quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Meu Querido Pai !

Um território com extensão de 199.307 quilômetros , 399 municípios e um solo extremamente fértil  , sendo um dos celeiros do Brasil e o quarto Estado mais rico do país , com cidades prósperas e desenvolvidas como Curitiba , Ponta Grossa , Londrina , Maringá , Cascavele Foz do Iguaçú......esse seria uma breve perfil do PARANÁ .

 Em 1730 , porém , a situação era completamente diferente : a região , conhecida pelo genérico nome de CAMPOS GERAIS e de limites incertos  , ainda pertencia à São Paulo ( só conquistou a sua emancipação política em 1853 ) , era quase que totalmente desconhecida e despovoada e se resumia a algumas poucas e inexpressivas vilas e freguesias - em sua maioria fundadas por bandeirantes paulistas - como Curitiba , Paranaguá , Morretes , Antonina e São José dos Pinhais . ( ABAIXO , GRAVURA DE GUARATUBA , FEITA PELO PINTOR FRANCÊS JEAN BAPTISTE  DEBRET EM 1827 )

 Aquela que viria ser a sua capital mais de um século mais tarde - CURITIBA - não passava de um modorrento e minúsculo povoado cujas rústicas casas das poucas centenas de moradores que ali viviam ( ABAIXO , FOTO DE 1876 DA ANTIGA IGREJA MATRIZ DE CURITIBA : FOI NESTE LOCAL QUE SURGIU A CIDADE )

estavam em torno de um obelisco , o PELOURINHO ( ABAIXO -  um dos símbolos da Justiça no antigo império português , era instalado assim que uma localidade conquistasse a sua emancipação política )

. Surgida por volta de 1648  a partir de vários arraiais de garimpeiros , em sua maioria vindos da então capitania de São Vicente - hoje , o Estado de São Paulo - ,  entre os rios Atuba e Bacacheri , só conquistou a sua emancipação política 45 anos mais tarde , em virtude de uma lei de 29 de abril de 1693 mas tinha um trunfo a seu favor : ( ABAIXO , O LARGO DA ORDEM - CENTRO HISTÓRICO DE CURITIBA - NO FINAL DO SÉCULO 19 )

 era uma dos locais de parada dos tropeiros que vinham do atual Rio Grande do Sul conduzindo rebanhos a serem negociados em uma movimentada feira que sempre acontecia na vila paulista de Sorocaba ( ABAIXO , GRAVURA DE SOROCABA , FEITA POR DEBRET EM 1827 ) .

Fundado 10 anos depois de Curitiba , a modesta vila de SÃO FRANCISCO DO SUL ( ABAIXO , FOTO TIRADA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO 20 )  ainda estava longe de ter a importância que viria a conquistar graças ao surgimento e ao desenvolvimento de Joinville mais de um século depois mas dispunha de um elogiável e invejado porto natural , frequentado há mais de 200 anos por navegantes europeus das mais diversas nacionalidades .

Era , portanto , algo vital construir um caminho que ligasse aquelas duas localidades embora no meio do caminho existisse um conjunto de serras quase que impenetráveis ..........

Naquele ano de 1730 pela primeira vez se fez menção a construção de uma estrada que ligasse as duas vilas : trata-se de um documento oficial feito em Desterro - a atual Florianópolis - solicitando a construção da tão importante estrada . A região escolhida como ponto inicial da estrada era conhecida como TRÊS BARRAS pelo fato nela existirem 3 riachos que tinham uma única foz desaguando na Baía da Babitonga , sendo também conhecida como PORTO DE CIMA e equivalente hoje ao município de Garuva .( ABAIXO , MAPA FRANCÊS DE 1721 TRAZENDO A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO , QUE ESTÁ PRÓXIMA DE ONDE ESTÁ ESCRITO "RIO SAN FRANCISCO " )

 Uma nova menção a tão importante assunto só foi surgir em 24 de dezembro de 1757 : trata-se de outro documento oficial , dessa vez relatando as muitas dificuldades para se iniciar a abertura da estrada , especialmente as trovoadas e os ventos de nordeste , tão comuns na região . ( ABAIXO , OUTRO MAPA DO SÉCULO 18 INDICANDO A REGIÃO  , ONDE ESTÁ DESENHADO UM RIO  COMA INSCRIÇÃO "R. DE S. FRANCISCO " )

É provável que a sua abertura tenha iniciado em maio de 1758 , por meio de um certo JOÃO MOR VIEIRA , vindo da vila de Desterro e auxiliado por 5 moradores da região .  Já nos primeiros anos do século 19 dois viajantes estrangeiros que chegaram a passar pela região - o inglês JOHN MAWE ( em 1807 ) e o francês AUGUST SAINT-HILAIRE ( em 1820 - ABAIXO ) fizeram menção à estrada em seus diários de viagem .

       Na verdade chamar aquilo de ESTRADA era um verdadeiro exagero : tratava-se na verdade de uma quase intransitável picada no meio do mato e cuja grande quantidade de cipós fez com que tivesse uma forma curvilínea . Os tropeiros que se aventuravam a passar por ali a chamavam de CAMINHO VELHO ( ABAIXO , TRECHO AINDA PRESERVADO , ATUALMENTE CONHECIDO COMO ' CAMINHO DO MONTE CRISTA " E QUE TAMBÉM CHEGOU A SER CHAMADO DE " CAMINHO DOS JESUÍTAS " OU " CAMINHO DOS AMBRÓSIOS " ) e no lombo de suas mulas traziam de Curitiba produtos como toucinho , carne seca e erva-mate rumo a São Francisco .

 O fato é que só por volta de 1839 foi que o governo da então província de Santa Catarina deu início a construção de uma estrada de verdade na região : concluída em 1842 , teve o seu trecho inicial limpo e calçado , tendo uma extensão de 10.801 braças e em alguns trechos uma largura entre 20 e 30 braças . ( ABAIXO , OUTRO TRECHO DO CAMINHO )

Além da questão econômica havia a questão estratégica : era precisa colonizar e conquistar a região o mais depressa possível em vista de uma hipotética  ocupação por algum país vizinho e a existência de uma estrada seria de fundamental importância . Além da instalação de postos militares em vários trechos da estrada visando defender os moradores da região de ataques indígenas , previa-se a construção de uma extensão da estrada até a região sul da província ; tanto os postos militares quanto a extensão jamais saíram do papel......( ABAIXO , MAIS UM TRECHO DA ANTIGA ESTRADA TRÊS BARRAS )

A região , ou pelo menos parte dela , até que foi ocupada : já há muito tempo havia um povoado no trecho inicial da estrada Três Barras . Ataques indígenas ocorridos entre 1848 e janeiro do ano seguinte não só impediram o crescimento do povoado como acabaram adiando o tão planejado desbravamento daquele região por mais algumas décadas : mais tarde , famílias de imigrantes europeus - em sua grande maioria alemães - acabaram se estabelecendo nela , como os FOCK , os NEITZEL , os HOLZ , os THROMM  e os LOEFFLER . O trecho joinvilense da antiga estrada equivale hoje à comunidade rural conhecida como ESTRADA PALMEIRAS ( ABAIXO , A ESTRADA POUCO ANTES DA DIVISA COM GARUVA )  : localizada na localidade de RIO BONITO ( distrito de Pirabeiraba ) , está situada na margem direita da BR-101  sentido sul-norte , entre a rua XV de Outubro e o limite com Garuva .

 Além do cultivo de produtos agrícolas como banana , arroz , batata-doce e aipim e da criação de animais como porcos , vacas , galinhas e perus , a economia daquela pequena comunidade durante certo tempo girou em torno da produção de CACHAÇA ( chegaram a existir ali 13 alambiques )

e do cultivo de cana-de-açúcar , que era vendida à Usina Santa Catarina , a antiga FAZENDA PIRABEIRABA ( a propriedade pertenceu ao DUQUE D ´AUMALE , irmão do Príncipe de Joinville , e contribuiu para o surgimento e desenvolvimento de Pirabeiraba - ABAIXO , GALPÃO DA ANTIGA USINA  ) .

Outra atividade que também teve muita importância : a produção de leite . A família ITTNER , também residente naquela comunidade , comprava leite dos demais moradores

para fabricar queijo , que por sua vez era vendido em Joinville , mais especificamente no JORGE MAYERLE COMÉRCIO S.A COMÉRCIO e na FERNANDO TILP E COMPANHIA ( ABAIXO )  . Uma doença que atacou as vacas da região infelizmente acabou decretando o fim daquela atividade.....

           Curiosamente a comunidade já tinha acesso à luz elétrica na década de 20 e nessa mesma época , mais precisamente por volta de 1928 ,  um certo ANTÔNIO LADISLAU  tinha um ônibus e fazia a viagem entre a comunidade e Garuva duas vezes por semana . Após uma árdua semana de trabalho na roça uma das diversões era a pesca no rio Cavalinho e a outra , os bailes na SOCIEDADE GINÁSTICA RIO BONITO ( entidade criada em 15 de outubro de 1910 - ABAIXO ) e que eram geralmente animados pelas bandas WEISS , ESTRELA e ROSS .

Outra das muitas dificuldades enfrentadas pelos moradores daquela quase isolada e remota localidade : a educação dos filhos . A única opção era uma escola estadual de educação bilíngue - português-alemão -  que funcionava a quilômetros de distância , na casa de um morador local chamado ALBANO SCHULZ e que estava não em Joinville mas no  então distrito de SÃO JOÃO DO PALMITAL ( Garuva - ABAIXO - só foi desmembrada de São Francisco do Sul em fevereiro de 1964 ) .........

Coube a um modesto agricultor e morador da comunidade , um gesto de nobreza e grandeza : em 1967 LAURO MUELLER doou um terreno para a construção de uma escola . Nesse mesmo terreno a comunidade construiu , em regime de mutirão , uma improvisada sala de aula de madeira  que mais tarde daria lugar a uma construção de alvenaria , inaugurada em março de 1968 ( ABAIXO )  pelo então prefeito NILSON WILSON BENDER ( 1928-2013 ).

 O nome da nova escola era uma homenagem mais do que justa : o pai de Lauro Mueller ( ABAIXO , HERMANN MUELLER ) .......

A sua primeira professora foi estudante normalista de apenas 14 anos de idade ( ! ) : MARLENE SHOLZ ( ABAIXO A, SEGUNDA , DA ESQUERDA PARA A DIREITA )  . Curiosamente a primeira diretora era a irmã de Marlene - MARLI - e a primeira servente e cozinheira foi ISOLDA MUELLER , a esposa de Lauro .

Hoje a escola tem 93 alunos , atende do jardim de infância à sétima série , tem 12 professores e ainda uma extensão , localizada 2 quilômetros antes da escola . No vídeo do dia - uma entrevista da então diretora da escola , SILVANE APARECIDA DA SILVA e da professora MARCIANE SEEFELDT  GONÇALVES ( ABAIXO )

para ADEMIR PFEIFFER , responsável pelo canal virtual NÓS DE JOINVILLE - você conhecerá detalhes do fantástico trabalho desenvolvido por essa unidade escolar ( ABAIXO ) . VALE A PENA CONFERIR !

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