sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Entrevista : JOÃO BATISTA DA SILVA

Ela parece ter nascido para ser coadjuvante ........Até mesmo a origem exata da pequena IMARUÍ , cidade vizinha Laguna e com cerca de 12.000 habitantes é desconhecida : presume-se que seus primeiros colonizadores tenham sido moradores de Laguna que ali teriam chegado por volta de 1800 . Imaruí foi elevada a freguesia , o equivalente hoje a distrito , em 1833 , tendo SÃO JOÃO BATISTA como seu padroeiro , e foi desmembrada de Laguna em 19 de setembro de 1890 , sendo a partir daquela data um município . Fortemente influenciada pela cultura açoriana , a cidade teria tudo para ser um daqueles esquecidos recantos do exuberante litoral catarinense , exceto por um fato histórico .......Como é sabido , em 1839 tropas rebeldes gaúchas , os chamados FARROUPILHAS ocuparam Laguna e lá proclamaram a chamada REPÚBLICA JULIANA , em 22 de julho daquele ano . Acontece que os muitos abusos cometidos pela soldadesca logo os tornaram odiados pela população local e o principal foco de resistência passou a ser o modesto povoado de IMARUÍ e o truculento general DAVID CANABARRO ( 1796-1867 ) não deixou por menos : ordenou uma expedição punitiva ao rebelde povoado , com a desonra de comandá-la ficando com GIUSEPPE GARIBALDI ( 1807-1882 ) ......sim , ele mesmo , o famoso guerrilheiro italiano ( na verdade , ele nasceu em Nice , cidade hoje pertencente à França e que até 1860 fez parte de um reinos que deram origem à Itália ) que se tornaria herói da unificação italiana e , como é sabido , fugiu com uma então modesta costureira chamada Ana Maria de Jesus Ribeiro , a ANITA GARIBALDI ( 1821-1849 ) .......Talvez algum dos antepassados de JOÃO BATISTA DA SILVA tenha sido uma das vítimas dos truculentos soldados gaúchos ou até tenha sido um dos briosos e valentes homens a lutar contra os farroupilhas , mas o fato é que esse imaruiense nasceu em 7 de junho de 1981 não para ser um coadjuvante mas sim um protagonista.........
Quando ainda era criança a família de João , assim como tantas outras famílias não só de Imaruí assim como também de cidades próximas como Tubarão e Criciúma , tomou o rumo daquele verdadeiro ELDORADO , localizado na outra ponta do Estado , que atende por um nome francês e tem jeito alemão : JOINVILLE . Embora fosse fascinado pela atividade jornalística desde a infância , o início oficial da carreira de João foi tardio : formou-se em Jornalismo aos 28 anos e desde setembro de 2010 é um dos repórteres do jornal NOTÍCIAS DO DIA . Nos últimos 5 anos tornou-se um dos nomes de destaque da nova geração de jornalistas de Joinville e foi testemunha ocular tanto de acontecimentos alegres , como as duas conquistas nacionais do JEC , em 2011 e 2014 , quanto acontecimentos tristes e trágicos que o fizeram também crescer muito como pessoa . Quem não o conhece e observa aquele rapaz tímido , quase calado , quase que como pedindo desculpas por sua enorme competência e que faz o estilo 'imaruiense come quieto " , sequer imagina que ele é um artista das palavras : é membro da CONFRARIA DO ESCRITOR DE JOINVILLE , entidade na qual ocupa a função de secretário e seus textos são publicados todas às segundas-feiras em uma coluna da seção PLURAL no jornal NOTÍCIAS DO DIA . João também é poeta , autor de versos inspirados como estes : " Ao cortarmos longa e profundamente o corpo das palavras , veremos suas entranhas que revelam mistérios , significados e sentidos , normalmente escondidos sob a pele de verbos , vozes e substantivos . Até mesmo soba pele dos silêncios , que nunca sabemos quando é grito ou mudez , ou as duas coisas ao mesmo tempo......." ( trecho do poema ABRAPALAVRA ) . Pois na última sexta-feira do mês , como já virou tradição , conversamos mais uma vez , desta vez com o rapaz tímido de IMARUÍ , o JOÃO POETA ! CONFIRA :

1 - UMA PERGUNTA QUASE QUE INEVITÁVEL: QUAL FOI A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE UM GAROTO VINDO DA PEQUENA E DISTANTE IMARUÍ TEVE DE JOINVILLE? COMO O JORNALISMO SURGIU EM SUA VIDA?
JOÃO - Cheguei em Joinville ainda pequeno, com apenas seis anos, então, minha primeira percepção é que estava chegando numa cidade muito grande, levando em conta que Imaruí ( ABAIXO ) tem 2% da população da cidade. 

Os primeiros prédios, as avenidas, veículos diferentes, muita gente circulando. Tudo isso me impressionou de início, e até me assustou um pouco, mas não demorou para eu e a minha família nos integrarmos e entregarmos totalmente à cidade.
A minha ideia em seguir carreira no jornalismo surgiu durante o período estudantil. Sempre gostei de ler e escrever. Acompanhava noticiários e jornais.

Achava que tinha alguma aptidão para a área. Inicialmente, pensei em cursar Letras, mas acabei decidindo pela formação em Comunicação Social.
2 - COMO JORNALISTA, QUAL FOI O TRABALHO MAIS MARCANTE? ALÉM DA POESIA, VOCÊ TEM ALGUM TALENTO ARTÍSTICO?
JOÃO - A cobertura das cheias na região de Jaraguá do Sul em 2011 ( ABAIXO ) foi um dos trabalhos mais marcantes.

Além do interior do município, cidades vizinhas como Corupá e Schroeder ( ABAIXO ) foram severamente castigadas pela chuva.

Pessoas desalojadas, rodovias interditadas, casas destruídas e duas mortes registradas. Passei o dia inteiro falando com moradores e passando pelos locais mais afetados. É complicado você ter que levantar tantas informações em meio ao caos.
Além da escrita, não tenho outra aptidão artística que considere importante. Tentei entrar na música, mas não deu certo.

3 - E COMO SURGIU A POESIA? VOCÊ SEGUE ALGUM MÉTODO PARA FAZÊ-LAS OU É TUDO BEM NATURAL? COMO AS PESSOAS REAGEM A ELAS?
JOÃO - O gosto pela poesia surgiu ainda no tempo de escola, a partir das leituras e trabalhos em sala de aula.

Neste tempo já tentava produzir alguma coisa também, mas só mais tarde viria a escrever com mais frequência e técnica. Não se dizer se existe um método, porque cada autor acaba tendo o próprio processo. As vezes o texto sai ao natural, outras vezes é mais trabalhoso. Tem a ver com a ideia que se quer desenvolver. Independentemente disso, o fundamental é estar sempre criando, fazendo da escrita uma prática e um exercício.

As pessoas reagem de forma diferente aos textos, mas não tenho a real noção dessa percepção. Cada um faz uma leitura de acordo com suas experiências. Por isso, nem sempre é a mesma percepção do autor ( ABAIXO , JOÃO ) . E é bom que seja assim.

4 - SE PUDESSE GERIR O SETOR CULTURAL DE JOINVILLE, O QUE FARIA?
JOÃO - Tem muita coisa a ser melhorada. A princípio, fortaleceria as políticas culturais que foram criadas mas estão sendo implantadas na cidade e retomaria os investimentos no setor. ( ABAIXO , JOINVILLE JAZZ BIG BAND , GRUPO QUE TEVE PROJETO CONTEMPLADO PELO FUNDO MUNICIPAL DE APOIO À CULTURA - SIMDEC )

5- POR ÚLTIMO , QUAL SERIA MENSAGEM QUE GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL?
JOÃO - É importante que as pessoas prestigiem os eventos locais, valorizando artistas, produtores, escritores,( ABAIXO, ENCONTRO DE ESCRITORES DE JOINVILLE )

músicos e demais envolvidos. Isso alavanca o setor, sem criar dependência de vontades políticas. As iniciativas locais ainda são pouco valorizadas pelo público, apesar da diversidade de produções.( ABAIXO , EXPOSIÇÃO EM GALPÃO OCUPADO POR ARTISTAS PLÁSTICOS NA CIDADELA CULTURAL E APRESENTAÇÃO DA COMPANHIA TEATRAL DIONÍSIOS , TAMBÉM NA CIDADELA )


Nenhum comentário:

Postar um comentário