segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Som de Joinville : Dupla Dinâmica

Um deles representa a disciplina , a organização e é metódico : NICOLAU SCHMIDT JÚNIOR ( ABAIXO ) nasceu em Ponta Grossa , tendo se formado em Música pela Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná em 1997 , em Licenciatura em Música , e tornando-se bacharel em instrumentos , no seguinte , pela mesma faculdade . Com inúmeros cursos de especialização , seminários e oficinas musicais , é provavelmente um dos maiores pesquisadores e estudiosos da música instrumental brasileira . Nicolau foi professor na conservatório de música de sua cidade , entre 1996 e 2010 , e desde 2010 os alunos da ESCOLA DE MÚSICA VILLA LOBOS , da Casa da Cultura de Joinville , têm o privilégio de ter aulas de violão , cavaquinho , acordeon e bandolim  com ele . Trata-se também de um músico premiado e reconhecido : venceu o V concurso ROSA MÍSTICA de piano , violão e flauta ( 1986 ) na categoria violão ; recebeu menção honrosa no VI concurso nacional de violão LOUZA LIMA ( 1995 ) e recebeu o prêmio JACOB HOLSMANN da secretaria municipal de Turismo e Cultura de sua cidade , além de ter sido finalista de vários outros concursos musicais e ter feito parte do coral da Universidade Estadual de Ponta Grossa , em 1994 . 

O outro representa o improviso , a criatividade e o talento : WILSON LEAL FLORES também é parananense  , mas de Curitiba , e nasceu coma música correndo por suas veias : ele veio de uma família de músicos e ainda muito jovem fez parte de um grupo de serestas em Guarapuava , cidade localizada quase ao centro do Paraná . Mas por diversas contingências da vida , entre elas a própria sobrevivência dele e de sua família , acabou optando por um caminho mais seguro , ou melhor quase seguro : durante 30 anos Wilson foi policial civil e  trabalhou também como professor de Português . Radicado na portuária Itapoá , como muitos de seus conterrâneos , a partir de fevereiro de 1994 , Wilson depois de sete anos atuando no Magistério enfim pôde se dedicar a uma das coisas que mais ama na vida : a música . Ele chegou a ser professor de violão na Fundação Cultural de Itapoá , além de ter formado e feito parte de uma banda municipal - que se apresentava não só em Itapoá mas também em outras cidades da região -  , de um grupo de serestas e de um grupo de choro  . Wilson também chegou a apresentar um programa de música em uma rádio local e já foi jurado em diversos festivais de música tanto no Paraná quanto em Itapoá . Assim como Nicolau , fez diversos cursos musicais , aprendendo a tocar violão , teclado , saxofone  e acordeon , mas optando pelo bandolim . Por sua intensa atividade em prol da música e da cultura , recebeu no último dia 4 de maio uma MENÇÃO DE APLAUSO por parte da Câmara de Vereadores de Itapoá . ( ABAIXO , WILSON ESTÁ AO CENTRO , DE ÓCULOS )

 Como você já percebeu os dois têm currículos respeitáveis e , além é claro de entenderem tudo e mais um pouco de música , afinal ,o que têm em comum ? A paixão por um ritmo legitimamente brasileiro : O CHORO . Nicolau chegou a ser coordenador de um grupo de choro no conservatório de Ponta Grossa , entre 2001 e 2005 , e atualmente também dirige um grupo de choro , só que na Casa da Cultura de Joinville , que se apresenta também em outros locais e que , é claro , tem Wilson como um de seus integrantes . No vídeo de hoje a dupla dá uma demonstração de música e talento para os alunos da escola Villa Lobos e também para você , privilegiado ou privilegiada leitor ou leitora . VALE  A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário