terça-feira, 15 de julho de 2014

Palmas Para Os Heróis

Há exatamente 40 anos , ou mais precisamente , em junho de 1974 era lançado aquele que foi talvez o disco de maior de maior sucesso de RAUL SEIXAS : GITA . Logo a primeira música , SUPER HERÓIS , chama a atenção e é irreverente , em ritmo bem circense e cita personalidades então em evidência como o piloto de Fórmula 1 , Emerson Fittipaldi ; Mequinho ( brasileiro , campeão mundial de xadrez em 1972 ) , Pelé , Sílvio Santos e o rei Faisal da Arábia Saudita . A música reflete o que a humanidade vem fazendo desde épocas remotas : o culto a deuses , heróis , mártires , santos , cantores , jogadores de futebol........, sejam eles reais ou apenas fictícios . Alguns deles tiveram ou têm desvios de conduta , muitos deles gravíssimos , como observa na crônica de hoje o escritor DONALD MALSCHITZKY , sempre com  sua visão muito crítica . CONFIRA :

"Maradona fez gol coma mão e virou deus ;



quando foi pego em doping foi um deus injustiçado . Suárez ,



mais do que reincidente em agressões grosseiras em jogos , volta para casa e se vê cercado por pessoas que o aplaudem como herói perseguido . Para certos ídolos a fronteira entre o que podem e não podem é mais tênue do que aquela entre seu caráter e sua prepotência , mas seus fãs -ou seus adoradores - já que se tratam de deuses - não conseguem discernir o que fazem de certo , como gênios em suas funções , e as tremendas falhas de seu comportamento : misturam tudo e aplaudem tudo .

 Esse absolutismo nos julgamentos parece fazer parte do DNA da humanidade ; ou a pessoa é um santo ou é um pecador inveterado . Santo e pecador , nem pensar . Quem muda de opinião , também o faz totalmente , sem meio termo , sem mistura , sem equilíbrio . E ai de quem falar de  algum defeito de quem está sendo endeusado !



 Os deuses gregos ,



 e por consequência , os romanos , tinham qualidades e defeitos , alguns muito graves . De lá para cá , essa visão mais humana e justa foi sumindo , substituída por oito ou oitenta .

 Na história são muitos e muitos os exemplos de grandes líderes com grandes defeitos , o que não lhes tirou o brilho das grandes realizações . David e Salomão , os heróis bíblicos , fizeram grandes erros e cometeram muitas injustiças . Napoleão foi , entre outras coisas , um genocida e o percursor das câmaras de gás . Dom Pedro I



 quando ainda era príncipe , comprava pangarés , marcava-os com o selo da Família Real e os vendia por preços bem altos ; já imperador teve casos com muitas mulheres , inclusive uma freira , e as doenças venéreas eram uma constante em sua vida .

 Ainda existe por aí um culto a Stalin , que exterminou mais de dez milhões de 'inimigos políticos ' . Che Guevara - 'Hay que endurecerse sin peder la ternura jamás' - foi muitas vezes descrito como violento e frio por seus companheiros . Lincoln , o mais venerado presidente dos Estados Unidos ,



protagonizou negociatas de todos os tipos com os deputados para que fosse aprovada a abolição da escravatura  no país .

 Voltando ao futebol :  Pelé só reconheceu uma filha porque foi obrigado a isso ; quando ela faleceu , sequer foi ao seu enterro . Ainda no Brasil : a Inconfidência Mineira foi mais fruto da determinação em não mais pagar impostos do que por uma ânsia de liberdade para o Brasil . ( A GRAVURA RETRATA OS PARTICIPANTES DO MOVIMENTO SENDO LEVADOS PARA A PRISÃO )



 Nenhum herói , nenhum ídolo passou por peneira fina , e isso é natural ; o que não é natural é ovacionar seus grandes defeitos . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário