sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Entrevista : HUMBERTO SOARES

Agora pedimos a você , que neste exato instante está lendo estas mal escritas linhas do ALAMEDA CULTURAL , que faça um exercício de imaginação : pense em um ser metade metade cabra e que tão feio acabou sendo abandonado pela própria mãe ; tendo sido criado por NINFAS ( na mitologia greco-romana as ninfas eram deuses ligas aos rios , fontes de água , campos , bosques e montanhas ) essa figura digamos não muito simpática se divertia assustando os humanos coma espécie de trombeta.......Uma figura como essa pode ser considerada divina ? Há milhares de anos atrás , para os antigos gregos ,a resposta era sim : filho do deus HERMES e da ninfa DRÍOPE , era considerado o deus dos pastores ( ele teria criado a flauta usada pelos pastores ) e dos rebanhos e acreditava-se que além de pastor ele era também caçador , pescador e guerreiro . Em grego antigo , PÃ - a figura um tanto sinistra que acabamos de descrever - significava "tudo " , pois também acreditava-se que ele fosse a personificação da alma do Universo e os pinheiros e carvalhos eram-lhe consagrados . Se existiu uma caraterística marcante dos antigos ROMANOS foi a de absorver valores culturais dos muitos povos que conquistaram e dominaram e com isso as antigas divindades gregas passaram a ser cultuadas por eles também , mas com nomes diferentes . Pã era conhecido como LUPÉRCIO e em seu culto ocorriam , anualmente , festivais conhecidos como LUPERCÁLIAS , ou LUPERCAIS : aconteciam sempre nos dias 15,16 e 17 de fevereiro ( ocorreram até o século 4  ) , com os sacerdotes que presidiam os cultos vestindo-se com peles de bodes e os romanos acreditavam que ali eram espantados não só os maus espíritos , como a fertilidade das pessoas aumentava ( consta que PROSTITUTAS participavam das festividades ) . Acreditavam também que Pã-Lupércio espantava os lobos ferozes das casas e que aquela divindade herdada dos gregos também estava relacionada a caverna onde uma lobo amamentou os gêmeos RÔMULO e REMO , os lendários fundadores da cidade de Roma .
           Aquela velha e sinistra divindade greco-romana , motivo para celebridades e cultos onde a orgia , o sagrado e o profano se encontravam e se misturavam também acabou servindo de inspiração para aquele que viria a ser um dos mais clássicos personagens da literatura infantil : afinal , quem nunca ouviu falar em PETER PAN , aquele menino que se recusa a crescer e a se tornar adulto e que vive as suas muitas e fantásticas aventuras na TERRA DO NUNCA ? O criador de tão clássico personagem era um escritor escocês que atendia pelo nome de JAMES MATTHEW BARRIE ( 1860-1937 ) e cuja obra mais célebre foi publicada em 1911 com o título de PETER AND WENDY , ou simplesmente PETER PAN . Na verdade Peter Pan já havia vindo ao mundo alguns anos antes , sendo um dos personagens dos livros THE LITTLE WHIT BIRD ( 1902 ) , PETER PAN IN KESINGTON GARDENS ( 1906 ) e também da peça teatral PETER PAN , OR THE BOY WHO WOULDN ´T GROW , que estreou em Londres em 27 de dezembro de 1904 . Para criá-lo James -além daquela  antiga divindade que comentamos há pouco  - baseou-se nas histórias que contava para os filhos de sua grande amiga , SYLVIA DAVIS ( Peter era o nome do filho caçula dela ) e em um drama pessoal : a morte de seu irmão mais velho - DAVID - quando tinha apenas 13 anos , em um acidente no gelo . Em Kesington Gardens , um dos mais famosos parques públicos de Londres , existe uma estátua de Peter Pan tocando flauta e consta também que aqui em terras de Dona Francisca existe uma versão encarnada de Peter Pan e que atende pelo nome de HUMBERTO SOARES........Sabe aquela pessoa querida , doce ,  amiga de todos , que sempre mantém aquele doce espírito infantil e que é incapaz de fazer mau até a uma mosca ? Pois Humberto é um desses raros e preciosos tipos de pessoa .......Curitibano desde 1975 ( perdão , Humberto , por revelarmos a sua idade ! ) e joinvilense desde 1998 , é pintor , escultor , desenhista , ator , contador de histórias e é seguramente um dos grandes nomes de Joinville quando o assunto é ESPETÁCULOS INFANTIS . Não é a primeira vez que ela dá o ar de sua graça aqui no ALAMEDA CULTURAL : em um texto postado em 22 de janeiro deste ano e intitulado ETERNO MENINO trouxemos um perfil desse talentoso multi artista . Nesta conversa de fevereiro  , o Peter Pan curitibano-joinvilense ( ABAIXO )  revela um pouco mais de seu perfil e ideias e ao final manda um importante recado .......CONFIRA :
 

1 - EM QUE MOMENTO DA VIDA VOCÊ PASSOU A TER CERTEZA ABSOLUTA DE QUE SERIA UM ARTISTA ? EXISTE ALGUMA HISTÓRIA INTERESSANTE OCORRIDA EM SUA INFÂNCIA QUE ACABOU DETERMINADO ESSA ESCOLHA E QUE PODERIA AGORA NOS CONTAR ? 

HUMBERTO - Desde de pequenino me encantei pelo arte do desenho, com 5 anos já tinha meus próprios caderninhos de desenhos. Como era um menino tímido ( ABAIXO ) , 

o desenho era o meu melhor amigo, passava horas desenhando, desenhava tudo que podia, objetos, natureza e pessoas. ( ABAIXO , HUMBERTO EM CONTATO COM A SUA GRANDE MUSA INSPIRADORA : A NATUREZA )

Ainda criança, carregava dentro de mim, uma frase afirmativa : - Vou viver da minha arte ! Já sabia que queria ser um desenhista, um artista, e hoje vivo da minha arte. ( ABAIXO , HUMBERTO ATUANDO NA PEÇA " SÃO FRANCISCO DE ASSIS )


2 - COMO É A SENSAÇÃO DE SER ARTISTA E DE AINDA POR CIMA ESTAR TRABALHANDO PARA O PÚBLICO INFANTIL ? DE TODOS OS SEUS TRABALHOS QUAL FOI O QUE LHE DEU MAIS PRAZER EM FAZER E QUE MAIS SE ENCAIXOU COM A SUA PERSONALIDADE ? 

HUMBERTO - Acredito que a arte seja um caminho que nos deixa mais sensível, tanto pra quem faz a arte, como pra quem absorve a arte. A criança é espontânea e mais aberta para receber e perceber o lúdico que a arte aflora. 

Por essa razão amo o meu trabalho, mas sempre tenho consciência que faço minha arte para a criança interna de qualquer pessoa. A intenção do ofício é resgatar o lúdico que está dentro de cada um de nós. ( ABAIXO , HUMBERTO COM PERSONAGENS DE SEU LIVRO "CIDADE DA CHUVA " E SEU PRIVILEGIADO PÚBLICO )

O trabalho que mais se encaixa na minha personalidade é o desenho e a pintura, onde me realizo. ( ABAIXO , HUMBERTO JUNTO A UMA DE SUAS MARAVILHOSAS OBRAS ) 


3 - EM UMA , OU EM POUCAS PALAVRAS , COMO VOCÊ DEFINIRIA O SEU TRABALHO ? EM SUAS PALAVRAS O QUE É SER ARTISTA ? 

HUMBERTO - A arte é minha religião, desenhar, pintar, escrever, contar histórias, é como se fosse as minhas orações. 

A arte é minha meditação. Ser artista é mergulhar dentro de si mesmo e retirar a sua pedra preciosa para oferecer ao mundo.



4- CASO NESTE EXATO MOMENTO FOSSE NOMEADO SECRETÁRIO DA CULTURA DE JOINVILLE QUAL SERIA A PRIMEIRA MEDIDA QUE TOMARIA ? COMO VOCÊ VÊ O SETOR CULTURAL DE JOINVILLE ? 

HUMBERTO - Uma das minhas regras para ser artista, é nunca se entrar na vida política. ( ABAIXO )

Não me vejo assumindo um cargo político. Acho que fazer arte já é um ato político e que já faz contribuições necessárias para a vida das pessoas.( ABAIXO , O SEU MAIS RECENTE LIVRO : CIDADE DA CHUVA )


5 - POR ÚLTIMO  , QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ? 

HUMBERTO - Desejo aos leitores da Alameda Cultural, uma vida repleta de arte, leiam mais, escrevam,

 contem histórias, pintem, desenhem mais. A vida precisa cada vez mais de arte. ( ABAIXO , RETRATO FEITO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS )

Desejo que os leitores se tornem sensíveis e que alimentem a sua criança interna. Vamos olhar o mundo com o olhar das crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário