO ABAIXO , VOC~E VERÁ COM UM POUCO MAIS DE NITIDEZ ALGUMAS PESSOAS NA VARANDA DA CASA : SÃO OS BARTHOL ) Consequentemente essa dificílima pergunta , digna de um dramalhão global das oito , acaba gerando outras : Teriam sido eles expulsos pelo novo dono do "pedaço " , AFONSO LEPPER ?
 
Teriam morrido , vítimas de um misteriosíssimo e até hoje inexplicado vírus , que atingiu apenas essa família ? Teriam mudado para outro país - o Paraguai , talvez - e iniciado uma nova vida com outra identidade ? Teriam todos eles morrido em um misterioso acidente ou sido atropelados por um dos pouquíssimos carros que circulavam em Joinville naquele longínqua e romântica década de 30 ? ......( A FOTO ABAIXO É DA DÉCADA DE 40 E RETRATA UMA ESPÉCIE DE RODOVIÁRIA QUE FUNCIONAVA EM RÉDIO AINDA EXISTENTE , NA RUA JERÔNIMO COELHO )
 
      Bom , para quem adora fortíssimas emoções e quer sempre ver o "circo pegando fogo ", eu lamento : o desfecho dessa história foi feliz ......As irmãs solteironas CLARA e HEDWIG Barthol acabaram mudando-se para o que hoje é a rua Jaraguá ( ABAIXO , RESID~ENCIA NA RUA JARAGUÁ ) , no bairro América , e fixando-se em terrenos que , por sinal , também chegaram a fazer parte da vasta propriedade de  Ottokar Doerffel .
 
E COMO ERA ESSE LOCAL ? Quem reponde essa pergunta é ninguém menos que NORMA  BARTHOL , filha de um dos membros dessa família ( seu pai - que teve o nome original , germânico e quebra-língua JOHANNES transformado no brasileiríssimo e simplíssimo JOÃO - era um dos 3 filhos do casal CARL-ANNA : a família Barthol - supõe este escriba - teria chegado ao Brasil por volta de 1886 a bordo do vapor "MONTEVIDEO " e era oriunda da cidade alemã de Chemnitz ; - FALANDO EM COISAS ANTIGAS , EIS UMA RELÍQUIA : UMA FOTO DE 1916 DA ENTÃO PRAÇA LAURO MUELLER , EM LOCAL ONDE HOJE ESTÁ A BIBLIOTECA PÚBLICA ROLF COLIN
 
como vimos semanas trás , curiosa e inexplicavelmente ele não se estabeleceram a princípio em Joinville mas sim em uma localidade que naquele tempo era uma das candidatas mundiais a ser o lugar Judas Iscariotes - não confundir com CARIOCA - perdeu as suas botas : ITAPOCU - ABAIXO - , hoje um distrito da vizinha Araquari  ) 
 
e em entrevista para simpaticíssima , carismática , experiente , competentíssima e vascaína jornalista MARIA CRISTINA DIAS ( ABAIXO )  : " Era um grande pasto . Os vizinhos deixavam seus cavalos , vacas por lá " ( João Barthol , a esposa e a própria Norma viviam em outro local : a sua residência foi construída em um terreno ao lado do que hoje é a Sociedade Palmeiras e , como eu cheguei a comentar em outras ocasiões , próximo a esse local existia uma olaria , criada pelo próprio Ottokar Doerffel em 1855 e que funcionou durante quase 1 século )  .
 
 E COMO ERA A RELAÇÃO ENTRE OS BARTHOL E OS LEPPER , DONA NORMA ? " Eu visitava a família Lepper , que era amiga do meu pai .....Eu olhava para ela com um pouco de medo " ( Não , "dona " Norma não tinha pavor dos riquíssimos e inofensivos Lepper : o ELA a que "dona " Norma se refere é o próprio casarão - ABAIXO - onde viveram Ottokar Doerffel e sua esposa e posteriormente seus avós , pai e tias ) .
 
 E AÍ , "DONA " NORMA : A SENHORA TEM MAIS ALGUMA COISA PARA NOS CONTAR ? " A FOTOGRAFIA DE OTTOKAR DOERFFEL estava sempre em casa , na parede ,junto com a dos pais e dos avós " ( Amém , "seu " Otto ! - ABAIXO ) ......
 
Bom , certa vez o genial , genioso e saudoso rock star FREDDDIE MERCURY , popularmente conhecido como Farok Bulsara ( 1946-1991 ) afirmou que mesmo com as impressionantes multidões que lotavam as fantásticas apresentações de sua igualmente saudosa banda QUEEN ," ELE SE SENTIA SÓ ": mal e porcamente comparando , era mais ou menos  essa a situação da solteirona , e rica , IMGARD LEPPER ( ABAIXO , DE VESTIDO BRANCO ) .
 
Seu pai - Affonso - havia falecido em 1958 e agora , em 1971 , havia sido a vez de sua mãe - HELENA - ir "para Jesus " , por sinal nesse mesmo casarão que assustara a pobre e  indefesa Norma Barthol . Embora essa propriedade agora tivesse um tamanho muito menor , Imgard ( ABAIXO , DE PÉ E A TERCEIRA , DA DIREITA PARA A ESQUERDA )  deparou-se diante de um verdadeiro ABACAXI DE ITU para descascar : como cuidar e administrar sozinha uma propriedade tão grande e cara como aquela ?
 
Foi aí que apareceu , PROVIDENCIALMENTE , um homem DURO - no bom sentido , é claro - na "parada " ......Natural de Florianópolis , tenente-coronel reformado do Exército , residindo em Joinville desde 1960 , casado com a filha de um dos homens mais conhecidos e influentes da cidade ( MARISA LOBO , filha do político e dono de cartório , RODRIGO LOBO ) e sendo uma das mais destacadas figuras da oposição à ditadura que seus ex-colegas de farda e caserna impuseram ao país naquele DIA DA MENTIRA sem graça de 1964 , o durão PEDRO IVO FIGUEIREDO DE CAMPOS ( 1930-1990- ABAIXO  ) foi provavelmente a pessoa mais xingada e questionada aqui em terras de Dona Francisca entre os anos de 1973 e 1975 :
 
 o homem que ousara derrotar a toda-poderosa ARENA( Aliança Renovadora Nacional , partido que dava sustentação a nada saudosa ditadura )  e seus 3 candidatos na eleição municipal de 15 de novembro de 1972 e que foi prefeito e o principal responsável pelos destinos de Joinville entre 31 de janeiro de 1973 e 31 de janeiro de 1977 , tornou-se alvo da ira de muitos - especialmente os tacanhos e medíocres de plantão - em razão das demolições de várias , belos e antigas construções ( FALANDO EM CONSTRUÇÕES ANTIGAS , EIS O PRÉDIO ONDE FUNCIONOUA CASA DINGEE , CONSTRUÍDO EM 1920 E QUE , FELIZMENTE , AINDA ESTÁ DE PÉ )
 
 da área compreendida  entre os cruzamentos da  rua Ministro Calógeras e avenida Getúlio Varas e da rua Nove de Março com Doutor João Colin para abertura do que hoje é a AVENIDA JUSCELINO KUBITSCHEK ( ABAIXO , EM FOTO DE 1978 ) e que veio a ser inaugurada em 8 de março de 1976 , com direito até a uma apresentação de uma escola de samba .
 
Se havia algum opositor a compra , pela Prefeitura , da propriedade agora pertencente a Imgard Lepper , ninguém sabe ninguém viu ou ele se escondeu em sua humilde residência : os  motivos dessa compra eram mais do que justificáveis . Por uma série de razões - paisagística , estética , histórica , sentimental , pública , etc....etc....- a Prefeitura tinha até a OBRIGAÇÃO de adquirir a residência ( ABAIXO ) !
 
Se o tempo acabou dando razão a Pedro Ivo e hoje muitos se recordam com saudade - bota saudade nisso ! -a  sua administração visionária e inovadora , mesmo tendo limitadíssimos recursos financeiros , essa compra mais uma de suas jogadas de mestre : acabou preservando um bem valiosíssimo da coletividade joinvilense e evitando que naquele local ( ABAIXO )  - bate na madeira ! - surgisse algum possível empreendimento imobiliário .......
 
Ao contrário do se diz , no Brasil a língua oficial não é o português e sim o " BUROCRATÊS " e , justamente em bom e legítimo "burocratês " , veja o que diz um documento oficial datado de 1973 , hoje em poder do Arquivo Histórico de Joinville e que justifica a compra daquela propriedade : " Devido à sua relação com o passado histórico da cidade , tanto por seu aspecto arquitetônico , com estilo colonial e representativo das construções nos arredores  de Hamburgo (....) , como pela ligação com seu construtor ( ABAIXO , OTTOKAR DOERFFEL ) , que contribuiu em seu tempo para o desenvolvimento da colônia . "
 
.......O final - FELICÍSSIMO , por sinal - dessa história todo mundo já sabe : após curtos períodos em que o Arquivo Histórico e a Escola de Música Villa-Lobos funcionaram ali ( ABAIXO ) , finalmente e atendendo uma já antiga reivindicação dos artistas plásticos da cidade , em 1976 passou a funcionar nesse local o MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE , cujos jardins foram transformados no mais novo ponto de encontro da RAPAZIADA JOINVILENSE  ( Quem foi que disse que em Joinville só tem gente careta , provinciana e conservadora ? ) ......
 
Agora eu peço que você cante com toda a força de seus pulmões aquela velha musiquinha ( se você está gripado , ou gripada , pode cantar coma força do seu pensamento ) : ALELUIA ! ALELUIA ! ALELUIA ! ALELUIA ! Sim , meus amigos : desde o já longínquo 29 de março - quando foi postado o texto " O PELEGO " - e depois de 2 meses e meio passeando pela outrora residência de Ottokar Doerffel e suas histórias , finalmente essa viajem histórica chega ao fim ! ( Aaaaaaaaa !!!!!! ) . Na semana que vem iniaremos outra viagem ( FALANDO NISSO , EIS MAIS DUAS FOTOS ANTIGAS :A PRIMEIRA FOI TIRADA POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA , EM 1906 , E A OUTRA É DE UM DESFILE NA RUA DO PRÍNCIPE , EM 1945 )  , dessa vez sobre........( Suspense no ar ! ) .......NÃO IREI DIZER ! ( Aaaaaaaa !!!!! ) .
 
 
Para finalizar em altíssimo estilo a viagem por aquilo que aquilo ( ABAIXO ) foi um dia a casa de " seu " Otto , um outro interessante a respeito daquele bucólico , contemplativo e belo local . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=XNQr2gAEsjc
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário