segunda-feira, 5 de junho de 2017

Quantos ?

Caramba , estou até vendo daqui : pela sua cara de quem foi atropelado por um caminhão e não anotou o número da placa , pelo clima de ressaca e pela desarrumação de sua humilde residência ( Huuummm.....daqui estou vendo uma calcinha - ABAIXO - perdida ! )  , percebe-se que o seu último fim de semana foi , digamos , agitado .
 
Se esse é o seu caso e , mesmo que não seja , você há de concordar com este muy limitado escriba : salvo algo muitíssimo especial e até improvável , não há nada mais ANTICLÍMAX do que uma SEGUNDA-FEIRA ! ( Lembre-me agora do GARFIELD - ABAIXO - , aquele personagem de desenho animado que fez muito sucesso na década de 80 : um gato rabugento , preguiçoso e que odiava as segundas-feiras ) .
 
Além deste misto de clima de ressaca com clima de fim de feira , a SEGUNDA-FEIRA tem a mesma função que os DESPERTADORES ( ABAIXO ) - eternos inimigos daqueles que sofrem de uma doença crônica chamada PREGUICITE AGUDA -  , com seus chatos , estridentes e inconvenientes alarmes : ela existe para nos lembrar que temos um trabalho , uma família a sustentar , contas a pagar , compromissos a cumprir ,  "abacaxis " a serem descascados , sapos a serem engolidos , etc...etc.....
 
Agora imagine um cidadão que , além de tudo isso , tem A...A...A...ATCHIMMMMM !!!! Sim , este escriba acabou pegando uma danada duma GRIPE e , como não tem sentido uma gripezinha idiota me derrubar e nem ela vir a impedir mais uma conversa minha com você , irei em frente ou , como diria um folclórico ex-jogador brasileiro de futebol que sempre dava entrevistas falando na terceira pessoa , FAREMOS O QUE PODEMOS ......( ABAIXO , O TAL JOGADOR : PAULO SÉRGIO ROSA , O "VIOLA " )
 
Pois bem , lembrei-me agora de um cidadão que , caso tivesse nascido ou vivido no México , seria chamado de " PÃO-DE-DEUS " ( trata-se de uma expressão usada para se referir a uma pessoa extremamente boa e generosa ) : trata-se de MICHAEL SCHUMACHER , popularmente conhecido como TIAGO GABRIEL DE SOUZA ( ABAIXO , COM A SUA DIGNÍSSIMA : JOSIELE ) , ou ainda como BADUGÃO . Esse velho amigo deste escriba , que tem uma incrível semelhança física com o citado ex-piloto alemão de Fórmula 1 e a voz um tanto parecida com a do também ex-piloto de Fórmula 1 RUBINHO TARTARUGA , ops ! , Rubinho Barrichelo ; educado ( Ele  é incapaz de pronunciar um palavrão ! )  ; extremamente tímido  e que chegou a ser entrevistado em agosto de 2013 pelo ALAMEDA CULTURAL ,
 
 já há dois anos vem ganhando a vida como um discreto BARNABÉ , ops ! , funcionário público da Prefeitura da serrana e pequena Canoinhas e desde 2009 vem realizando um elogiável trabalho de pesquisa e resgate da memória do hoje .......A...A....A....ATCHIMMM !!!! ( Desculpe ! ) ......tão maltratado JEC , popularmente conhecido como Joinville Esporte Clube ( Assim como o meu amigo, você é SOFREDOR , ops ! , torcedor do JEC ? Então acesse o seguinte endereço : www.memoriatricolor.com.br , nele o meu amigo reproduz antigas matérias de jornais a respeito do clube- ABAIXO , ESSA É PARA FAZER OS JEQUEANOS CHORAREM : EIS O PRIMEIRO TIME DO JEC , QUE ENFRENTOU O VASCO DA GAMA , EM AMISTOSO DISPUTADO EM 9 DE MARÇO DE 1976 NO ERNESTÃO  )  . Além da paixão não correspondida pelo JEC ( Consta que na noite de ontem , após os 3 a 0 impostos pelo Botafogo de Ribeirão Preto ao JEC , o meu amigo ficou " sem pai nem mãe " , perdeu o rumo de sua humilde residência e estava com cara de quem foi atropelado por uma jamanta .....)
 
 e , é claro , de seu burocrático trabalho , Tiago ( ABAIXO , PAPAI BABÃO , OPS ! , TIAGO COM A SUA FILHA )  viveu há pouco mais de dois meses aquela típica experiência que só quem a viveu pode descrevê-la : em .....A ....A.....A ....ATCHIMMM !!! ( Pela segunda vez , desculpe ! ) 1 DE ABRIL ( PRIMEIRO DE ABRIL ? Pô , sacanagem : bem , que poderia ter sido em outro dia ! ) e aos 34 anos de idade ( 35 , no próximo dia 9 de junho ) , ele SE TORNOU PAI ! E de uma belíssima menina : trata-se de LAURA HELENA , uma loirinha de olhos azuis . Ao saber disso , desejei ao meu velho amigo duas coisas fundamentais :
 
 antes de tudo que a sua filha tenha muita SAÚDE , pois sem ela simplesmente não se faz nada ( Este gripado escriba que o diga ! ) e muita mas muuuuuiiiiita boa sorte a ele e sua esposa na complicadíssima tarefa que os aguarda , ou seja , EDUCAR A MENINA ( ABAIXO , LAURA HELENA ) , pois a EDUCAÇÃO é algo tão vital e fundamental quanto a nossa própria saúde .
 
Diante do fato vivido pelo meu amigo ( ABAIXO , TIAGO , JOSIELE E LAURA HELENA ) , fico fazendo essas perguntas : QUAL teria a reação dele ao saber que seria pai ? QUANTAS dúvidas , reflexões , angústias e pensamentos teriam passado pela sua jequeana cabeça - por si só , inchada - nos longos e angustiantes meses que antecederam o nascimento de sua filha ? QUAL teria sido a sua reação ao dar de cara com aquele serzinho que acabava de aterrissar nessa nave tão louca e desgovernada chamada PLANETA TERRA ? QUANTAS experiências e percalços o meu amigo já não passou até agora ajudando a criar a sua menina ?
 
 ......Bom....A....A...A....ATCHIMMM !!! ( Pela terceira vez , desculpe ! ) ....., já que acabei de contar essa história protagonizada por meu amigo-papai babão e que agora estou falando em algo especialíssimo chamado VIDA , lembre-me  de um caso que soube pouco antes de escrever estas mal escritas linhas .....A americana CARRIE WHITE ( ABAIXO )  não entrou para a História em função de algum possível feito heroico , em virtude de alguma grande e nobre ação , por ter sido uma dedicada e atuante filantropa ou por algum fato que mercê registro e citação , nem que seja no pé de página da História : ele teria sido mais uma das bilhões de pacatas e despercebidas CIDADÃS DA CIVILIZAÇÃO , exceto por um "pequeno " detalhe : trata-se da TERCEIRA PESSOA QUE MAIS VIVEU ATÉ HOJE .
 
A Matusalém da terra do Tio Sam viveu exatos 116 anos e 88 dias , tendo nascido em 18 de novembro de 1874 e vindo a falecer em 14 de fevereiro de 1991 , perdendo apenas - salvo algum possível engano deste escriba - para a francesa JEANNE LOUISE CALMENT ( ABAIXO - ela nasceu em 21 de fevereiro de 1875 e faleceu em 1997 , aos 122 anos ) e para o japonês SHIGECHIYO IZUMI ( ela nasceu em 29 de junho de 1865 e veio a falecer em 21 de fevereiro de 1986 , aos 120 anos e 237 dias ) . Infelizmente essa este escriba ficará devendo para você : não encontrei mais nenhuma informação a respeito da gloriosa americana .
 
          Mesmo assim , a exemplo do que fiz em relação ao meu amigo Badugão , também faço algumas perguntas em relação a essa mulher ( ABAIXO , NO ANIVERSÁRIO DE SEUS 113 ANOS , EM 1987 )  : QUANTAS experiências ela viveu e QUANTOS ensinamentos ela passou aos mais jovens ? QUANTAS histórias - maravilhosas , por sinal - ela não tinha para contar ? QUAL era a sua maneira de encarar a tão temida e rejeitada velhice ? QUANTAS pessoas queridas ela perdeu durante a sua interminável vida ? QUANTOS amores ela viveu ?
 
 .....A....A...A....ATCHIMMM !!! ( Pela quarta vez , desculpe ! ) .....Bom , o holandês ROY LUIKING não é jogador do JEC mas de PERNA-DE-PAU ele entende , e como : em 28 de maio de 1992 e , mais precisamente , na cidade de Didam ele percorreu uma distância de 100 metros durante apenas 13 minutos e 1 segundo utilizando pernas-de-pau mediam 30,5 centímetros de altura , sendo , portanto A PESSOA MAIS VELOZ A ANDAR EM PERNAS-DE-PAU ( ABAIXO ) ATÉ HOJE .
 
 Eu fico me perguntando ( ABAIXO ) : QUANTAS palavras de incentivo , e também de desestímulo , esse cidadão teria ouvido antes de realizar esse feito aparentemente maluco ? ( Vamos e viemos , o cara era mesmo biruta ! ) . QUANTAS reações de incredulidade , admiração e surpresa esse feito gerou entre as pessoas ? QUANTOS tempo - precioso , por sinal - , estudos e preparos , esse holandês gastou nesse projeto aparentemente sem sentido ? QUANTOS reveses , dificuldades e barreiras ele enfrentou antes de realizar esse feito ? ........
 
Agora este escriba fará um misto de revelação com confissão : eu adoro LINGUIÇA e a dos ingleses , especialmente , é enooooorme !!!!! Antes que a sua cabecinha maliciosa pense outra coisa , irei esclarecer : desde junho de 2014 e sempre na última sexta-feira de cada mês , este gordo e ESPADA escriba MANDA VER numa pizzaria próxima a sua humilde residência , comendo uma gostosíssima PIZZA CALABRESA ( ABAIXO - Aos naturebas e que têm verdadeira obsessão por um corpo sarado , respondo com uma velha frase socrático-filosófico-popular : SEGURO , MORREU DE VELHO ) .
 
 Já a tal LINGUÇA ENORME DOS INGLESES é uma referência à MAIOR LINGUIÇA JÁ FEITA ATÉ HOJE : esse feito aconteceu entre os dias 18 e 19 de junho de 1988 , na cidade de Wombourne ( ABAIXO )  ,e a tal linguiça media inacreditáveis e bizarros 21,12 QUILÔMETROS ( Caraaaaaca !!!! ) . Sob as ordens de um carto Keith Boxley , foram a linguiça de Itú levou longas 15 horas e 3 minutos para ser preparada .
 
Agora , eu pergunto : QUANTAS pessoas tiveram a sua fome saciada pela inusitada e descomunal iguaria ? QUANTAS histórias curiosas , inusitadas e engraçadas as pessoas que prepararam a linguiça de Itú viveram durante o período em que ela foi feita ? QUAL teria sido a reação daqueles pacatos e modorrentos habitantes da cidade de Wombourne ao saber que a sua pequena cidade estava prestes a entrar na História em virtude de um feito tão  inusitado ? Quais teriam sido os ingredientes usados para se preparar essa descomunal iguaria ( ABAIXO ) ? .......
 
Se os feitos e fatos dos  pacatos cidadãos da civilização que citei já geram uma série de perguntas , então o que dizer - e perguntar - a respeito de um cidadão que ostenta o seguinte currículo : 9 peças teatrais escritas e encenadas , inclusive por aquela que provavelmente é a maior companhia de palhaços de Joinville ( COMPANHIA CHEIOS DE GRAÇA - ABAIXO  ) ; 6 livros publicados ; participação em uma quase infinidade de antologias literárias , como " EXPRESSO 600 " ( 2006 ) , " CONTOS AO MAR " ( 2007 ) e " CRÔNICAS URBANAS " ( 2007 ) ;
 
 
participação no programa " CHILLI MAGAZINE " , que foi ao ar pela hoje extinta rádio GLOBO JOINVILLE entre os anos de 2005 e 2006 ( ABAIXO , A ANTIGA APRESENTADORA DESSE PROGRAMA : ANA PAULA PEIXER )  e em vários anúncios publicitários , principalmente entre os anos de 2008 e 2009 ; um canal no Youtube com 31 vídeos ( 12 deles são de uma série chamada "RASCUNHOS NA CIDADE " , em que foram tomados depoimentos de vários escritos de Joinville ) ; palestras , principalmente em escolas , em outras cidades do Estado e até do país e inspiradas , reflexivas , verdadeiras e poéticas crônicas publicadas  semanalmente , a princípio , no hoje finado jornal "Notícias do Dia " e desde maio de 2015 no jornal " A Notícia " .
 
 Este escriba pode afirmar que Jurandy de Arruda Neto ( ABAIXO )  , o dono desse respeitável currículo nasceu duas vezes : a primeira , em 10 de fevereiro de 1971 , quando veio ao mundo na já caótica , colossal e poluída São Paulo e a outra , em 1984 , quando com sua família mudou-se para JOINVILLE e  após os inevitáveis problemas culturais e de adaptação , passou a amar a cidade .
 
 O outrora garoto que já aos 9 anos de idade e com um amigo escreveu e encenou uma peça teatral em uma casa em construção na rua em que morava  , que cresceu lendo e tendo verdadeiro fascínio pelas histórias protagonizadas por Robinson Crusoé e Daniel Defoe e que um dia chegou a sonhar e até a tentar ser jogador de futebol profissional envergando a hoje maltratada e humilhada camisa tricolor do JEC , cresceu , virou publicitário , passou a ser tão somente e simplesmente chamado JURA ARRUDA ( ABAIXO )  e transformou-se em uma das mais brilhantes , criativas e inquietas figuras da literatura feita aqui em terras de Dona Francisca :
 
Jura é membro honorário da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul e um dos fundadores e mais ativos membros da CONFRARIA DO ESCRITOR DE JOINVILLE e da ASSOCIAÇÃO LETRAS DA CONFRARIA . Ah , eu já ia me esquecendo : Jura ( ABAIXO ) , que se define como filho de uma contadora de histórias por excelência e como um escritor que só escreve aquilo que ama concedeu á este muy humilde blog a honra de entrevista-lo , em entrevista publicada em 20 de dezembro de 2013 . E é com igual honra que este escriba tem o prazer de anunciar o vídeo do dia : nele o próprio Jura lê um misto de poema , conto , romance , filosofia e indagações ......PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO :
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário