Iniciarei com você mais uma viagem pela história de Joinville fazendo uma TERAPIA......Sim , uma terapia ! Pense em todos os palavrões e expressões cabeludas ( ABAIXO ) que você conhece ( xiiii , o escriba pirou ! ) ......OK , já pensou ?
Isso , agora para facilitar essa terapia e mostrar o seu lado bad boy , ou bad girl , pense em alguém que você não goste ou tenha antipatia ( caso você seja jequeano , ou jequeana , a terapia fica mais fácil : além da campanha ridícula na série B , pense naqueles 2 pênaltis perdidos pelo JAEL- ABAIXO - na última terça-feira ) . QUE É ISSO RAPAZ ? Ô MULHER ! Também não precisa exagerar !
Pois foi mais ou menos esse tipo de reação que boa parte da população de Joinville - especialmente os conservadores , tacanhos e medíocres - teve durante boa parte do mandato de um sujeito - diga-se de passagem , dono de um gênio forte - vindo de Florianópolis e chamado PEDRO IVO FIGUEIREDO DE CAMPOS ( ABAIXO ) ......Mas por que tanta raiva contra o pobre Pedro Ivo ?
Para entender o motivo disso é necessário voltar no tempo : é até provável que essas mesmas pessoas , que tanto o xingavam e criticavam , tenham ouvido nas rádios de Joinville ou lido nos jornais da cidade ( ABAIXO , A PRAÇA DA BANDEIRA , EM FOTO DA DÉCADA DE 70 ) naquele início de 1973 - data em que teve início o governo Pedro Ivo - a respeito de algo , mal e porcamente comparando , quase tão esquisito e estranho alguém nadar na rua de casaco em pleno mês de dezembro , algo chamado PLANO DIRETOR .
Em um país tão acostumado há séculos à improvisação e à gambiarra , ao tão famoso e infame "jeitinho " e a tão velha e nojenta forma de fazer política e se fazer administração pública , chega até a ser algo surreal fazer um governo baseado no estudo , na pesquisa , nas análises e no planejamento , mesmo em uma cidade dita "germânica " , como muitos consideravam a Joinville de então ( ABAIXO , FOTO DE 1969 , TIRADA QUASE NA ESQUINA ENTRE AS RUAS JOÃO COLIN E MARINHO LOBO ) ......
Porém , Pedro Ivo não era o pai da ideia e é preciso voltar ao ano de 1964 , época em que o já tenente-coronel reformado Pedro Ivo ganhava a vida como como um modesto e quase desconhecido professor de matemática : em 17 de agosto daquele ano o então prefeito HELLMUTH FALLGATER ( 1920-2000 - ABAIXO ) nomeou uma comissão formada pelos engenheiros JOÃO BATISTA DA MOTTA REZENDE , HENRIQUE HORÁCIO JORDAN , PEDRO HUGO PETRY , FERNANDO PELINGEIRO LOVISI e GUENTHER HERMANN WETZEL ,
pelo então vereador WITTICH FREITAG ( sim , ele mesmo ! - ABAIXO ) e pelo advogado AYMORÉ PALHARES ( o secretário WALDYR SCHUBERT completava essa comissão ) , que durante 8 meses fez um estudo da cidade e de suas necessidades . Em 18 de maio de 1965 Hellmuth Fallgater e diretores de uma empresa de São Paulo - SERETE - fecharam um contrato , pelo qual a citada empresa ficaria incumbida de executar o plano diretor , no entanto ele jamais saiu do papel......
Coube ao sucessor de Fallgater - NILSON WILSON BENDER ( 1928-2013 ) - botar em prática algo semelhante a um Plano Diretor : o PLANO DE AÇÃO . O tal plano foi chefiado pelo então secretário de Planejamento de Bender - HERALDO RIBEIRO SILVA VALLE - , contou co o auxílio de um órgão federal ( IBAN - Instituto Brasileiro de Administração Municipal ) e foi a partir dele , por exemplo , que o terreno para a futura RODOVIÁRIA ( que veio a ser inauugurada em 4 de novembro de 1973 , já no governo Pedro Ivo ) foi adquirido , que a EXPOVILLE foi construída , que o já velho e pequeno hospital SÃO JOSÉ ( ABAIXO , EM FOTO DA DÉCADA DE 60 ) acabou sendo ampliado
e que foram criados a FUNDAMAS ( estabelecimento de ensino que oferece cursos técnicos ) e o MUSEU DO SAMBAQUI . Portanto , não é à toa que o governo de Bender ( ABAIXO , MAIS AO CENTRO DA FOTO E DE BIGODE ) - entre 31 de janeiro de 1966 e 31 de janeiro de 1970 - é considerado um dos melhores de Joinville e o seu apoio acabou sendo essencial para a vitória do pouco carismático e discreto médico alemão HARALD KARMANN ( 1920-2001 ) em disputa contra o próprio Pedro Ivo , em novembro de 1969 .....
Ter excelentes ideias é uma coisa ( o Plano Diretor foi enfim oficializado e posto em prática por meio da lei 1.262 , de 1973 ) mas ter COMBUSTÍVEL , ops ! , dinheiro para executá-las é algo bem mais difícil ! Recursos do governo do Estado e do governo federal ? Nem em seus mais delirantes sonhos Pedro Ivo ( ABAIXO ) pensava nessa hipótese , afinal era uma das principais lideranças , a nível local , na luta contra a nada saudosa ditadura militar , que naquele início de anos 70 esteja em seu auge , inclusive com o apoio popular . Bom , o jeito era se virar e apelar para criatividade : adotou-se a política "mão de boneca " , em que tudo era racionado e racionalizado - inclusive o tradicional cafezinho - e apelar para um dos mais amargos dos remédios , o aumento do IPTU ( Imposto Predial e Territorial Urbano ) ......
Tanto sacrifício valeu a pena : novas ruas foram abertas ou calçadas ( nessa época , entre 1973 e 1977 , 25 % das ruas de Joinville foram pavimentadas ) , foram criados conjuntos habitacionais ( o conjunto para famílias de baixa renda que deu origem ao bairro PROFIPO - ABAIXO - o nome significa Programa de Financiamento Popular - data do governo Pedro Ivo ) , uma rede de creches - os CERIS - espalhada pelos bairros ,
adotou-se uma política de embelezamento da cidade , a RUA DAS PALMEIRAS foi transformada em um boulevard ao melhor estilo parisiense ( projeto , diga-se de passagem, de autoria do super e polivalente artista joinvilense JUAREZ MACHADO ) , a antiga residência ( ABAIXO ) de OTTOKAR DOERFFEL ( 1818-1906 ) foi transformada no MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE ( tratava-se de uma velha reivindicação dos artistas plásticos , liderados pelo espanhol-joinvilense ANTÔNIO MIR e que desde 1971 já realizavam uma exposição coletiva ) ,
foi construído o campus da futura UNIVILLE ( Universidade da Região de Joinville - ABAIXO ) , uma gigantesca área de 15 milhões de metros quadrados - vizinha ao distrito de Pirabeiraba - acabou sendo cedida para a implantação do futuro DISTRITO INDUSTRIAL ( a sua implantação só veio a ocorrer em 1979 ) e ainda foram criados o DEPARTAMENTO DE CULTURA ( embrião da atual Fundação Cultural ) , a CODEVILLE ( Companhia de Desenvolvimento de Joinville ) , a CONURB ( Companhia de Desenvolvimento Urbano ) e novos códigos Tributário , de Posturas e Técnico Municipal ......
Muitas outras realizações , além das que acabaram de ser citadas aconteceram , mas , sem dúvida alguma a "cereja no bolo " seria a abertura de um avenida que faria a "ponte " entre as avenidas Getúlio Vargas e João Colin e que seria de fundamental importância na ligação entre as regiões norte e sul da cidade e para o próprio sistema viário da cidade . Mas , afinal , por que , mesmo com tantas realizações , esse povo todo falava mal do alcaide municipal ? Uma equipe , liderada pelo arquiteto DAGOBERTO KOEHNTOPP , elaborou um traçado para a futura avenida ( ABAIXO ) , que citei há pouco , que exigiria a necessidade de poucas demolições : o problema era justamente o que seria posto abaixo !
Nesse local existiam as residências do médico DAVID ERNESTO DE OLIVEIRA ( primeiro médico do hoje 62 Batalhão de Infantaria ; sua residência - ABAIXO , FOTO DE 1975 DO LOCAL ONDE ESTAVA ESSA CASA - ficava de frente para a avenida Getúlio Vargas e , segundo o polêmico e nitroglicerínico geólogo e Homus Sincerus MILTON WENDEL em seu muro de arrimo ocorreu , provavelmente nos anos 50 , um dos primeiros acidentes automobilísticos fatais de Joinville e que envolveu 2 carros de membros da elite da cidade ) , de ANTENOR BATISTA DOUAT ( neto do todo-poderoso político , empresário e médico ABDON BATISTA ) , de um funcionário do Banco do Brasil conhecido como PANCRÁCIO ( um local que hoje é um estacionamento fazia parte desse terreno ) ,
o SALÃO SÃO JOSÉ ( um dos espaços culturais da Joinville de então ) , a MITRA DIOCESANA ( ABAIXO , EM FOTO DA DÉCADA DE 40 ) , o pátio do tradicionalíssimo e elitista COLÉGIO SANTOS ANJOS , o jardim de uma residência pertencente á família Douat ( trata-se de um antigo prédio , na esquina com a rua Padre Carlos e onde durante muito tempo funcionou uma loja de móveis e decoração ; atualmente ali é uma lanchonete ) ,
a então sede da Prefeitura (ABAIXO - inaugurado em 1882 , no local funcionaram as primeira escolas pública e estadual da cidade e desde 1936 sediava a Prefeitura ) e , depois da rua Padre Carlos , o restaurante CASTELINHO ( ficava mais ou menos da altura daquele prédio onde durante muito tempo funcionou uma agência do hoje extinto BESC e hoje é uma agência do Banco do Brasil )
e a MALHARIA COLIN com sua antiga e imponente torre ( estava onde é hoje a loja MAGAZINE LUIZA , entre a avenida JK e a rua Nove de Março ) . Curiosamente , por ali já havia uma rua : trata-se da hoje TRAVESSA SÃO JOSÉ , pequena rua que tem início a partir do hospital de mesmo nome e que naquele tempo terminava na rua Padre Carlos , ao lado da antiga Prefeitura ( ABAIXO , EM FOTO DE 1967 ) .
Pedro Ivo e sua equipe estavam mexendo com um verdadeiro vespeiro : os donos dos imóveis eram pessoas influentes , importantes e que não estavam dispostos a sair dali , apesar das altíssimas indenizações que receberiam . Aliás , a respeito disso existem várias histórias curiosas ......Consta que certa vez , pouco antes da demolição de sua casa , o alto e forte médico David Ernesto de Oliveira encarou Pedro Ivo em tom de ameaça : " Você não por lá , nem por cima do meu cadáver ! " . O baixinho e enfezado Pedro Ivo ( ABAIXO ) respondeu : " Pois fique lá , que eu vou passar por cima ! " ......
Outra dessas histórias teve como protagonista o então bispo de Joinville , DOM GREGÓRIO WARMELLING ( 1918-1997 - ABAIXO ) : ao ver um trator de esteiras pronto para entrar em ação naquele local , Dom Gregório mandou o tratorista parar e ele não pensou duas vezes , afinal quem estava dando a ordem era o bispo de Joinville ( Depois dizem que o Brasil é um país laico ! ) . Um fiscal da Prefeitura também acatou a ordem do bispo mas fez diferente : avisou Pedro Ivo do ocorrido . Pedro Ivo foi falar com o motorista e acabou sendo claríssimo : ou ele retornava ao trabalho ou seria o mais novo desempregado de Joinville . Inconformado , O CORVO , ops ! , Dom Gregório acabou tendo uma áspera discussão com o alcaide municipal......
Mas os problemas para Pedro Ivo e companhia não pararam por aí : havia naquela região também um gigantesco pé de nogueira e isso gerou um impasse , " derruba ou não derruba ? " . O engenheiro ILMAR BORGES , então responsável pela divisão de Viação e Obras da Prefeitura veio com a providencial solução , com o tronco da árvore seria feita a porta da principal entrada da Catedral ( ABAIXO ) , que seria inaugurada em 25 julho de 1977 , depois de intermináveis 18 anos de obras .....
Reforçavam a artilharia pesada contra Pedro Ivo , entre outros , o hoje quase centenário jornal A NOTÍCIA ( que , diga-se de passagem , apoiou abertamente o professor MÁRIO CÉSAR CUBAS , um dos adversários de Pedro Ivo na eleição municipal de 1972 ) , a irmã CLEA ( freira , responsável pela direção do Colégio Santos Anjos - ABAIXO , ANTES DA ABERTURA DA AVENIDA - e alegava ter sido " ludibriada pelo prefeito " ) e o radialista ILDO CAMPELLO , no seu programa radiofônico " A TROMBETA " ( natural de Pernambuco , veio a princípio para jogar no hoje quase extinto Caxias mas acabou tornando-se um dos maiores nomes do rádio joinvilense e também um de seus mais ácidos críticos políticos ) .
Os descontentes podiam berrar , gritar , discutir , brigar , xingar e até chorar : a futura avenida seria um fato consumado , quer queiram , quer não e contra fatos e números existem quaisquer argumentos : em 1975 - época em que a administração Pedro Ivo estava caminhando para seu final e abertura da avenida já estava à todo vapor - a cidade era responsável por 25 % do ICM ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias ) do Estado , era o décimo terceiro município mais desenvolvido do país ( a lista foi divulgada pela revista DIRIGENTE MUNICIPAL em 1974 e levava em conta critérios como as quantidades de ligações de água e esgoto , leitos hospitalares , telefone , habitação e escolaridade ) , ( ABAIXO , O TERMINAL URBANO DE JOINVILLE EM FOTO DA DÉCADA DE 70 )
tinha cerca de 170.000 habitantes , 31.100 edificações , 550 indústrias ( com cerca de 45.000 operários ) , 1.400 estabelecimentos comerciais ( onde trabalhavam cerca de 20.000 comerciários ) , 400 empresas prestadoras de serviço e outros muitos números respeitabilíssimos ( ABAIXO , O ENTÃO CAMPING DE JOINVILLE - HOJE ZOOBOTÂNICO - EM FOTO DE 1975 ) . Havia ainda um fato novo :
em março de 1974 ocorreu uma terrível enchente no sul do Estado e em julho do ano seguinte uma geada no norte do Paraná ......Levas cada vez maiores de migrantes oriundos dessas regiões chegavam a Joinville ( ABAIXO , A RODOVIÁRIA DE JOINVILLE EM 1978 ) , concentrando-se , principalmente nos bairros Floresta , Itaum , Jarivatuba Guanabara , Iririú , Boa Vista e Cubatão : com esse povo todo chegando , eram , portanto , obrigatórios mais investimentos em água , esgoto , escolas , energia , postos de saúde , arrumamento ......
Pedro Ivo percebeu a mesma coisa que Fallgater e Bender anos antes : ou os administradores de Joinville optavam por parar a cidade no tempo ou a colocavam no rumo do desenvolvimento , com todos os altos preços que o progresso exige ! Felizmente optou-se pela segunda opção : em 8 de março de 1976 o então EIXO NORTE-SUL ( ABAIXO ) - rebatizado com o nome do ex-presidente da república ainda naquele ano - foi inaugurado - finalmente era uma realidade e até mesmo uma escola de samba abrilhantou a sua inauguração !
Como aquele soldado que cumpre com louvor e êxito uma missão arriscada , Pedro Ivo deixou o governo de Joinville em 31 de janeiro de 1977 e , ainda por cima , o entregou a sua grande cria política : LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA ( 1940-2015 - ABAIXO ) .
Infelizmente nem todos os projetos puderam ser postos em prática , o que certamente daria "uma cara " completamente diferente a Joinville e isso incluía um ousado COMPLEXO TURÍSTICO NO MORRO DO BOA VISTA ( haveria até um teleférico no alto do morro - ABAIXO ) , UM CENTRO CÍVICO ( também no Morro do Boa Vista , ali estariam sediados quase todos os órgãos públicos da cidade , tanto municipais , estaduais e federais ; apenas a atual sede da Prefeitura saiu do papel ) e um PLANO VIÁRIO , do qual apenas 10 % das obras previstas saíram do papel
e como se não bastasse o seu revolucionário governo - um verdeiro tapa com luva de pelica nos defensores e militantes da nada saudosa ditadura na cidade - , Pedro Ivo ( ABAIXO , À DIREITA ) saiu muito mais forte politicamente : ele seria ainda deputado federal mais uma vez ( entre 1979 e 1983 ) , presidente da hoje extinta TELESC ( 1985-1986 ) e governador ( 1987-1990 ) .
Gravemente doente , fez uma administração abaixo do esperado como governador e os anos como fumante inveterado e toda o seu frenético e agitado ritmo de vida em virtude das atividades políticas acabaram cobrando o seu preço : em 27 de fevereiro de 1990 , o "CASCA GROSSA DO BEM " deu os seus últimos suspiros e faleceu , aos 59 anos ( ABAIXO , O AINDA MENINO PEDRO IVO ) e vítima de leucemia , sendo o segundo governador a morrer em plena vigência do mandato
( o outro foi o parananense JORGE LACERDA , vítima de um desastre aéreo em 15 de junho de 1958, em Curitiba e aos 44 anos , juntamente com o deputado federal catarinense LEOBERTO LEAL e o ex-governador e então senador , NEREU RAMOS ) ......Está certo que é uma avenida como qualquer outra ( ABAIVO , A AVENIDA JK , EM FOTO PROVAVELMENTE DE 1979 ) mas que tal imaginar o que havia ali antes ? É o que você verá nesse interessante vídeo .....Ops , devo confessar uma coisa : não sei se este computador "velho de guerra " já está pedindo arrego mas não consegui compartilhar do Youtube para este blog o vídeo em questão .......Mas mesmo assim não lhe deixarei na mão ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=DIpYlaWatWI
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