sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Viagem Musical : Tutti Buona Gente

Um dos mais profundos conhecedores da história do Brasil e autor de inúmeros livros a respeito desse tema , o jornalista gaúcho EDUARDO BUENO - também conhecido como Peninha - em um desses mesmos livros escreveu uma frase que resume bem o que é o Brasil : "O BRASIL É UMA TERRA DE EXTRADITADOS ".......Todo o processo que deu início a esse verdadeiro caldeirão étnico e cultural que é o Brasil teve início já naqueles caravelas de 1500 , que trouxeram os primeiros colonizadores portugueses . Aos portugueses e aos índios juntaram-se pouco tempo depois os negros , vindos à força da África , e três séculos mais tarde imigrantes originários de outras nações europeias , especialmente Itália e Alemanha , sem contar também os árabes , japoneses , coreanos.......Se em 1500 o Brasil era um lugar exótico e desconhecido aos olhos europeus , na segunda metade do século 19 a situação era completamente diferente : o Brasil já era uma nação independente e pelo fato de ser , disparado , o principal produtor de café do mundo experimentava uma fase de acelerado progresso , com bancos , telégrafos , ferrovias , iluminação pública em alguns grandes centros .......Mas existiam dois problemas : falta de pessoas que dispusessem a colonizar o então praticamente desocupado sul do Brasil e de mais mão-de-obra para para a lavoura cafeeira , em virtude da extinção do tráfico negreiro em 1850 . A solução , até óbvia , foi recorrer aos imigrantes europeus , o que ia também de encontro a uma teoria racista então em voga de superioridade dos povos europeus : sendo um país de esmagadora maioria negra e mestiça , era , na visão das elite , preciso "branqueá-lo " .......Sendo um povo latino e católico , assim como os antigos colonizadores portugueses , a preferências acabou sendo pelos italianos  : em um período de quase 100 anos - entre 1820 e 1910 - chegaram ao Brasil exatos 1.254.871 imigrantes italianos . ( ABAIXO )



Na grande TORRE DE BABEL que é o Brasil , os italianos foram um dos povos que mais deixaram presentes a sua marca , deixando sua influência em vários setores da sociedade , afinal , quem nunca , por exemplo , já viu uma pizzaria em sua cidade ou seu bairro ? A cidade de São Paulo foi um dos locais em que eles mais estiveram presentes , o que se reflete na sua maneira "cantada " de falar e os bairros de Bexiga , Mooca e Brás foram praticamente criados por italianos , tornando-se pequenas Itálias e em um desses pequenos pedaços de Itália , mais precisamente no bairro do Brás , nascia em 28 de março de 1956 , uma menina chamada MARIA IZILDINHA .......O estranho nome tem uma explicação : sendo a sua família originária da cidade de Nápoles e fervorosamente católica , o nome acabou sendo uma homenagem a SANTA MENINA IZILDINHA . Mal aquela menina havia deixado de usar fraldas e já demonstrava um talento especial : ela adorava música , especialmente cantar e dos 5 aos 17 anos de idade teve aulas de canto e piano . Mas aos 17 anos uma experiência nova surgiu pára aquela adolescente ; viver em uma cidade estranha . Acompanhada do irmão , é verdade . A cidade era Salvador e lá Maria fez de tudo um pouco : entrou na faculdade de Música e logo acabou desistindo , trabalhou em campanhas publicitárias , em televisão e deu aulas de música para crianças carentes . Acontece que seu irmão ganhou uma bolsa de trabalho nos Estados Unidos e a deixou sozinha .......Não restou outra alternativa a Maria senão a de se mudar , correr atrás do sonho de ser cantora e ganhar a vida no Rio de Janeiro . Ela morava em uma pensão com outras 7 moças ,  trabalhava como tradutora e cantava ocasionalmente em bares quando o inusitado aconteceu : o produtor musical e diretor da gravadora PHILLIPS , ROBERTO MENESCAL , a viu em uma dessas apresentações e não encontrando na pensão , deixou um recado embaixo da porta  a convidando para trabalhar na gravadora .......Era bom demais para ser verdade , mas era realmente verdade e foi assim que começou a carreira daquela que é , seguramente , uma das maiores cantoras brasileiras : ZIZI POSSI .



    Ter a participação , logo no primeiro disco , de um dos nomes mais expressivos da música brasileira é uma verdadeira e rara façanha e logo em seu disco de estreia , FLOR DO MAR ( 1978 ) , Zizi fez um dueto com CHICO BUARQUE na melancólica , comovente e bela música PEDAÇO DE MIM . Na sequência Zizi gravou 3 ótimos discos - PEDAÇO DE MIM ( 1979 ) , ZIZI POSSI ( 1980 ) e UM MINUTO ALÉM  (1981 ) e emplacou sucessos , como as poéticas NUNCA e LUZ E MISTÉRIO e a bela MEU AMIGO , MEU HERÓI . Uma curiosidade : a música NÃO DÁ MAIS ( 1981 ) teve como um de seus compositores PAULO COELHO e é uma das raras músicas compostas pela cantora . Mas o o disco que fez a cantora entrar no seleto grupo dos cantores de sucesso foi ASA MORENA , impulsionada pelo sucesso da música-título . Outro destaque desse disco é a música , composta por GONZAGUINHA ( 1945-1991 ) , VIVER , MAR , VALEU ( o saudoso e politizado filho de Gonzagão já havia feito  um dueto com a cantora , na música LIBERTAD BORBOLETA , de 1980 ) .Em uma época em que a internet praticamente inexistia , ter uma música fazendo parte da trilha sonora de alguma novela da TV Globo era um verdadeiro "presente dos deuses " e além das constantes participações de músicas da cantora em trilhas de novela , Zizi cantou ENGRAÇADINHA , música-tema do filme de mesmo nome eque foi lançado em 1981 , baseando-se em um famoso folhetim de autoria de NELSON RODRIGUES ( 1912-1980 ) , escrito originalmente em 1959 . Fofocas , boatos , especulações , a vida privada como alvo da curiosidade alheia .......isso tudo faz parte do preço a se pagar por alcança a fama e naquele princípio de década de 80 Zizi acabou sentindo isso na pele , em virtude de seu relacionamento com a temperamental , polêmica e igualmente talentosa cantora ÂNGELA RORÔ .......Coincidência ou não , na parada gay , ocorrida no Rio de Janeiro em 2011 , uma das músicas mais mais cantadas foi justamente  uma música de Zizi Possi : a filosófica A PAZ ( composta pela dupla GILBERTO GIL- JOÃO DONATO , a música faz parte do disco AMOR E MÚSICA , de 1987 ) . Ao longo daquela  década a cantora ainda gravaria mais 3 bons discos e que tiveram também boas vendagens - DÊ UM ROLÊ ( 1984 ) , ZIZI ( 1986 ) e a já citada AMOR E MÚSICA - com o sucesso da sensual PERIGO (  1986 ) consolidando Zizi definitivamente como uma cantora popular . Ainda na década de 80 merecem destaque as participações da cantora no musical O GRANDE SUCESSO MÍSTICO ( 1983 ), em que cantou a música-título , e no disco coletivo NORDESTE JÁ ( 1985 ) , uma versão brasileira e mais modesta do famoso  WE ARE THE WORLD .

   Em 1989 Zizi decidiu fazer algo  diferente , completamente fora daquela linha comercial que vinha então seguindo e naquele ano foi lançado um disco de título bastante bem humorado : ESTREBUCHA BAY . A aposta acabou dando errado : em termos de vendas o disco acabou sendo um retumbante fracasso . Definitivamente o ano de 1989 é para ser esquecido pela cantora : como se não bastassem as fracas vendagens do disco , Zizi rompeu o contrato com sua gravadora e seu casamento com o produtor musical e artístico e guitarrista LÍBER GADELHA chegou ao fim , depois de 6 anos ..... Depoois de 16 anos a cantora voltou a morar em São Paulo e em 1991 teve de recomeçar a carreira praticamente do zero , dessa pela pequena gravadora ELDORADO . E foi fazendo outra aposta de risco e algo então praticamente inexistente no Brasil : um disco acústico . Ao contrário do que se esperava e superando todas as modestas expectativas iniciais , o disco SOBRE TODAS AS COISAS acabou vendendo bem e foi também bem aceito pela crítica ( em 2006 foi finalmente lançada uma versão em CD do disco , mas com uma tiragem limitadíssima ) . Os discos seguintes - VALSA BRASILEIRA ( 1993 ) e MAIS SIMPLES ( 1996 ) - também foram acústicos e seguiram a mesma fórmula bem sucedida de 1991 : um repertório bem selecionado , incluindo músicas pouco conhecidas de nomes de destaque da música brasileira , como CAETANO VELOSO , EDU LOBO e CHICO BUARQUE e músicas de autoria de compositores jovens ou obscuros , com um arranjo e produção caprichados . Ambos os discos foram gravados na pequena gravadora VELAS ( pertencente ao compositor , cantor e pianista IVAN LINS )  , sendo que no disco de 1993 a cantora "namorou" com a música eletrônica e o disco de 1996  foi gravado na Noruega ! O ano de 1997 foi especial para Zizi : ela gravou um disco inteiramente em italiano e , além de cantar em uma língua estrangeira já ser um grande desafio profissional , o disco pessoalmente foi muito especial para ela : todo o repertório foi composto de músicas tradicionais da cidade de Nápoles , a terra natal de seus avós . No ano seguinte m, mais outro disco em italiano : PASSIONE . Sucessos de vendas e de crítica , os dois discos em italiano estimularam a cantora a tirar do papel um antigo projeto : um disco em que a sua bonita voz , tecnicamente de meio-soprano , fosse acompanhada unicamente de um piano e em 1999 foi gravado e lançado o disco PURO PRAZER , em parceria com um velho colega e amigo : o pianista e maestro JETHER GAROTTI  FILHO .

   Se a década de 80 foi de intenso sucesso e a década de 90 de trabalhos experimentais bem sucedidos , o mesmo não se pode dizer da primeira década do século 21 : seguindo uma linha musical que contrariava as determinações de sua gravadora , ZIZI gravou o disco BOSSA , de 2001 . Trata-se de uma mescla de velhos sucessos da bossa nova com antigos sucessos tanto nacionais quanto internacionais , incluindo a bela e clássica YESTERDAY , dos Beatles . Os problemas com a gravadora prejudicaram o lançamento e a divulgação do disco e os shows de lançamento do mesmo tiveram que ser realizados com o dinheiro da própria cantora ! Zizi gravou apenas mais um disco naquela década : o ótimo PARA INGLÊS VER.....E OUVIR , na verdade um show realizado em São Paulo em 2005 , em que cantora interpretou velhos sucessos , não s´´o da música inglesa , como também da norte-americana . Problemas pessoais e até mesmo  uma crise depressiva prejudicarama sua carreira e como destaques na década , apenas a participação da cantora no CD-DVD  ELAS CANTAM ROBERTO CARLOS ( 2009 ) , juntamente com outras 19 cantoras e o show CANTOS E CONTOS ( 2008 ) , em comemoração a seus 30 anos de carreira e que contou com participações de nomes  como ALCEU VALENÇA  JOÃO BOSCO e EDUARDO DUZEK ( o show virou  DVD , lançado em 2 volumes  em abril de 2010 ) . Após um longo e tenebroso inverno que durou quase 10 anos , em janeiro de 2014 , foi lançado o seu mais recente trabalho : o disco TUDO SE TRANSFORMOU , em boa parte um registro de um show realizado entre 17 e 19 de agosto de 2012 na casa de shows TOM JAZZ , em São Paulo . O fato de só ter uma música inédita - NO VENTO - desagradou a muitos . Como é sabido , Zizi tem uma sucessora : desde 2002 , sua única filha - LUIZA - segue carreira profissional e já fez dueto com ela em inúmeras ocasiões . O clipe da semana é da filosófica e reflexiva música A PAZ . COM VOCÊS TODA A ITALIANIDADE DE ZIZI POSSI !

Nenhum comentário:

Postar um comentário