quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Um Pouco de Polêmica : Miseráveis Hoje , Poderosos Amanhã

Você conhece a história do Brasil , mesmo que um pouco ? Então já ouviu falar em um rei chamado DOM JOÃO VI , não é mesmo ? Aquele rei que saiu fugido de Portugal em função da invasão francesa de seu país , juntamente com sua família , nobres , mordomos , amigos , amigos dos amigos , puxa-sacos e afins  costuma ter uma imagem , digamos , não muito agradável . Geralmente a imagem que muitos têm do monarca português é aquela imagem caricata , muitíssimo reforçada pelo personagem brilhantemente interpretado por MARCO NANINI no filme CARLOTA JOAQUINA ( 1995 ) : um sujeito tolo , pouco inteligente , constantemente traído pela temperamental e impulsiva esposa , sujo , comilão , quase um débil mental.......Mas os próprios fatos históricos tratam de desmentir o mito : " FOI O ÚNICO QUE ME ENGANOU ", esta frase foi dita a respeito de Do João VI por ninguém menos que o poderoso e ambicioso imperador francês NAPOLEÃO BONAPARTE ( 1769-1821 ) ......Em uma das constantes cartas que escreveu para o então príncipe DOM PEDRO após ter deixado o Brasil , Dom João ( ABAIXO )  deu o seguinte conselho : " SE O BRASIL SE SEPARAR , ANTES SEJA PARA TI , QUE HÁS DE ME RESPEITAR , DO QUE PARA ALGUNS DESSES AVENTUREIROS " .......sábias e proféticas palavras !

 É muito provável que se algum dos tais aventureiros tomasse a iniciativa de proclamar a independência , o que existiria no lugar de um vasto país com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados seriam várias e , em sua maior parte , inexpressivas repúblicas de língua portuguesa . Ironicamente foi o próprio Dom Pedro I quem quase fez tudo a perder : autoritário , impopular , acusado de ser mais português do que brasileiro e desmoralizado após a derrota na desnecessária e cara guerra que resultou na independência da então província Cisplatina , o atual Uruguai , o mulherengo e impulsivo imperador ( ABAIXO ) não encontrou outra alternativa senão a de abdicar do trono , em 7 de abril de 1831 . Só que havia um problema : o seu sucessor , o futuro DOM PEDRO II , tinha na ocasião apenas 5 anos de idade ......Em virtude disso , durante quase 10 anos - entre 1831 e 1840 - o Brasil foi governado por 8 regentes e aconteceram 33 rebeliões em várias regiões do Brasil , várias delas de caráter separatista . Uma dessas regiões que quase se tornaram um país foi a então gigantesca província do Grão-Pará , que comas exceções do atuais Estados do Acre e Tocantins , incluía toda a região norte do país . Como chegamos a comentar na última terça-feira ( 25 de agosto ) , o estado de miséria absoluta da população local muito contribuiu mas o que acabou sendo determinante para a eclosão da chamada REVOLTA DA CABANAGEM acabou sendo a carismática e popular figura do cônego , jornalista e advogado JOÃO BATISTA CAMPOS ( 1782-1834 ) , morto pouco antes do início do conflito . 

     Um dos maiores historiadores brasileiros , CAIO PRADO JÚNIOR ( 1907-1990 ) certa vez chegou a afirmar que a Cabanagem "foi o mais notável movimento popular no Brasil " . Os fatos comprovam a declaração do grande historiador : participaram do movimento brancos pobres ; moradores de margens de rios e igarapés , em sua grande maioria mestiços ; os não muito numerosos escravos que existiam na região e a numerosa população indígena , tanto os TAPUIOS ( índios destribalizados e aculturados - GRAVURA  ABAIXO ) quanto integrantes das nações MAWÉ , MUNDUCURU e MURA e embora o movimento tenha se resumido muito a cidade de Belém , acabou atingido inúmeras cidades dos atuais Estados do Pará , Amapá e Amazonas e até mesmo remotas regiões dos confins da Amazônia ( os rebeldes chegaram a formar um exército com 5.000 homens )  ........

Outro fato pouco conhecido : a Cabanagem chegou a ser um movimento de alcance internacional : o governo francês chegou a apoiar os rebeldes e consta que tropas franceses francesas chegaram a invadir o atual Estado do Amapá ( até 1900 cerca de metade do Amapá era uma região em litígio entre Brasil e França ) ; também o comandante de 3 navios de guerra britânicos chegou a insinuar um apoio de seu país a uma possível república cabana . Curiosamente o principal líder dos rebeldes não era paraense : era EDUARDO ANGELIM , cearense de Aracati e que mudara-se para a região coma família  quando tinha 13 anos . Jornalista combativo e afinado com os interesses populares , era amigo pessoal do cônego João Batista Campos e logo acabou aderindo ao movimento . Tornou-se o terceiro presidente da república cabana , em 23 de agosto de 1835 , e tentou acabar com o isolamento da região através de medidas como a criação de açougues , padarias e de uma fábrica de pólvora e ainda o incentivo a extração de borracha . Foram ótimas medidas mas que acabaram não dando resultado : além de um bloqueio naval feito pelas forças legalistas , um surto de varíola que atingiu a população local e as divergências existentes entre os próprios membros do movimento botaram tudo a perder . Um grupo de estudantes paraenses resolveu contar mais detalhadamente essa história e o resultado você irá conferir em um dos vídeos do dia . PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário