sexta-feira, 18 de julho de 2014

Viagem Musical : A Balada de Uma Geração

LED ZEPPELIN , BEATLES , ROLLING STONES , QUEEN .........além de todas elas terem sido grandes bandas  também revolucionaram o próprio rock . Se em seus primórdios nomes como BILL HALLEY , ELVIS PRESLEY , CHUCK BERRY e LITTLE RICHARD  atraíam grandes platéias aos auditórios dos programas de rádio e TV , as bandas citadas atraíram o grande público para o rock  , mas especificamente para os grandes estádios , transformando em um grande e lucrativo negócio e transformando-o em um espetáculo de arena . Um jovem e talentoso guitarrista e cantor inglês  estava longe de ter a mesma extravagância  e teatralidade de um FREDDIE MERCURY , por exemplo , mas atraiu grandes multidões a seus shows e embalou o romance de milhões de casais .........PETER KENNETH FRAMPTON nasceu na pequena cidade de Beckenham , em 22 de abril de 1950 , e é o típico caso de talento precoce . Com 8 anos de idade começou a tocar ukelele ( instrumento musical típico do Havaí ) e já aos 9 anos começou a ter aulas de violão clássico e coma mesma idade já entrou para uma banda de garotos de escola muito mais velhos do que ele , entre eles um tal de David Jones , que anos mais tarde o mundo conheceria como DAVID BOWIE.........

 Com apenas 14 anos o garoto já iniciava sua carreira  profissional , fazendo  parte da banda THE PREACHERS . Sucesso entre os adolescentes ingleses , principalmente as garotas , Peter Frampton cansou das pressões da gravadora da banda e de ser mais um rostinho bonito e em 1969 entrava em outra banda , HUMBLE PIE . Após ser uma espécie de líder , Frampton vou com o tempo sendo relegado a um papel secundário , mas já naquela época consolidava-se como um grande guitarrista . Em 1972 mudou-se para os Estados Unidos  e  após um breve período trabalhando como músico de estúdio , iniciou sua carreira solo com o disco WIND OF CHANGE  . Em 1975 seria lançado o bem sucedido disco FRAMPTON , o que acabou gerando uma longa turnê pelos Estados Unidos  . A turnê virou um disco ao vivo : FRAMPTON COMES ALIVE . O grande sucesso do disco foi a música BABY , I LOVE YOUR WAY e só na primeira após seu lançamento , em 1976 , estima-se que o disco tenha vendido cerce de 1 milhão de cópias , sendo o disco ao vivo mais vendido de todos os tempos ! Embalado pelo sucesso do disco , em 1977 Frampton retornava aos estúdios para gravar I´M IN YOU . Além do novo disco , naquele ano Frampton gravou com a banda BEE GEES o filme SGT. PEPPERS LONELY HEARTS CLUB BAND ( título do histórico disco dos Beatles , de 1967 , e considerado por muitos o melhor daquela banda ) .

 Teria tudo para dar certo : o cantor do momento com a banda do momento , embalada pelo sucesso do filme EMBALOS DE SÁBADO À NOITE ( várias das músicas da trilhas sonora são dos Bee Gees ) , no entanto acabou sendo um retumbante fracasso ! O ano de 1977 também marca o período mais difícil da vida de Peter Frampton : naquele ano um acidente automobilístico o deixou à beira da morte e os anos seguintes seriam marcados por problemas pessoais como depressão , fim do casamento , morte de seu melhor amigo e problemas financeiros . Entre 1978 e 2003 Frampton gravou 12 discos , longe de alcançar qualquer sucesso . A grande virada viria apenas em 2006 , quando gravou o disco de música instrumental FINGERPRINTS , o que acabou lhe rendendo o GRAMMY , espécie de Oscar da música mundial , na categoria de m´suíça instrumental . Seu mais recente trabalho é o disco THANK YOU MISTER CHURCHILL , de 2010 .

 Os efeitos que Peter Frampton faz com a guitarra acabaram influenciando guitarristas como SLASH , do GUN´S AND ROSES e RITCHIE SAMBORA , do BON JOVI . O vídeo a seguir é uma apresentação ocorrida em 2 de julho de 1977 , em que Peter Frampton toca seu grande sucesso : BABY I LOVE YOUR WAY . AGORA OUÇA A VOZ QUE EMBALOU MUITOS ROMANCES !





Nenhum comentário:

Postar um comentário