quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O Discípulo

Conta uma história , quase beirando uma lenda , que o escultor italiano MICHELANGELO ( 1475-1564 ) após concluir a estátua do profeta Moisés , entre extasiado e alucinado , teria pego um martelo , batido na estátua e gritado : POR QUE NÃO FALAS ?.......Fazendo um exercício de imaginação , é provável que o grande escultor teria uma reação semelhante ao ver uma das esculturas de um do nossos personagens do dia : MÁRIO AVANCINI . Nascido na italianíssima Rodeio , município encravado na germânica região do Vale do Itajaí , Mário era filho de uma italiana e de um meio italiano.......Explica-se : seu pai nasceu em um navio que saíra do porto de Nápoles . Aos 6 anos o garoto Mário foi enviado a um colégio de padres , aonde acabou sendo alfabetizado na língua de seus pais . Pode-se dizer que foi lá que Mário teve a primeira paixão de sua vida : A ESCULTURA . O garoto simplesmente ficou fascinado ao conhecer a cultura e as artes daquele país europeu , especialmente as esculturas dos grandes mestres italianos . Mário aprendeu a fazer esculturas em argila  e de tão ligado à elas , ficava triste como aquele menino que perde o cãozinho querido quando seus irmãos a jogavam no rio próximo de sua casa . Por isso o garoto tomou uma decisão : só faria esculturas de pedra pois assim ninguém as destruiria ......Tímido e introspectivo , ao invés de jogar futebol e caçar passarinhos , como faziam os garotos de sua idade e geração , ele preferia mexer com pedras e fazer máscaras......os Avancini eram uma família de pobres agricultores e em 1938 uma enchente terrível os fez perder o pouco que tinham . Mudaram-se para Camboriú , uma antiga e pequena cidade fundada por açorianos no século 18 e lá , juntamente com seu pai , Mário ( ABAIXO )  trabalhou como cortador de pedras e me meio a uma vida de tantas dificuldades , a suprema alegria : Mário conheceu aquela que seria a mulher da sua vida , uma garota chamada MARIA SILVA .



     Em 1944 Mário e Maria mudaram-se para a velha São Chico , aonde Mário continuou a trabalhar como cortador de pedras e aonde nasceram os seus primeiros filhos . Também foi ha histórica cidade que Mário fez sua primeira grande escultura , grande no sentido literal da palavra : era uma estátua chamada O PESCADOR e que media nada menos do que 8 metros de altura ! Acontece que a estátua estava justamente na pedreira em que Mário trabalhava e uma explosão por dinamite ocorrida próxima à ela a derrubou e acabou a dividindo ao meio ........Mesmo assim uma figura ilustre ficou impressionada com o que viu : JOÃO COLIN ( prefeito de Joinville entre 1947 e 1950 e entre 1956 e 1957 ) chegou a oferecer a Mário uma bolsa de estudos mas ele acabou recusando , com medo de perder o emprego........Em 1956 novamente a família Avancini mudou de endereço e a morada escolhida foi Joinville , sendo que Mário dessa vez passou a trabalhar como calceteiro , ou seja , como um dos operários que calçavam as ruas . Dizem que por amor se faz tudo ........Trabalhando em um serviço árduo e mal pago , com uma família para sustentar e ainda às voltas com os constantes problemas de saúde de esposa , Mário dedicava boa parte de seu tempo livre à velha paixão de esculpir e aperfeiçoou-se tendo aulas com um professor , aliás , O PROFESSOR : ninguém menos do que FRITZ ALT ( 1902-1968 ) .......Em 1968 o então prefeito NILSON BENDER ( 1928-2013 ) encomendou aquele modesto operário da prefeitura uma placa de pedra para ser colocada na Praça do Índio , na rua Lages ( bairro América ) mas Mário fez algo muito além disso : a escultura da cabeça de um índio . Impressionado com aquilo o saudoso ex-prefeito lhe ofereceu uma bolsa de estudos na Casa da Cultura , sendo que Mário ( ABAIXO ) , além de aluno , também foi um dos professores daquela casa , até 1991



     As esculturas de Mário transitam  entre o erótico , o místico , o expressionismo e o geométrico e pela durabilidade e resistência os tipos de pedra preferidos eram o mármore , o granito e a pedra-terra . Teve a honra de participar e abrilhantar a primeira mostra coletiva dos artistas plásticos de Joinville , em 1971 , assim como participou de inúmeras outras exposições , tanto individuais quanto coletivas . Também recebeu alguns prêmios , o que por incrível que pareça , não era do agrado do próprio Mário : aquele verdadeiro NONO ( avô , em italiano ) , querido por todos que o conheceram , não queria ser mais importante do que ninguém e jamais desfrutou de uma boa situação financeira , sendo que muitos de seus clientes pagavam na base do "pago quando puder " . Em 1992 o estado de saúde de Mário era precário : já há um certo tempo ele sofria de problemas respiratórios em virtude do pó das pedras e um vício surgido ainda na infância e que ele fora obrigado a largar alguns anos antes , FUMAR . Como se não bastasse ele andava magoado e triste com o estado de abandono de suas obras em locais públicos ( ABAIXO, ESTÁTUA " O CALCETEIRO " )  e um de seus melhores amigos , que era quase um filho , o artista plástico HAMILTON MACHADO , havia falecido .........Gravemente doente e cansado , na madrugada daquela terça-feira , 17 de novembro de 1992 , Mário Avancini encerrava sua jornada na Terra , aos 66 anos.......Em 3 justíssimas homenagens , um edifício residencial ( no bairro Atiradores ) , um centro de educação infantil ( Iririú ) e uma das das salas da Casa da Cultura levam o seu nome e certamente ele próprio diria : " EU NÃO MEREÇO TUDO ISSO ! " ........Estas mal escritas linhas e um curto vídeo , de apenas 1 minuto , são as nossas modestas homenagens a esse que foi o grande discípulo de FRITZ ALT . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário