segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Lixo da Copa

Poucas pessoas sabem  , mas o Brasil esteve muito próximo de sediar a Copa do Mundo de 1986.......Com a desistência da Colômbia em sediar aquela Copa , anunciada em 29 de outubro de 1982 pelo presidente colombiano ELIZÁRIO BETANCOURT , imediatamente  três países se candidataram além do Brasil : Canadá , Estados Unidos e México . Contra canadenses e norte-americanos pesava a falta de tradição no futebol e contra os mexicanos o fato de já ter sediado uma Copa pouco tempo antes . Dos 14 possíveis estádios brasileiros apontados para sediar a Copa de 1986  , nada menos do que 7 tinham capacidade para mais de 80.000 pessoas e , com a exceção do Maracanã , todos eles foram construídos ou ampliados entre 1965 e 1980 , época da nada saudosa ditadura militar , que usou de uma das maiores paixões populares para distraí-lo e anestesia-lo . Segundo GIULITE COUTINHO , então presidente da CBF ( Confederação Brasileira de Futebol ) os únicos gastos seriam com a ampliação de banheiros e acomodações para a imprensa nos estádios  e ainda com telecomunicações . Só faltou combinar com o general-presidente-ditador JOÃO FIGUEIREDO ..........em 1983 a candidatura brasileira acabou sendo descartada pelo governo , alegando dificuldades econômicas e o Brasil ainda tentaria sem sucesso sediar as Copas de 1994 e 2006 .

 Pelo rodízio da FIFA a Copa de 2014 deveria ser na América do Sul e por uma dessas incríveis coincidências a Colômbia , adversário do Brasil na última sexta-feira , deveria ser o único país a concorrer com o Brasil pelo direito de ser sede da Copa . Diante da derrota iminente , os colombianos desistiram de sua candidatura em 15 de abril de 2007 , deixando o caminho livre para a escolha do Brasil  , anunciada em 30 de outubro daquele ano . Em junho de 2013 a carruagem quase virou abóbora de novo e em virtude das cenas de violência e vandalismo protagonizadas por elementos infiltrados nas manifestações ocorridas por todo o país , o Brasil quase perdeu o direito de sediar a Copa . Na crônica de hoje o escritor JURA ARRUDA comenta sobre o comportamento da população diante do fato de o Brasil sediar a Copa e chama a atenção para uma bela lição dada por certo povo metódico , educado , disciplinado e de olhos puxados . CONFIRA :

 " Serve para muita coisa um evento de grande porte . A realização da Copa do Mundo no Brasil foi desejada , conquistada e comemorada pela maioria de seus habitantes . ( ABAIXO , ANÚNCIO DO BRASIL COMO PAÍS-SEDE DA COPA DE 2014 )



 Ouvia-se 'O Brasil merece uma Copa do Mundo ' , ' a Copa vai trazer muitos benefícios ' , ' um evento assim vai colocar o país na vitrine do mundo ' e tanto mais . Outro grupo temia não sermos bons suficientes para recepcionar o mundo e alguns outros achavam-na desnecessária em um país que mal conseguia tratar de seus doentes , sequer de seus gramados . Uma série de desconfianças , escaldados que somos , trouxeram discussões das mais diversas sobre as construções de estádios , verbas , isenções , infraestrutura , mobilidade urbana e uma infinidade de questões sociais , presentes no país há séculos , mas percebidas há pouco .

 Os mais exaltados com a possibilidade de sediarmos a Copa diziam que o Brasil ia mostrar aos gringos  que não somos apenas feitos de florestas , favelas e  Carnaval , e que a capital do país , definitivamente , não é Buenos Aires . Que nosso povo anfitrião transformaria a imagem do país e cantaríamos felizes por sermos brasileiros  com muito orgulho , com muito amor .



 Mais perto do evento nossa classe média , média alta , alta , altamente alienada , afeita ao senso comum , , deu pra gritar clichês , infladas por correntes de ativistas de todas as ordens ,



 e a realização da Copa pareceu um crime . De tudo se falou e se postou nas redes sociais  , das mais descaradas mentiras ao mais singelo desejo de vida melhor . É pertinente e plenamente justificável que protestos sejam feitos durante eventos de tamanha visibilidade . Nada mais natural , portanto , que durante a Copa , os ativistas e incomodados fizessem alarde . Mas não vimos nada organizado , nem sequer um discurso aliado e pertinente . Vimos vozes sem eco gritar xingamentos .

 Lição mesmo , quem deu foi um visitante distante , vindo do outro lado do mundo , com uma bomba nas costas e a disciplina no peito . Eles jogaram em nossa cara a nossa falta de educação e desleixo . Os japoneses , porque é de sua cultura , empunharam sacos de lixo e limparam as arquibancadas após o jogo de sua seleção .



 Serve para muita coisa um evento de grande porte . Serve para sabermos quem são os melhores jogadores e o melhor time do mundo . Serve para que o esporte exerça sua força e importância , mas serve , principalmente , para aprendermos com a experiência e a cultura de quem nos visita . Serve para aprendermos que devemos limpar nosso lixo , seja copos plásticos , sejam os resíduos de nossa ignorância . " ( ABAIXO , FOTO DE PRAIA DO RIO DE JANEIRO , CONSIDERADO UM DOS CENTROS TURÍSTICOS MAIS SUJOS DO MUNDO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário