quinta-feira, 24 de julho de 2014

Me Multa Que Eu Gosto

Você sabia que , por exemplo , 33 % da tarifa de uma passagem de ônibus equivale a impostos ? Que 48 % do valor  tarifa de água também equivale a impostos ? Absurdo , não ?  Pois países como Dinamarca , Suécia e Noruega têm cargas tributárias tão altas quanto o Brasil , a enorme diferença é que ao contrário dos  países apenas minúscula parcelo do que o cidadão brasileiro paga chega em seu benefício . O irreverente escritor francisquense HILTON GORRESEN entra no fabuloso mundo das fábulas e qualquer semelhança de sua história com fatos e lugares reais não é mera coincidência . CONFIRA :

"Esta história , é evidente , só poderia acontecer no reino animal . Animais , por vezes , não possuem bom senso . Tendo casado o rei Leão , anova rainha inventou de fazer uma reforma na floresta . Sabe como é , mulher gosta de marcar seu novo território . O leão argumentou que não havia verba para isso . 'É porque o senhor gasta o dinheiro em coisas inúteis - financiar moradia para joões -de -barro ,  alfabetizar jumentos ( o suficiente para poderem votar )  , dar bolsa família para coelhos ' , reclamou ela . Mas o rei precisava pensar em sua reeleição .



 Pressionado , mandou chamar seu ministro da Fazenda , Dr . Coruja , e pediu uma solução para arrecadar mais dinheiro . O rei estava pensando em aumentar mais impostos , mas já havia impostos e taxas demais . Mais unzinho e o caldeirão transbordava . Os animais iam virar bichos .



 Dr. Coruja aconselhou então criar multas . Multa não é imposto , paga só quem transgredir as leis . E se alguém quiser reclamar , que recorra aos tribunais .



 Com esse judiciário das selvas , era mais fácil a raça do reclamante se tornar extinta  antes de haver alguma solução .

 E assim foi feito . De acordo com a lei , cada macaco deveria ficar em seu galho .



 Macaco que fosse surpreendido em galho alheio pagava dois salários . A velocidade mínima na estrada real , controlada por modernas câmeras ,  passou a dois quilômetros por hora ( coitada da tartaruga e do bicho preguiça !



Três salários ) . Criou-se a lei do peso máximo ( o elefante estava muitos furos acima ) ;



 da feiúra máxima permitida ( olhaí o hipopótamo se ralando ) .



 As moedas tilintavam nos cofres . A receita era certa e inquestionável ( que nossos governantes não descubram isso ! )  . Alguns insatisfeitos , como o urso branco de olhos azuis , revelando falta de patriotismo , denominavam esta ação educativa de 'indústria de multas' ,veja só a que ponto chegamos . O rei esfregava as mãos satisfeito : mais multas , mais multas , pedia ao Dr . Coruja .



 Este depois de um dia mal dormido ( passara o dia em claro , o que não é bom para uma coruja ) , desorientou-se e fez besteira . O que prova que ministro só faz besteira quando dorme mal . Novo decreto : perderia metade dos bens todo animal que tivesse juba . E quem era o único a ter juba em todo o reino ?  Aí o leão deu alguns urros pavorosos e falou : este negócio de multas é besteira . Pra que penalizar cidadãos honestos ? E tudo voltou ao normal na floresta  . Apenas o ministro foi demitido por incompetência . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário