terça-feira, 8 de julho de 2014

Hinos Nacionais e Da Morte

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech , Primeiro Marquês de Dalí e Púbol.........Tanto o seu grande nome quanto o seu pomposo título de nobreza são do mesmo tamanho de seu talento . Este foi SALVADOR DALÍ ( 1904-1989 )  , pintor e escultor espanhol que ficou conhecido não apenas pelo seu enorme talento mas também seu jeito extravagante e teatral de ser . Infelizmente suas opiniões políticas não tiveram a mesma genialidade........Foi um defensor do sanguinário e tirânico ditador espanhol FRANCISCO FRANCO e era , pasmem , um defensor da guerra ! Parece que os autores dos hinos nacionais dos países que participaram ou estão participando da Copa do Mundo em andamento também tinham a mesma opinião do artista espanhol , como muito bem observa o escritor DONALD MALSCHITZKY na crônica de hoje . CONFIRA :

"Acompanhando as execuções dos hinos nacionais durante os jogos da Copa e vendo as traduções das respectivas letras , fica-se com a impressão de que alguns deles foram escritos por aprendizes de poetas a quem deram um monte de palavras a quem precisavam usar para compor o hino , tamanha a falta de sentido . Mas a explicação deve ser mais simples : usaram tradutor da internet e não revisaram coisa alguma . ( ABAIXO , EXECUÇÃO DO HINO DA GRÉCIA )



 Talvez entre para a história das mancadas da Copa , talvez ninguém se dê conta e fique por isso mesmo , mas o que deveria ficar , ao menos para o observador  mais atento , são as mensagens guerreiras em grande número de hinos . Parece que a ideia de pátria só existe se houver derramamento de sangue e que só com corpos despedaçados se constrói uma nação .



 Vejamos trechos de hinos de alguns países ,começando coma nação mais guerreira da história da humanidade , os Estados unidos : ' O clarão vermelho dos foguetes , as bombas explodindo no ar ' . Vamos adiante , Portugal : ' Às armas , ás armas , sobre a terra , sobre o mar ' ; Inglaterra : ' Ó senhor  , nosso Deus , venha dispersar seus inimigos , fazê-los cair  '  ; França : ' Às armas , cidadão , formai vossos batalhões ' ; Argentina : ' Coroados de glória vivamos , juremos com glória morrer ' ; Uruguai : ' Orientais , a pátria ou a tumba '  ; Itália : ' Estamos prontos para a morte ' ; Argélia : ' O grito da pátria ecoa nos campos de batalha '  ; Grécia : ' Reconheço-te pelo gume do teu temível gládio ' ; até da pacífica Costa Rica : ' Verás teu povo valente e viril , a tosca ferramenta em arma trocar ' .



 Existem , sim , nações em que o bom senso prevalece , e seus hinos cantam os valores que deveriam guiar a humanidade ,como o da Alemanha :



 ' Unidade e justiça e liberdade são o penhor da felicidade ' , e da Costa do Marfim :



 ' Se temas a paz derivada da liberdade , nosso dever é ser um modelo de esperança  prometida à  humanidade ' .

 Os defensores do belicismo poderiam dizer onde anda Roma com suas legiões , cadê o poderio da Inglaterra , para onde foi o mundo de Carlos Magno , de que valeram as conquistas de Napoleão e como ficou o sonho de Hitler . E isso é só o começo . ( ABAIXO , CIDADE ALEMÃ DESTRUÍDA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL )



 Pátria é a cultura , o povo , a diversidade com harmonia , a felicidade acessível ; o território é apenas um pedaço de pátria e a guerra é sempre uma negação da vida . As famílias que perdem seus filhos que o digam . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário