quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Eu Sou Aquele Pierrô Apaixonado

Ele tinha 4 filhos mas estava longe de ser um bom pai , aliás , muito pelo contrário : certa vez fez uma promessa ao deus TITÃ , a de que devoraria todos os seus descendentes à medida que fossem nascendo ( ! ) , porém sua mulher o enganou - no bom sentido - oferecendo-lhes pedras no lugar de seus filhos........Um de seus filhos - JÚPITER - o expulsou do monte OLIMPO , local onde viviam os deuses ,mas ele acabou se redimindo : estabeleceu-se na região do Lácio , mais especificamente no MONTE CAPITOLINO - uma das sete colinas de Roma - e lá deu origem a um novo povo , ensinando a ele os segredos e a arte da agricultura e seu período de reinado ali ficou conhecido como IDADE DO OURO pela prosperidade e completa igualdade entre os que ali viviam ......O protagonista dessa história um tanto macabra e de final feliz é SATURNO , uma das muitas divindades gregas herdadas pelos romanos ( os gregos o chamavam de CRONOS ) e que , acreditava-se , era filho dos deuses URANO e VESTA , ou seja do céu e da terra . Além de Júpiter , Saturno era pai dos deuses NEPTUNO , PLUTÃO e JUNO , e em honra a essa divindade os antigos romanos faziam algo um tanto inusitado........Entre os dias 17 e 24 de dezembro ( a princípio as celebrações ocorriam apenas em 19 de dezembro , mas em função da mudança no calendário efetuada pelo imperador JÚLIO CÉSAR no ano de 46 antes de Cristo elas passaram a ter início em 17 de dezembro e o seu período de duração prolongado ) , além da realização de sacrifícios - uma caracetrística comum a todas as antigas civilizações - tudo parava e virava às avessas : escravos ganhavam a liberdade e passavam a dar ordens aos seus senhores que por sua vez passavam a ser escravos ; provavelmente algum prisioneiro escolhido pelos soldados tornava-se rei , ou PRINCEPS , usando uma máscara engraçada e de cores fortes e ridicularizando senadores e nobres ; jogos de azar , então proibidos no restante do ano eram praticados nas ruas ; grandes banquetes públicos - cuja tradição deve ter iniciado por volta do ano de 217 antes de Cristo - eram realizados com uma estátua de Saturno sendo posta à mesa ; usando o cumprimento " IO SATURNALIA ! " , amigos trocavam presentes , que eram estatuetas de terracota ou prata - as SIGILLIARIAS - ou velas de cera ; tribunais e estabelecimentos comerciais fechavam ; pessoas embriagavam-se e durante aqueles 8 dias tudo era válido e permitido ........
            É muito provável que as antigas SATURNÁLIAS , ou SATURNAIS , romanas tenham dado origem ao CARNAVAL , ou quase isso : outras antigas civilizações , como os dos gregos , egípcios e gauleses já realizavam festividades semelhantes e é muito provável que as caraterísticas em comum entre essas festividades teriam ocorrido em função de trocas comerciais e guerras , com a cultura do povo dominado sendo absorvida pelo povo dominador . O certo é que por volta do ano de 590 a IGREJA CATÓLICA , assim como fez com outras antigas tradições pagãs , se apropriou dessa tradição e a partir de então o Carnaval passou a comemoração  a anteceder o período imediatamente anterior à Páscoa e que pé chamada de Quaresma . A origem do nome  CARNAVAL é um tanto contrversa mas o mais provável é que tenha vindo da expressão CARNIS VALLES , ou " prazeres da carne " ( alguns pesquisadores defendem a tese de que o nome teria vindo da expressão CARNE VALE , ou " adeus carne ! " , ou ainda , de CARNE LEVAMEN , ou " supressão da carne " ) . Devido aos abusos cometidos durante muito tempo essa celebração esteve proibida e acabou caindo no ostracismo até ser apropriada pela alta nobreza , já no período medieval e nas cidades de Veneza , Nice , Turim e Roma . Deram à ela um caraterística completamente diferente , sendo celebrada com muitos fogos de artifício , luzes , torneios equestres e carros alegóricos e sobretudo , com o requinte dos bailes de máscara e á fantasia , ganhando enorme popularidade . Engana-se quem pensa que o Carnaval é realizado sempre em fevereiro ou março : embora a data de seu término seja a mesma - a chamada quarta-feira de cinzas - dependendo do lugar ele pode iniciar em 6 de janeiro , 17 de janeiro ou até em 26 de dezembro , o dia de SÃO ESTEVÃO . Além dos conhecidíssimos carnavais do Rio de Janeiro e Veneza , cidades como Paris , Nice ( França ) , Munique , Colônia ( Alemanha ) , Buenos Aires e Montevidéu também têm tradição nesse festa . Natural de São Francisco do Sul - a terra do " Carnaval dos joinvilenses " , segundo muitos - HILTON GORRESEN dá uma verdadeira aula na crônica de hoje , contando um pouco mais sobre essa festa inquestionavelmente popular . CONFIRA:

" Diz uma velha marchinha que talvez muitos lembrem :

 ' Carnaval era no tempo da vovó,

tinha Colombina, Arlequim e Dominó ' . Quem sabe, para completar a rima, o autor

substituiu a figura do Pierrô pela de Dominó. Pierrô, Arlequim e Colombina faziam o

papel de criados na antiga ' Commedia dell’arte ' italiana , dos séculos 16 e 17 ( ABAIXO ) .


Formavam um triângulo amoroso, no qual o tímido e romântico Pierrô

 era passado para

trás no amor de Colombina

pelo malandro e sedutor Arlequim.

Talvez por isso, Pierrô

seja representado com uma lágrima abaixo dos olhos.


E por que cargas d’água vieram parar em nosso carnaval essas figuras da ' Commedia

dell’arte '  italiana ?


A ' Commedia '  era um grupo de teatro mambembe( ABAIXO )  que corria as cidades italianas e

depois a Europa, fazendo suas apresentações.

 Eram certamente os programas

humorísticos daquela época ( e muitos programas de humor se originam deles ). Imagino

o Didi

ou o Chaves

no papel de Arlequim. Pelo acúmulo de pessoas na rua, era na época

do carnaval que mais se apresentavam esses grupos ( ABAIXO ) ,

 passando, desse modo, a ter alguma

relação com essa festa mundana.

 Aliás, suas apresentações repercutiam a liberdade de

costumes que ocorria nas orgias carnavalescas.


Nos primórdios de nosso carnaval, ainda contaminado pelos violentos ' entrudos ' ( ABAIXO )  , no

qual se bombardeavam as pessoas com ovos, dejetos ou com ' limões de cheiro '

recheados de líquidos malcheirosos,

 as pessoas da elite fugiam da cidade para evitar o

constrangimento de serem ' atacadas ' nas ruas.


Para tentar conservá-los na cidade, em

1840, os donos de um dos hotéis mais destacados resolveram criar um baile de

máscaras.

 Nesse baile foram introduzidas fantasias e máscaras lembrando os carnavais

venezianos

e com um toque das luxuosas festas parisienses ( foi na França que o

Pedrolino italiano virou o nosso ' Pierrot ' - ABAIXO ).

 Não sou historiador, mas acredito que foi a

deixa para a infiltração dessas figuras ( ABAIXO )  tão conhecidas em nossa festa popular máxima.


Durante muitos anos – ao lado do Rei Momo ( ABAIXO ) , figura importada da mitologia greco-

romana –, foram símbolo de nosso carnaval.

Era um carnaval romântico, no qual se

iniciavam ou se desfaziam amores. ( ABAIXO , CARNAVAL DE SALVADOR EM 1953 )

Não havia foliões passivos aguardando os luxuosos

desfiles, torcendo por Escolas de Samba como se torce pelo time do coração.( ABAIXO , DESFILE DA SALGUEIRO NO ÚLTIMO CARNAVAL CARIOCA )


Se fosse destacar uma figura preferida, seria o Pierrô, talvez por ser, como eu ( ABAIXO ) , tímido e

sonhador.

Creio que sua última ' aparição '  em nossa festa popular foi na bela marcha-

rancho de Zé Keti ( ABAIXO ) , Máscara Negra : ' eu sou aquele Pierrô...'."

Nenhum comentário:

Postar um comentário