quarta-feira, 7 de junho de 2017

O Dinheirudo

E aí , está pronto - e pronta - para mais uma viagem pela história de Joinville ? Cacilda , lembrei agora de uma coisa : antes de embarcarmos em nossa HISTORIONAVE ( ABAIXO ) , eu tenho lhe fazer uma pergunta ......
 
Antes de tudo , para você o que é HISTÓRIA ? ......Isso vai pensando ! ( Só não vale fundir a cuca ! ) .....Caramba , você manja mesmo do BABADO , ops ! , de História ! ......Beleza , garoto ! Boa , garota ! Essa definição que você acabou de dizer aí do outro lado é bem interessante ! ......( FALANDO EM HISTÓRIA , EIS UMA DAS FOTOS - TIRADA EM 1947 E MOSTRANDO  A ESQUINA ENTRE AS RUAS TRÊS DE MAIO E RIO BRANCO -  DO "CARA " : FRITZ HOFMANN )
 
Bom , como eu estou me recuperando de uma ....A...A...A...ATCHIMMM !!!.....GRIPE ( Saúde , "seu " escriba ! ) e como também em virtude desse tempo chuvoso que vem fazendo , estou sofrendo de PREGUICITE CRÔNICA ( ABAIXO )  ao invés de botar a minha velha amiga CICI para trabalhar ( Um esclarecimento : CICI é o nome amoroso e carinhoso que dei para a minha velha amiga-colega ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL ) , consultarei o meu amigo AURÉLIO , que é bem mais econômico em matéria de palavras  .
 
Diz aí , Aurelião : " 1 - Narração de fatos notáveis ocorridos na vidas dos povos , em particular , e da humanidade, em geral . 2 - Conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição e/ou mediante os documentos , acerca da evolução , do passado da humanidade . 3 - Ciência e método que permitem adquiri-los e transmiti-los . 4 - Narração de acontecimentos , ações , fatos ou particularidades relativos a um determinado assunto , geralmente em ordem cronológica ....." ( ABAIXO , EIS OUTRA FOTO DE FRITZ , PROVAVELMENTE TIRADA EM JARAGUÁ DO SUL - ENTÃO UM DISTRITO DE JOINVILLE - E EM DATA INCERTA )
 
Como se vê a ciência História é algo bastante complexo ; ao contrário do que afirma o glorioso Aurélio , não é algo restrito ao passado e é um tanto difícil defini-la com exatidão , ou melhor , é possível sim : HISTÓRIA é o que se VIVE e que alguns malucos - incluindo este escriba - fazem questão de estudar e , muitas vezes , de tentar compreender . Como a História é algo que muitas vezes exige a interpretação e a visão pessoal de quem a estuda , isso acaba gerando controvérsias e debates acalorados . ( O AMOR É LINDO : EIS UMA FOTO DE 1925 DO CASAL CELINA-FRITZ , O FILHO MAIS VELHO DO PELÉ DA FOTOGRAFIA JOINVILENSE )
 
Além de ser algo ao mesmo tempo tão contraditório , fascinante e intrigante , a História também pode PREGAR PEÇAS ! Para ilustrar isso o que estou dizendo , darei um exemplo : você deve estar tão careca quanto o Esperidião Amin de saber que a célebre Ana Maria de Jesus Ribeiro , ou melhor , ANITA GARIBALDI ( 1821-1849- ABAIXO , EIS A CASA EM QUE ELA VIVEU , EM LAGUNA ) - aquela mesmo que largou o marido , um modesto sapateiro chamado CORNÉLIO AGUIAR , ops ! , Manuel Aguiar , e todo o resto
 
 para viver uma longa vida de amor e aventuras com o marinheiro e mercenário italiano GIUSEPPE GARIBALIDI ( ABAIXO - 1807-1882 , na verdade ele nasceu em Nice , uma hoje paradisíaca cidade do litoral francês mas que à época de seu nascimento fazia parte do REINO DE SAVÓIA , um dos países que em 1861 uniram-se para formar a moderna Itália ) - veio ao mundo na antiquíssima e bucólica  cidade de Laguna , certo ?
 
Bom , aí está o PONTO G da questão : na verdade a mulher-ícone de Santa Catarina ( E não é que além de ter sido corajosa , determinada e decidida , a danada - ABAIXO - era , ainda por cima , bonita ! ) veio ao mundo na localidade de Morrinhos , localizada a apenas 6 quilômetros do centro de Tubarão ( Há quem jure que ela era lageana , tchê : seu pai - BENTO MANUEL DA SILVA , natural de São José dos Pinhais - era comerciante , viveu muito tempo por lá e foi justamente em terras lageanas que ele casou e constitui família ) .
 
Ela pode até ter nascido na tal localidade ( ABAIXO , MONUMENTO HOMENGEANDO ANITA GARIBALDI NA LOCALIDADE MORRINHOS : ELE FOI CONSTRUÍDO EM 1932 A MANDO DO GOVERNODA ITÁLIA E , INFELIZMENTE , TEM UM SÍMBOLO DO INFAME FASCISMO ) mas contra fatos históricos não existe contestação : ela era mesmo lagunense . Antes que algum e improvável leitor tubaronense perdido neste muy humilde blog fique irado e gaste todo o seu repertório de palavrões , esclareço : em 1821 ( Anita nasceu em 30 de agosto ) Tubarão - surgida em 1774 como um modestíssimo pouso de paradas para os tropeiros que faziam o trajeto entre Lages e Laguna -
 
ainda nem sequer era um distrito de Laguna ( isso veio a ocorrer em 1836 , quando foi elevada a FREGUESIA , equivalente hoje a um distrito ) e só veio a conquistar sua emancipação política de Laguna em 1871 - exatamente meio século após o nascimento de Anita - , quando o município de Tubarão ( ABAIXO , UMA VISÃO DO CENTRO DE TUBARÃO , EM FOTO DOS ANOS 60 ) foi instalado , ou seja , quando seus primeiros vereadores tomaram posse e ele  começou oficialmente a existir .......
 
A não ser que você seja recém chegado- e chegada -  a Joinville ou não more aqui em terras de Dona Francisca , deve estar tão careca quanto o KOJAK ( ABAIXO )  de ouvir falar na FAMÍLIA LEPPER :
 
 trata-se de uma das muitas e antiquíssimas famílias de origem alemã radicadas por aqui , certo ? Trata-se de uma "pegadinha " melhor do que aquelas do Señor Abravanel , popularmente conhecido como SILVIO SANTOS : acredite se quiser , a família Lepper ( ABAIXO , EM FOTO POSSIVELMENTE DA DÉCADA DE 40 ) veio da ( Agora , música de suspense ! ) ...........DINAMARCA !
 
Os Lepper vieram a bordo do veleiro "EMMA E LOUISE " , que saiu de Hamburgo em 18 de março de 1852 e chegou em São Francisco em 21 de maio trazendo mais 136 passageiros , e eram oriundos da pequena Glueckstadt , no ducado de HOLSTEIN ( ABAIXO , UMA MARCENARIA MOVIDA À VAPOR , PRÓXIMA À ATUAL RUA PRINCESA ISABEL E PERTENCENTE A UM MEBRO DA FAMÍLIA : MAX LEPPER )
 
( Só a título de curiosidade , a família Lepper era constituída pelo oleiro JOHANN MORITZ HANS HEINRICH - então com 42 anos de idade - , pela esposa SOPHIE - 44 anos - e pelos seus 6 filhos : HEINRICH - 12 anos - , HERMANN - 8 anos - , JOHANN - 7 anos - , FRIEDRICH WILLEM - 7 anos - e DOROTHEA , então com 3 anos ; o patriarca da família , que viveu entre 1809 e 1868 , ainda encontrou tempo para ser um dos fundadores e também o primeiro presidente da SOCIEDADE GINÁSTICA DE JOINVILLE - ABAIXO , EM FOTO DE 1933 - , surgida em 1858 ) .
 
 Pois bem , Holstein - juntamente com o também ducado de SCHLESWIG - era desde o século 15 um território dinamarquês , embora essa região tivesse cultura , etnia , língua e história completamente diferentes dos daquele antiquíssimo reino escandinavo : essas diferenças fizeram com que os habitantes locais locassem se rebelassem gerando a chamada GUERRA DOS DUCADOS , entre 1848 e 1850 .( ACONSTRUÇÃO QUE APARECE EM PRIMEIRO PLANO É A ENTÃO RESIDÊNCIA-COMÉRCIO PERTENCENTE À CARL LANGUE E QUE ESTAVA LOCALIZADA NA ENTÃO RUA CACHOEIRA , HOJE PRINCESA ISABEL : ELE CHEGOU A SER UM DOS OFICIAIS DO EXÉRCITO DE SCHLESWIG-HOLSTEIN )
 
 Mal treinados , mal equipados e com um Exército improvisado , acabaram tomando um "PAU - no bom sentido , é claro - FEDERAL " dos dinamarqueses e só em 1864 , após uma rápida guerra entre o militarista e poderoso REINO DA PRÚSSIA e a Dinamarca é que a região passou enfim a ser "alemã " ( A Alemanha é de 1871 ! ) , ou 12 anos após a chegada dos Lepper a Joinville . ( ABAIXO , A RUA EM QUE OS LEPPER VIVERAM : A ENTÃO CACHOEIRASTRASSE , HOJE , PRINCESA ISABEL )
 
 Essa região hoje é o Estado alemão de Schleswig-Holstein ( em 1920 e após um plebiscito , a Dinamarca acabou recuperando parte dessa região ) e o DINAMARQUÊS é uma de suas línguas oficiais ( ainda existem expressivas comunidades de origem dinamarquesa por lá ) , junto com o FRÍSIO e , obviamente , o alemão  ......( ABAIXO , LOCALIZAÇÃO E BANDEIRA DO ESTADO DE SCHLESWIG-HOLSTEIN )
 
 
           Agora fazendo uma breve recapitulação , na semana passada encerrei a nossa viagem histórica comentando que na década de 30 UM DINHEIRUDO havia comprado a então propriedade pertencente à família BARTHOL e que um dia havia sido de Ottokar Doerffel , aliás , falando nisso , sabe aquele antiquíssimo prédio (ABAIXO ) que fica exatamente na esquina entre as ruas do Príncipe e Princesa Isabel e que está quase frente a um estacionamento ? 
 
Bom , se você não viveu essa época - a exemplo deste escriba , diga-se de passagem ( Apesar da aparência detonada , da barriga , da carranca e da calvície , não sou tão velho assim ! ) - há de ver o seu queixo cair até as profundezes da Terra de tanta surpresa e até não acreditar nesta informação : por mais absurdo que isso possa ser hoje , nesse local ( ABAIXO , EM FOTO PROVAVELMENTE DA DÉCADA DE 40 ) , entre as década de 40 e 1971 , funcionou a RODOVIÁRIA DE JOINVILLE ! ( Capaaaazzz !!!! ) . 
 
Pois é , esse prédio ( ABAIXO ) - que foi construído em 1923 pela ENTERLEIN , KELLER E COMPANHIA , uma das então raríssimas empresas de engenharia e construção civil de Joinville
 
( Aqui vão outras curiosidades : nesse prédio também funcionaram a sede da empresa Viação Catarinense e um misto de loja de ferragens e escritório de representação comercial ; no andar superior morava , com sua família , EUGEN LEPPER , um humilde marceneiro membro do ramo , digamos , mais pobre dos Lepper e que chegou a ser comandante do Corpo de Bombeiros de Joinville entre 30 de agosto de 1933 e 30 de agosto de 1950 - FALANDO NISSO , EIS UM GRUPO DE GLORIOSOS BOMBEIROS JOINVILENSES "PRESTANDO CONTINÊNCIA " A UM TRIO DE GANSOS )
 
- pertencia justamente ao tal dinheirudo : AFFONSO LEPPER , filho de ninguém menos que HERMANN AUGUST LEPPER ( 1844-1930 ; o hoje nome de rua , além de ter sido um destacadíssimo comerciante , empresário - fundou a malharia de mesmo nome em 1907 - , líder empresarial - foi o principal idealizador e fundador , em fevereiro de 1911 , da hoje poderosíssima e influente Associação Comercial e Industrial de Joinville , ACIJ - e comunitário , também chegou a ser vereador , entre 1883 e 1887- ABAIXO , EIS HERMANN COM A SUA DIGNÍSSIMA : HELENE DOTHEA TRINKS LEPPER , A FAMOSA DONA HELENA  ) ......
 
Para um membro de uma família tão antiga , rica e influente ( Além de Hermann , o seu irmão mais velho - HEINRICH - e um de seus filhos - FERDINAND - também foram contaminados pelo vírus da POLÍTICA : Heinrich foi vereador entre 1881 e 1883 e Ferdinand foi vereador por 3 mandatos , entre 1895 e 1899 e entre 1907 e 1915 ; em tempo : naquela época político NÃO RECEBIA SALÁRIO ) , o valor de uma propriedade como a dos Barthol ( ABAIXO ) era como um preço de pinga ( outro fato curioso : após a compra da propriedade , o velho casarão foi ampliado , passando a ter mais dois cômodos )  ,
 
só que havia um concorrente na parada : JORGE TRINKS , por sinal , afilhado de Ottokar Doerffel ( Hoje estou parecendo aquele disco de vinil arranhado e irei repetir o que tinha dito anteriormente : a família TRINKS , além de um remoto parentesco com "seu " Otto , tinha uma longa relação de amizade e que vinha desde antes de sua chegada a Joinville , em 1854 ; portanto e pela lógica , eles é que deveriam ter sido os herdeiros de Ottokar Doerffel ) e cunhado do próprio Affonso Lepper ( sua irmã - HELENE - era a esposa de Affonso - ABAIXO , EIS UM SILITÁRIO BONDE TRAFEGANDO PELA RUA DO PRÍNCIPE : A EMPRESA CONCESSIONÁRIA DESSE SERVIÇO - FERROCARRIL JOINVILENSE - TINHA COMO UM DE SEUS SÓCIOS JUSTAMENTE UM MEMBRO DA FAMÍLIA , EDUARD TRINKS ) .
 
 A disputa pela antiquíssima , belíssima e magnífica propriedade seria então o início de um tumultuado relacionamento entre as famílias Lepper ( ABAIXO , MAIS UMA MARCENARIA COM O SELO LEPPER DE QUALIDADE , DESSA VEZ PERTENCENTE A FERDINAND LEPPER , UM DOS FILHOS DE HERMANN AUGUST LEPPER )  e Trinks , imperando a partir dali a PAZ DE BAGDÁ ?
 
 Quem responde a essa pergunta é justamente o filho de Jorge - ADHEMAR - em entrevista para a simpática , experiente , competente e vascaína jornalista MARIA CRISTINA DIAS ( ABAIXO , COM A MEDALHA DE OURO ) : " Aos domingos era o nosso passeio . Íamos a pé tomar cerveja e bater papo com Affonso Lepper e os filhos . " Talvez , como todo bom , inteligente e curioso leitor do ALAMEDA CULTURAL você esteja aí do outro lado perguntando : " E OS BARTHOL ? " . Bom , a resposta fica para a semana que vem..........
.
Eu diria que o ótimo vídeo do dia está DOIS EM UM : além de mais algumas informações a respeito do hoje Museu de Arte de Joinville , ele traz interessantíssimas informações e curiosidades a respeito do MUSEU NACIONAL DE IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO ( ABAIXO , UMA FOTO DE 1908 DA ICÔNICA RUA DAS PALMEIRAS , TENDO AO FUNDO O CENTENÁRIO E IMPONENTE CASARÃO ) , inclusive um utensílio , digamos , EXÓTICO ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=Yxm3nlxklgc
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário