segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Som de Joinville : Mestre e Pupilos

Sabe aquela velha e folclórica frase PARA INGLÊS VER ? Pois é ,  em 1924 um sujeito chamado SIMON JOSEPH FRASER - mais conhecido como LORD LOVAT ( ABAIXO )  - fez valer essa antiga máxima : foi ver de perto se o que que tanto diziam daquele lugar era realmente verdade .......

Além de alguns poucos e isolados grupos de índios CAINGANGUES ( ABAIXO ) ali , naquele quentíssimo lugar , havia algumas paupérrimas pessoas que criavam animais , plantavam e colhiam unicamente para sobreviver , alguns pequenos sitiantes e mato , muito mato . Um fim de mundo ?

 Não necessariamente : aquela vasta e praticamente inexplorada região, então conhecida como GLEBA TRÊS BOCAS ,  pertencia ao inexpressivo município de JATAIZINHO ( ABAIXO )

e por ali já havia um trecho de uma ferrovia que ligava Ourinhos ( cidade paulista que fica na divisa com o Paraná ) a Foz do Iguaçú . ( ABAIXO , ESTAÇÃO DE JATAIZINHO )

 Aquele sujeito vindo da distante , fria , chuvosa e formal Inglaterra logo percebeu que o que tanto diziam era mesmo verdade : tudo o que ali se plantasse crescia rapidamente e com vigor . E não perdeu tempo : junto com vários sócios - a maioria de ingleses - fundou uma companhia de colonização chamada COMPANHIA DE TERRAS NORTE DO PARANÁ e que além de colonizar e lotear a região também acabou dando origem a uma localidade na região  com as construções de alguns edifícios públicos e até de uma estação ferroviária . ( ABAIXO , FOTO DE 1935 )

 Não foi difícil atrair pessoas ( ABAIXO ) para aquele então longínquo e esquecido recanto do Paraná : atraídos pela incrível fertilidade de terras para lá se dirigiram pessoas de várias regiões do Brasil - principalmente paulistas , mineiros e gaúchos - e até do exterior - principalmente italianos , japoneses , alemães e lituanos - mas que nome teria aquele lugar ?

Ali havia um curioso fenômeno natural : a espessa névoa que cobria a mata , e como era muito parecida com a neblina típica da cidade de Londres ( ABAIXO )  , logo só poderia ser LONDRINA , que significa "originária de Londres " ........

O crescimento do lugar foi tão rápido que em 10 de dezembro de 1934 , portanto 10 anos depois da vinda daquele sisudo e aristocrático lorde inglês , ele conquistou sua emancipação política e passou a ser o mais novo município paranaense . Mas além da fertilidade das terras logo descobriu-se também algo valiosíssimo : ali também se poderia cultivar o chamado "ouro verde " , o CAFÉ ( ABAIXO ) .

Fortunas logo surgiram e com elas belas e imponentes sedes de fazendas dos chamados "barões do café " , o aeroporto da cidade - surgido logo após o fim da Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945 ) - chegou a ser um dos 3 mais movimentados do Brasil e em 1961 a cidade de Londrina , sozinha , era responsável por nada menos que 51 % da produção mundial do precioso grão avermelhado ! ( ABAIXO , PLANTAÇÃO DE CAFÉ EM LOCAL ONDE HOJE ESTÁ O AEROPORTO DE LONDRINA )

        Até que em 1975 aconteceu algo terrível : uma geada atingiu todo todo o norte do Paraná ( ABAIXO ) , inclusive todas as valiosas plantações de café de Londrina , pondo tudo a perder.......Decadência ? Perda de rumo ? Nada disso : muito antes desse terrível acontecimento os londrinenses já haviam descoberto outros caminhos .......

Daqueles tempos de pioneirismo , dificuldades gigantescas e incertezas hoje só restam fotos antigas , objetos e as lembranças dos mais velhos : o município é o quarto maior da região sul do Brasil - com 548.249 habitantes ( estima-se que cerca de um terço da população da cidade seja de origem italiana ; em Londrina  também está uma das maiores colônias japonesas do mundo - ABAIXO , VENCEDORAS DE CONCURSO DE BELEZA REALIZADO PELA COMUNIDADE JAPONESA DA CIDADE -  , sendo que lá também existem colônias de portugueses , alemães , espanhóis , árabes , judeus britânicos , chineses , argentinos , holandeses , poloneses , ucranianos , tchecos e húngaros )  - ;

 é o pólo de uma  região formada por 24 outros municípios próximos e com mais de 1 milhão de habitantes ; é considerado um eixo de aproximação entre as regiões sule sudeste do Brasil e é importante centro industrial , comercial , educacional , financeiro , de prestação de serviços

 e político ( o atual senador e ex-governador do Paraná ÁLVARO DIAS - ABAIXO - , embora tenha nascido na cidade paulista de Quatá e sido criado em Maringá iniciou sua carreira política em Londrina com a sua eleição para vereador em 1969 ) .

Um número resume bem o poderio econômico da cidade : segundo levantamento feito em 2012  , Londrina ( ABAIXO )  tinha um PIB ( soma de tudo o que é produzido ao longo de um ano ) de cerca de 12,826 bilhões de reais , o que a tornava naquela ocasião quadragésima quinta cidade mais rica do Brasil .........

É claro , como em toda cidade brasileira , lá também futebol : afinal , quem nunca ouviu falar no principal time da cidade , o LONDRINA ESPORTE CLUBE , com seus 4 títulos estaduais e um brasileiro ( a série B de 1980 ) e de seu ESTÁDIO DO CAFÉ ( ABAIXO ) , onde até a SELEÇÃO BRASILEIRA já jogou ?

 Londrina também é música : além de seus tradicionais festivais musicais , como o FESTIVAL DE MÚSICA  DE LONDRINA ( ABAIXO )  , é justamente daquela cidade surgida a partir da curiosidade de um lorde inglês que vem o nosso personagem do dia ........

JOUBERT DE PAIVA GUIMARÃES ( ABAIXO ) formou-se em Educação Artística , pela Universidade Estadual de Londrina em 1983 e vinte anos mais tarde concluiu seu curso de graduação em composição e regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e desde 2005 faz parte do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba .

 Também desde 2006 os privilegiados alunos da Escola de Música Villa Lobos , de Joinville vêm adquirindo parte dos conhecimentos desse profissional ( ABAIXO ) que está há mais de 30 anos na estrada . No vídeo do dia alguns de seus pupilos mostram o que aprenderam com o mestre ........Eles passaram no teste ? CONFIRA E DÊ O SEU VEREDITO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário