sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Viagem Musical : Americano de Goiás

Como muitos brasileiros ele é supersticioso ; gosta de futebol e torce para o São Paulo ( bom , gosto é gosto , embora discutível......) ; nasceu em Goiânia ( ABAIXO )  - mais precisamente em 3 de novembro de 1956 - , a capital do mais central dos Estados brasileiros ;

 tem o brasileiríssimo nome de JOSÉ PEREIRA DA SILVA NETO ( ABAIXO ) ; tem origens genuinamente brasileiras ( é neto de índios ) e , acima de tudo , é talentosíssimo e começou muito cedo a exibir esse dom :

cresceu vendo e ouvindo seu pai ( Mário ) , tio ( Plínio ) e mãe ( Eunice , que também era atriz de espetáculos infantis ) fazendo serestas pelas noites de Goiânia e , levado por seu pai , com apenas 6 anos de idade já se apresentava no programa de rádio CLUBE DO ANHANGUERA  MIRIM . A repercussão foi tão grande que ele acabou ganhando o seu próprio programa - PINGUINHO DE GENTE - e acabou ganhando como prêmio por ter vencido um concurso de cantores mirins , a gravação de um disco em São Paulo , algo que jamais veio a sair do papel . ( ABAIXO , ELE - À ESQUERDA E SEU IRMÃO )

Enfim , com todas essas características e qualidades ele teria tudo não só para fazer sucesso como também para ser um dos ícones de um gênero genuinamente brasileiro , o SERTANEJO DE RAIZ ( ABAIXO , SEM DÚVIDA , O GRANDE ÍCONE DESSE GÊNERO ) , mas não era o que os executivos de  sua gravadora - a hoje extinta RGE - pensavam .........

Hoje isso pode ser considerado algo absurdo , e até cômico , mas na longínqua década de 70 a moda era cantar em inglês e mais ainda : parecer ser americano ! ( ABAIXO , FÁBIO EM FOTO DOS ANOS 70 , ÉPOCA EM QUE CHEGOU A CANTAR EM INGLÊS , USANDO O PSEUDÔNIMO DE " MARK  DAVIS "

Antes de contarmos mais sobre esse fato inusitado iremos aonde tudo começou : a Goiânia dos anos 60.......Surgida como uma cidade planejada , a exemplo de Brasília ( a data oficial de sua fundação é 24 de outubro de 1933 , quando foi lançada a sua pedra fundamental - ABAIXO , CONSTRUÇÃO CENTRO CÍVICO DE GOIÂNIA )  , ela ainda tinha muitas características de uma pequena cidade do interior , ainda não tinha uma identidade própria e estava muito longe de vir a se tornar um dos pólos da música sertaneja .

A exemplo de José , seu irmão - cinco anos mais novo - também já demonstrava inclinação para seguir uma carreira musical e o velho Mário logo chegou a uma conclusão : não havia muitas perspectivas de seguir uma carreira artística caso continuassem vivendo ali . Resultado : Mário , sua esposa e seus filhos mudaram-se  de mala e cuia e munidos de muita esperança e talento para a Pauliceia desvairada : SÃO PAULO ( ABAIXO , A AVENIDA PAULISTA , EM 1974 ) . Vida difícil : para não passar fome José - chamado de ZEZINHO pela família - juntamente com o irmão catava restos de arroz e feijão nas calçadas da região cerealista do bairro do Brás ........

Todos os dias ele e seu pai percorriam uma longa distância do bairro em que viviam - VILA GUSTAVO ( ABAIXO ) - para chegar ao aristocrático bairro do Morumbi e implorar por uma oportunidade em algum programa da TV Bandeirantes e , como se não bastasse , no meio do caminho o velho Mário , que sofria de vários problemas de saúde , muitas vezes acabava passando mal ........Mas tanta insistência e sacrifícios acabaram valendo a pena ......

         José e seu irmão  ganharam uma oportunidade no programa apresentado por VICENTE LEPORACE ( ABAIXO , O APRESENTADOR , NA ÉPOCA EM QUE FOI RÁDIO-ATOR ) e chegaram até a gravar algumas músicas , inclusive em inglês . José acabou gravando aquele que viria a ser o primeiro de seus muitos discos : um disco que tinha apenas 2 músicas , GAROTINHO MAU e TRENZINHO TRISTE .


O tempo passou e agora estamos no início dos anos 70 ......Embora nem todos pudessem comprar um aparelho de televisão , ela já podia ser considerada um veículo de massa , coma nada saudosa ditadura militar  - então no auge - logo percebendo isso e tomando medidas para   facilitara a aquisição de aparelhos de TV .

As novelas tinham um prestígio parecido a de um jogo da seleção brasileira em Copa do Mundo e naquelas noites de 1973 , quem acompanhava o desenrolar da trama de CAVALO DE AÇO - protagonizada pelo casal número 1 da TV brasileira : TARCÍSIO MEIRA E GLÓRIA MENEZES - ABAIXO  - logo ouvia uma baladinha açucarada cantada em inglês tocando ao fundo :

 era DON ´T SAY GOODBYE  , interpretada justamente por José , ou melhor , CHRYSTIAN ( o nome foi escolhido por ele mesmo e , segundo suas palavras , em virtude " de ser bonito e forte " ) ........A música chegou a a ficar 14 semanas seguidas nas paradas de sucesso mas mesmo assim José-Chrystian ( ABAIXO , CHRYSTIAN , EM 1973 ) continuou a passar perrengue : ainda vivia na mesma e humilde casa em Vila Gustavo e ainda por cima era um cantor fantasma .........

Cantor fantasma ? Não , não tem nada a ver com o mundo do sobrenatural : na capa de seu primeiro disco , lançado em 1973 ( ABAIXO ) ,  ele não apareceu na capa e durante certo tempo não pôde parecer em programas de TV para que todos pensassem ser um cantor americano ( KKKKK!!!!! ) ........

Essa fase "americana " do cantor durou até 1982 , período em que gravou 22 discos ( a conta inclui também os compactos simples , ou seja , os discos de apenas 2 músicas , e os compactos duplos , discos com 4 músicas - ABAIXO , CAPA DO DISCO "MADE IN USA " , DE 1976 ) , teve 14 músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas e teve como como outros sucessos as músicas TEARS , MORE THAN YOU KNOW , EVERUWHERE , LIES , EMOTION IN MY HEART e SHADOWS .

Por sinal , em 1982 ,a situação era completamente diferente daquela de 1973 : cantar em inglês e fingir ser americano já não estava mais na moda e já era motivo de piada ( ABAIXO , CAPA DE SEU ÚLTIMO DISCO GRAVADO EM INGLÊS , LANÇADO EM 1982 ) e tanto Chrystian

quanto seu irmão já tinham um certo nome no mercado e podiam " falar grosso " com as gravadoras ( a exemplo de  Chrystian , RALF Richardson da Silva , ou simplesmente Ralf - ABAIXO - , no início da carreira - que começou quando tinha apenas 9 anos de idade - também cantava e gravava exclusivamente em inglês , chegando a adotar como um de seus pseudônimos o de DON ELIOTT e a fazer sucesso no México e na Europa ; também chegou a participar de discos e shows de nomes como RITA LLE , ROBERTO CARLOS e FÁBIO JÚNIOR ) . Ali o velho sonho de seu pai começava a se tornar real.......

      Regravaram clássicos da música sertaneja  em um disco que recebeu o nome de QUEBRADAS DA NOITE ( ABAIXO ) e que só foi lançado em 1983 , sendo que o seu sucesso foi tão grande que acabou rendendo à dupla 1 DISCO DE OURO .

 Esse foi apenas o primeiro dos muitos discos ( 19 até hoje - ABAIXO , CAPA DO DISCO LANÇADO EM 1992 ) , sucessos e premiações da dupla CHRYSTIAN E RALF , chamada de A DUPLA MAIS FAINDA DO BRASIL :

em mais de 30 de estrada vieram sucessos como AMARGURADO ( 1985 ; uma parceria com TIÃO CARREIRO , um dos ícones da música sertaneja e também um dos grandes ídolos e fontes de inspiração da dupla ) ; CHORA PEITO ( 1986 ) , SAUDADE ( 1988 ) e MIA GIOCONDA ( 1996 ; uma memorável parceria com AGNALDO RAYOL ) ; ( ABAIXO , CAPA DO SEGUNDO DISCO DA DUPLA , LANÇADO EM 1984 )

 dois ótimos trabalhos acústicos ( 1998 e 2007 )  na qual dupla mostrou toda o seu talento e  versatilidade e ainda uma memorável espetáculo-turnê chamado VIAJANTES DA CANÇÃO ( 1993 ) , que teve a direção da já saudosa MARÍLIA PÊRA ( 1943-2015- ABAIXO  ) e no qual a dupla não se resumiu a cantar seus sucessos mas também interpretou vários clássicos de ELIS REGINA ( 1945-1982 ) , DALVA DE OLIVEIRA ( 1922-1972 ) e até a clássica e fabulosa NESSUM DORMA , ária composta pelo italiano GIÁCOMO PUCCINI em 1924 e que fez parte da ópera TURANDOT .

Feitos que com certeza encheriam o velho Mário de orgulho : ele faleceu em 1977 e , portanto , não pôde ver o seu velho sonho de que seus formassem uma dupla sertaneja ser realizado .......O vídeo do dia é de uma música gravada ainda na fase " americana " de Chrystian ( ABAIXO , COM A SUA REBOLATIVA PRIMEIRA MULHER : GRETCHEN ) : GIVE ME . AGORA OUÇO O SOM DO AMERICANO DE GOIÁS !

2 comentários:

  1. realmente é muita afinada essa dupla..e cantam muito..

    ResponderExcluir
  2. A melhor dupla do Brasil em todos os sentidos. Eles são tão bons que conseguem tocar a nossa alma.

    ResponderExcluir