sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Arte É A Alma do Negócio !

O que é ? O que é ? Parece que nos perseguem : estão em toda parte , no bairro onde vivemos , no centro da cidade e até nas beiras de estradas , vieram do estrangeiro e têm nome estrangeiro .......É impossível não notá-los : são grandes , chamam a atenção e em alguns casos são até espalhafatosos ........Parecem ser inofensivos mas são tidos por muitos como vilões : em qualquer lista de grandes problemas enfrentados pelos grandes ou até médios centros urbanos , eles inevitavelmente aparecem lá perto do topo , sendo apontados como um dos principais responsáveis pela poluição visual  de uma cidade .......Em uma surpreendente demonstração de sinceridade , certa vez o humorista involuntário e apreciador de bebidas nacionais , LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA , admitiu que " no Brasil certas leis não pegam " e em 2007 bem que a prefeitura de São Paulo tentou proibí-los  mas como diria o hoje ex-presidente , a lei acabou não pegando........ Provavelmente você já percebeu do que se trata : estamos nos referindo aos tão comuns e presentes OUTDOORS , ( ABAIXO ) 

 e que , por incrível que pareça têm uma origem bastante remota.......Na antiga MESOPOTÂMIA , uma remota civilização que existiu séculos antes de cristo onde hoje é o problemático Iraque , os vendedores de vinho costumavam divulgar seus produtos através de mensagens feitas em pedras talhadas em relevo , na ANTIGA GRÉCIA  usavam-se rolos de madeira e no IMPÉRIO ROMANO havia algo muito semelhante  ao que conhecemos : grandes retângulos , pintados com cores claras , divididos por tiras de metal e colocados sobre muros , onde cada um pode fazer seu anúncio escrevendo com carvão .......Mas outdoor não é apenas sinônimo de publicidade e poluição visual  , ele também é arte ! Como aliás , demonstrou um  grupo de artistas em um outdoor próximo ao Centreventos CAU HANSEN , em Joinville . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário