quinta-feira, 1 de junho de 2017

Tá Dominado !

Iniciarei o mês dos namorados pedindo que você dê asas à sua imaginação , ou mais especificamente , imaginando uma história .....Não , infelizmente os personagens dessa história imaginária não são você e a sua cara e amada metade ( Como diria a grande dupla de filósofos goianos , ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO : É o amoooor !!!! ) mas sim uma figura nada romântica : um VIKING alto , forte e , aparentemente , com cara de poucos amigos ( ABAIXO ) ......Esse mesmo viking chega a você e lhe diz , com a sua voz de trovão à la Tim Maia , em um misto de RECLAMAÇÃO ( Imagine como deveria ser um viking reclamando .....) e TOM DE SENTENÇA : " PÔ , ENCURTA OS TEUS TEXTOS ! DIVIDE ELE EM TÓPICOS ! " .....
 
Obviamente , o tal cidadão não é um viking e nem tem voz de trovão , mas é sim um figura carimbadíssima aqui do ALAMEDA CULTURAL , eu diria que quase um sócio deste muy humilde blog : o nitroglicerínico  geólogo , ativista ambiental ( mais especificamente da preservação da rica e exuberante fauna e flora encontradas nas margens do rio Cachoeira ) e Homus Sincerus MILTON WENDEL ( ABAIXO , DE CHAPÉU )  , gente boníssima e também uma daquelas raríssimas e necessárias pessoas que realmente dizem o que pensam , doa a quem doer e o qual este escriba tem a honra e o orgulho de dizer que é amigo .
 
 OK , OK , "seu " Milton  : sei que INTERNET e RAPIDEZ SÃO SINÔNIMOS ( infelizmente 95 % de quem acessa a internet - esse percentual foi obtido pelo velho e científico método do CHUTÔMETRO - não está interessado em ler textos longos e complexos ) e , confessando ao senhor e aos amigos e fiéis leitores do ALAMEDA CULTURAL ( OS LEITORES DESTE MUY HUMILDE BLOG  MERECEM FOTOS HISTÓRICAS DE QUALIDADE , COMO ESSA - PROVAVELMENTE DA DÉCADA DE 20 E TIRADA POR FRITZ HOFMANN - , DE UM FAMÍLIA PASSEANDO PROVAVELMENTE NA REGIÃO DO RIO PIRAÍ )  , muitos vezes  fico de SACO CHEIO escrevendo textos tão longos ( Isso me deixa com pouco tempo paras as minhas habituais e sagradas caminhadas noturnas e também para acessar sites , digamos , "calientes ".....Brincadeirinha !  ) .
 
Só que antes de tudo , ou melhor , ACIMA DE TUDO , não encaro isto que faço como um trabalho e sim como uma DIVERSÃO : ao escrever esses textos estou conversando descontraída  e despreocupadamente com os leitores ( Quando converso com o senhor , por acaso eu fico o tempo inteiro olhando o relógio ? ) e , se me proponho a escrever e manter um blog que resgate , valorize e prestigie aspectos da cultura e da história de Joinville ( FALANDO EM HISTÓRIA , EIS UMA FOTO - DE OUTUBRO DE 1905 - DA IGREJA LUTERANA DA ESTRADA DA ILHA ) , julgo que os leitores MERECEM O MELHOR e quando digo O  MELHOR , estou dizendo que você - LEITOR - merece um blog de qualidade e isso obrigatoriamente faz com que eu lhe passe A MAIOR QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES POSSÍVEL ......
 
Bom , deixando de lado as divagações pessoais-socrático-filosóficas deste escriba , eu também fico imaginando o meu amigo Milton Wendel - que , diga-se de passagem , tem perfeito domínio da língua alemã - lendo alguma das cartas escritas por OTTOKAR DOERFFEL ( 1818-1906 ) : perto delas , os textos deste escriba são meras e reles notas de pé de página ! Que bom , ou melhor , QUE MARAVILHOSO : como comentei em incontáveis ocasiões anteriores , justamente um dos responsáveis pela preservação da memória das primeiras décadas de Joinville é justamente "seu " Otto , através de seus quilométricos relatos-testemunhos escritos (FALANDO NISSO , EIS OUTRA RELÍQUIA HISTÓRICA : CRIANÇAS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA RURAL NA ENTÃO LOCALIDADE DE PEDREIRA - HOJE , PIRABEIRABA - EM FOTO TIRADA EM 1915 )
 
( Certamente alguém haverá de discordar - ninguém é dono da verdade - , mas para mim Ottokar Doerffel foi na escrita o que FRITZ HOFMANN foi na fotografia : suas obras são referências obrigatórias para qualquer pessoas que queira pesquisar , estudar , entender e conhecer a história de Joinville - ABAIXO , " O CARA " : UM POSUDO FRITZ HOFMANN EM FOTO DA DÉCADA DE 20 E AO LADO DE UMA ÁRVORE DERRUBADA NA REGIÃO DO PLANALTO NORTE CATARINENSE ) .
 
 
Pois bem , como comentei ao final da nossa viagem histórica de semana passada , em virtude da morte de sua velha , fiel e amorosa esposa IDA ( 1822-1889 ) e da ausência de filhos , "seu " Otto acabou a família BARTHOL - oriunda da cidade alemã de Chemnitz e que , acredito , tenha chegado ao Brasil por volta de 1886 - como seus herdeiros . Naquela ocasião também comentei que essa família , de remoto parentesco com "seu " Otto , a princípio se estabeleceu na então praticamente isolada localidade de ITAPOCU ( ABAIXO ) - hoje , um distrito da vizinha Araquari e , na época , um das candidatas a ser o lugar onde JUDAS PERDEU AS BOTAS - e que , fora a questão do remoto parentesco , eles - o casal Carl-Anna e os filhos Hedwig , Johannes e Clara - não tinham quaisquer ligações e comunicações com Ottokar Doerffel .....
 
Em uma daqueles suas tradicionais e típicas cartas - toda carta de "seu " Otto que se prezasse tinha que ser quilométrica - , escrita em 1891 e endereçada à sua irmã - TEKLA - (  em poder da família Doerffel - que ainda vive na Alemanha - essa carta acabou sendo tradzida por JUTA HAGEMANN - ABAIXO , DE CASACO ROSA E DEBRUÇADA SOBRE O SOFÁ -  , uma simpática e lúcida senhora de 91 anos de idade e que pé uma das memórias vivas de Joinville ) , ele comenta sobre a sua aproximação com a tal família e em trecho da carta afirma o seguinte :
 
" Há cerca de cinco meses tenho contato direto com os Barthol . Eles moravam no Itapocu , a 40 quilômetros , e vieram comas crianças , o gado e tudo o mais morar mais perto ....Eles transferiram a casa do Itapocu e remontaram aqui . E a partir de primeiro de maio passei para eles o cuidado com o gado leiteiro . " Através dessa carta sabe-se a família viveu a princípio em uma casa aluga na então Mittelweg ( Estrada do Meio ) - a hoje rua XV de Novembro ( infelizmente "seu " Otto não especifica em que local ficava essa casa alugada - ABAIXO , FOTO DE TRECHO RUA XV DE NOVEMBRO PRESENTE NO LIVRO DE CENTNÁRIO DE JOINVILLE , PUBLICADO EM 1951 ) - e que a mudança da tal família foi gradual e aconteceu entre março e agosto de 1891 ,
 
 só que nessa mesma carta ele deixa 4 pontos de interrogação : Afinal , o que levou a tal família a sair da Alemanha - um país já naquela altura , industrializado , urbano , desenvolvido e unificado desde 1871 - e se estabelecer justamente em um verdadeiro FIM DE MUNDO como o Itapocu ? Em que navio e em que época chegaram ao Brasil ? O que levou Ottokar Doerffel a se aproximar da tal família ? ( NÃO É UM BOENCO DE JARDIM : É OTTOKAR DOERFFEL . REPARE QUE NA VARANDA DA CASA -BASTA CLICAR NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA - APARECEM 3 MEMBROS DA FAMÍLIA BARTHOL )
 
            E a principal das perguntas : Afinal , POR QUE "SEU " OTTO FOI ESCOLHER JUSTAMENTE UMA FAMÍLIA COM A QUAL  , FORA O REMOTO PARENTESCO , NÃO TINHA QUAISQUER CONTATOS E LIGAÇÕES ? ( Alô , alô , RAFAEL JOSÉ NOGUEIRA : eis uma boa pesquisa lhe esperando ! Ah , você ainda não sabe quem é RAFAEL JOSÉ NOGUEIRA ? Então sugiro ler os seus ótimos artigos no site NOSSA JOINVILLE ) . O mais curioso nessa história é que Ottokar Doerffel tinha uma longa e fraternal relação com a família TRINKS , mesmo antes de vir para o Brasil :  eles vieram junto com o próprio Ottokar Doerffel e sua esposa no veleiro " FORENTIN " , no já distante ano de 1854 ; ( ABAIXO , "ELE " : "SEU " OTTO , EM FOTO TIRADA EM 1901 )
 
em 1891 já figuravam no seleto grupo de famílias ricas e influentes da cidade ( basta lembrar que um dos membros mais conhecidos dessa família - EDUARD TRINKS , por sinal , um importante e visionário empresário - , foi o responsável pelas chegadas do automóvel e do telefone à Joinville , respectivamente nos anos de 1907 e 1908 , e que outra membro famosa dessa família - HELENE DOROTHEA TRINKS LEPPER - foi casada com o rico e influente empresário , líder empresarial e comunitário e político HERMANN AUGUST LEPPER - o hoje nome da rua em que a Prefeitura e a o Arquivo Histórico - e que teve uma longa e respeitável lista de atividades filantrópicas : hoje ela batiza aquela ponte azul metálica quase em frente à malharia Lepper e um tradicionalíssimo hospital-maternidade da cidade - ABAIXO , EM FOTO PUBLICADA NO LIVRO DO CENTENÁRIO DE JOINVILLE )
 
e , a exemplo dos Barthol , também tinham um remoto parentesco com "seu " Otto e , portanto , eles seriam a escolha mais óbvia de Ottokar Doerffel para serem seus herdeiros ......( ABAIXO , UMA VISÃO DA ENTÃO RESIDÊNCIA DOS BARTHOL , EM FOTO TIRADA POR FRITZ HOFMANN )
 
Dúvidas e questionamentos à parte , no fim da década de 90 , um grito se tornou moda entre as torcidas de futebol brasileiras : "TÁ DOMINADO ! TÁ TUDO DOMINADO !" ( História de Joinville e futebol ? Caramba ! O "seu " escriba está precisando urgentemente de uma camisa-de-força ! ) . Obviamente , guardando-se as devidas proporções , foi isso o que aconteceu com os Barthol : com a saída da velha governanta que tomava conta da casa , ANNA BARTHOL passou a ocupar esse lugar e o vínculo entre "seu " Otto e essa família tornou-se tão forte com os passar dos anos que em várias das últimas fotos ( ABAIXO , UMA DESSAS FOTOS : O SENHOR DE BARBA BRANCA E SENTADO É OTTOKAR DOERFFEL ) do já MATUSALÉM , ops ! , idoso Ottokar Doerffel ( o "hômi ' morreu tendo longevos 88 anos de idade ) , os Barthol aparecem junto com ele ......
 
Como eu já havia comentado há algumas semanas atrás , desde 1855 havia nos fundos da então vastíssima propriedade ( ABAIXO ) de Ottokar Doerffel , ou mais precisamente nas proximidades do rio Morro Alto , uma OLARIA : ela funcionou durante quase 100 anos e  com tempo , ao invés de tijolos ,  passaram a ser fabricadas manilhas para saneamento . Logo depois da morte de "seu " Otto , ocorrida em 18 de novembro de 1906 , quem passou a "SEGURAR O ROJÃO ", ops ! , administrar esse estabelecimento foi justamente o único filho homem do casal Carl -Anna  Barthol - JOHANNES - , que teve o seu original e germânico nome quebra-língua transformado no brasileiríssimo e simples JOÃO ( seu pai , Carl , veio a falecer em 1927 ) ; acontece que João faleceu em 1943 e a "bananosa " acabou ficando nas mãos de sua esposa - CLARA SCHAEFER BARTHOL - , que veio a ser a última administradora da tal olaria .
 
Se os seus pais tiveram 3 filhos , João e a sua digníssima acabaram sendo bem econômicos : tiveram apenas uma filha , chamada NORMA , e imediatamente imagina-se que por ser mulher ela tenha sido educada e crescido executando trabalhos domésticos e , teoricamente mais leves . Que nada : Norma também teve de ralar , ajudando no trabalho de sua mãe na olaria ( ABAIXO , O HOJE PRATICAMENTE CANALIZADO RIO MORRO ALTO EM CUJAS PROXIMIDADES ESTAVA A OLARIA ) e começando a trabalhar desde cedo  . No início da década de 30 e depois de 4 décadas aconteceu uma nova " entrega de bastão ", ou melhor , eles venderam a propriedade : foi aí que um DINHEIRUDO apareceu na "parada " , mas isso já é um papo para semana que vem ! ......
 
Que tal fazer um passeio pelos jardins daquilo que um dia foi a casa de Ottokar Doerffel ? ( ABAIXO ) .  Melhor , irei refazer a pergunta : quem foi que disse que em Joinville só tem gente careta , quadrada , tapada , reacionária e conservadora ? Calando a boca dos RECLAMILDOS de plantão , o vídeo do dia traz belíssimas imagens daquele local e uma rapaziada jovem e esperta que o frequenta ......PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=-RzvcfxmkSI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário