quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Som de Joinville : A Iluminada

Diz uma velha máxima - verdadeira , por sinal - que quem visita a milenar e mágica cidade de Roma e deixa de ir de ao minúsculo país de 0,44 quilômetro quadrado chamado VATICANO ( ABAIXO )  e encravado no coração daquela cidade está cometendo uma heresia .

Algo muito próximo a isso acontecia na Los Angeles da longínqua década de 20 : quem visitasse a quente e praiana cidade da costa oeste dos Estados Unidos e não visse aquela simpática e carismática senhorita de trinta e poucos anos chamada AIMEE SEMPLE MACPHERSON ( 1890-1944 - ABAIXO  ) - por sinal , a única pessoa a conseguir a proeza de fechar as ruas daquela cidade aos domingos , além , é claro , das estrelas do já glamouroso e milionário  mundo do faz-de-conta de Hollywood e do prefeito da cidade - , com absoluta certeza , havia jogado o seu dinheiro fora .....

Se por um desses incríveis acasos você , que está se aventurando a ler estas mal escritas , adora cinema mas não chega a ser um especialista , ou uma especialista , nesse assunto talvez esteja pensando que se trata de mais uma daquelas hoje esquecidas musas esplendorosas - quase deusas - daquela remota , difícil e pioneira época do cinema mudo ( ABAIXO , O FILME MUDO NORTE-AMERICANO " O ARTISTA " , QUE É DE .......2011 !!! )  .

Caso você tenha pensado isso , errastes feio : IRMÃ AIMEE ( ABAIXO ) , como todos a conheciam e a chamavam , era uma missionária que criou uma religião que acabou recebendo o nome de IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR ( o nome é uma referência a 4 poderes de Cristo : salvar , batizar com o Espírito Santo , curar e ser o rei que irá retornar à Terra ) .

A sua figura ( ABAIXO ) é até hoje tão popular e conhecida que acabou rendendo uma biografia ( o título dela é " HALLMARK HALL OF FAME " e foi publicada em 1976 ) , uma peça de teatro ( " THE DISAPPEARANCE OF AIMEE " , a respeito do repentino desaparecimento da missionária e líder religiosa , entre os anos de 1926 e 1927 ) e até mesmo um filme ( " AIMEE SEMPLE MACPHERSON " , independente e lançado em 2006 ) .....

Com o perdão da tosca comparação , os números da religião criada pela CELEBRIDADE DE DEUS são dignos de uma superprodução hollywoodiana : a religião  - que tem entre as suas caraterísticas o fato de ter uma doutrina que enfatiza a cura e o dom de falar outras línguas ( esse dom é chamado de GLOSSOLALIA ) está presente em 136 países , tem 68.085 igrejas e 7.527.174 fiéis ( ABAIXO , FLAGRANTE DE CULTO REALIZADO NO PRIMEIRO TEMPLO DESSA RELIGIÃO : O ANGELUS TEMPLE , EM LOS ANGELES )

( estima-se que só no Brasil haja perto de 3.100.000 seguidores dessa religião : a primeira igreja foi inaugurada na cidade paulista de São João da Boa Vista - ABAIXO -  , em 15 de novembro de 1951 e por inciativa dos missionários HAROLD EDWIN WILLIAMS - natural de Los Angeles - e JESUS HERMÍNIO VASQUEZ RAMOS - peruano -  , embora bem antes disso já funcionasse em uma pequena casa na cidade mineira de Poços de Caldas ) .....

A Igreja do Evangelho Quadrangular é classificada pelos teólogos de PROTESTANTE PENTECOSTAL : todas as religiões dessa vertente têm como características comuns o fato de terem nos Estados Unidos a partir de 1906 ; os discursos eloquentes dos pastores , com muitos cantos , orações coletivas e rituais de cura ; a ferrenha convicção nos poderes do Espírito Santo , como de curar doenças , e o fato de terem como um de seus princípios uma passagem bíblica em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e se manifestou neles através do dom de falar outras línguas , ou aquilo que se chama de PENTECOSTES . ( ABAIXO , UMA DAS IGREJAS DO EVANGELHO QUADRANGULAR )

 Por incrível que pareça IRMÃ AIMEE não criou apenas um credo religioso : mesmo sem jamais ter ouvido falar em uma cidade chamada Joinville , sem ela muito provavelmente a MÚSICA JOINVILENSE infelizmente ficara  privada de um de seus mais talentosos e ecléticos nomes ! Diz uma das antigas e remotas línguas do planeta que o nome RAFAELA significa " CURADA POR DEUS " mas poderia , muito perfeitamente significar " A ILUMINADA " : ah , quantas pessoas que estavam tristes essa simpática e de sorriso fácil alegrou e quantas reações de admiração e até de espanto com o seu talento incomum ela ( ABAIXO )  já não causou ......

   " VIDA LOUCA VIDA / VIDA BREVE / JÁ QUE EU NÃO POSSO TE LEVAR / QUERO QUE VOCÊ ME LEVE " .....assim cantava , em 1987 , o mega polêmico  João Luís Woenderbag Filho , ou melhor , LOBÃO ( ABAIXO ) : na época o cantor-compositor carioca vivia o auge de sua conturbada carreira , dividindo-se entre as paradas de sucesso , as suas constantes aparições na mídia e as suas nada nobres aparições em notas e colunas policiais em virtudes do porte de drogas .

 É até provável que a joinvilense RAFAELA ANTONIOLI ( ABAIXO ) nem sequer se interesse ou mal tenha conhecimento da obra desse artista , que hoje é apenas uma sombra melancólica daquele cantor bem sucedido dos anos 80 ( consta que no início do ano um de seus shows chegou a ser cancelado por falta de público ! ) e que , abandonado pelo sucesso , ultimamente vem ganhando mais notoriedade em função de suas desastrosas declarações e posições políticas de direita mas talvez essa velha canção seja uma das mais tenham a ver com ela : embora ainda jovem ( nasceu em 1988 ) tem muito o que contar !

 Os avós cantavam no coral da igreja do Evangelho Quadrangular que frequentavam , a mãe era multi instrumentista ......bom , disso só podia sair boa coisa ! Quando tinha apenas 5 anos de idade Rafaela ( ABAIXO ) começou a ter seu talento lapidado : estimulada tanto pelos pais quanto pelos avós , teve aulas particulares de canto ,  aulas de flauta doce e ainda participava , na igreja frequentada por sua família , do grupo musical NOVO AMANHÃ .

Os anos passaram e a menina que preferia cantar e tocar flauta a brincar de boneca e que ainda mal havia aprendido o português mudou de endereço , e para bem longe de Joinville , mais precisamente na terra do Tio Sam : dos 9 aos 14 anos Rafaela e família viveram na cidade de Chicago ( ABAIXO ) , famosa pelas violentíssimas gangues de mafiosos que ali atuaram entre as décadas de 20 e 40 e que futuramente ganharia mais notoriedade mundial por ter sido o berço político de BARACK OBAMA ......

Uma cultura completamente diferente , uma nova língua , outros costumes , outros círculos de conhecidos e amigos , outro tipo de educação , etc...etc...., , realmente , viver no exterior é uma experiência única e valiosa mas viver no exterior e ganhar destaque em virtude de algum talento fora do comum que você tenha é algo indescritível : tendo estudado na MEDINAH MIDDLE SCHOOL ( ABAIXO  ALUNOS DESSA ESCOLA ) , onde  teve aulas de canto e flauta transversal e participou de grupos musicais de teatro e orquestrais , Rafaela acabou vencendo vários concursos , tanto de canto solo quanto de flauta , e chegou até a aparecer no jornalzinho da escola !

 Mas já era de voltar para terras tupiniquins : mesmo ainda muito jovem , Rafaela já esbanjava talento , e ganhava o seu dinheirinho , fazendo apresentações casamentos , aniversários , eventos , barzinhos e ainda chegando a participar de corais . Justificando aquela velha canção de Lobão citada há pouco , o período entre 2003 e 2010 foi agitado para Rafaela  e nele aconteceu de tudo um pouco , tanto em sua vida quanto em sua carreira ( ABAIXO )  : em 2003  participou do CD do colégio estadual JORGE LACERDA , cujo show de lançamento ocorreu no teatro Juarez Machado ;

dividiu-se entre a faculdade de Psicologia - que não chegou a concluir - , a carreira artística e vários empregos formais para poder ganhar o pão cotidiano nosso de cada dia ; casou-se pela primeira vez e tornou-se mãe ( seu filho , VICTOR HUGO , hoje tem 8 anos ) e ainda , durante 3 frenéticos meses , foi a vocalista substituta da banda de bailes MANCHESTER BAND . Rafaela acabou conhecendo os cantores BETINHO e DENTINHO AROEIRA ( ABAIXO )  : daí só pode sair coisa boa - parte 2 ......

     Fortemente influenciada por esses dois verdadeiros peso-pesados da MPB em Joinville  , de repente Rafaela ( ABAIXO ) - que no tempo em que viveu nos Estados Unidos chegou a ser fã de rap e hip-hop e tinha pouquíssimos conhecimentos de MPB , e em função de sua mãe , que é fá desse gênero - descobriu e passou a se encantar com o samba , o chorinho e outros gêneros genuinamente tupiniquins .

 Esse novo amor musical de Rafaela virou casamento em 2010 : ela ajudou a criar e liderou o grupo de samba e chorinha MOENDO CAFÉ , que , além dos gêneros musicais e do nome que lembra algo bem brasileiro , resgatava o chamado SAMBA DE RAIZ , ou seja clássicos principalmente das décadas de 30 e 40 e de autoria de monstros sagrados , como ATAULFO ALVES , CARTOLA , NOEL ROSA ( ABAIXO ) e LAMARTINE BABO .

Simpática , carismática e extrovertida , não foi difícil para ela conquistar amizades no meio musical joinvilense e realizar parcerias interessantes , como as com os ótimos maestro MELLO ( ABAIXO ) , o professor de música TOBIAS e o instrumentista GUTO MACHADO .

Na já longa caminhada artística de Rafaela também merecem destaque ótimos projetos , como o " SAMBA NA ESTAÇÃO " ( contemplado em 2011 pelo SIMDEC , fundo municipal de apoio a projetos culturais , criado em 2006 ) , o desenvolvido em 2013 pela hoje infelizmente extinta ORQUESTRA DE ESPETÁCULOS DE JOINVILLE e liderado pela maestrina e violinista FABRÍCIA PIVA ( ABAIXO - também contemplado pelo SIMDEC , resgatou clássicos da música nacional e Rafaela participou dele interpretando a canção " TRENZINHO CAIPIRA " , de autoria do genial maestro HEITOR VILLA-LOBOS )

 e ainda o espetáculo " CLARA MESTIÇA " , também de 2013 e que aconteceu no galpão da Associação Joinvilense de Teatro ( AJOTE ) na Cidadela Cultural Antárctica ( Rafaela é tão fã da saudosa diva mineira do samba - ABAIXO - , que sua cadelinha tem o nome de CLARA NUNES.....KKKK !!!!! ) . Mesmo cantando um repertório majoritariamente de músicas de samba , chorinho e MPB , Rafaela é uma cantora eclética e também toca piano e é compositora .

 Atualmente casada com o professor e escritor ÍTALO PUCCINI NETO ( seu avô foi goleiro do hoje quase falecido Caxias entre 1953 e 1963 e é considerado o maior goleiro da história do clube da zona sul ) , Rafaela divide-se entre a sua carreira e o emprego como professora de canto na escola de música ARTE MAIOR , trabalho que ama e que exerce desde 2013 ......ROGER FELTEN ( ABAIXO )  , o ótimo instrumentista que entrevistamos na semana passada foi enfático , na hora de comentar a respeito de Rafaela : " É A MELHOR CANTORA , DE MANEIRA DISPARADA , DE JOINVILLE ! " .......Palavra de quem entende e é o que você irá ver no vídeo postado há pouco .....VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário