quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Leveza E Poesia

Ai como sou preguiçoso , relaxado e desinteressado ! " Caramba ! Essa cara pirou mesmo ! " Antes que você continue a questionar a minha saúde mental , esclareço que estou me referindo ao meu pouco interesse por uma das mais fascinantes Ciências que existem : a ASTRONOMIA ( Não confundir com a ASTROLOGIA ! ) . ( ABAIXO - UMA VISÃO DA VIA LÁCTEA )
 
Aliás , por falar nisso , você saberia me dar uma explicação a respeito das ESTRELAS ? Ahá , peguei você ! Agora é sério : entendem-se como ESTRELAS ( ABAIXO ) corpos celestes  de temperaturas elevadíssimas , gasosos ( além da massa de uma estrela ser formada de poeira cósmica , há uma grande quantidade de HIDROGÊNIO : as partículas de hidrogênio acabam se fissurando e dando origem a outro tipo de gás , o HÉLIO , o que faz com que as estrelas tenham luz própria ) e luminosos ( supõem-se que essas temperaturas variem entre 2.500 e 10.000 graus ! ) .
 
 Estima-se que só na galáxia em que vivemos existem cerca de 200 bilhões de estrelas ( ! ) , sendo que em torno de muitas delas gravitam planetas e dessa enormidade de estrelas ( de todas as estrelas da Via Láctea , a maior é a EPSILON AURIGA - ABAIXO , O PONTO MAIS LUMINOSO - , que é 1.278 vezes maior do que o Sol ; a menor é a LP 327-186 , que tem um diâmetro de 1.600 quilômetros , ou metade do tamanho da Lua e a mais próxima de nosso planeta - sem ser , é claro , o Sol - é a PRÓXIMA DE CENTAURO , que está 40 trilhões de quilômetros da Terra , ou 4, 2 anos-luz )
 
 podemos observar , à olho nu , 7.300 ( isso em um dia de céu limpo ; em cidades poluídas e onde a luminosidade das ruas é fortíssima , como São Paulo e Cidade do México , praticamente só mesmo de luneta para se observar as estrelas ) . As estrelas ( ABAIXO )  são classificadas e estudadas de acordo com vários aspectos : grandeza ou magnitude ( existem 21 tipos de grandeza : o SOL , por exemplo , é uma estrela de quinta grandeza ) , brilho , diâmetro e massa  ( a tendência é que ao longo do tempo uma estrela perca cerca de 1 milhão de vezes o seu volume , tornando -se com isso uma estrela anã ) , intensidade luminosa , cor , aparência ou espectro ( de acordo com o esse critério , as estrelas são de 4 tipos : BRANCAS OU AZULADAS , AMARELAS, VERMELHAS OU ALRANJADAS e VERMELHAS RUBI ) , posição no espaço e velocidade .
 
 Quando as estrelas estão unidas , formam algo semelhante a um rastro ; quando estão ainda mais unidas , formam uma mancha esbranquiçada conhecida como NEBULOSA ( ABAIXO - são nas nebulosas que surgem as estrelas ) e quando o brilho de uma estrela não é constante , ela é chamada de CAMBIANTE .
 
Talvez você esteja se perguntando : " e as famosas ESTRELAS CADENTES ? " ( ABAIXO )  . De estrelas , elas têm apenas o nome : na verdade são fragmentos de outros planetas ou partículas minerais que vagam pelo espaço e que ao entrar em contato com a atmosfera da Terra , em velocidade muitíssimo elevada , tornam-se incandescentes , dando com isso a impressão de que estão caindo ( em relação à estrelas cadentes , existem diversas crenças populares e uma delas é a de que não se deve apontar o dedo para elas , pois isso pode fazer com que nasçam VERRUGAS PELO CORPO......) .
 
 É claro que as estrelas não são solitárias , elas também têm as famílias : são as famosas CONSTELAÇÕES , sendo que na Via Láctea existem 88 tipos de constelações e uma delas é bastante familiar para nós brasileiros , e também para outros povos que vivem no hemisfério sul do planeta : a CRUZEIRO DO SUL( ABAIXO )  ......Porém , nem sempre ela teve esse nome ( só o recebeu em 1677 ) : até 1515 era conhecida como PÉS DE CENTAURO e chegou até a ter o nome de CRUZ MARAVILHOSA !
 
O último nome é justificável : suas características geométricas e sua excelente visibilidade a tornam um valiosíssimo instrumento de orientação , tanto na aviação quanto na navegação . Localizada ( ABAIXO )  entre as constelações de NAVIO e CENTAURO ( próxima à essa constelação está uma estrela de oitava grandeza , conhecida como INTROMETIDA )  , tem como suas estrelas mais brilhantes ALFA  BETA
 
e , embora não seja um fenômeno meteorológico exclusivo do Brasil , é tida como um dos símbolos tupiniquins : está presente em bandeiras oficiais ; distintivos militares ; dá nome á clubes esportivos , bairros , cidades e localidades e batiza uma das mais altas condecorações nacionais ( ABAIXO - o guerrilheiro argentino ERNESTO "CHE " GUEVARA , pasmem , chegou a receber essa condecoração em 1961 , época em que era presidente da república o polêmico de desmiolado JÂNIO QUADROS ) .
 
 De tão presente e visível no céu daquela fertilíssima  região localizada ao noroeste do Paraná , aquele punhado de esperançosas e trabalhadoras pessoas que começaram a chegar ali a partir de 1950 atraídas pela propaganda da Companhia Melhoramento do Norte do Paraná , não teve a menor dúvida : o povoado que estavam criando teria o nome de CRUZEIRO DO SUL ! ( ABAIXO )
 
Para quem crê em DESTINO , taí um motivo para continuar acreditando : o mais famoso filho ( ABAIXO ) daquele pequeno e quase esquecido município que depende quase que exclusivamente das atividades agrícolas , cuja reduzida população não chega nem a 5.000 habitantes ( eram 4.563 pessoas , segundo o Censo de 2010 ) e que leva o nome de uma das mais importantes constelações de nossa galáxia , NASCEU PARA SER UMA ESTRELA DE PRIMEIRA GRANDEZA ......
 
    Aquele menino magro , franzino , de cabelos encaracolados , nascido em 28 de setembro de 1963 , tagarela e que vivia brincando pelas ruas de Cruzeiro do Sul cresceu e decidiu ser uma homem sério : ele pretendia ser ECONOMISTA e até chegou a cursar essa faculdade , mas quando se quer realmente fazer aquilo que você ama , tudo passa a conspirar a favor . Ele largou a faculdade de Economia para se dedicar a sua real e ardente paixão : a MÚSICA .
 
Desde os 18 anos de idade ela já brindava com seu talento os privilegiados espectadores dos festivais de música que aconteciam nas cidades de Paranavaí e Maringá e em 1990 , enfim , passou a seguir uma carreira profissional : o cidadão DOMICIANO LOPES DE SOUZA , futuro homem de negócios , acabou dando lugar ao sempre alegre , poético , generoso e multi talentoso DENTINHO ARUEIRA , cujo próprio nome artístico já dá uma ideia da sua maneira leve , despreocupada e irreverente de ver e encarar o mundo......
 
 
Assim como  milhares de irmãos paranaenses , em 1991 ele tomou o rumo de Joinville e , sempre disposto a se aperfeiçoar e a aprender mais , no ano seguinte inscreveu-se em um dos cursos da Escola de Música VILLA LOBOS , da Casa da Cultura . Também ganhou uma nova família : os músicos FORMIGA , GUILHERMO SANTIAGO , FÁBIO BERNARDES e JONAS NASCIMENTO , com os quais acabou formando o GRUPO ARUEIRA naquele mesmo ano de 1992 . Cinco anos se passaram e veio uma mudança : o grupo era agora um trio , formado pelo próprio Dentinho , pelo contrabaixista Formiga e pelo percussionista e baterista Jonas Nascimento . Uma prévia disso já havia ocorrido no ano anterior : em um memorável show intitulado " MÚSICA BRASILEIRA " e realizado na tradicionalíssima Sociedade Harmonia Lyra , o trio ( ABAIXO )  fez a sua primeira apresentação .
 
Desde então esses dois verdadeiros irmãos  de música e alma - Formiga e Jonas - têm acompanhado Dentinho em suas apresentações e gravações Brasil afora : tocam um repertório eclético , variado e que privilegia ritmos tipicamente tupiniquins , como baião , xote e cantigas folclóricas , o trio toca um misto de canções de autoria do próprio Dentinho com clássicos de monstros sagrados da MPB , como ALCEU VALENÇA , CAETANO VELOSO , GILBERTO GIL , ZÉ RAMALHO , LENINE e BELCHIOR .
 
Na mesma época em que o trio Arueira surgia , os acordes , sons e poesias de Dentinho já conquistavam o Velho Mundo : juntamente com um grupo de outros músicos brasileiros , Dentinho apresentou-se na cidade alemã de LANGENHAGEN ( ABAIXO - desde 1980 uma cidade-irmã de Joinville ) tocando e cantando um repertório que misturava canções próprias com clássicos da MPB . Diz um velho e sábio dito popular que " TODO ARTISTA DEVE ESTAR ONDE O POVO ESTÁ " . Fiel à sabedoria popular e à sua índole generosa e desprovido de vaidade e egocentrismo - tão comuns no meio artístico - Dentinho já participou de incontáveis festivais de música e shows coletivos em 5 Estados ( Santa Catarina , Paraná , São Paulo , Rio de Janeiro e Tocantins )
 
 e chegou a ter a honra de dividir o palco com nomes , como ELBA RAMALHO , LÔ BORGES ( ABAIXO - cantor e compositor mineiro , foi um dos mais destacados integrantes de um movimento musical conhecido como CLUBE DA ESQUINA e que foi , provavelmente o mais revolucionário movimento já ocorrido na história da música brasileira ) ,
 
CLÁUDIO NUCCI ( cantor , compositor , violinista e produtor musical ) , BETO GUEDES ( ABAIXO - cantor , compositor e multi instrumentista mineiro , também integrante do CLUBE DA ESQUINA e que alcançou grande sucesso nos anos 80 ) ,
 
14 BIS ( banda que é um dos grandes expoentes do rock , música e poesia mineiros ) e LENINE ( um CANTAUTOR , como esse pernambucano - de Recife - gosta de se referir ) . Além dos 15 discos que já gravou ao longo destes 26 anos de carreira ( quase todos eles ao vivo e nos festivais dos quais participou , tendo sido o seu primeiro disco , "FEMUSC ANO 18 " , de 1996 , e seu mais recente trabalho o CD-CVD " SEU BRASILINO " , de 2012 - ABAIXO -  : trata-se de uma apresentação ao vivo realizada na sede da Liga de Sociedades em janeiro daquele ano e cujo nome faz referência ao pai de Dentinho e que também foi o grande incentivador de sua carreira artística ) ,
 
 merecem destaque seus 4 projetos : " PIXINGUINHA " ( 1995 ) , " NOS TRILHOS DA ESTAÇÃO " ( 2005 ) , " DANÇA DO SÃO GONÇALO E FANDANGO - UMA TRADIÇÃO CATARINENSE " ( contemplado pelo edital ELIZABETE ANDERLE - um fundo estadual de incentivo e apoio financeiro a projetos culturais -  , de 2009 , o projeto tinha como objetivo resgatar a cultura , crenças , ritmos e gêneros musicais trazidos pelos colonizadores portugueses e que ainda são muito fortes e presentes na região do Morro do Amaral - ABAIXO )
 
e o ótimo espetáculo " MANIFESTO OUROBOROS " ( ABAIXO - realizado em 2014 , nele Dentinho juntou-se a mais 3 cantores e compositores de cidades , formações  gêneros e influências musicais distintos - o brusquense CARLINHO LUMINOSO , o blumenauense DAIAN SCHMIDT e o porto belense BRUNO KOHL - em várias apresentações pelo Estado ) .
 
Na longo jornada musical de Dentinho outra coisa que não falta são prêmios , entre eles o segundo lugar no Festival de Rezende ( Rio de Janeiro , em 2013 , com a música " CASA DE HISTÓRIAS " ) ,  uma MENÇÃO ESPECIAL concedida pela Câmara de Vereadores de Joinville ( 2012 ) , prêmios com as músicas " O LUAR " e " AOS DE CASA " ( ambas acabaram sendo interpretadas pela joinvilense ANA PAULA DA SILVA - ABAIXO -  no projeto PIXINGUINHA , edição 2009 ) e ainda a honra de ter feito um dos shows da inauguração do Centreventos Cau Hansen , em 26 de junho de 1998.....
 
     Aos donos de bom gosto e fãs do formidável trabalho de Dentinho , uma maravilhosa notícia : o décimo sexto disco do cantor-compositor-poeta está prestes a sair ! Na estrada desde o início de 2015 como seu show "MINHA TRIBO " ( o nome é uma referência à ligação do Homem com seus ancestrais e a natureza ) , Dentinho apresentou-se nos últimos dias 9 ( na cidade paulista de Sertãozinho ) , 14 ( em Morrinhos , no Paraná ) e 16 ( em Bombinhas ) de setembro e dessas apresentações saiu o material para seu próximo trabalho . ( ABAIXO , CARTAZ DESSES SHOWS )
 
Assim como seus demais trabalhos , as músicas fazem referência , e enfatizam , coisas da terra e do mar e  populações , crenças , costumes , fazeres e saberes do Brasil : o repertório mistura antigas canções de Dentinho , como " LUAR " , CIRANDA DE MARIA " e "PÉ DE CHINELO "com muita coisa nova , como os reggaes "TRIBOS E CREDOS " e " ENTRE ASPAS " ( esse último em coautoria com o poeta joinvilense , atualmente radicado na Bahia , RUBENS DA CUNHA ) e o legítimo samba baiano "MEU SANTO " .
 
 
 A apresentação em Bombinhas  ( ABAIXO ) - uma pequena , bucólica e praiana cidade de cerca de 15.000 habitantes vizinha à Porto Belo - acabou sendo muito especial  : no início deste ano e depois de longos 25 anos vivendo em Joinville , Dentinho mudou de endereço , indo morar nesse pequeno balneário para ter mais fontes de inspiração para suas já inspiradíssimas canções ......
 
Além da música , da poesia e de ser seguramente um dos maiores conhecedores , pesquisadores e estudiosos tanto da música quanto do folclore brasileiros , Dentinho ultimamente vem  também se dedicando à escultura : aproveita restos de madeira descartados e encontrados na praia de Zimbros e as utiliza como parte do cenário de sua apresentação ( ABAIXO ) .
 
O ano de 2016 vem sendo mesmo especialíssimo para Dentinho ( ABAIXO )  : além dos tradicionais e constantes shows , apresentações fechadas ou corporativas em participações em festivais , sarais e demais eventos culturais , no momento ele vem também percorrendo várias escolas da rede pública municipal de Joinville cantando , tocando e explicando músicas que fazem referência e enfatizam elementos da natureza e o folclore brasileiro .....Bom , agora chega de papo ! O vídeo é da música "MÃE VÉIA " e fez parte do show " SEU BRASILINO " , que resultou naquele disco de 2012 . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=kopysgoven8
 

Um comentário:

  1. Núcleos de Hidrogênio se fundem pra formar hélio (e não se fissuram como diz o texto).

    ResponderExcluir