segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Socoooorro !!!!!

Finalmente , o tão aguardado dia está chegando - pelo menos para milhões de aficionados em todo o planeta - e na noite da próxima quinta-feira ( 10 de novembro ) os olhos e as atenções  estarão voltados para Belo Horizonte ( ABAIXO ) :

 em mais um capítulo de sua eterna rivalidade , Brasil e Argentina prometem disputar mais uma emocionante , brigada e agitada partida de LUDOPÉDICO e que são ingredientes que todo Brasil X Argentina que se preze deve ter ! Não é preciso ser um grande entendedor para perceber o que este limitado escriba quis dizer : um LUDOPÉDICO nada mais é do que uma partida de FUTEBOL ....

"Ludo o quê ? " Sim , foi isso mesmo que você acabou de ler : se dependesse de um grupo de intelectuais brasileiros esse seria o nome pelo qual o ESPORTE DAS MULTIDÕES seria conhecido aqui em terras tupiniquins , o que faria do Brasil um dos raros países a dar um nome próprio para o futebol ( em países como Estados Unidos , Canadá e Austrália , ele é chamado de SOCCER , e na Itália é chamado de CALCIO , uma referência ao CALCIO STORICO , esporte muito em voga naquele país no período medieval- ABAIXO , CERIMÔNIA DE ABERTURA DESSE JOGO , QUE AINDA É DISPUTADO NA CIDADE DE  FLORENÇA -  , semelhante ao rugbi e que - advogam os italianos - teria dado origem ao futebol moderno ) .

Essa proposta - RIDÍCULA , sendo bem sincero - surgiu na década de 20 , época em que esse outrora elitista esporte importado da Inglaterra já era bastante difundido entre as massas e , alegavam seus defensores , uma maneira de evitar "estrangeirismos " , a tão temida corrupção ou deturpação do português falado e escrito no Brasil ( o carioca LIMA BARRETO - ABAIXO - , uma das maiores figuras da literatura tupiniquim e que era pobre e mulato , era um ardoroso crítico e inimigo  do futebol e até chegou a fazer uma campanha contra ele ).

Aliás , isso me fez lembrar uma frase pichada em um muro nas proximidades do 62 Batalhão de Infantaria : " UM PATRIOTA , UM IDIOTA ! " .......Se esse glorioso grupo de intelectuais nacionalistas verde-amarelistas já subia nas paredes e espumava de raiva só ao ouvir uma palavra de origem estrangeira , então é de se imaginar como reagiriam ao saber da adoção de  UMA TRADIÇÃO IMPORTADA DOS ESTADOS UNIDOS ! Novamente , não é preciso ser um grande entendedor , ou entendedora , para perceber ao quê estou me referindo : trata-se do HELLOWEEN , também conhecido como DIA DAS BRUXAS  ( ABAIXO ) .

Antes que eu lhe explique sobre a origem dessa curiosíssima tradição , lhe farei uma pergunta : você já ouviu falar na ILHA DE MAN ? Xiiii , pequei pesado ! Também pudera : trata-se de uma pequena e quase esquecida ilha ( ABAIXO ) , localizada entre a Irlanda e a Inglaterra , no mar da Irlanda . Tendo uma área de 572 quilômetros quadrados , sua população é de 80.085 habitantes e é uma das 14 minúsculas ilhas ou arquipélagos que ainda fazem do outrora poderoso e gigantesco império britânico .

Tendo no turismo e nas atividades financeiras ( a ilha é  considerada um paraíso fiscal , fazendo a alegria de corruptos e traficantes do mundo inteiro ) as suas grandes fontes de receita , a ilha tem muito o que contar : dona do PARLAMENTO MAIS ANTIGO DO MUNDO ( foi criado em 979 ) e tendo a sua própria língua ( MANX , também conhecido como MANÊS ) , a ilha foi colonizada e ocupada por vikings , noruegueses , escoceses e , finalmente , ingleses . Pois a tradição do Helloween teria surgido  justamente aí nesse pequeno , frio e quase desconhecido recanto da Europa ( ABAIXO ) , juntamente com as regiões hoje equivalentes a Irlanda e Escócia .....

Como é sabido , na antiguidade e durante séculos - mais especificamente entre os séculos 8 antes de Cristo e 6 depois de Cristo - , boa parte da Europa foi ocupada por cerca de 20 povos distintos mas que tinham características em comuns e que são genericamente chamados de CELTAS ( ABAIXO -  em várias regiões europeias , como Irlanda , Gales , Escócia , a região francesa da Bretanha e a região espanhola da Galícia , a cultura desses povos ainda é fortíssima ) .

Pois bem , o mais provável é que o Helloween tenha surgido em uma das de celebrações celtas conhecidas pelo nome de SAMHAIN e que aconteciam entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro ( SAMHAIN quer dizer " FIM DO VERÃO " e embora seja outono lá no hemisfério norte nesta época do ano , de qualquer mameira é uma transição de uma época mais quente do ano para uma época de inverno intenso e rigoroso ) . Sim , mas que celebração seria essa ? Infelizmente muito pouca coisa da antiga religião desses povos - o DRUIDISMO ( ABAIXO , REPRESENTAÇÃO DE SACERDOTISAS CELTAS ) - acabou chegando até nós ......

     Sabe-se que para eles a MORTE não era algo ruim , muito pelo contrário : quem morria iniciava uma nova livre de sofrimentos e dores . Durante o Samhain havia uma celebração conhecida como FESTA DOS MORTOS ( também havia uma celebração dedicada a uma deusa chamada YUUBEYOL , relacionada à perfeição ) , na qual os sacerdotes conhecidos como DRUÍDAS ( ABAIXO ) faziam o "meio de campo " entre as pessoas e os espíritos de quem já havia morrido : acreditava-se também que os espíritos dos mortos visitavam seus parentes e posteriormente os guiavam até o mundo dos mortos ( cruz credo ! ) .

É muito provável que essa remota tradição desses antigos povos tenha se misturado com duas celebrações católicas : o DIA DE TODOS OS SANTOS e o DIA DE FINADOS .....Para quem é católico militante e inveterado é duríssimo acreditar e aceitar , mas na verdade muitas das tradições ditas católicas são na verdade  remotíssimas tradições herdadas de hoje desparecidas religiões pagãs : por exemplo , o  PANTEÃO de Roma ( ABAIXO ) , uma das imponentes e importantes edificações do outrora poderoso Império Romano e que era dedicado a todas as divindades pagãs ,

 foi transformado por BONIFÁCIO IV ( ABAIXO ) , papa entre os anos de 608 e 615 , em um templo cristão e dedicado a todos os santos . Na verdade o citado papa se apropriou também de outra ideia : durante séculos existiam várias Igrejas cristãs e uma delas - que tinha sede na atual Síria - começou a celebrar , a partir do século 4 , o DIA DOS MÁRTIRES , ou seja , aqueles que haviam sido mortos ao ousar defender a religião cristã contra o paganismo dos romanos e que séculos mais tarde  seriam declarados santos .

 Curiosamente o DIA DE TODOS OS SANTOS era celebrado em 13 de maio e coube a GREGÓRIO III  , papa entre os anos de 731 e 741 , transferir essa celebração para 1 de novembro . Motivo ? Essa é a data da celebração de uma das capelas existentes nas dependências da famosa BASÍLICA DE SÃO PEDRO e que é dedicada a todos os santos . Como essa data foi oficializada e universalizada pelo papa GREGÓRIO IV ( ABAIXO )  no ano de 840 , logo o dia anterior - 31 de outubro - passou a ser de virgílias ......

Todo Helloween que se preze deve ter FANTASIAS  , certo ? Mas como isso surgiu ? O mais provável é que isso tenha surgido na França , entre os séculos 15 e 16 : como a expectativa de vida das pessoas era curtíssima e ao longo do período medieval ( ABAIXO , CAMPONESES NA IDADE MÉDIA ) ocorreram várias epidemias que acabaram dizimando boa parte da população europeia , isso acabou gerando uma espécie de paranoia coletiva e uma obsessão , até bem doentia , pela MORTE com peças teatrais , danças , desenhos e , é claro , fantasias lembrando esse tema .

Ah , é claro : num Helloween também não podem faltar o famoso " DOCE OU TRAVESSURA "......Existem duas explicações para isso : durante o período medieval havia uma tradição conhecida como SOULING ( a palavra vem de SOUL , "alma " , em inglês ) , na qual crianças percorriam as casas pedindo um bolo  ( ABAIXO ) e em troca elas rezavam pela alma de algum parente falecido do dono da casa .

Se a primeira explicação é até bem lúdica a outra é cheia de sangue , muito sangue e remonta a Inglaterra do século 16 . O rei HENRIQUE VIII ( 1491 - 1547 - ABAIXO  ) pode ser considerado a versão masculina da famosa LUCRÉCIA BÓRGIA ( filha do papa espanhol ALEXANDRE , tornou-se conhecida por sua incrível beleza e  pelos muitos casamentos que teve ) : o monarca inglês se casou nada menos do que 6 vezes ! De "saco cheio " de sua então esposa - CATARINA DE ARAGÃO - o rei queria que seu casamento fosse anulado para que pudesse casar coma dama de companhia ANA BOLENA mas o papa cortou o "seu barato " ......

      Resultado : de olho também no considerável patrimônio da santa e madre Igreja em terras inglesas , Henrique VIII acabou rompendo com ela e através de uma série de decretos , entre os anos de 1532 e 1537 , acabou criando o ANGLICANISMO , a  religião oficial da Inglaterra ( ABAIXO , IGREJA ANGLICANA , NA CIDADE INGLESA DE CANTERBURY ) . Os seguidores do catolicismo acabaram caindo em desgraça , passando a ser cidadãos de segunda classe : não podiam realizar suas celebrações publicamente , pagavam multas e impostos maiores que os dos demais cidadãos ingleses e ainda por cima corriam o sério de serem presos por qualquer motivo banal .

 Em 1605 era rei da Inglaterra o escocês JAMES I ( ABAIXO - pelo fato de a rainha ELIZABETH I ter falecido sem deixar descentes e por ser bisneto de MARGARIDA DE TUDOR - filha mais velha do rei inglês HENRIQUE VII - ele acabou herdando o trono ) e os católicos ingleses , cansados de tanta perseguição e humilhação decidiram agir : o plano era mandar pelos ares  o Parlamento inglês com o rei junto e , com isso , iniciar uma grande rebelião de católicos .

Mas em 5 de novembro daquele ano esse plano acabou indo por água abaixo : um sujeito chamado GUY FAWKES ( ABAIXO ) acabou sendo pego estocando pólvora em sua residência e acabou sendo enforcado , abortando aquela que ficou conhecida como GUNDPONTER PONT ( " Conspiração da Pólvora " ) .....Acabou surgindo  apartir dali uma tradição que existe na Inglaterra até hoje : protestantes , folgados , visitam residências de católicos , lhes pedem CERVEJA e PASTÉIS e dizem a seguinte frase , "TRICK OR TREAT ! " ( " Doce ou Travessura ! " ) .

 Essa tradição acabou chegando aos Estados Unidos - e também a outras regiões de colonização inglesa - através dos imigrantes ingleses e acabou se misturando com a tradição da virgília de 31 de outubro ......Talvez você esteja aí do outro lado perguntando : " E QUAL É O SIGNIFICADO E A ORIGEM DA PALAVRA HELLOWEEN ? ( ABAIXO , CARTÃO DE HELLOWEEN , DE 1904 ) " Esse nome surgiu por volta de 1745 - data em que aparecem os primeiros registros com esse nome - e provavelmente teve origem na expressão escocesa " ALL HELLOW´S EVE " , ou " VÉSPERA DO DIA DE TODOS OS SANTOS " .

Como , muito provavelmente , você que está se aventurando a ler estas mal escritas linhas é uma pessoa muito curiosa , também deve estar perguntando : "CADÊ AS BRUXAS ? " Além de viver muito pouco , a esmagadora maioria da população europeia da Idade Média era inculta : prendia-se a uma série de crenças e superstições e acreditava que , por exemplo , certas mulheres eram feiticeiras , sendo responsáveis por uma série de males , como as epidemias que dizimavam as pessoas ( também durante o período medieval ocorreu uma matança absurda e indiscriminada de CÃES E GATOS  , pois acreditava-se que também fossem "seres malignos " .....) , daí a relação das chamadas BRUXAS  ( ABAIXO ) com a morte e , portanto , com o Helloween .....

Fantasias , "Doce ou Travessura " , jogos de adivinhação , lanternas de abóbora , fogueiras , casas com decorações macabras , atrações e histórias assustadoras , filmes de terror ......nem todos celebram o Helloween dessa maneira : em várias regiões do mundo acontecem celebrações religiosas , virgílias e também aqueles acendem velas nos túmulos e fazem abstinência de carne ......Em Joinville tem Helloween ? Tem sim , senhor ! Um grupo de alunos do curso de Francês da escola de idiomas TARGET ( ABAIXO ) resolveu seguir essa curiosa tradição de maneira diferente : FAZENDO UM CURTA METRAGEM . Será que eles levam jeito como cineastas ? CONFIRA E DÊ SEU VEREDITO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário