quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Alô !

Um sujeito praticamente isolado de todos - até arredio - , antissocial , de poucas e econômicas palavras , um tanto biruta , dono de um visual , digamos , exótico , com um guarda-pó branco e que passa praticamente o dia inteiro enfurnado em um laboratório , tendo ideias mirabolantes e mexendo em tubos de ensaio , aparelhos esquisitos e misturando substâncias : se essa é a imagem ( ABAIXO )  que você ainda tem de um cientista , então é bom rever esse conceito !
 
Além de ter tido uma inteligência fantástica e completamente fora do comum ( consta a região de seu cérebro usada para pensamentos e realizações de operações matemáticas era pouco menor do que a média encontrada em cérebros normais e que a falta de um sulco encontrado nessa região ao invés de o ter prejudicado o beneficiou ) e de seus valiosíssimos trabalhos , observações e descobertas na área da Física , ALBERT EISNTEN ( 1879-1955 - ABAIXO ) figura naquele seletíssimo  hall dos grandes cientistas por outro motivo :
 
 bem humorado ( Quem nunca viu aquela clássica e engraçada foto dele mostrando a língua ? - ABAIXO , SÓ ESPERO QUE VOCÊ NÃO TENHA PESADELOS DEPOIS DE VÊ-LA ! ) , falante , sociável , acessível e até mesmo boêmio e midiático , ele acabou mostrando e revelando o lado humano dos cientistas e sua própria trajetória é também uma grande demonstração de que nem sempre as grandes descobertas e conquistas cientistas são frutos do pragmatismo e de organização mas podem sim serem muitas vezes  fruto do mais puro e surpreendente ACASO
 
 ( consta que Einsten a princípio não tinha a pretensão de vir a revolucionar a Física : aqueles seus cálculos e teorias fantásticos - ABAIXO - foram uma maneira encontrada para preencher os muitos períodos de folga em seu monótono e chatíssimo emprego como funcionário do Departamento Nacional de Patentes , em Berna , a capital da Suíça ) .....
 
.Bom , suponho que você , que está lendo estas mal escritas linhas , tenha um CELULAR (Hoje em dia encontrar alguém que não tenha seria mais ou menos o mesmo que encontrar algum político honesto em Brasília ! ) . Aliás , irei lhe fazer uma pergunta : você conhece alguém que não tenha um APARELHO TELEFÔNICO  em casa , incluindo o celular ? É meio difícil , né ? É praticamente impossível hoje em dia imaginar o mundo sem o TELEFONE !
 
Pois esse aparelho , tão comum , presente e , em muitos casos , até vital em nossas vidas surgiu não só como fruto de um acaso mas também em virtude daquele  nobre sentimento chamado ALTRUÍSMO ( ABAIXO ) , ou seja , aquele misto de prazer e obrigação que  certas pessoas - raras , infelizmente - têm em ajudar e em se doar em favor do próximo .....Ajudar aqueles que mais precisam de ajuda e apoio  , mais especificamente , pessoas portadoras de deficiência auditiva :
 
essa foi talvez a grande herança que aquele sujeito nascido na Escócia e radicado nos Estados Unidos já há algum tempo acabou recebendo de seu pai , e também de seu avô paterno . Fazendo valer essa especial e nobilíssima tradição da família BELL , ALEXANDER GRAHAM BELL ( 1847-1922 - ABAIXO ) , a exemplo do pai e do avô  , tonou-se professor de pessoas portadoras de deficiência auditiva e entre tantas pessoas especiais - O AMOR É LINDO - acabou encontrando a sua cara metade : uma de suas alunas - MABEL HUBBARD - veio a ser sua esposa ......
 
Muito provavelmente inspirado , motivado e talvez até incentivado pela esposa , Alexander passou a ter uma espécie de obsessão : CRIAR UM APARELHO QUE FACILITASSE A COMUNICAÇÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS COM AS OUTRAS PESSOAS . Inteligente e bem informado que era , ele sabia que no já remoto século 16 um inglês anônimo tinha conseguido criar um jeito de se falar à distância usando um fio esticado ( talvez durante a sua infância você tenha feito essa brincadeira ) e que no século 18 um frade francês conhecido como DON GAUTHEY ( ABAIXO , DE PRETOE E TESTANDO A SUA ENGENHOCA ) também conseguiu criar algo semelhante . Alexander também sabia que desde o princípio daquele século 19 os conhecimentos a respeito da VIBRAÇÃO DO SOM e dos PRINCÍPIOS DA TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA estavam sendo ampliados cada vez mais . Em resumo : ele estava com "a faca e o queijo na mão " para poder enfim criar o seu tão sonhado aparelho auditivo .
 
 Em 2 de junho de 1875 ele "batera na trave " e o aparelho criado por ele quase funcionou mas em questão de meses o tal aparelho enfim funcionaria : em 10 de março de 1876 , WATSON - não o auxiliar e fiel escudeiro de SHERLOCK HOLMES  mas sim o assistente de Alexander , THOMAS WATSON ( ABAIXO ) - recebeu uma chamada de seu patrão , não através do velho e bom grito humano mas sim através daquele que veio a ser o PRIMEIRO TELEFONEMA DA HISTÓRIA : " SENHOR WATSON , VENHA AQUI IMEDITAMENTE ! EU PRECISO DO SENHOR . " ( uma curiosidade : a palavra TELEFONE é de origem grega , resultando da união das palavras TELE , que significa " distante ",  e PHONE , que significa "som " )
 
 Mas por que tanta urgência , meu caro Alexander ? Justamente quando preparava-se para dizer a primeira frase através de seu aparelho , Alexander acabou derramando acidentalmente um pouco de ácido em sua roupa ( Que situação ! ).......Curiosamente , Alexander já havia registrado a criação do aparelho quase um mês antes , mais precisamente ao meio-dia de  14 de fevereiro . Além de genial e generoso , também era sortudo  : apenas duas horas mais tarde um americano chamado ELISHA GRAY ( ABAIXO ) acabou registrando um aparelho muitíssimo semelhante ao de Alexander ! Detalhe : Alexander e Elisha jamais haviam se visto na vida , sequer imaginavam e tinham conhecimento das pesquisas que cada um fazia e viviam em cidades distintas ( Alexander vivia em Boston e Elisha , em Nova Iorque ) ......
 
      Mas qual foi o segredo de Alexander e do azarado inventor americano para que seus aparelhos funcionassem ? Por meio de uma bobina de magneto , o aparelho transformava as ondas sonoras em impulsos elétricos sendo que esses , por sua vez eram conduzidos por um fio até serem captados por outro aparelho , que transformava os impulsos elétricos em códigos  e , a seguir , em palavras de novo ( ABAIXO , MODELOS DO TELEFONE CRIADO POR GRAHAM BELL )
 
 ( na história do surgimento e desenvolvimento do TELEFONE é impossível ignorar o nome do multi inventor norte-americano  THOMAS ALVA EDISON - ABAIXO - , aquele mesmo que inventou a LÂMPADA : por sinal , em 1876 , ele aperfeiçoou o aparelho e permitiu que as pessoas falassem e ouvissem ao mesmo tempo ) .....
 
Em meados de 1907 , ou 31 anos após o surgimento do telefone , várias cidades brasileiras - incluindo alguns então pequenos municípios -  já usufruíam dos benefícios e comodidades do aparelho telefônico ( consta que o então imperador DOM PEDRO II - ABAIXO - , sempre fascinado e entusiasmado por avanços científicos , foi uma das primeiras a fazerem uso do telefone e a terem um aparelho telefônico ) .
 
Vitaminada e turbinada pelo beneficiamento , industrialização e exportação de uma erva de sabor amargo , conhecida e consumida pelos antigos índios guaranis desde épocas remotas , cultivada na fria e bucólica região do planalto norte catarinense ( ABAIXO , HOTEL EM CAMPO ALEGRE : A FOTO É DE AUTORIA DE FRITZ HOFMANN E PROVAVELMENTE FOI TIRADA NA DÉCADA DE 20 )
 
 ( algo que sempre vale a pena lembrar : ela também era cultivada em Joinville , mais precisamente naquele região próxima à serra Dona Francisca e que margeia a atual rodovia estadual SC-418 ) , cientificamente conhecida como Yllea paraguaiensis e chamada popularmente de ERVA-MATE ou até mesmo de "OURO VERDE "  - por razões óbvias - , Joinville estava muitíssimo próxima de ser um dessas cidades .( ABAIXO , ALGO RARÍSSIMO : UMA FOTO DA ENTÃO RUA CONSELHEIRO MAFRA - HOJE ABDON BATISTA - TIRADA POR FRITZ HOFAMNN NA DÉCADA DE 20 )
 
 Os poucos e pacatos joinvilenses de então viviam um clima que era um misto de progresso , modernidade e , principalmente , NOVIDADES : aos poucos aquele velho isolamento que durante décadas impediu a cidade de crescer ainda mais e que ao mesmo tempo foi um dos principais pela conservação da língua , costumes e tradições trazidos pelos imigrantes europeus começava a cair e também aos poucas - de maneira bem lenta , é verdade -  a cidade se abrasileirava ......( ABAIXO , UMA TÍPICA FAMÍLIA JOINVILENSE EM PIQUE NIQUE NO RIO PIRAÍ : A FOTO , DE DATA INCERTA , É DE AUTORIA DE FRITZ HOFMANN )
 
É até provável que a fundição e oficina mecânica  GROSSEMBACHER E TRINKS ( ABAIXO , À DIREITA DA FOTO E LOGO EM PRIMEIRO PLANO ) esteja longe de figurar entre as grandes empresas que existem ou existiram aqui em terras de Dona Francisca mas em qualquer lista que se pretenda fazer dos GRANDES EMPREENDEDORES E VISONÁRIOS DA HISTÓRIA DE JOINVILLE , os nomes de seus proprietários - ADOLF TRINKS e GUSTAV GROSSEMBACHER - são praticamente obrigatórios .
 
 Em um futuro não muito distante seria justamente em virtude da visão e da inciativa dessa dupla que Joinville teria o seu primeiro AUTOMÓVEL e o seu PRIMEIRO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO ( os bondes puxados por burros , entre 1911 e 1917 - ABAIXO , FOTO TIRADA EM 29 DE JANEIRO DE 1911 , POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DESSE SISTEMA DE TRANSPORTE EM JOINVILLE ) , como , aliás , comentei e expliquei para  você nas semanas anteriores . Por falar nisso , agora veja a boa nova que o jornal COMMERCIO DE JOINVILLE - aquele mesmo que noticiou e descreveu a chegada e as primeiras exibições de CINEMA na cidade - trouxe em sua edição de 2 de março de 1907 :
 
" Empreza Telephonica - Tratam os Srs. Grossembacher e Trinks , estabelecidos com montada fundição e officina mechanica , de estabelecer uma empresa telephonica , ligando vários do município com esta cidade . Para isso requerem a competente concessão à nossa municipalidade que em sessão de hontem discutiu o assunto . " .....( ABAIXO , LOGO EM PRIMEIRO PLANO , A ANTIGA SEDE DA PREFEITURA , EM LOCAL ONDE HOJE EXISTE  A PRAÇA NEREU RAMOS )
 
Mesmo na dependência da  boa vontade e do humor do poder municipal e como todo bom empreendedor que se preze , a dupla acabou não perdendo muito tempo : em outubro daquele ano de 1907 foram instalados os primeiros postes para fios telefônicos nas principais ruas da cidade .( ABAIXO , FOTO DA RUA DO PRÍNCIPE TIRADA POR FRITZ HOFAMNN , PROVAVELMENTE NOS ANOS 20 )
 
 Passou-se mais de um mês e em sua edição de 30 de novembro , o jornal COMMERCIO DE JOINVILLE - sempre ele ( ABAIXO , TEXTO PUBLICADO NESSE JORNAL , EM EDIÇÃO DE AGOSTO DE 1911 ) - trouxe mais uma boa nova : " Empreza Telephonica Grossembacher E Trinks - Pelo presente participam aos Sns. assignantes e ao público em geral que será definitivamente inciciado o serviço de linha telephonica DOMINGO , 1 de Dezembro de 1907 , pelas 10 horas da manhã . "
 
Desde sempre reclama-se - com gigantesca razão - da "tartaruguística " e absurda BURROCRACIA , ops ! , BUROCRACIA tupiniquim , o que faz com que muitos repitam essa frase quase que um mantra religioso : "MAIS CAPITAL , MENOS ESTADO ! " ( os neoliberais inveterados e o ex-presidente TRAÍRA CARDOSO , ops ! , FERNANDO HENRIQUE CARDOSO com certeza curtem essa frase ) . A dupla Adolf Trinks - Gustav Grossembacher pôde até ter sido empreendedora , visionário e estado muito á frente de sua época , só que do outro lado havia a velha burrocracia brasileira , mesmo na germânica Joinville de então ( ABAIXO , UMA FAMÍLIA ALEMÃ RADICADA EM JOINVILLE  : OS GESALGNAGEL , EM FOTO TIRADA POR FRITZ HOFAMNN EM 1917 )
 
 mesmo com todo o entusiasmo que aquela nota de jornal que reproduzi há pouco deixa transparecer foi só em 8 de maio de 1908 , ou exatos 1 ano , 2 meses e 6 dias após aquela primeira nota a respeito de um telefone em Joinville que saiu no jornal Commercio de Joinville , que a Prefeitura enfim , pela RESOLUÇÃO  NÚMERO 142 , acabou ratificando e oficializando a concessão da exploração do serviço de telefonia em Joinville  ( ABAIXO , UMA FOTO DO PORTO E DO MERCADO DA CIDADE TIRADA PROVAVELMENTE EM 1920 POR FRITZ HOFMANN ) para a dupla ......
 
Pode-se dizer que foi um NEGOCIÃO : a concessão duraria 15 anos e a empresa da dupla teria o privilégio de ser a única a explorar esse serviço e quem quisesse ter todos os benefícios e a comodidade de um telefone teria de desembolsar 5 mil e 500 réis por mês de assinatura . Isso estava longe de ser uma fortuna mas já era um valor proibitivo para a maioria dos pobres e meros mortais . ( ABAIXO , A ANTIGA ESCOLA DO PADRE CARLOS BOEGERSHAUSEN TIRADA EM ÉPOCA EM QUE ALI JÁ FUNCIONAVA A ESCOLA ESTADUAL CONSELHEIRO MAFRA , CRIADA EM 1911 : BOA PARTE DOS JOINVILENSES DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20 ESTUDOU ALI )
 
Só que havia um porém .....Bom , essa parte desta nossa prosa histórica deixarei para contar na semana que vem ! ( ABAIXO , UMA ÚLTIMA FOTO TIRADA PELO GENIAL E DETALHISTA FOTÓGRAFO FRITZ HOFAMNN : A USINA HIDRELÉTRICA DO RIO PIRAÍ , EM DATA INCERTA ) Enquanto isso , peço que você dê uma olhada nesse fato , que certamente é um dos mais bizarros e engraçados já ocorridos na secular história da telefonia de Joinville . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=FohtV_-U5OM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário